A
advogada especializada em direito empresarial, Giselle Farinhas, alerta sobre
as notícias de cunho duvidoso
Marcada pelos avanços tecnológicos, a era digital
nos apresenta um grande desafio: As fake news! Como o próprio nome
sugere, as fake news, são um tipo de notícia falsa, que aparenta ser verdadeira
e normalmente se caracteriza pelo alarde causa nas redes. Com toda a velocidade
que as notícias ganham ao entrarem no mundo virtual, estas ganham espaço e
proporções incontroláveis.
A velocidade com que uma informação, ainda que
inverídica, se dissemina no ambiente da internet é assustadora. Sem falar que
os mecanismos, proporcionados pelas plataformas online, das redes sociais e
blogs com atendimento imediato, apenas dinamizam e impulsionam tais evidencias.
Nesse sentido, a empresa deve se preocupar, não só com a qualidade e
fortalecimento da sua marca em ambiente físico e virtual, mas com incidentes
inverídicos também, vez que estes podem trazer danos irreversíveis ao seu
negócio.
A fake news acontece quando o internauta cria ou
veicula notícia falsa sobre a imagem da sua empresa, de seus sócios e, até
mesmo, de seus funcionários. A intenção é fazer com que essa notícia seja
propagada publicamente e que esta seja avaliada pelo maior número de pessoas.
As notícias falsas, tanto para os seus autores quanto para aqueles que a
recebem e a veiculam para outros usuários acarretam consequências
jurídicas. "É bom registrar que, ainda que a pessoa não tenha a
intenção de causar danos, se não agir com razoável diligência para confirmar as
informações que compartilha, em especial aquelas que atribuem fatos ou
discursos a terceiros, poderá responder por eventuais danos frente ao
judiciário.", alerta a advogada.
A recomendação às empresas é o monitoramento
constante de suas contas empresariais na mídia virtual, com alertas em caso de
menção à empresa, posicionamento na mídia e checagem da fonte para
responsabilização.
Dra.
Giselle Farinhas - Advogada Fundadora do Escritório GISELLE FARINHAS SIA
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