A
telemedicina é um modo de exercer a medicina em que o contato acontece por
meios digitais, via voz e vídeo. É usada para orientar pacientes remotamente
(teleorientação), para trocar informações entre médicos (teleinterconsulta) e,
em alguns casos, para ajudar no diagnóstico (telediagnóstico).
Regulamentada
pelo Conselho Federal de Medicina logo no início da pandemia no Brasil, a
telemedicina representa um avanço na superação de barreiras geográficas ao
atendimento médico, pois facilita o contato com pacientes que se encontram a
uma grande distância ou até mesmo em outros países.
Assim
como no atendimento médico presencial, a prática da telemedicina deve garantir
o sigilo médico. Para isso, dados, vídeos, áudios e informações de prontuário
digital precisam ser armazenados seguindo padrões certificados de segurança e
através de plataformas de conexão seguras.
Além
disso, é importante que os médicos esclareçam aos pacientes que, por não
incluir o exame físico, a teleorientação pode limitar o raciocínio médico,
dificultando conclusões precisas. Soma-se a isso o fato de que, caso o médico
identifique sintomas críticos ou situação de urgência, o paciente deverá ser
encaminhado ao atendimento presencial.
Da
parte do paciente, para ter um melhor aproveitamento da teleconsulta, vale
elaborar uma linha de tempo ou histórico dos sintomas a ser relatado a médico,
incluindo eventos prévios como cirurgias e quaisquer sinais observados no
corpo.
O
Brasil tem dimensões continentais e apresenta uma distribuição assimétrica de
médicos, com boa parte dos especialistas concentrados nos grandes centros
urbanos. Neste contexto, a expansão do uso da telemedicina é fundamental para
que moradores de cidades pequenas e de áreas remotas possam ser
teleorientados por especialistas.
Dr.
Marcos André Sonagli - diretor médico e founder da Amplimed, startup
brasileira que lançou uma ferramenta de teleconsulta e liberou acesso, por 30
dias, para uso dos profissionais de saúde do Brasil enquanto durar a
pandemia.
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