Em
momentos de crise econômica, muitas pessoas se sentem ameaçadas no trabalho,
com medo de possíveis demissões. Essa não é uma preocupação infundada, já que o
índice de desemprego não para de crescer. No trimestre encerrado em agosto, o
número de desempregados no Brasil chegou a 12 milhões, segundo o Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Normalmente,
os profissionais mais comprometidos, com maior desempenho e vontade de crescer
não são cogitados quando surge a necessidade de fazer cortes. No entanto,
algumas atitudes e comportamentos que às vezes são realizados inconscientemente
podem colocar o emprego em risco.
Para
não cair nessa armadilha, separei cinco atitudes simples que podem evitar uma
demissão e melhorar a sua avalição profissional. São elas:
1 - Organização:
O mundo dos negócios é feito
de prazos e, por isso, não ter um bom planejamento irá contribuir de forma
negativa para a formação da sua imagem. Procure um método que combine com o seu
estilo de ser, como agendas e smartphones, e crie uma rotina de atualização dos
status de seus compromissos. Cumprir a palavra quando se fala em datas
importantes é um ótimo atributo para a sua carreira.
2 - Evitar reclamar o tempo
todo:
Cuidado para não se
transformar em uma pessoa amarga e que reclama o tempo todo. Geralmente, os
colegas de trabalho estão abertos para nossos problemas quando eles aparecem
esporadicamente. Quem sempre está com um humor ruim acaba criando um sentimento
natural de afastamento. Lembre-se que problemas são, na verdade, oportunidades
de superação e destaque se, ao invés de nos lamentarmos, irmos atrás das
soluções. Isso, além de deixar a pessoa com o sentimento de autoconfiança
afiado, chama a atenção dos supervisores, ganhando destaque em sua atuação
profissional.
3 -
Responder e-mails:
Por mais desnecessário que
pareça, sempre responda às mensagens enviadas ao seu e-mail profissional. Não
se manifestar irá fazer com que as pessoas o vejam como alguém sem
comprometimento ou até irresponsável. Essa recomendação é válida especialmente
para os e-mails de seus superiores e clientes.
4 - Parar de pedir desculpas
por tudo:
Muitas vezes, pedir desculpas
é visto como um argumento para justificar algo que não deu certo. Ao invés
disso, tenha uma atitude proativa e, ao apresentar um resultado negativo, já
demonstre também à solução para reverter o cenário. Dessa forma, as pessoas vão
entender que você está comprometido com o sucesso das suas atividades, mesmo
que, às vezes, as coisas saiam do programado.
5 - Evitar sair da sala toda hora para usar
celular:
A não ser por conta de
ocasiões especiais, como um problema familiar que deve ser resolvido naquele
dia, deixar sua sala várias vezes para falar ao telefone celular irá gerar uma
impressão negativa. Geralmente, as pessoas relacionam essa atitude ao fato de
se estar procurando uma nova oportunidade de emprego, por exemplo. A mesma dica
vale para quem gosta de trocar mensagens pelo celular. Evite os excessos.
Com essas ações, a sua vida
profissional estará preparada para desfrutar do crescimento que você merece e
deseja!
Eduardo Shinyashiki -
palestrante, consultor organizacional, conferencista nacional e internacional e
especialista em Desenvolvimento das Competências de Liderança aplicadas à
Administração e Educação. Mestre em neuropsicologia, Eduardo é presidente do
Instituto Eduardo Shinyashiki e também escritor e autor de importantes livros
como “Transforme seus Sonhos em Vida”, sua publicação mais recente. www.edushin.com.br
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