O
tema Coronavírus está entre os mais comentados no mundo, seja nos noticiários,
redes sociais ou nas conversas do dia a dia. A preocupação com Covid-19 impôs
home office em uma série de empresas, porém, no caso das agências de
comunicação esse cenário é bem diferente. De acordo com o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) , trabalhar em casa ou até
mesmo em outros espaços, como o coworking, cresceu 21,1% entre os anos
de 2017 e 2018. Mas quem vive a rotina das agências, muitas vezes, ainda tem
que ir ao escritório todos dias, mesmo sabendo o quanto nosso trabalho pode ser
remoto.
O
dia a dia na agência exige muitas atividades que podem ser feitas de qualquer
lugar do mundo, desde que haja internet. Grande parte das funções realizadas
acontecem com a ajuda de um computador e uma boa organização de tempo para
lidar com as demandas exigidas. A agenda do Relações Públicas, por exemplo,
envolve uma comunicação 360º, com diversos clientes, jornalistas e serviços,
como assessoria de imprensa, branded content, treinamento e palestras,
endomarketing, mídias sociais, consultoria de comunicação, análise de
reputação, storytelling e gestão de crise, e todas essas funções são realizadas
na maioria das vezes pelo computador. Mas porque ainda exigem a nossa presença
nas agências e controlam nossos horários?
Para
desmistificar esse assunto e acabar com o pré-conceito ao home office, listo
três benefícios dessa modalidade de trabalho. Confira:
1
- Nosso ambiente de trabalho é o computador:
o trabalho de um PR acontece primordialmente na internet. Normalmente, o espaço
físico pode funcionar para reunir a equipe e garantir também um ambiente com
todo o suporte necessário - telefone, computador e internet. Mas todas as
atividades podem ser realizadas de casa e com uma gestão completa da
organização de tempo. Adotando medidas como listas diárias, planejamento,
agenda de tarefas e compromissos, checklist de suas tarefas, definindo o
que é prioridade, é possível realizar todas as atividades com eficiência e no
prazo.
2
- Menos horas no trânsito, mais qualidade de vida: quem
trabalha em agências de comunicação sabe que temos um cronograma de atividades,
pautas e temas para seguir, e que existem horários e momentos que todo o
planejamento já foi cumprido. Muitas vezes, perdemos horas para chegar no
escritório e também terminamos nossas atividades antes do esperado. Mesmo
assim, ainda é preciso ficar “fazendo hora” - o que prejudica o desempenho do
colaborador e não é necessário. Hoje, muitas empresas trabalham com entregas e
flexibilidade, não importa que horas o colaborador chegue na agência ou o local
em que trabalha, mas sim a entrega do que foi combinado. Por isso, a
organização é o ponto chave e não a presença física.
3
- Nossa equipe não precisa de um lugar físico para se reunir:
acredite ou não, muitas agências enfrentam problemas de falta de comunicação
interna, o que prejudica o trabalho em equipe. Algumas estratégias podem ser
utilizadas para unir a equipe e não apenas colocá-las no mesmo espaço física.
Entre as opções está a utilização de alguns apps de Comunicação, como o
Hangouts do Google, Google Drive - para a equipe compartilhar os arquivos e
conseguir acesso de qualquer computador, em qualquer lugar -, Dialog uma
ferramenta corporativa que tem “cara” de rede social e gerenciadores de
tarefas, como o Todoist e o Trello, que é baseado na metodologia Scrum. Com as
ferramentas encontradas no mercado atualmente, torna essa essa tendência de
home office cada vez mais uma realidade.
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