A Dell Technologies – uma família única de negócios
que fornece a infraestrutura essencial para as organizações construírem o
futuro digital, transformarem a TI e protegerem as informações – aponta quais
serão os maiores impactos de tecnologias emergentes em 2018. O prognóstico é
baseado na visão das principais lideranças das empresas que compõem o grupo –
Dell, Dell EMC, Pivotal, RSA, SecureWorks, Virtustream e VMware – que
relacionaram como Inteligência Artificial, Realidade Aumentada/Virtual, e
avanços emergentes em aplicações de Internet das Coisas e Cloud Computing devem
impactar o mercado no próximo ano.
Segundo Luis Gonçalves, Vice-Presidente Sênior e
Gerente Geral da Dell EMC Brasil Commercial, nos próximos anos vamos ver essas
tecnologias ganharem força e se tornarem cada vez mais comuns, com impacto nos
negócios, criação de novas profissões e contribuição para o desenvolvimento da
sociedade. “A Dell Technologies é a parceira de tecnologia ideal para que as
empresas enfrentem o desafio de adaptar suas operações para ofertas de novos
produtos e serviços, considerando as novas demandas da sociedade. Para ter
êxito na nova era das parcerias homem-máquina, as empresas terão de aprimorar
as suas capacidades no desenvolvimento de aplicações, preparar desde já a
infraestrutura e qualificar a força de trabalho para essa nova realidade”,
completa Gonçalves.
O que esperar de 2018:
1) Inteligência Artificial executará “tarefas de
raciocínio” em alta velocidade
Nos próximos anos, a Inteligência Artificial vai
mudar a forma como as pessoas trabalham com dados, não apenas em sua curadoria.
As empresas aproveitarão a IA para fazer “tarefas de raciocínio” orientadas por
dados, reduzindo significantemente o tempo que desperdiçam debatendo o escopo,
cenários e testes de cada inovação. Isso dará mais liberdade para que tomem
decisões e avancem com maior velocidade, evitando que novas boas ideias sejam
desperdiçadas.
Ainda que muitos teóricos acreditem que a IA irá
substituir empregos, novas tecnologias podem, inclusive, criar novas posições,
desencadeando novas oportunidades. É esperado o aumento de demanda por um novo
perfil de profissionais de TI, focado em treinamento e aperfeiçoamento de
inteligência artificial. Esses profissionais serão responsáveis por definir os
parâmetros para o que deve e não deve ser classificado para um resultado de
negócios, determinar as regras de engajamento, e critérios sobre o que
constitui ‘recompensa’, como exemplo de atividades. Uma vez que isso aconteça,
a tecnologia poderá recomendar oportunidades comerciais positivas com muita
agilidade.
2) Inteligência será incorporada à IoT
Em 2018, acontecerá um avanço significativo na
incorporação de inteligência quase instantânea em veículos, organizações, casas
e cidades conectadas. Com o custo de processamento de energia diminuindo, em
breve, haverá 100 bilhões de dispositivos conectados e, rapidamente, 1 trilhão.
A magnitude da combinação de dados, poder de processamento com o poder da Inteligência
Artificial, vai ajudar as máquinas a orquestrarem melhor os recursos físicos e
humanos. As pessoas devem evoluir para ‘condutores digitais’ com a tecnologia
funcionando como uma extensão delas mesmas.
3) Headsets com Realidade Aumentada
Também não demorará até que a linha que separa a
realidade “real” e a aumentada comece a diminuir. A viabilidade comercial da
Realidade Aumentada já é evidente. Por exemplo, equipes de trabalhadores da
construção civil, arquitetos e engenheiros usam headsets AR para visualizar
novas construções, coordenar esforços com base em uma visão única de
desenvolvimento e realizar treinamento remoto dos trabalhadores. Esta
tecnologia irá redimensionar a eficiência humana ao aproveitar seu conhecimento
para proporcionar uma evolução da força de trabalho. Outro campo onde será
possível esperar grandes impactos é na área de entretenimento e nas arenas
esportivas, que devem oferecer cada vez mais experiências imersivas.
