Segmentos tradicionais, como
Administração e Economia também registraram aumento de vagas no primeiro
semestre deste ano.
Uma das modalidades mais procuradas pelos jovens
na hora de driblar a falta de vagas no mercado formal, o estágio tem sido uma
alternativa ainda mais interessante para estudantes de Administração, Economia
e Ciências Contábeis. Isso porque nessas áreas, especificamente, a oferta tem
crescido de forma notável – é o que apontam dados da Companhia de Estágios –
assessoria especializada no recrutamento e seleção de estagiários. De acordo
seu balanço de vagas do primeiro semestre, o número de oportunidades abertas
para estudantes dessas áreas teve crescimento de, no mínimo, 13%. Em alguns
casos as chances de conseguir uma colocação mais do que dobraram em comparação
com o mesmo período do ano passado, especialmente para jovens que cursam
Tecnologia, Marketing e Comunicação.
Em alta
No saldo de vagas da recrutadora, áreas
tradicionais como Administração seguem aquecidas mesmo em meio à crise – no
primeiro semestre desse ano, estudantes desse curso contaram com uma oferta 13%
maior em comparação com o mesmo período do ano passado. E, curiosamente, o
resultado é tímido se comparado com o desempenho de outras modalidades, como
Ciências Contábeis e Economia que, nesse mesmo período, registraram ascensão de
90% no número de oportunidades abertas. Ainda assim, existem resultados ainda
mais promissores: Tecnologia da Informação, Marketing, Comunicação, Publicidade
e Propaganda registraram, na média, um crescimento superior aos 150%.
Investimento a curto prazo
De acordo com Tiago Mavichian, diretor da
Companhia de Estágios, esse desempenho pode ser explicado, sobretudo, pela
necessidade de adaptação das empresas diante do cenário conturbado da economia
“Não é só o estudante que está enxergando o estágio como uma alternativa, mas
também o empresário que precisa seguir investindo em mão de obra e em
treinamento de equipe. E não se trata apenas de custos, mas de “sangue novo” –
o jovem não só traz novas ideias, como também pode ser preparado para, num
curto período de tempo, integrar o quadro de colaboradores, com a vantagem de
já conhecer os negócios e a política interna da empresa”.
Para Mavichian, uma prova disso é que as áreas
que mais contratam são, justamente, as triviais “Essas atividades
(Administração, Ciências Contábeis e Economia) não podem parar e esperar a
crise passar, pois são a “espinha dorsal” de qualquer negócio. Por envolverem
processos complexos, que muitas vezes exigem um alto nível de confiança dos
profissionais envolvidos, contar com um colaborador bem treinado é tão
importante quanto contar com um profissional gabaritado. E é aí que o estágio
cumpre o seu papel de inserir o jovem num plano de carreira, o que culmina,
muitas vezes, numa vaga efetiva.”
De olho na produtividade
Agora, se tratando de tendências, o gerente de
recursos humanos Rafael Pinheiro atribui o bom desempenho de áreas tecnológicas
à atual necessidade de aumentar a produtividade dos negócios “Uma das primeiras
coisas que os empresários procuram fazer para reduzir gastos é aumentar a eficiência,
corrigindo falhas e/ou modificando a metodologia de trabalho. E, nesse momento,
é indispensável contar com o apoio da tecnologia, especialmente em tempos nos
quais quase todos os departamentos são integrados. Os profissionais dessa área
estão cada vez mais envolvidos em processos gerenciais, fornecendo informações
valiosas para tomada de decisão e planejamento estratégico”.
Para o gestor, essa preocupação também justifica
a maior demanda por estudantes de Marketing e Publicidade: “Hoje em dia, a presença
digital é cada vez mais relevante para as empresas e essa tarefa que não
envolve somente profissionais da Tecnologia da Informação, mas também da área
da Comunicação. Cuidar da percepção, do engajamento e do alcance de uma marca
no mundo virtual não é só uma necessidade, como uma aposta para que as empresas
ampliem seu campo de atuação e se blindem contra a crise”. – afirma
Pinheiro.
Qualificação: mais relevante do que nunca
Porém, mesmo com o mercado de estágio aquecido,
os estudantes devem ficar atentos: como essa tem sido a principal estratégia
dos jovens para fugir do desemprego, os processos seletivos para esse tipo de
vaga estão cada vez mais concorridos. O balanço da recrutadora aponta que,
desde 2014, o número de inscritos tem crescido ano após ano, totalizando um
aumento de quase 20% na procura por vagas no último biênio. E os números devem
seguir em alta: somente no primeiro semestre desse ano (em comparação com o
mesmo período do ano passado), o total de estudantes que se inscreveu para as vagas
divulgadas pela Companhia de Estágios aumentou 9%.
A saída? Antecipar a busca pelo estágio e seguir
apostando no estudo “É importante que o jovem procure vagas logo nos primeiros
semestres da faculdade e não deixe somente para o final do curso. Assim, ele
amplia suas chances e pode, inclusive, estagiar em diferentes vertentes ao
longo de sua formação. Outro ponto fundamental é seguir investindo na sua
formação e em cursos extracurriculares, uma vez que o nível de exigência dos
recrutadores está elevado e a qualificação está mais relevante do que nunca”. –
conclui Mavichian.
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