Pesquisar no Blog

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Noções de educação financeira transformam crianças em agentes de conscientização



Orientação ainda na infância e adolescência pode contribuir para uma mudança na cultura de consumo


Cada vez mais as crianças têm se tornado público alvo de campanhas publicitárias de diversos segmentos. Esse cenário, somado ao número atual de famílias endividadas que, de acordo, com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) do ano de 2016, divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) chega a 8,9 milhões reforça a importância de ensinar noções de consumo e finanças ainda na idade escolar.

     Para a diretora do Colégio Santa Inês, Ir. Celassi Dalpiaz, ao iniciar esse trabalho de conscientização cedo, as instituições de ensino estão contribuindo para uma mudança na cultura de consumo – mesmo que em longo prazo.

    "Se para os adultos de hoje consumir de forma equilibrada é uma tarefa difícil, é porquê faltou uma educação de base. Por isso é fundamental investir na infância e adolescência, a fim de educá-las financeiramente e construir uma cultura capaz de provocar transformações nas organizações sociais", avalia.

    Há três anos o Colégio Santa Inês agregou ao seu currículo escolar o compromisso de integrar ao máximo a consciência de consumo e cidadania ao cotidiano dos estudantes. Para Dalpiaz essa não é uma tarefa fácil, porém, é viável. "Para tornar essa educação possível, trabalhamos para aguçar a capacidade de consumir conscientemente por meio da reflexão sobre o que comprar ou recusar bem como noções de reutilização e reciclagem", complementa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados