O futuro da
educação à distância no Brasil está relacionado à alguns fatores
socioeconômicos em que impactam ao acesso da população brasileira às
plataformas digitais e tecnológicas.
De acordo com o último Censo 2018, cerca de
1.900.000 pessoas optaram pela educação à distância, enquanto 4.500.000 optaram
pela presencial. Todos os balanços indicam que o Brasil terá um exponencial
crescimento na educação à distancia enquanto a educação presencial tende a
diminuir.
As respostas ao otimismo quanto a educação à
distância está relacionada há como o Brasil conseguirá adequar sua
infraestrutura tecnológica para dar suporte aos milhões de estudantes
espalhados por um país de proporções continentais.
A Saphir Educ, empresa com mais de 26 anos de
experiência no ramo educacional apresenta por meio desta análise, algumas
questões importantes no cenário de investimento educacional de ensino superior
no país e como a crise econômica causada pela pandemia de COVID-19 afetará o
setor.
Como a crise educacional afetará as universidades
Para universidades privadas não haverá a entrada de
recursos, devido aos alunos não terem verbas para pagar o curso e com isto,
poderá ter um aumento no número de desistências. Nas universidades públicas
devido aos gastos com a dívida pública não haverá retorno de financiamento
Redução na carga horário e salário dos professores e adotar uma metodologia de
contratação de trabalho que seja flexível e acessível.
Analistas abordam que o país deverá ter um preparo
para esta nova realidade, desta forma arcar com possíveis perdas que poderão
ter, a revolução digital poderá alterar o curso de pesquisas de muitos docentes
e pesquisadores que utilizam seu trabalho e tem como fonte um financiamento
para serem feitos estes estudos pelo governo do país.
Segundo o diretor da Saphir Educ, Dr. Caitano Neto
a falta de estrutura do setor educacional no âmbito público e privado,
prejudicou o acesso de jovens e adultos ao ensino, durante a pandemia do novo
coronavírus e com isso, a perspectiva é a de que seja necessário uma adaptação
tecno-comunicacional em escala nacional, pois no Brasil a taxa de desigualdade
educacional é muito alta e produz um cenário em que cada região do país exige
uma estratégia de desenvolvimento específica.
“É preciso aprender e ensinar a distância porque os
professores da rede pública principalmente, eles tem uma dificuldade muito
grande porque não foram treinados para isso, não fora, preparados, não houve um
planejamento para que eles fossem desenvolver suas tarefas, suas didáticas e
hoje eles estão sofrendo muito, a gente vê toda hora as pessoas falando.”
Ainda segundo Caitano Neto, a Saphir Educ, empresa
com mais de duas décadas no ramo de educação superior está se preparando para
uma jornada a partir de agosto que é o meio do ano letivo para preparar para
trazer conhecimento, trazer tecnologia, trazer informações mais apropriadas a
todas as classes.
Fatores que contribuem para uma recessão:
A Economia poderá entrar em colapso, de acordo com
alguns fatores que determinarão este processo:
Falta de recursos
PIB em recessão
Escassez da mão de obra
As características do ensino à distancia
A educação à distância e que normalmente não é
recomendado para crianças e para adolescentes é aquele processo, em que o
ensino acontece a partir de um conteúdo organizado, para que aquele educando
receba aquilo a distância e possa eventualmente interagir com o conteúdo numa
situação que não é igual de sala de aula.
Sob outro ponto de vista haverá o fácil acesso as
plataformas digitais em todas as universidades no país, e de certa forma haviam
universidades que tinham este modelo de aula, porém não a utilizavam, e, com
esta pandemia haverá o desenvolvimento do setor educacional digital, conectando
o aluno com as mídias sociais, e terá que repensar nos modelos estruturais
adotados pelas universidades e se irá gerar um impacto positivo para as
próximas gerações.
A autoridade educacional da União Europeia vem
utilizando o termo Aprendizagem Emergencial em Casa para configurar uma
situação que não é exatamente EAD. Professores que não estavam preparados e não
tinham o planejamento para aulas à distância têm atuado de maneira emergencial
para assegurar que crianças e jovens que estão em casa, mantenham os
aprendizados já adquiridos e eventualmente avancem um pouco mais nos seus
aprendizados.
No caso da rede pública, o que tem sido feito é uma
mitigação dos danos que aconteceriam em termos do aumento da desigualdade
educacional se nada fosse feito. O brasil tem um sistema educacional
profundamente desigual.
Dentro do ambiente virtual a Saphir Educ
disponibiliza plataformas digitais de ensino à distância para alunos que
residem em regiões de difícil acesso, uma facilidade para que todos possam ter
acesso fácil e simplificado ao ensino, e fazendo uma análise como os grandes
grupos educacionais irão se posicionar perante este cenário, especialistas
abordam pontos cruciais para se entender os déficits a educação sofrerá.
Dr.
Caitano Neto - Nascido em Barra do Corda, um município do estado
do Maranhão, Dr. Caitano Neto cresceu em meio à pobreza, alfabetizou-se em
escola rural e por vivenciar uma realidade precária e sem acesso à direitos
básicos, sempre teve contato com organizações beneficentes. Na início da decada
de 1980, Caitano viajou para São Paulo para desbravar a selva de pedra com o
objetivo de se desenvolver e mudar o seu status de vida. Hoje ele é o CEO da
Saphir Educ, uma holding mista com mais de 10 empresas no grupo. Atualmente a
Saphir Educ por meio do Planejamento de Aceleração, busca investidores e
parceiros para contribuir com a educação de qualidade no Brasil.
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