Assinatura
do documento reforça o compromisso da companhia com a equidade de gêneros; meta
é ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2020
A Natura assinou hoje, no Dia Internacional das Mulheres, sua adesão
aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), promovidos pela Entidade das Nações Unidas
para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e pelo
Pacto Global das Nações Unidas.
Ao tornar-se signatária
dos sete princípios empresariais que buscam delegar poder às mulheres no
ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade, a Natura reforça o seu
compromisso com a equidade de gêneros. A multinacional brasileira já possui uma
estratégia corporativa para o tema, com a meta pública de ter 50% dos cargos de
liderança (diretoria e acima) ocupados por mulheres até 2020. O índice atual
está em 32% no Brasil e em 27% considerando todas as operações da marca Natura.
Para garantir que o percentual seja alcançado, os
processos de seleção e promoção foram revistos de modo que toda seleção para
cargos de liderança sempre tenha ao menos uma mulher entre os candidatos
finalistas. A equidade salarial entre gêneros também é uma meta assumida pela
empresa
“Na Natura, estabelecemos compromissos públicos para
o empoderamento feminino, chancelados pela alta liderança da empresa. Isso é
fundamental para que a cultura corporativa avance no tema e assegure que as
políticas da empresa sejam sensíveis às questões de gênero”, diz Fatima
Rossetto, diretora de desenvolvimento e educação da companhia.
A Natura é uma das poucas empresas brasileiras a
publicar uma série de indicadores segmentados por gênero, como dados sobre o
número de colaboradores homens e mulheres, divididos por nível hierárquico, bem
como a proporção dos salários das mulheres em relação aos homens, por categoria
funcional.
Para as mulheres que desejam ser mães, a Natura tem
uma série de iniciativas que buscam facilitar a adaptação da mulher ao local de
trabalho e a conciliação de sua vida particular com a profissional. Há 25 anos,
a empresa oferece berçário para filhos de colaboradoras, em parceria com a
CEDUC. Crianças de até 3 anos são acolhidas no espaço, onde recebem todo o
cuidado necessário e participam de atividades educativas. A companhia também
oferece licença maternidade estendida, de 6 meses, prática adotada hoje por
somente 10% das empresas brasileiras, segundo dados da Receita Federal.
Líder no setor de venda direta no Brasil, a Natura
reúne hoje 1,9 milhão de Consultoras, em oito países. Cerca de 97% das
consultoras são do sexo feminino e, ao comercializar os produtos e serviços da
marca, essas mulheres geram uma importante renda para suas famílias. O
rendimento das Consultoras Natura é um importante fator de autonomia e
autoestima para elas, ampliando sua voz na sociedade. Em sua parceria com a
Natura, as consultoras recebem treinamentos e desenvolvem suas habilidades de
relacionamento e empreendedorismo.
Princípios de Empoderamento das Mulheres
Conheça os sete Princípios de Empoderamento das
Mulheres:
1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto
nível para a igualdade entre gêneros
2: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa
no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação
3: Assegurar a saúde, a segurança e o bem estar de
todos os trabalhadores e trabalhadoras
4: Promover a educação, a formação e o
desenvolvimento profissional para as mulheres
5: Implementar o desenvolvimento empresarial e as
práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres
6: Promover a igualdade através de iniciativas
comunitáras e de defesa
7: Medir e publicar relatórios dos progressos para
alcançar a igualdade entre gêneros
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é uma
multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no
setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,9 bilhões de receita líquida em
2015, possui mais de 7 mil colaboradores, 1,9 milhão de consultoras e operações
na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B
Corp do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a
certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e
sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da
companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito
centros de distribuição no Brasil, um hub logístico em Itupeva (SP) e centros
de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA).
Detém o controle da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em
países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca
Natura podem ser adquiridos com as consultoras pela Revista Natura ou pela Rede
Natura www.redenatura.net. Para mais
informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os
seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.
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