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quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Comece o ano contratando estagiários

Em 2022, cenário se mostra favorável e empresas podem ter em suas equipes inovação e energia para superar adversidades e conquistar ainda mais números positivos

 

O ano de 2021 foi marcado por diversos momentos desafiadores e animadores. Iniciamos o período com resultados preocupantes do primeiro ano de pandemia, tendo alta nos números de casos e mortes, infelizmente. Entretanto, ainda em janeiro, surgiu uma esperança: a vacina começou a chegar para os brasileiros. 

 

Esperança por um futuro melhor

 

A partir daí, muitos cenários foram se adaptando e o otimismo tomou conta de grande parte da população e das organizações também. A retomada econômica deixou de ser um sonho e passou a ser uma realidade, mostrando nossa capacidade de resiliência como nação. 

 

Neste período de renovação, diversos pedidos e desejos são feitos: sucesso, prosperidade, união, saúde, enfim… No contexto profissional, muitos estudantes à procura de sua primeira oportunidade de atuação no mercado almejam a chance de colocarem em prática o conteúdo aplicado em sala de aula - seja ela física ou virtual. 

 

Por outro lado, empreendedores de todos os setores desejam times capazes de lidar com os obstáculos do pós-crise para direcionar a marca rumo a resultados concretos. Assim, o estágio é a melhor maneira de garantir a conexão dessas partes, favorecendo não apenas os envolvidos, como também o Brasil. 

 

Vantagens para todos os envolvidos

 

Só podem ocupar essa posição os matriculados em alguma instituição de ensino médio, técnico, superior ou nos dois anos finais do fundamental pelo EJA - Educação de Jovens e Adultos. Isso é determinado para fortalecer o cunho educativo da modalidade. Como não gera vínculos empregatícios, a admissão é facilitada para as empresas. 

 

Assim, ficam isentos os encargos trabalhistas, como FGTS, INSS, 13º salário, sobre férias, além das verbas rescisórias. Do outro lado, o indivíduo recebe uma bolsa-auxílio, auxílio transporte, tem carga reduzida de até seis horas diárias e 30h semanais, seguro contra acidentes pessoais e recesso remunerado. 

 

A relação é de ganha-ganha. Ou seja, a juventude em busca do ingresso no universo corporativo pode adquirir a tão sonhada experiência e dar seus primeiros passos rumo à independência financeira. Já a contratante tem a chance de capacitar esse colaborador para trilhar uma trajetória de sucesso dentro do time. 

 

Acreditar na força do estágio é essencial. Ele oferece para as companhias a inovação e energia para lidar com um contexto ainda incerto para o mundo, mas também dá ao jovem a possibilidade de fazer parte da roda da economia e do desenvolvimento social. 

 

A mensagem para 2022 é esta: vamos contratar estagiários! Feliz ano novo! 

 


Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios


Home office permanecerá forte no pós-pandemia na visão dos jovens

Em um cenário apontando a possibilidade da crise sanitária acabar, estudo avalia a percepção dos mais novos sobre a atuação remota

 

O ano de 2021 chegou ao fim e ainda existem muitas dúvidas sobre como será 2022. O otimismo começa a se manifestar com intensidade para a sociedade como um todo, inclusive no contexto corporativo. Entretanto, desde quando o coronavírus pegou o mundo de surpresa, muita coisa mudou - e provavelmente não voltará a ser como antes. Para entender o impacto do trabalho a distância, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma pesquisa com 16.060 jovens de 15 a 29 anos e perguntou: “o home office continuará mesmo após o fim do isolamento social?”. 

 

No ar entre 15 e 26 de novembro de 2021, o estudo revelou um interesse da juventude em permanecer em casa. Para quase 66,3% dos entrevistados, ou 10.646, esse irá se manter como modelo padrão nas companhias, porque rendeu bons resultados de produtividade e permite ao colaborador atuar de qualquer lugar sem prejuízos ao rendimento. 

