35% dos paulistanos não vão
gastar nada do 13º salário com presentes neste final de ano. Segundo estudo da
Hibou, este número triplicou com relação a 2013
O
natal está próximo e para entender o consumidor paulistano, a Hibou empresa
de pesquisa e monitoramento de mercado, realizou uma pesquisa feita em campo,
com 557 pessoas da classe média paulistana (BC), entre os dias 20 e 26 de
novembro em toda a capital de São Paulo. “A idéia desta pesquisa era entender
como o paulistano está vendo este final de 2014, o que fará com o 13º salário e
como as comemorações afetam o seu bolso e comparar com os dados obtidos em
2013” Explica Lígia Mello, sócia da Hibou e Coordenadora da Pesquisa.
13º Salário: Paulistano está se contendo MUITO mais neste
final de 2014
A
primeira pergunta da pesquisa era sobre o 13º salário. 19% dos entrevistados
responderam que irão quitar dividas em atraso. Já 16% irão viajar e curtir,
seguido de 13% que preferem usar o dinheiro a mais para equilibrar as finanças
e comprar presentes agora no final do ano (14%). Apenas 5% investirão em
rendimentos bancários ou próprios.
Número de presenteados dentro da casa do paulistano
Com
relação à quantidade de pessoas que serão presenteadas este ano, 30% dos
entrevistados não pretendem presentear ninguém, e 33% vão presentear até
cinco pessoas. Temos ainda 15% que irão presentear até três pessoas, 19%
irão até 10 pessoas e 3% para até 15 pessoas. Apenas 22% dos entrevistados já
haviam comprado ao menos um presente de Natal, lembrando que 30% não irão
comprar nenhum.
Sobre
os gastos de final de ano tivemos 46% dos entrevistados disseram que querem
gastar menos do que gastaram no final de 2013. Já 27% pretendem gastar a
mesma coisa, 14% gastarão mais que ano passado e 13% não pararam para pensar
ainda. Os motivos do maiores gastos são: 49% as coisas estão mais caras,
seguido de 45% que têm mais presentes pra comprar e apenas 25% terão mais
dinheiro neste natal para compras.
Hora das compras
Neste
natal as “lembrancinhas” de menos de R$ 30,00 perderam também a força de
consumo assim como em 2013. Apenas 7% dos entrevistados gastarão entre 10 e 30
reais. Por outro lado, 56% comprarão presentes entre 30 e 100 reais. Na
hora de comprar, 75% dos paulistanos entrevistados costumam comprar o presente
individualmente, 32% participam de algum amigo secreto e 11% costumam ‘rachar’
o presente com outras pessoas.
Com
relação ao vale presente, os paulistanos são categóricos: 35% acham totalmente
impessoal para se presentear, o que diminuiu com relação ao ano passado (43%).
Já 29% acham práticos e 11% consideram rude. “Notamos que o vale presente aos
poucos está ganhando o hábito de compras do paulistano” comenta Lígia.
Forma de
pagamento
A
forma de pagamento dos presentes é vista claramente com uma preocupação de não
gerar uma nova dívida. 60% dos paulistanos vão pagar à vista (debito/dinheiro),
9% à vista no cartão de crédito, e apenas 20% vão parcelar no cartão de
crédito. “O que nos chamou atenção este ano foram 9% dos entrevistados que
disseram que eles mesmos farão os presentes neste natal” completa Lígia.
E o presente mais caro vai para....
A
pesquisa observou que a pessoa do relacionamento direto é a preferência do
paulistano, porém a porcentagem de pessoas que não dará presentes este ano
redesenhou às prioridades e os pais superaram os filhos neste ano: 22% vão dar
o presente mais caro para o marido/esposa/namorado/namorada, 20% para o pai ou
mãe, 16% para filhos ou netos. Apenas 7% disseram que todos os presentes serão na
mesma faixa de preço.
Preferência
Escolher
presentes pode ser uma tarefa fácil ou uma grande cilada. A Hibou questionou o
que as pessoas MAIS gostariam e MENOS gostariam de ganhar. “observamos que
surgiram itens que não apareceram ano passado, como por exemplo, a intenção de
ganhar dinheiro ou vale anual para restaurante/bar” comenta Lígia.
