Ter a possibilidade de comprar de forma fácil e rápida, comparando
produtos, preços e especificações em tempo real, é cada vez mais parte da
rotina dos consumidores, que estão ainda mais conectados ao mundo virtual e
demandando novas posturas das empresas. Essa busca por experiências
diferenciadas de compra é o que faz com que o varejo físico procure por uma
estratégia multicanal para se aproximar mais do cliente.
Até pouco tempo atrás, comprar online se resumia em buscas, avaliação de
preços e conveniência. Mas, para se reinventar no mercado e crescer, é preciso
compreender que o consumidor está mais empoderado e se adaptar ao dia a dia
dele é entender que irá transformar a maneira de pensar a venda no ponto
físico, desde o atendimento, à interação até à forma de mostrar os produtos nas
prateleiras. E nesse ponto, o varejo físico tradicional precisa entender a
importância da mobilidade para poder acompanhar essas características na
velocidade com que as coisas acontecem e evoluem.
A jornada de compra hoje em dia deve fugir de ser algo muito
sistemático. Hoje, muitas marcas procuram atrair a atenção dos consumidores,
porque sabem que eles têm o conhecimento sobre o produto de muitas formas, seja
pelas redes sociais, blogs, sites, e-mail marketing ou por uma propaganda na
TV. E buscar a novidade é o que move a transformação digital do varejo, então,
é natural que as empresas procurem formas de melhorar sua presença digital para
que as experiências dos clientes sejam sensacionais.
O varejista que quer começar a se movimentar nessa direção pode apostar
em tecnologias que facilitem essa nova vivência, tanto para o consumidor quanto
para o gestor da loja e o próprio vendedor. Por exemplo, a vitrine virtual, que
proporciona um atendimento diferenciado no ponto de venda físico, fugindo de
uma compra convencional e surpreendendo o cliente nos pequenos detalhes. Desta
forma, o consumidor percebe que está no lugar certo e absorve cada vez mais as
vantagens do e-commerce dentro de uma loja física.
Imagine que o cliente está dentro de um empório procurando por uma
determinada marca de vinho. Ele passa pela vitrine virtual, visualiza os
produtos, busca por informações sobre o vinho e pode entender melhor sobre o
produto, além de visualizar possíveis combinações com outras mercadorias da
loja que a própria vitrine sugere, como um queijo, por exemplo. Ao escolher o
produto, o consumidor pode pegá-lo e ir diretamente ao caixa, ou, melhor ainda,
chamar um vendedor e ser atendido com um PDV móvel, ou pagar diretamente pelo
e-commerce da loja e agendar a entrega na sua casa.
Se a escolha for chamar o vendedor, o processo pode ser finalizado por
meio de um PDV móvel. O vendedor fará a compra ser mais dinâmica, uma vez que
ele tem em suas mãos as informações sobre o estoque e outros setores da loja,
simplificando a relação com o cliente e finalizando os pedidos e pagamentos de
forma totalmente remota e direta.
As vitrines virtuais podem ser colocadas desde lojas pequenas a espaços
de grande circulação, como aeroportos, metrôs, petshops, supermercados e
shoppings. Outra forma de disponibilizar as ofertas é por meio de um QRCode.
Com ele, é possível escolher o produto e comprá-lo apenas com um clique. Os
painéis mostram as imagens das mercadorias, o cliente escolhe o que quer levar
e, para finalizar a compra, posiciona o celular em frente ao código que,
automaticamente, o direciona à loja virtual da empresa. Ao finalizar o pedido,
esse código gerado aparece na tela do celular com a opção para pagamento feito
pelo cartão de crédito. A entrega dos produtos pode ser feita em casa horas
depois ou em qualquer outro lugar que for cadastrado.
Algumas empresas já investiram nessa tecnologia, como o supermercado Pão
de Açúcar e a Submarino. O mercado está se reformulando e os ambientes, cada
vez mais integrados, proporcionam vendas mais estratégicas. As informações que
são oferecidas permitem um refinamento do posicionamento das mercadorias nas
prateleiras das lojas e, até mesmo, mais entendimento do comportamento e do
perfil de cada consumidor. Isso faz com que as empresas repensem a relação loja
x cliente, identifiquem novas oportunidades e trabalhem na fidelização do
consumidor. Quanto mais digitalizarmos o ambiente de consumo para nossos
clientes, mais parceiros e procurados seremos.
Maurício Trezub - diretor de e-commerce da TOTVS
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