 

Para Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do Nube, a pandemia acelerou as mudanças, mas de forma paulatina. “Contudo, apesar de muitas empresas já adotarem a modalidade antes mesmo da crise sanitária do Covid-19 no Brasil, poucas haviam passado pela experiência da maior parte do time remoto e estendido para vários cargos. Essa transformação ocorreu, inclusive, para quem está em início de carreira, demandando maior acompanhamento, como estagiários e aprendizes”.

 

Passado o susto causado pela transição inesperada, se percebeu como a entrega das atividades foi mantida na maior parte dos casos e foram encontrados meios para gerir e desenvolver equipes à distância. “Sobretudo para os moradores dos grandes centros, eliminou as horas perdidas no trânsito e longos deslocamentos, trazendo economia de tempo e dinheiro”, comenta a especialista. 

 

Assim, para aproveitar ao máximo desse formato, criar uma rotina tende a ser positivo para a maioria das pessoas. “Separar o momentos do dia para alimentar-se adequadamente e descansar também deve ser previsto no home office. Além disso, encontrar, se possível, um local adequado, silencioso, com móveis confortáveis garante a melhor experiência”. 

 

Cerca de 25,1% (4.024) acreditam na prevalência do estilo híbrido, ou seja, parte dos dias no escritório, outros no lar. “Esse formato vem ao encontro das expectativas dos profissionais de maior flexibilidade e qualidade de vida, mais horas no lar e com a família”, complementa Yolanda.

 

Apenas 8,6% (1.390) dos respondentes nadam contra a maré e não enxergam assertividade na atuação à distância: 857 veem o teletrabalho como uma alternativa apenas durante a crise e os outros 533 percebem mais eficiência na permanência presencial. “O trabalho híbrido parece ser uma tendência a se consolidar, embora em algumas ocupações e negócios o tipo tradicional continuará sendo necessário”, aponta. 

 

Assim, a dica para quem ainda prefere a realidade pré-Covid é buscar organizações nas quais é oferecida a opção de determinar como se deseja executar suas obrigações.

 


Fonte: Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do Nube

www.nube.com.br


Escolas da rede municipal de São Paulo contarão com mães guardiãs por mais 12 meses

Beneficiárias ajudam a garantir a aplicação dos protocolos de saúde em combate à Covid-19 e contam com bolsa mensal de R 1.155


A Prefeitura de São Paulo irá prorrogar por mais 12 meses, a partir de janeiro de 2022, a permanência de mais de 4 mil mães no Programa Operação Trabalho - POT Volta às Aulas. A iniciativa inovadora, que recebeu neste ano o prêmio do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no concurso Semear ODS -- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, é voltado à geração de renda para mães de alunos da rede municipal de ensino, que estejam em vulnerabilidade social. O programa está em atuação desde março deste ano, em uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e da Educação.

“A continuidade do POT Volta às Aulas por mais um ano é de suma importância para essas mulheres que poderão permanecer com renda. O prefeito Ricardo Nunes avaliando os bons resultados do programa viu a necessidade da prorrogação a fim de que essas mães possam planejar 2022 com tranquilidade, sabendo que suas famílias terão garantidos esse benefício”, salienta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.

A iniciativa prioriza mães de alunos que estudam nas escolas da rede pública municipal, que estejam com idade entre 18 e 50 anos e que atendam às regras do programa. O POT Volta às Aulas ofertou 4.590 vagas para mulheres atuarem como orientadoras escolares, no cumprimento dos protocolos sanitários em combate à Covid-19. Cada escola conta, em média, com três mulheres que recebem uma bolsa auxílio no valor de R 1.155 para uma carga de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais. Com a prorrogação do programa, as mulheres desemprenharão as atividades até 31 de dezembro de 2022.

“O sucesso do programa se deu pelo fato de as mães contratadas estarem ligadas às comunidades escolares. Além de ajudarem a manter os protocolos sanitários contra o coronavírus, a presença delas nas unidades inspirou ainda mais confiança nas outras famílias para que enviassem seus filhos para as atividades presenciais. Tudo isso fez muita diferença no processo de retomada", disse Fernando Padula.

