Coach
é uma palavra que está sendo utilizada por profissionais de diversas áreas como
sinônimo de sabedoria, como se aquela pessoa fosse um mestre ou um verdadeiro
guru. Muitos não possuem formação ou experiência para atender a chancela de
coach. São os fake coaches.
Os inúmeros casos de
coaches que inundam as redes sociais são exemplos da perigosa banalização. Coach
de alimentação, de nutrição, de fitness, de esmalte, de cabelo, de peruca, de
roupa, de casamento, de festas, entre outros. Tudo balela. Estão utilizando a
palavra para “gourmetizar” a sua atividade, mas de forma leviana. Propaganda
enganosa e perigosa.
É a mesma coisa do mestre,
sem mestrado. Do doutor, sem doutorado.
O coach é o profissional
que aplica a metodologia coaching, que derivou de várias outras metodologias e
apareceu há cerca de 40 anos, pelas mãos do tenista Timothy Gallwey. . Algumas
pessoas ainda confundem a palavra “coach” - profissional que aplica - com a
palavra “coaching” - metodologia que é aplicada
Um verdadeiro coach vê o
mundo por outra perspectiva. Um coach acredita em determinados conteúdos, tem
atitudes específicas e parece meio “fora do comum”. Mas além de tudo isso, ele
possui uma formação e uma experiência profissional que o direciona para
determinados caminhos.
Ser coach não é treinar ou
ensinar. Ser coach é despertar e transformar. E a transformação é uma palavra que
não sobrevive sozinha. Ela exige disciplina, confiança, persistência,
proatividade e paciência.
Importante ressaltar
que o trabalho do coach é o de provocar pensamentos novos no cliente, sem
aconselhar nem induzir. O coach parte da premissa de que as respostas já estão
lá e então desafia o empresário, empreendedor, líder para novas opções e
escolhas. Exploro muito estes desafios no meu último livro, lançando
recentemente chamado "A Revolução do Coaching".
O trabalho do metódo
coaching acaba fornecendo um “norte” para empreendedores, empresários, atletas,
homens e mulheres de diversas áreas e setores. Quem busca o coaching é porque
tem a vontade ou necessidade de crescer. O coaching tem o papel de estimular o
potencial da empresa, do negócio ou do profissional. Quando você é estimulado e
desafiado a pensar no que você nunca pensou, para fazer o que nunca fez,
provavelmente chegará onde nunca chegou. Sem dúvida serve para melhorar a
perfomance, os resultados.
Para escolher um coach é
necessário que a pessoa peça suas certificações, converse com alguns de seus
clientes, entenda se o profissional é mesmo um coach ou alguém que apenas
utiliza a palavra. Fuja dos fake coaches. O barato pode sair caro e comprometer
seus objetivos.
Tália
Jaoui - Master Coach Trainer da Prime Talent Brasil e já formou mais de três
mil coaches no Brasil. É apresentadora do programa Conexão Comportamento no
Youtube, psicóloga formada pela PUC-SP e palestrante comportamental. Também é
autora dos livros “A Revolução do Coaching”, "Quando!
Quando...Quando?" e co-autora das obras "A Elite do Coaching -
volumes 1 e 2".
Nenhum comentário:
Postar um comentário