4) Clientes e empresas estarão cada vez mais
próximos
Um estudo da Dell Technologies mostrou que 45% dos
líderes de médias e grandes organizações acreditam que elas poderão estar
defasadas no prazo de 5 anos e 78% avaliam que startups representem ameaça aos
seus negócios.
Nunca foi tão importante colocar a experiência do cliente em
primeiro lugar. No próximo ano, as empresas usarão análise preditiva,
aprendizagem de máquina e inteligência artificial para entender as necessidades
dos clientes e, até mesmo, antevê-las. Os serviços de atendimento ao cliente
serão o pivô da mistura entre homem e máquina, com o atendimento humano
interagindo com agentes virtuais inteligentes, como um time, para oferecer a
melhor experiência.
5) Imparcialidade garantida pela tecnologia
Durante a próxima década, tecnologias emergentes,
como VR e AI, vão ajudar as pessoas a encontrar e agir em relação à informação
sem interferência de emoções ou preconceitos externos, ao mesmo tempo em que as
capacitará para exercer o julgamento humano quando apropriado. A Inteligência
Artificial será utilizada em processos de recrutamento e para realizar
promoções de cargos, enquanto a Realidade Virtual será utilizada em entrevistas
para assegurar oportunidades exclusivamente por mérito, mascarando a identidade
do candidato com um avatar.
6) Crescimento do eSports no mercado de mídia e
entretenimento
O mercado gamer será impactado por novos
dispositivos de realidade virtual e computação de alta definição, com milhares
de jogadores e espectadores sintonizados nas batalhas virtuais. Além disso, o
fenômeno de eSports aponta para uma tendência mais ampla que impacta,
inclusive, atividades humanas. Os esportes tradicionais, por exemplo, terão
parte de suas atividades digitalizadas, buscando monitoramento a partir da
análise de dados para melhorar o desempenho e criar novas experiências para o
público.
7) Migração para a “mega-nuvem”
Em 2018, as empresas devem mover-se com maior
agilidade em direção a uma abordagem multi-cloud que integrará os modelos
público e privado, hospedados, gerenciados e SaaS. No entanto, à medida que
mais aplicativos e cargas de trabalho estarão divididas em várias nuvens, o
gerenciamento se tornará um desafio.
A mega-nuvem irá tecer várias nuvens privadas e
públicas para comportar-se como um sistema coerente e holístico, que oferecerá
uma visão unificada e inteligente de todo um ambiente de TI. Para tornar a
mega-nuvem possível, será preciso criar inovações de nuvens múltiplas em rede
(para mover dados entre nuvens), armazenamento (para direcionar dados para a
nuvem correta), computação (para utilizar o melhor processamento e aceleração
para as cargas de trabalho), orquestração (para ligar redes, armazenamento e
computação em conjunto entre nuvens) e, como nova oportunidade, os clientes
terão de incorporar Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para
trazer a automação e insights para esse ambiente de TI de próxima geração.
8) Desafios de segurança
Neste mundo cada vez mais interligado, a
dependência de terceiros nunca foi maior e as organizações contam com sistemas
altamente interconectados. Essa arquitetura traz novos desafios de segurança,
uma vez que as invasões e ataques podem ter pequenos sistemas ou dispositivos
como portas de acesso.
Devido à relação cada vez mais entrelaçada entre
pessoas e máquinas, pequenas falhas podem causar grandes impactos de segurança.
Por isso, será um ano em que as empresas vão priorizar a implementação de
ferramentas de segurança cibernética e tecnologias efetivas para proteção de
dados e evitar ameaças.
Edson
Perin - Jornalista,
Escritor, Editor e Blogueiro; Especialista em
Comunicação na Era Digital; Editor do RFID Journal
Brasil; Escritor do primeiro livro da SÉRIE TI PARA
NEGÓCIOS
Fonte: http://netpress.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário