As brigas no ambiente de trabalho costumam ocorrer quando as pessoas se
esquecem que não dá para atuar de acordo com todas as suas emoções no contexto
profissional
Todos correm o risco de se desentender com o patrão
ao menos uma vez na vida. Apesar da tradicional desculpa de que “errar é
humano”, precisamos estar preparados para assumir as falhas e corrigir
possíveis erros ao longo de nossa vida profissional. Se você errou ou erraram
com você, não tente definir o mais culpado, e sim admita a limitação e seja
profissional na hora de se posicionar diante do chefe.
De acordo com Madalena Feliciano, gestora de
carreiras da Outlieers Carriers, "na maioria das vezes é melhor usar da
sensatez e dar um fim ao mau tendido, do que gerar um maior desconforto,
futuramente. O perdão e a atitude de pedir desculpas, podem ser uma maneira de
separar o passado do presente e do futuro, encerrando o conflito e começando
uma etapa nova", explica.
Qualquer pessoa pode ficar com raiva quando sente
que foi agredida, ofendida ou magoada. Madalena destaca que "direcionar a
raiva a alguém é um desperdício de energia que impede a pessoa de prestar
atenção em sua reação emocional, na intensidade dessa emoção e nos seus
aspectos íntimos que mobilizam essa emoção, como a dificuldade de lidar com as
pressões por resultados ou com pontos de vista diferentes".
"As tensões que ocorrem num ambiente de
trabalho devem ser consideradas como sinais que podem revelar atitudes e
valores pessoais que estimulam certos comportamentos como a intolerância com
outros colegas, a dificuldade de respeitar as pessoas que têm opiniões
diferentes e a falta de disposição para o trabalho em equipe, o que prejudica a
convivência profissional", exalta Madalena.
Ela diz que "apesar de ser fácil apontar os
culpados, procure assumir o erro sozinho e deixe que cada profissional assuma
sua fração de culpa. O melhor a fazer é passar logo por esta fase e procurar
soluções para melhorar no futuro", aconselha.
A especialista conclui que "depois de ter suas
desculpas aceitadas, é bom evitar levantar o problema novamente. Se outra
pessoa insistir em discutir o que aconteceu, tente encerrar a conversa e dizer
que você já encontrou uma solução para que o fato não se repita. Senão, isso
pode comprometer até mesmo o seu emprego", finaliza.
Outliers Careers
Professor Aprígio Gonzaga 78, São Judas, São
Paulo - SP.
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