As beneficiárias executam atividades relacionadas à manutenção da higiene e segurança sanitária dos alunos, no desenvolvimento de boas práticas de higienização e segurança como aferição de temperatura, higienização de equipamentos escolares e ambientes de uso coletivo, monitoramento e sensibilização sobre prevenção à covid-19 no ambiente escolar e nos equipamentos da Secretaria Municipal da Educação.


Capacitação

Todas as beneficiárias participam de capacitação on-line para atuar na função. As atividades são desenvolvidas pela Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, que aborda, além dos protocolos de saúde, as questões éticas e emocionais do acolhimento de alunos na pandemia.

Durante o período de permanência no POT Volta às Aulas, as participantes cumprem ainda 24 horas mensais de qualificação profissional no Portal do Cate.

 

Atualização cadastral 

A equipe do Cate -- Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo entrará em contato com as participantes para agendar a atualização cadastral para a prorrogação do vínculo. Portanto, fique atento ao número de celular ou telefone informado, pois o procedimento é obrigatório para a extensão do contrato.
  

Quem sonha em viver da internet precisa acordar urgente; já existem mais youtubers do que psicólogos



Especialista em marketing digital comenta sobre a expectativa e a realidade de quem quer fazer renda com a internet

 

As mídias sociais trouxeram uma verdadeira transformação para o dia a dia das pessoas no mundo inteiro. De repente, as celebridades não são somente músicos ou artistas de cinema, são pessoas comuns, que por alguma razão se destacaram no mundo virtual e angariaram milhões de seguidores. 

 

Em uma realidade não tão distante, ter somente seguidores não era tão relevante quanto é hoje. Atualmente, um perfil bem engajado e em crescimento, representa a possibilidade de ganhar muito dinheiro com um clique. Esse glamour em torno da vida dos influenciadores digitais, enche os olhos da nova geração. De acordo com a revista Trip, nos Estados Unidos já existem mais youtubers do que psicólogos e dentistas.

 

Porém, a versatilidade da internet e a dimensão que os ganhos advindos dela proporcionam escondem uma realidade frustrante para os jovens sonhadores. “O mercado não pode absorver mais produtores de conteúdo. Há uma vida real acontecendo. Há pessoas com ansiedade e depressão. Por trás dos bastidores, longe dos holofotes há seres humanos se fragmentando”, explica a psicóloga Leninha Wagner.

 

De acordo com ela, psicólogos e psicanalistas nunca trabalharam tanto. A quantidade de jovens querendo trabalhar com internet é tão grande, que os profissionais da saúde mental estão precisando desenvolver técnicas para trazer os jovens de volta à realidade do trabalho convencional. “Com uma porcentagem de retorno tão baixa, é difícil acreditar que profissões tão importantes para a sociedade estão se tornando "extintas" por conta de uma minoria que faz os jovens acreditarem que é fácil e divertido trabalhar apenas utilizando a tela de um celular”, opina Jennifer de Paula, BBA e especialista em Marketing Digital.

 

Para ela, o que acontecerá com os sonhadores do mundo digital é o que já aconteceu com quem sonhava em viver de música. “Hoje em dia os músicos estudam cada vez mais e estão se tornando profissionais completos. Aprendem diversas línguas, instrumentos, gestão, composição, entre outras funções necessárias para um profissional de sucesso”, afirma a especialista em marketing. As métricas de vaidade podem ser importantes aliadas na avaliação vocacional de quem sonha em ser influencer.

Jennifer de Paula defende ainda que deve ser realizado um teste vocacional para identificar as habilidades particulares de cada pessoa. “Os testes consideram o perfil psicológico, a personalidade, o histórico acadêmico, as preferências, as habilidades naturais e os objetivos pessoais do estudante na sua análise”, detalha a psicóloga Leninha. Para Jennifer de Paula, é importante ter amplo conhecimento em ferramentas digitais, administração de carreiras, marketing, línguas e qualquer outro de utilização da internet. “Muito se engana quem acredita não precisar de muito conhecimento para ser um influencer de sucesso”, ressalta.

