ANIP
destaca a importância da manutenção para a segurança
Outubro é mês de feriado e é importante conferir se todos os componentes do veículo estão com a manutenção em dia antes de viajar. Entre eles estão os pneus e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) traz 7 dicas para deixar o feriado mais seguro.
1. Calibre seus pneus
Os pneus devem ser calibrados semanalmente, sempre com os pneus frios. Dirigir com a pressão abaixo do recomendado faz com que a direção se torne mais pesada, causa mais desgaste dos pneus e aumenta o consumo de combustível. Dependendo da quantidade de passageiros e do peso da bagagem, pode ser necessário aumentar a pressão dos pneus. Leve também em consideração que os pneus dianteiros e traseiros podem ter pressões diferentes. É importante ressaltar que a calibragem deve ser feita de acordo com as indicações do manual do veículo.
2. Verifique o TWI
TWI (ou Tread Wear Indicator) é o nome técnico da saliência com 1,6 mm que está nos sulcos do pneu. Ele representa o limite de segurança e, caso o desgaste do pneu esteja próximo ou atinja esse indicador, significa que já está na hora de trocá-lo. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.
3. Não esqueça do estepe
O estepe até pode ficar guardado a maior parte do tempo, mas não é por isso que devemos esquecer dele. O estepe tem que estar sempre pronto para ser usado caso seja necessário. Por isso, verifique a pressão e o desgaste dele antes de pegar a estrada.
4. Aproveite para fazer o
rodízio dos pneus
Se verificar que o desgaste dos pneus está irregular, faça o rodízio antes de viajar. Além disso, o rodízio também melhora a estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito de acordo com as indicações do manual do veículo e varia mediante o tipo de pneu e de veículo.
5. Veja se precisa fazer
alinhamento e balanceamento
Rodou mais de 10 mil quilômetros? Sentiu vibrações ou o veículo puxar para um lado? Sofreu um impacto mais forte? Faça o alinhamento das rodas e o balanceamento. O alinhamento ajusta os ângulos das rodas entre si e em relação ao solo. Já o balanceamento equilibra o conjunto de pneus e ainda evita vibrações nos veículos em determinadas velocidades.
6. Atenção ao excesso de peso
Os pneus são feitos para suportar cargas pesadas, mas também têm seu limite. O excesso de peso compromete a estrutura do pneu. Siga sempre as recomendações do fabricante do veículo.
O contato com derivados de petróleo e solventes não é benéfico para os pneus, já que atacam a borracha. Esteja atento para não estacionar sobre poças de óleo e verifique se os produtos usados nas rodas possuem alguns destes elementos.
ANIP - Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos
www.anip.org.br
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