A psicomotricidade é uma neurociência
que transforma o pensamento em ato motor harmônico, ou seja, a educação
psicomotora é o “ponto de partida” para o processo de aprendizagem infantil. Os
especialistas dizem que é comum a dificuldade de aprendizagem de uma criança
ser consequência de alguma deficiência no desenvolvimento psicomotor.
A criança que apresenta o
desenvolvimento psicomotor mal constituído poderá apresentar problemas na
escrita, na leitura, na direção gráfica, na distinção de letras, na ordenação
de sílabas, no pensamento abstrato e lógico, na análise gramatical, entre
outros.
A escola e o professor têm,
principalmente nos anos iniciais, relevante papel. Eles influenciam diretamente
no desenvolvimento do aluno. No tocante à aptidão física, os profissionais
podem utilizar jogos lúdicos e brincadeiras que estimulem diversos aspectos do
indivíduo, como o motor, o social, o afetivo e o cognitivo.
Por meio da brincadeira, a criança
envolve-se no jogo e sente a necessidade de partilhar com o outro. Ainda que em
postura de adversário, a parceria é um estabelecimento de relação. Esta relação
expõe as potencialidades dos participantes, afeta as emoções e põe à prova as
aptidões, testando limites. Brincando e jogando, a criança terá oportunidade de
desenvolver capacidades indispensáveis a sua futura atuação profissional, tais
como atenção, afetividade, o hábito de permanecer concentrado e outras
habilidades perceptuais psicomotoras. Simplificando: Brincando a criança se
torna participativa.
Uma aula com características lúdicas
não precisa ter jogos ou brinquedos. O que traz ludicidade para a sala de aula
é muito mais uma ‘atitude’ lúdica do educador e dos educandos. O principal
objetivo da educação psicomotora não é restrito ao conhecimento da criança
sobre a visão que tem de seu corpo, não sendo apenas conteúdo, mas sim a
descoberta de todo sistema corporal, formação de uma unidade organizada e
instrumento da relação com a realidade.
O trabalho da educação psicomotora
com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu
desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por
meio de jogos, atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através
dessas atividades lúdicas a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como
meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
Na prática, há que se observar o fato
de que as crianças aprendem de modo mais satisfatório e eficaz através de jogos
e brincadeiras. O contexto lúdico é fundamental para socialização do ser
humano. Pelo jogo, há a construção de diferentes pontos de vista, elaboração de
hipóteses e contextualização do espaço e tempo. O ato de brincar não pode ser
visualizado como um ato de entretenimento, mas sim entendido como uma atividade
que possibilita a aprendizagem de diversas habilidades, inserido em um ambiente
motivador, aprazível e planejado para a educação infantil.
Na atividade lúdica, o que importa
não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o
momento vivido. A possibilidade de vivenciar momentos de encontro com o “Eu” e
com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e
percepção; além do autoconhecimento e conhecimento do outro, enfim, momentos de
convivência saudável.
A atuação preventiva dos docentes é
de extrema importância, tornando possível a diminuição do quantitativo de
crianças com dificuldades na aprendizagem, o que minimiza os efeitos negativos
que as disfunções psicomotoras possuem e favorece o desenvolvimento global. É o
lúdico desempenhando um papel fundamental no processo de aprendizagem.
É durante os anos iniciais que o ser
humano organiza conceitos e se desenvolve através da busca por novas
experiências. Dessa forma, a proposta lúdica, característica da educação
psicomotora, visa o desenvolvimento motor, afetivo e psicológico por meio de
jogos e atividades lúdicas, onde a criança descobre as potencialidades de seu
próprio corpo.
A brincadeira deve ser entendida não
somente como uma atividade de entretenimento, mas sim como um exercício que
promove a aprendizagem em vários aspectos, principalmente se for realizado em
um ambiente motivador e agradável. O brincar proporciona a descoberta e a
exploração, sendo canal direto para a expressão de emoções. Em diversas
atividades a criança vence obstáculos e se descobre dentro de um meio social.
Sueli Bravi Conte - educadora,
psicopedagoga, doutoranda em Neurociência e mantenedora do Colégio Renovação,
instituição de ensino com mais de 35 anos de atividades e que atua da Educação
Infantil ao Ensino Médio.
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