Pesquisar no Blog

terça-feira, 22 de março de 2016

Dia Mundial da Água: construtoras investem em sustentabilidade para gerar economia de água

Paraná é o terceiro no ranking dos estados com mais “empreendimentos verdes”

Cada vez mais as construtoras buscam aliar a construção civil com sustentabilidade, especialmente no Paraná. Segundo Green Building Council Brasil (GBC Brasil) – que promove a certificação LEED (Leadership in Energy & Environmental Design) em âmbito nacional, nos últimos dados divulgados anos passado, o Paraná aparece como o terceiro estado do Brasil em número de projetos “verdes”. No total, são 14 construções certificadas com o selo LEED e outras 50 ainda em processo de certificação. No ranking nacional, o estado fica atrás apenas de São Paulo – com 144 projetos certificados – e Rio de Janeiro – com 31 certificações – no total de projetos que buscam excelência em sustentabilidade para seus espaços construídos.

A Construtora e Incorporadora Laguna foi uma das primeiras do Brasil a adotar práticas de sustentabilidade no planejamento de suas obras, seguindo o padrão construtivo estabelecido pelo LEED, o maior selo verde de certificação e orientação ambiental para edificações, presente em 143 países. No novo empreendimento da Laguna, o LLUM Batel, os apartamentos são planejados parar gerar uma economia de até 80 litros de água por dia. "Em comparação ao padrão construtivo estabelecido pelo LEED, o consumo de água dos apartamentos é 20,7% menor e o consumo de água do condomínio 75,5% menor, gerando uma economia de 80 litros por dia", explica o diretor de incorporação da Laguna, André Marin.

O edifício tem geração local de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, que representa 7,6 % da energia para atender as áreas comuns do condomínio, com a possibilidade de ampliação para 12,2%. Para analisar o desempenho do edifício, durante a fase de projeto foi utilizada uma ferramenta de simulação computacional que permite estabelecer os parâmetros e medidas necessárias para garantir a eficiência energética e o conforto da edificação. "A construção sustentável deve ser obrigação. Na Laguna, os engenheiros civis e arquitetos usam tecnologias ecológicas nas obras para preservar o meio ambiente e poupar os recursos naturais, sempre com projetos inteligentes. A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada em cisternas. O desperdício também pode ser evitado por meio do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficientes”, declara Marin.

No ano passado, o LLUM Batel foi o primeiro residencial do País a conquistar a pré-certificação ambiental LEED Gold.
Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Cada ano é destinado a uma discussão sobre os diversos temas relacionados ao recurso natural. Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos.

Construtora e Incorporadora Laguna - www.construtoralaguna.com.br ou pelo telefone (41) 3259-1800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados