Pesquisar no Blog

terça-feira, 1 de agosto de 2017

"Agosto Dourado" reforça a importância do aleitamento materno


 
Unidades da rede municipal de saúde realizam ações de incentivo à amamentação


         Agosto é o mês do aleitamento materno, e, por isso, durante o "Agosto Dourado", diversas unidades da rede municipal de saúde vão intensificar as ações de conscientização, incentivo e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.

         Ao longo do mês, haverá distribuição de material educativo, exposições, exibições de filmes sobre amamentação, grupos de aleitamento materno, oficinas de shantala – técnica indiana de massagem - e origamis – técnica japonesa de dobradura de papel - , orientação sobre puericultura, saúde da mulher, com equipes de saúde bucal, grupos de odonto-bebê e palestras a respeito do tema.

         A UBS Jardim Robru I, em Guaianases, na Zona Leste, terá Chá com Prosa e Atividade Física, A Hora do Mamaço e sorteio de serviços de beleza - escova, sobrancelha e maquiagem - entre as participantes.

         Em São Mateus, também na Zona Leste, palestras sobre temas ligados à amamentação e dança circular materna marcarão o evento ‘Junt@s pela Amamentação’, que também terá a premiação da gincana pela amamentação, realizada de junho a agosto.

         Na programação do Agosto Dourado, está prevista a realização de “mamaços” em todas as regiões da cidade. Na Zona Norte, dois marcarão as comemorações: o primeiro nesta quinta-feira (3), das 8h às 12h, no CEU Perus; a partir das 14h, o “mamaço” acontece no auditório do Cantareira Norte Shopping. Entre as atividades programadas, estão passeata de divulgação da importância do Aleitamento Materno (saída da praça de alimentação e término no auditório), orientações sobre como realizar a higiene bucal do bebê, apresentação de coral e entrega de lembranças para as participantes, entre outras.

         As munícipes interessadas em participar de alguma ação na região onde mora ou trabalha deverá buscar informação sobre as atividades oferecidas na UBS de referência.

Bancos de Leite Humano

         Três unidades municipais contam com serviço de Banco de Leite Humano na cidade; são eles: o Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) e o Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo), que fazem parte da Autarquia Hospitalar Municipal (AHM), e o Hospital Municipal e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha. A campanha de incentivo à doação de leite humano é contínua, pois sempre são necessárias doadoras.

         As doadoras são aquelas que amamentam seus bebês e doam o excedente de sua produção láctea. Elas realizam a coleta do leite excedente na própria casa, armazenando em frascos de vidro esterilizados, fornecidos pelo Banco de Leite Humano.

         O procedimento de doação é muito simples: a mãe interessada em doar recebe uma rotina de procedimentos para a coleta adequada do leite, via e-mail e a maternidade entra em contato por telefone para esclarecer todas as dúvidas. É colhida sorologia antes do início da doação.

         O serviço de Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo) recebe, em média, 45 litros de coleta externa/mês, contra uma necessidade real de 150 a 200 litros/mês, que supriria a necessidade dos bebês da unidade neonatal. Atualmente, há 17 doadoras cadastradas.

         O serviço de Banco de Leite Humano do Hospital Municipal Dr. Fernando Mauro Pires da Rocha (Campo Limpo) recebe, em média, 28 litros de coleta externa/mês. A necessidade real é de 150 a 200 litros/mês. Atualmente, há 15 doadoras cadastradas.

         E o do Hospital Municipal e Maternidade de Vila Nova Cachoeirinha recebe, em média, 40 litros de coleta externa/mês; contra uma demanda de 100 a 150 litros/mês. Atualmente, há 50 doadoras cadastradas.

Ambulatório de Umbigo e Amamentação

         É um serviço da Maternidade Cachoeirinha. O atendimento é diário, das 7h às 10h, feito por médicos, residentes e profissionais de enfermagem.  Primeiro, as mães com os bebês se reúnem em uma sala para as orientações sobre amamentação e depois são encaminhados à consultaO retorno é agendado de dois a quatro dias após a alta, para reavaliação e incentivo à amamentação.

         Há um plantão tira-dúvida sobre amamentação, diariamente, das 7h às 19h. A paciente com problemas relacionados à amamentação deve procurar o pronto-socorro para ser posteriormente encaminhada ao Banco de Leite Humano.

         As mães são orientadas a manter a amamentação exclusiva e em livre demanda até os seis meses e continuar o aleitamento até dois anos ou mais.

Demais orientações:

ü  Benefícios do leite materno;
ü  Avaliação da pega e posição no seio materno;
ü  Fisiologia da lactação;
ü  Esclarecimentos de tabus;
ü  Planejamento Familiar - Anticoncepção;
ü  Extração, estocagem e descongelamento do leite materno;
ü  Aleitamento e trabalho da mulher;

         São agendados retornos para casos nos quais forem detectados problemas com amamentação que precisarem de maior acompanhamento. Nos últimos quatro meses, o ambulatório realizou 806 atendimentos.

UBS Jardim Guarujá
         A unidade possui um grupo sobre aleitamento materno. Participam de 15 a 20 mães. Os encontros acontecem quinzenalmente, às terças-feiras. Os temas abordados são:
·         - Sensibilização das gestantes quanto ao uso consciente da licença maternidade;
·         - Ordenha e armazenamento do leite materno;
·         - Benefícios do leite materno;
·         - Treinamento para cuidadores;
·         - Preparo e administração do leite materno congelado.

         A UBS Jardim Guarujá possui o cantinho da amamentação. O espaço foi inaugurado em 2 de setembro de 2016 pensado na privacidade e bem-estar da mãe e do bebê. Exclusivo e único no SUS em São Paulo, o cantinho da amamentação foi criado com um ambiente calmo e decorado de forma lúdica.



Serviço:
3/8 - UBS Jardim Robru I
Chá com Prosa e Atividade Física
Endereço: Avenida Nordestina, 5.593, Lajeado

3/8, às 14h – Cantareira Norte Shopping
A Hora do Mamaço
Endereço: Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, 11.001, Parada de Taipas

4/8, às 10h - UBS Jardim Robru I
A Hora do Mamaço
Endereço: Avenida Nordestina, 5.593, Lajeado

4/8, das 8h às 13h
Junt@s pela Amamentação
Local: Avenida Mateo Bei, 263 – São Mateus





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados