A máscara acabou virando uma das nossas
companheiras mais fiéis. Afinal, é ela que também nos ajuda na proteção e
combate ao Coronavírus. E, se para nós, adultos, a adaptação já é difícil, para
crianças dentro do TEA e com alguma condição neurológica o desafio é ainda
maior. Mas então, como estimular o uso da máscara nesses casos? De acordo com a
terapeuta ocupacional do Centro de Excelência em Recuperação Neurológica
(CERNE), Thaysse Hayane Ferreira, da maneira mais lúdica possível.
Faça com que a criança participe desse
processo, dando a ela a opção de escolha da máscara. Busque seus personagens
favoritos, assim elas conseguem assimilar com mais facilidade sobre a
importância do objeto. “Usar o lúdico é a melhor forma de incentivo ao uso da
máscara. Nossa equipe, por exemplo, tem aproveitado os treinos de Atividades de
Vida Diária (AVD) e auxiliado nesse quesito, para que aos poucos ela seja
incluída. Criamos ainda uma cartilha que auxilia pais e responsáveis nessa
tarefa”, conta.
Ainda segundo Thaysse, graduar o tempo de
uso do objeto é uma boa alternativa. Comece introduzindo pelo tempo máximo que
a criança aguenta e vá aumentando. Além disso, você deve explicar, com calma, a
importância desse ato e que sem a máscara não podemos sair de casa. Aproveite
os momentos de brincadeira para fazer isso, você pode usar um boneco que a
criança goste para colocar uma máscara, assim ela vai se sentir mais
confortável em usá-la quando precisar sair.
Ou ainda, você mesmo pode colocar a
máscara e incentivar os pequenos a colocarem juntos. Para finalizar a terapeuta
ocupacional reforça que essa não é uma das tarefas mais fáceis para ninguém,
mas é possível torná-la um pouco mais divertida. “Sabemos que não é nada fácil
ficar com a máscara no rosto, nem para os adultos, imagina para uma criança que
já está confinada. É um processo completamente novo de adaptação. Então torne
esses momentos divertidos, assim as crianças ficarão mais tranquilas e tudo
ficará bem”, acrescenta Thaysse.
Centro de
Excelência em Recuperação Neurológica (CERNE)
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