Pesquisar no Blog

segunda-feira, 29 de junho de 2020

Já é hora de pensar na aposentadoria? Entenda a importância do planejamento previdenciário

Foto: Domeneghetti Advogados Associados

Considerado um erro comum entre os brasileiros, 59% deles admitem não ter um planejamento para garantir um futuro financeiro na hora de deixar de trabalhar. Especialista esclarece as maiores dúvidas sobre o tema


Você sonha com a aposentadoria, mas não sabe como se organizar para ter equilíbrio financeiro quando chegar a hora de “parar de trabalhar”? Então, o melhor caminho é o planejamento previdenciário. Se planejar financeiramente no decorrer da vida deveria ser algo comum, e com a aposentadoria não é diferente. Estudos feitos pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, Serviço de Proteção ao Crédito e pelo Banco Central do Brasil mostram que seis em cada dez brasileiros ainda não se prepararam para aposentadoria.

A pesquisa ainda aponta que 59% dos brasileiros admitem não ter um planejamento para garantir um futuro financeiro na hora de deixar de trabalhar, enquanto apenas 41% têm se preocupado com a aposentadoria. Entre os que não fazem planejamento financeiro para a aposentadoria, 36% dizem não sobrar dinheiro no orçamento e 18% alegam que não têm planejamento porque estão desempregados. Para outros 17%, a justificativa é a de que não vale a pena guardar o pouco dinheiro que sobra no fim do mês.

De acordo com a advogada especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público e, sócia do Domeneghetti Advogados Associados, Fátima Domeneghetti, os dados assustam, porém mostram a realidade cultural do país. “O brasileiro precisa adquirir um novo comportamento e uma nova cultura quanto ao seu futuro, principalmente quanto à terceira idade, sendo fundamental a adoção do planejamento previdenciário como condição de vida”, observa.

Fátima afirma que o modo de viver e de esperar a aposentadoria sem um bom planejamento previdenciário já não cabe à população. “Para descansar e ter um bom rendimento na terceira idade é imprescindível o jovem/adulto de hoje se planejar para ter independência financeira sem precisar trabalhar”.


A advogada lista as principais dúvidas sobre o planejamento previdenciário:


O que é e como funciona o planejamento previdenciário?

O planejamento previdenciário, como o próprio nome diz, é um planejamento de aposentadoria, feito antes do segurado ou servidor público requerer o benefício de fato. A aposentadoria representa um grande período na vida da população. Para se aposentar com conforto, hoje as pessoas precisam contar com uma renda que garanta uma qualidade de vida e estabilidade duradoura.

Na prática, o planejamento funciona como um estudo de todo o histórico do trabalhador, considerando aspectos como: idade, tempo de serviço e valor das contribuições ao sistema previdenciário, tipo de atividade exercida, características dos diferentes regimes de previdência e a legislação envolvida. Esse diagnóstico quem faz é um especialista da área e nele são levantados os períodos de contribuição tanto para o INSS quanto para o Regime Próprio dos Servidores Públicos.

Após o levantamento de todas essas informações são feitos os cálculos e laudos com as estratégias para garantir uma boa aposentadoria de acordo com os objetivos de cada pessoa.


Para quem se destina o planejamento? 

O planejamento de aposentadoria pode ser considerado o caminho mais eficaz para garantir o melhor benefício, com o menor estresse possível. Ele é um importante aliado para as pessoas que querem começar a planejar o seu futuro, desde daquelas que estão mais longe da aposentadoria, os jovens, mas querem fazer escolhas estratégicas para garantir uma melhor renda no futuro, até para aquelas que estão mais próximas da aposentadoria e precisam definir qual regra de aposentadoria e manejos de tempo de contribuição aumentariam o benefício.


O que tem de errado em se aposentar sem planejamento?

Infelizmente uma situação que é muito comum na prática é a de trabalhadores que vão diretamente ao INSS ou Regime Próprio e solicitam suas aposentadorias sem ao menos calcular quanto será o valor do benefício e quais as suas opções para se aposentar de forma mais vantajosa. Não é um erro, porém, com o planejamento, é possível ter uma visão mais clara, do valor do benefício previdenciário.

Como a aposentadoria é um ato irreversível e irrenunciável, após o recebimento da primeira parcela do benefício não é possível cancelar ou alterar o valor do benefício (exceto através de revisão previdenciária) e é aí que bate o arrependimento, ao ver que poderia se aposentar com um valor mais generoso.


E por onde começar?

O ideal é, antes de ir diretamente requerer o benefício, buscar um profissional especialista em Direito Previdenciário e, fazer o planejamento de aposentadoria. Somente assim, o indivíduo terá a certeza que estará escolhendo a melhor e mais vantajosa opção para se aposentar, adaptado aos seus objetivos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados