Pesquisar no Blog

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Decoração monocromática é tendência em ambientes de casa


Confira algumas dicas para criar uma decoração única

Divulgação

Usar as cores como um elemento de decoração é uma maneira muito eficiente de criar um ambiente cheio de personalidade. Uma das tendências que mais tem chamado a atenção são os ambientes monocromáticos, com o uso de uma única cor em todo o cômodo. As opções são muitas, já que tanto os tons neutros, como preto, branco e bege, quanto cores mais chamativas, como vermelho e azul com bastante saturação, podem ser os escolhidos para compor um estilo monocromático.

A escolha da cor é o primeiro passo, sendo importante que ela corresponda aos gostos dos moradores. Um ambiente mais neutro, com branco ou creme como a cor escolhida, irá passar a impressão de um espaço mais minimalista, perfeito para quem gosta de espaços claros e o efeito de amplitude. Marrom e preto, por outro lado, podem compor um estilo industrial de decoração, com itens de acabamento metálico e o uso de couro. Por fim, os tons mais fortes são ideais para quem gosta de um ambiente moderno, que pode ter características de estilo retrô, futurista, entre outros. Confira como criar seu próprio ambiente monocromático.

Tom sobre tom

Uma das principais estratégias para criar um ambiente monocromático com leveza é apostar no tom sobre tom. Assim, o espaço não fica sobrecarregado com o uso de uma única cor, sendo possível brincar com texturas e elementos muito claros ou muito escuros. Tanto os móveis, quanto outros elementos, como almofadas e paredes, podem colaborar para trazer nuances à decoração.

Explore as texturas

Brincar com as texturas deixa o ambiente muito mais interessante. Para isso, aposte em um revestimento de parede com formas geométricas e tons diferentes, indo além da pintura de parede. Móveis de variados tecidos também colaboram para criar contraste, assim como itens de vidro e metal, criando uma gama de materiais diferentes na decoração.

A decoração também é uma maneira de incorporar elementos diferentes, indo além da pintura na parede e do uso de móveis. Com o auxílio de uma furadeira e de pregos, é possível instalar algumas prateleiras na parede e colocar itens decorativos que fazem parte da gama de tons da cor escolhida. Dessa forma, vasos, livros e pequenos objetos são incorporados ao monocromático, mas, ao mesmo tempo, ganham certo destaque no espaço, evitando que o cômodo fique carregado, mas sem contraste.

Outras cores

Para quem ainda não se sente confortável em ter um ambiente com uma única cor, é possível começar a decoração monocromática aos poucos – processo importante para que a pessoa se acostume com a predominância de uma certa cor. Assim, comece com móveis e pequenos objetos de decoração que sejam da cor escolhida e a seguir passe para a pintura das paredes, sempre usando estratégias, como o tom sobre tom ou a pintura de meia parede, para criar textura e não sobrecarregar o ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados