O
WhatsApp passou de apenas uma mídia social para uma ferramenta fundamental para
as relações de trabalho. O problema é que nem sempre as pessoas sabem fazer bom
uso desse aplicativo quando o assunto são os negócios. “A relação entre empresa
e cliente precisa ser estritamente profissional, mesmo que ela acontece muitas
vezes via uma mídia social”, explica Ana
Tex, especialista em marketing digital.
Se
você pretende adotar o WhatsApp como uma ferramenta de relacionamento com
os seus clientes, Ana tex recomenda que primeiramente você opte por um número
de telefone exclusivo para isso e que apenas pessoas devidamente treinadas
tenham acesso a ela.
Para
você não fazer feito com seus clientes e parceiros e se livrar de muitas saias
justas, Ana Tex listou quatro regras de bom senso no WhatsApp:
1
– NUNCA tenha nudes no celular
O
risco de você enviar um nude sem querer para um parceiro de negócios é muito
grande. Isso pode comprometer sua imagem como profissional além de gerar
problemas pessoais. Por isso, EVITE ao máximo correr esse risco! Caso o seu
celular salve arquivos automaticamente, vá na configuração e coloque para não
salvar as mídias.
2
- NÃO faça grupo com todos os seus clientes
Se
você tem um negócio como uma academia, por exemplo, não crie um grupo para os
alunos. O concorrente pode se infiltrar nesse grupo, ter acesso a todos os seus
clientes e fazer uma ação de Marketing para eles. Outro risco que você corre
mantendo grupos de clientes é a fomentação de comentários negativos. Se você
quer usar o WhatsApp para se comunicar com seus clientes, opte SEMPRE pela
lista de transmissão. Ela é capaz de replicar uma mensagem para vários contatos
individualmente.
3
- NUNCA mande piadinhas e correntes
Não!
Você não vai morrer se deixar de enviar uma corrente para x números de
contatos. O hábito de compartilhar esse tipo de publicação pode te queimar
profissionalmente. Fora as piadas, muitas vezes sem senso algum! Por isso,
saiba separar o tipo de conteúdo que compartilha entre amigos do que é
realmente relevante para a sua empresa.
4
- NÃO mande áudios longos
Seja
sucinto! Principalmente com quem não conhecemos. Às vezes, a pessoa está muito
ocupada e não tem tempo para ouvir um “podcast”. Para não ser cansativo, mande
uma mensagem de texto explicando o motivo do seu áudio ou pedindo autorização
para manda-lo. Se puder, ligue, mas não se alongue. Priorize áudios curtos e
objetivos. E lembre-se, antes de qualquer áudio, faça uma rápida apresentação
em texto, caso seja o primeiro contato. A pessoa a receber o áudio deve saber
do que se trata antes de ouvi-lo.
Ana Tex - empreendedora,
palestrante e consultora em marketing digital, especialista em novas mídias.
Desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a audiência e o
faturamento de empreendedores.
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