O
que mais gostariam de ganhar: 34% disseram um carro, 32% viagem, 30% dinheiro,
29% roupa, 24% acessórios, 20% sapatos, 19% imóvel, 18% eletrônicos, 14% um
iphone, 11% eletrodomésticos, 4% vale brinde anual e 58% ainda não sabiam
durante a entrevista o que mais gostariam de ganhar.
O
que menos gostariam de ganhar: 39% disseram par de meias, 36% utilidades
domésticas, 26% roupas íntimas, 22% roupas, 16% higiene pessoal, 15% panetone,
11% pijama, 8% chinelo, 5% perfume, 3% chocolates.
Sobre
o tipo de produtos a serem adquiridos, brinquedos e roupas aparecem com 40 % e
39% de intenção de compra, liderando o ranking. DVD’s, Livros e eletrônicos
aparecem logo em seguida com 31% ( DVDs), 26% (livros) e 23% (eletrônicos).
Compra pela internet
As
facilidades da internet ganham cada dia mais adeptos, mas ainda têm muito
paulistano que não confia principalmente da entrega e por isso prefere a
compra na loja física. Este ano 13% pretendem comprar ao menos um presente pela
internet (queda de 20% em relação a 2013). Já 52% garantem que não comprarão
nenhum via web e 34% ainda estão indecisos se vão ou não arriscar a compra
pela internet. “Os principais motivos da desistência da compra pela internet
são pouco poder de negociação e medo do produto não chegar a tempo” explica
Lígia.
Promoções: A paixão do Brasileiro
As
promoções de Natal que informam as reduções de preços parecem não estar
convencendo mais. 58% não acreditam que há de fato uma redução, este número
aumentou com relação à 2013 (49%). Já 24% não prestam atenção nas porcentagens,
mas acreditam que pode ter algum desconto sim.
Nesta
época do ano também, a maioria dos shoppings realiza promoções com brindes e
sorteios, e observou-se que apenas 26% dos entrevistados se deslocam até o
local caso seja de interesse o brinde oferecido. A maioria com 49% garantem que
este formato de estímulo não os motiva a visitar um shopping. “Um dado que
achamos interessante é que 63% das pessoas preferem brindes ao invés de
concorrem a um sorteio, por exemplo, de carro ou viagem ao final da promoção do
Shopping. Em 2013 eram 57% que pensavam assim. Isso mostra que cada vez mais
eles preferem a certeza real do benefício adquirido” diz Lígia.
A Comemoração e o Paulistano
A
noite de 24/12 é uma data especial no calendário da grande maioria dos
paulistanos e brasileiros em geral. Na pesquisa, 80% dos entrevistados
pretendem passar a data com os parentes. 23% pretendem passar com companheiro/a,
10% com os filhos apenas, 9% com os pais, 5% com os amigos, e apenas 1%
pretende passar sozinho.
Além
da celebração em si, foi perguntado qual é o significado do natal para o
paulistano. 59% disseram ser uma festa para reunir a família. Já para 19%
significa uma celebração religiosa, seguido de 13% que acreditam que é apenas
uma data comercial. “Perguntamos também se o paulistano vê o próximo mais feliz
e solidário nesta época do ano e notamos que Houve um aumento de 11% na
percepção da “maioria sim” em relação a 2013, o que mostra as pessoas olhando
mais pro lado humano” Explica Lígia.
O que não pode faltar na mesa de natal do Paulistano
33%
responderam que não pode faltar peru, 33% disseram pernil, 25% lombo/chester,
25% árvore de natal, 17% cerveja, 14% panetone, 13% disseram presentes, 12%
rabanada, 9% champagne e apenas 4% disseram que não comemoram natal.
Ao
final da pesquisa foi questionado a todos, se hipoteticamente, o paulistano
pudesse pedir ao Papai Noel que solucionasse um problema do país, qual seria. A
maioria com 50% pediria para que resolvesse a corrupção, seguido de educação
(12%), desemprego (12%), segurança (10%), saúde (8%) e moradia (7%).