A comunicação interna sempre foi um ponto importante em diversas
empresas e ultimamente, devido às novas diretrizes de trabalho por conta da
pandemia, ganhou mais importância e visibilidade. Ter um alinhamento entre
filosofia da empresa e ações cotidianas dentro das equipes faz toda a diferença
para o sucesso de uma empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.
Benefícios da comunicação interna
Manter uma boa comunicação é importante pois mantém o ambiente
organizacional alinhado com os objetivos da organização. Além das boas
práticas, faz com que os colaboradores entendam e sigam o posicionamento da
empresa em prol de suas metas. Separamos alguns dos principais benefícios de
uma comunicação interna bem-feita, confira:
·
Alinhamento da equipe de trabalho
Para ter um bom desempenho, a empresa precisa contar com uma
equipe de trabalho alinhada com os valores, a missão e a estratégia do negócio.
Ou seja, todos remando para o mesmo lado e motivados porque conhecem os
objetivos e o caminho.
·
Agilidade nos processos
Quando os colaboradores estão
integrados com os procedimentos e com os outros departamentos da empresa, os
processos tornam-se ágeis e eficientes.
·
Melhoria do ambiente de trabalho
Manter uma comunicação clara e
objetiva traz mais transparência nas atividades e evita rumores e boatos que
podem gerar conflitos entre o público interno.
·
Engajamento dos funcionários
O engajamento dos profissionais é um
desafio e contar com uma boa comunicação interna é essencial, pois permite que
todos interajam em um só lema, a empresa e seu bem-estar.
·
Problemas de uma comunicação interna
que não funciona
Quando uma empresa não dá atenção à sua comunicação interna, ela
fica exposta e suscetível a situações que podem colocar em risco muitos pontos
importantes, como produtividade, assertividade e até as vendas da mesma.
·
Ruídos na comunicação
Sem a ajuda da comunicação
institucional, os colaboradores tratam de propagar por seus próprios meios
aquilo que julgam relevante. O velho “rádio peão” e os grupos no WhatsApp assumem
o poder da notícia interna e pode assim transformar algo simples em uma grande
crise.
·
Perda de credibilidade
Quando o colaborador recebe algumas
informações de outras pessoas, a credibilidade da organização e de seus líderes
fica comprometida. Se todos possuem um veículo interno, esse problema é sanado.
·
Queda de produtividade
Quando não há constância de conteúdo
que é transmitido ao colaborador, com certeza, haverá dificuldade no
entendimento do papel dele na organização. O seu colaborador sabe o que
você espera dele?
Ações e ferramentas
Temos inúmeras ações e ferramentas que podem facilitar a
comunicação interna e torná-la ainda mais eficiente para os colaboradores e
organização.
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Mural ou TV corporativa em pontos
estratégicos
·
Grupo WhatsApp
·
Grupo de Rede Social fechada
·
Rede Social Corporativa
·
Comunicado
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Revista Interna
·
Portal do Funcionário / Intranet
·
E-mail MKT interno
·
Ações de integração
·
Pesquisa de Clima
·
Lâmina de bandeja para
refeitório
·
Imagem da área de trabalho do
computador
·
Conversas entre líder e liderado
·
Café com presidente e afins
·
Aplicativos para comunicação interna
Mas para obter resultados positivos e
relevantes, é importante que se crie um plano de comunicação interna que vá ao
encontro de todas as necessidades da organização. Para isso, pense com clareza
quais as metas que quer atingir, como quer que seu colaborador atinja a máxima
de ser um embaixador da empresa e de como fará isso através de todas essas
ferramentas.
Priscilla
Granzotto -jornalista e consultora de comunicação da Alfapress Comunicações.
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