Após ser intensamente impactado pela crise do novo
coronavírus, o setor de turismo começa a organizar a retomada pós-pandemia.
Levantamentos feitos por diversas entidades apontam que a tendência neste ano é
de que o público procure mais por destinos regionais, locais de contato com a
natureza e que propiciem momentos em família.
Segundo uma das principais plataformas de
hospedagem online do mundo, as reservas para viagens domésticas vêm crescendo
em países como Estados Unidos, Alemanha, Portugal e Coreia do Sul. De acordo
com a empresa, a demanda por destinos dentro de um raio de 320 quilômetros de
onde residem os usuários cresceu de cerca de um terço para mais da metade do
total de reservas.
“A pandemia e o isolamento social estão mudando os
hábitos das pessoas. Após esta fase, muita gente deve voltar a atenção para o
seu entorno, reconectando-se com áreas próximas e com a natureza, com paisagens
naturais das quais tanto se distanciaram nos últimos meses”, afirma Emerson
Antonio de Oliveira, coordenador de Projetos Ambientais da Fundação Grupo
Boticário de Proteção à Natureza. “Além disso, o turismo regional tem custo
mais acessível e este fator também deverá influenciar na escolha dos destinos.”
De acordo com uma pesquisa do TRVL
LAB (Laboratório de Inteligência de Negócios em Viagens), o turismo
regional e rodoviário será o primeiro a retomar, seguindo o comportamento das
pessoas de evitarem viagens longas. Entre os destinos prediletos dos viajantes
deverão estar as praias. Além de estarem evitando aglomerações e viagens de
avião, os turistas também deverão preferir casas a hotéis para se hospedar.
O turismo de experiência é outra tendência para o
pós-pandemia, segundo análise feita pela consultoria Lab
Turismo para o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas
Empresas). O estudo aponta que os temas saúde, família, humanização,
sustentabilidade e hiperconexão darão a tônica do setor a partir de agora.
“Depois desta crise, as pessoas valorizarão mais as
relações humanas. Vão querer passar momentos juntos de seus familiares e buscar
saúde e bem-estar em ambientes naturais”, aponta Oliveira, ressaltando que o
turismo em áreas naturais é uma das agendas estratégicas de atuação da Fundação
Grupo Boticário devido ao potencial de promover desenvolvimento socioeconômico
ancorado à proteção ambiental.
Ainda de acordo com a análise, a vivência com
familiares e amigos será priorizada. Com isso, destinos que estimulem esse tipo
de experiência tendem a ter vantagem competitiva. O estudo destaca a tendência
de humanização e respeito ao meio ambiente. “A partir de agora, o viajante
estará muito mais atento às possibilidades de contribuir com cada destino que
visita e deixar uma marca positiva, respeitando seu ambiente e sua sociedade”,
afirma o relatório.
Crédito
da foto: Mario Nogueira/Ascom Setur
Fundação Grupo Boticário
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