 

Jennifer de Paula - diretora de marketing e gestão da MF Press Global, uma agência de comunicação internacional. Responsável por gestão de mídias sociais, carreira, posicionamento de marca, comunicação integrada e construção de autoridade no mercado de profissionais que somam milhões de seguidores nas redes sociais. A especialista é referência no que diz respeito às principais atualizações do mundo digital.


Janssen conclui entrega de vacinas contra a COVID-19 ao Brasil em 2021

Uma nova remessa com 6 milhões de doses foi entregue nesta quinta-feira (30) para auxiliar na imunização dos brasileiros contra a doença

 

Com a entrega de 6 milhões de doses de sua vacina contra a COVID-19 nesta quinta-feira (30), a Janssen, farmacêutica da Johnson & Johnson, completou o fornecimento de 38 milhões de doses, previsto no acordo firmado com o Ministério da Saúde em 2021. A utilização do imunizante será feita de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, dentro do Programa Nacional de Imunização (PNI). 

O Brasil recebeu outras 3 milhões de doses, em junho, doadas pelo governo dos Estados Unidos, oriundo de um acordo bilateral estabelecido entre os governos dos dois países que não fazem parte da compra firmada com o Ministério da Saúde.  

A vacina da Janssen foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil em março de 2021 para imunização ativa na prevenção da COVID-19 causada por SARS-CoV-2 em indivíduos a partir de 18 anos de idade, apoiada pelos dados de eficácia e segurança do ensaio clínico de Fase 3, realizado com 43.783 participantes em oito países, incluindo o Brasil. 

Os dados da análise final do estudo de Fase 3, ENSEMBLE, demonstraram eficácia geral de 75% da vacina de dose única da Janssen contra a COVID-19 grave/crítica, em todas as faixas etárias e em todos os países incluídos no estudo. Para aumentar a proteção, especialmente para a COVID-19 sintomática, uma dose de reforço pode ser administrada a partir de dois meses após o esquema de vacinação primário. Outro estudo de Fase 3, ENSEMBLE 2, demonstrou que a eficácia da vacina da Janssen contra a COVID-19 moderada a grave/crítica foi de 75% e de 100% para casos graves/críticos, quando avaliada pelo menos 14 dias depois da dose de reforço. 

Neste mês, a Janssen realizou o pedido formal junto à Anvisa para o registro definitivo de sua vacina contra a COVID-19 no Brasil para imunização primária ou como dose de reforço. Em novembro, a companhia já havia submetido um pedido para ampliação da Autorização de Uso Emergencial de sua vacina contra a COVID-19 como dose de reforço. O dossiê, em avaliação pela agência, contém dados sobre a dose de reforço homóloga em adultos a partir de 18 anos no mínimo dois meses após a vacinação primária com a vacina de dose única da companhia ou como dose de reforço heteróloga após a conclusão da vacinação primária com vacinas mRNA.  

 

Janssen-Cilag Farmacêutica Ltda.

Na ponta do lápis: como se preparar para as contas de início de ano

 Mensalidade e material escolares estão entre os principais pontos para o planejamento das famílias; a estimativa é que o reajuste das mensalidades para 2022 fique entre 8 e 15%


A disparada da inflação no segundo semestre provocou uma mudança nos reajustes das mensalidades escolares para 2022. Estimativas feitas em julho pelo Grupo Rabbit, consultoria de gestão educacional, com 600 instituições privadas de ensino brasileiras, apontaram um reajuste de 8% a 10% à época. No entanto, esse número pode crescer ainda mais, exigindo das famílias uma maior atenção ao planejamento financeiro no início do ano. 

Como explica Christian Coelho, CEO da consultoria, o peso do aumento do valor das mensalidades seria apenas uma compensação dos investimentos em protocolos de segurança e tecnologia feita pelas escolas durante a pandemia. “Boa parte dos colégios seguraram os preços durante a pandemia, então esse reajuste já seria esperado por todos”.

O esperado hoje está bem acima das projeções iniciais realizadas no meio do ano, e os reajustes já podem passar da casa dos 10%. Dessa forma, as famílias precisam se preparar com antecedência para lidar com essa e outras tradicionais despesas de início de ano, como IPTU e IPVA, por exemplo. 

Coelho conta que, como a Educação acaba sendo o principal investimento dos pais que possuem filhos, esse item precisa ser o primeiro a ser administrado, a partir do ponto de vista dos benefícios a longo prazo.

Professores, internet, limpeza, manutenção, aluguel, atendimento. Os custos para se manter uma escola funcionando são diversos, complexos e podem variar de uma instituição para outra. Para não haver um ruído durante as negociações, o especialista afirma que as escolas precisam ser transparentes com a comunidade, procurando mostrar tudo aquilo que foi feito durante o ensino remoto e híbrido, quais foram os custos e como os novos valores podem ser negociados a partir de agora.


Descontos e inadimplência

O especialista conta que agora as escolas precisarão dedicar seus esforços de planejamento para a política de mensalidades, gestão de matrículas e redução da inadimplência. Um outro estudo feito pelo grupo em outubro mostrou que os casos de cancelamento de matrícula diminuíram de 95% para 52%, em média, nos últimos 12 meses. Por sua vez, o percentual de inadimplência caiu de 25% para 9%. 

Para ele, o sucesso da retenção das matrículas se deu às renegociações das mensalidades. No entanto, “à medida em que a economia melhora, muitas escolas podem começar a diminuir essa política de descontos”. 

Uma das alternativas sugeridas por ele para não haver atrito entre pais e colégios é conceder um benefício aos pais em troca do pagamento integral da mensalidade. Pode ser a troca da mensalidade por atividades extras sem custos, descontos no material didático, ganho do uniforme, isenção da taxa de eventos ou desconto por desempenho do aluno, por exemplo.

Se for o caso de procurar uma nova instituição de ensino, é importante comparar os preços entre elas. Segundo Christian, tudo está atrelado a uma boa pesquisa de campo. "Para construir critérios de avaliação, busque consultar outras escolas com qualidade ou serviços equivalentes para poder ter mais poder de barganha, além de também ficar por dentro das inovações e benefícios que a escola oferece para o ano letivo, um tópico que ficou mais evidente durante a pandemia", finaliza.


 

Grupo Rabbit


Certidões Negativas serão emitidas exclusivamente pela internet

 

A partir de janeiro de 2022 a emissão será feita apenas pelos sites da Receita, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, ou pelo e-CAC

 

A Receita Federal informa que a partir de janeiro de 2022 as certidões negativas de débitos (CND), e positivas com efeitos de negativa de débitos (CPEN), deverão ser emitidas exclusivamente pela internet.

Nos casos em que não for possível emitir a certidão automaticamente pelo site da Receita ou Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), o pedido de liberação da certidão, acompanhado da comprovação da solução das pendências impeditivas, deverá ser protocolado exclusivamente pela internet, via processo digital, disponível no portal de serviços da Receita Federal, o e-CAC.

A portaria que modificou as regras para emissão e liberação da emissão de certidões de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional foi publicada no DOU de terça-feira (28). A Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 103, de 20 de dezembro de 2021, alterou a Portaria Conjunta RFB/PGFN nº 1.751, de 2 de outubro de 2014.

Para saber mais sobre como emitir certidões de regularidade fiscal, entre no portal da Receita Federal

 

Redação DC

https://dcomercio.com.br/categoria/leis-e-tributos/certidoes-negativas-serao-emitidas-exclusivamente-pela-internet


Postos do Poupatempo estarão fechados na véspera e feriado de Ano Novo, dias 31 de dezembro e 1º de janeiro

Atendimento presencial será retomado na segunda-feira (3/1), no horário habitual de cada local, mediante agendamento prévio 

 

Nesta sexta-feira, 31 de dezembro, e no dia 1º de janeiro, os postos do Poupatempo em todo o estado de São Paulo estarão fechados devido à comemoração de Ano Novo. As unidades reabrem em seu horário habitual a partir de segunda-feira (3/1), mediante agendamento prévio pelos canais digitais do programa.  

Durante o feriado, o cidadão poderá acessar as plataformas digitais do programa, que contam com mais de 180 serviços eletrônicos, 24 horas por dia, sete dias por semana, com segurança e comodidade. Entre as opções, estão renovação de CNH, emissão do Atestado de Antecedentes Criminais, consulta de IPVA, carteira de vacinação digital contra a Covid-19, entre outros. 

Importante reforçar que os atendimentos nos postos do Poupatempo são realizados somente para serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como os de RG (primeira via e renovação com alteração de dados), transferência interestadual e mudança nas características de veículos, por exemplo.    

O atendimento presencial é realizado mediante agendamento prévio de data e horário. Para isso, o cidadão pode utilizar os canais digitais do programa – portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou totens de autoatendimento.  


Como faço para provar que sou negro ou pardo nas cotas de concurso?


Em 2014, foi aprovada no Brasil a Lei de Cotas, que determina que 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos sejam destinadas a pretos e pardos.

 

A lei faz parte de uma política de inclusão que vem se desenvolvendo no Brasil, que visa compensar uma realidade histórica de exclusão de pessoas pretas ou pardas de cargos historicamente ocupados por brancos.

 

Até porque essa exclusão tem origem na forte escravidão negra do início da história do país. 

 

Assim, a lei pretende garantir a ocupação desses cargos por pretos e pardos de modo a reequilibrar o padrão socioeconômico de todas as pessoas.

 

Porém, na prática, a aplicação das normas trazidas pela lei são bastante complexas. Isso porque a cor de uma pessoa não é algo muito objetivo. 

É preciso admitir que preto ou pardo, além de serem cores de pele, são expressões de raça e, portanto, podem ser determinadas de várias formas em uma pessoa. 

 

No entanto, a lei determina que o critério para concorrer às vagas destinadas às cotas raciais é a simples autodeclaração. Contudo, a candidatura pode ser anulada se for identificada fraude.


 

A autodeclaração nas cotas raciais de concursos públicos

 

A autodeclaração nada mais é do que o ato de o próprio candidato, no momento de preencher sua ficha de inscrição, declarar que é preto ou parto. Assim, já pode concorrer às vagas reservadas para cotas raciais. 

Portanto, não é preciso comprovação de sua cor para concorrer às cotas raciais. Basta que a pessoa que se entenda preta ou parda, marque essa alternativa no documento e já estará concorrendo às vagas. 

 

Em um primeiro momento, essa “falta de fiscalização” pode soar um tanto negligente. 

 

No entanto, o processo ocorre dessa forma justamente porque provar que a pessoa é de uma cor ou não é uma questão muito sensível. 

 

Dessa forma, essa comprovação só ocorrerá quando houver suspeita ou denúncia de fraude. 

 

Nesse caso, a autodeclaração visa ampliar a política de inclusão, na medida em que permite que qualquer pessoa que se identifique racialmente com as cores preta ou parda possa pleitear seus direitos.

 

Baseando-se em uma visão de si mesmo e, portanto, das eventuais injustiças sociais que já tenha sentido em razão disso. 

 

Sendo assim, a eventual anulação não visa, em um primeiro momento, perseguir pessoas que não se enquadrem em critérios objetivos do que é uma pessoa preta ou parda.

 

Mas apenas evitar que a ideologia por trás da política de inclusão seja distorcida e, assim, que pessoas que não sofram as consequências da desigualdade sejam beneficiadas de modo indevido. 

 

Processo de anulação com direito a contraditório e ampla defesa

 

Após a autodeclaração, só haverá fiscalização da real condição do candidato se, primeiramente, ele for aprovado e, além disso, se houver suspeita de fraude. 

 

Nesse sentido, a Lei de Cotas traz a hipótese de anulação da candidatura quando houver fraude. Veja:

 

“Na hipótese de constatação de declaração falsa, o candidato será eliminado do concurso e, se houver sido nomeado, ficará sujeito à anulação da sua admissão ao serviço ou emprego público, após procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa, sem prejuízo de outras sanções cabíveis”.

 

Portanto, é importante observar que a lei fala em constatação de declaração falsa. 

 

Isso significa que a mera suspeita de fraude jamais levará à anulação da candidatura ou do resultado. 

 

Para isso ocorrer, é preciso que a organização do concurso verifique se, de fato, houve falsidade na declaração. 

 

Sendo assim, se há constatação de declaração falsa, necessariamente há um processo de apuração de falsidade, sobre o qual o candidato deverá ter acesso, com direito a contraditório e ampla defesa

 

E é justamente isso que traz a segunda parte do artigo que comentei acima da Lei de Cotas. 

 

A lei fala em “procedimento administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e ampla defesa”. 

 

Nesse caso, você deve entender que jamais haverá anulação da candidatura sem poder se manifestar sobre a questão antes do resultado final. 

 

O contraditório e a ampla defesa são princípios constitucionais para garantia do direito de defesa.

 

Assim, qualquer procedimento administrativo ou judicial deve dar chances para que ambas as partes, em igualdade, possam defender suas razões.

 

Como faço para provar que sou negro ou pardo nas cotas de concurso? 

 

Não é necessário provar desde o primeiro momento que você é negro ou pardo para concorrer as vagas destinadas às cotas raciais no concurso público. Para isso, basta se autodeclarar preto ou pardo no momento da candidatura. 

 

Contudo, se houver suspeita de fraude na autodeclaração, a anulação da candidatura ensejará um processo administrativo, em que você terá total direito à defesa, para demonstrar que não houve fraude e, assim, que você se entende de fato como uma pessoa preta ou parda. 

 

Nesse momento, talvez você precise comprovar que é uma pessoa preta ou parda na acepção da Lei, e faz jus às cotas raciais, pois se enquadra nos fatores socioeconômicos que ensejam a criação da política de inclusão. 

 

De início, é importante ter em mente que a cota não é para todas as pessoas economicamente hipossuficientes, mas apenas para pessoas pretas e pardas. 

 

O fato de eventualmente experimentar desigualdades sociais não significa que você já tenha experimentado o racismo, o que se busca reverter com essa política especificamente. 

 

Assim, o meio mais óbvio de comprovar sua inclusão nas cotas raciais é apresentando uma foto, se for evidente que você é preto ou pardo. Ou, ainda, se apresentando pessoalmente se uma foto não for suficiente. 

 

Contudo, a questão da raça pode ser mais subjetiva para algumas pessoas. Filhos brancos de pais negros com certeza têm mais identificação nesse sentido. 

 

Nesse caso, se as características fenotípicas das raças preta ou parda estiverem presentes, então você pode alegar pertencer à raça, pois pode sofrer os preconceitos decorrentes disso. 

 

Por fim, se você for filho de pais pretos ou pardos, mas for branco, ou de qualquer outra raça, e não possuir nenhum traço fenotípico, muito provavelmente não estará de fato incluído na política de cotas. 

 

Isso porque, apesar de poder ver de perto as adversidades que o racismo gera, isso não está impresso em seu corpo e, portanto, sua inclusão pela política não é uma prioridade. 


Assim, durante o processo administrativo que será conduzido para apurar fraude na autodeclaração, será possível suscitar todas essas questões.

Além disso, você deve estar disposto a defender seu posicionamento, para haver de fato a inclusão racial e para que o processo não afaste candidatos que se entendem pretos e pardos por medo da anulação. 

 

Agnaldo Bastos - advogado, atuante no Direito Administrativo, especialista em causas envolvendo concursos públicos e servidores públicos e sócio-proprietário do escritório Agnaldo Bastos Advocacia Especializada

 

Economia criativa começa a se recuperar e as academias deixam a zona dos mais impactados

Setores mais afetados durante a pandemia diminuíram perdas de faturamento, de acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV, apesar de fatores como aumento de custos

 

A economia criativa e as academias foram os segmentos que apresentaram a maior recuperação entre os meses de agosto e novembro desse ano, de acordo com a 13ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae em parceria com a FGV. Em agosto, a queda de faturamento nas empresas da Economia Criativa era de -64%, já em novembro, esse resultado caiu para -45%, uma evolução de 19 pontos percentuais. Já as academias, recuperaram 20 pontos percentuais, passando de uma queda de faturamento de -40% para -20%.

“A Economia Criativa continua sendo o segmento mais impactado pela pandemia, mas a queda nos casos de Covid-19, devido ao aumento da vacinação, fez com que os empreendedores desse segmento voltassem a operar, apesar dos aumentos de custos e da inflação. Esse segmento chegou a apresentar queda de faturamento de 86%, em março do ano passado”, explica o presidente do Sebrae, Carlos Melles. Além das empresas desse setor, os outros quatro que mais sofrem com perdas de faturamento são Turismo e Beleza (-42%), Artesanato (-38%) e Logistíca e Transporte (-37%).

*A pesquisa ainda revela que 65% das empresas da Economia Criativa estão funcionando com adaptações e 14% ainda continuam com as operações fechadas temporariamente. Na 12ª edição da pesquisa, 31% estavam com o funcionamento interrompido. “Assim como os outros segmentos, a Economia Criativa também tem sofrido com o aumento dos custos e com a falta de clientes, o que impede uma retomada mais acelerada”, observa o presidente do Sebrae.  Segundo o levantamento, 50% dos empreendedores alegaram o aumento dos custos como a maior dificuldade para a retomada e outros 25%, reclamaram da falta de clientes.*


Academias

As mudanças implementadas por 73% dos donos de pequenos negócios do segmento de academias surtiram efeitos e fizeram com que essa atividade se tornasse uma das menos afetadas pela pandemia. Com perda de faturamento de -20%, apenas os segmentos de pet shops, indústria e agronegócio estão com resultados negativos menores.  As academias, desde o início da pandemia, chegaram a apresentar queda de -87% no faturamento, a segunda maior entre os segmentos analisados. Em primeiro lugar foi o Turismo que presenciou perdas de -88%.


Mentir no currículo é o pior erro de candidatos, segundo pesquisa com jovens

A boa comunicação, skills e a transparência desde o currículo são decisivos no processo de seleção

 

Muita gente acredita ser essencial ter todas as habilidades requeridas pelo mercado para conseguir prosseguir em um processo seletivo. Contudo, não é só isso, existem outras razões. Nesse sentido, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez um estudo, entre 1º e 12 de novembro, com a participação de 15.874 jovens entre 15 e 29 anos, perguntando: “qual falha mais provoca a eliminação de candidatos?”. Como resultado, encontramos a importância da oratória e de ser verdadeiro no Currículum Vitae, conhecido popularmente como currículo (CV).

 

Com 37,82% (ou 6.004) dos votos, “ter escrito informações falsas em seu próprio CV” ficou em primeiro lugar no pódio. Essa é uma percepção valiosa, pois quando um candidato mente existe um prejuízo tanto para si, como para a empresa. “As vagas são filtradas e disponibilizadas conforme as informações inseridas no documento, logo, não aparecerão de forma correta e o aspirante perderá tempo realizando inscrições para posições não alinhadas com o seu perfil técnico”, explica a analista de seleção do Nube, Beatriz Menezes.

 

Além disso, de acordo com ela, se uma farsa for mantida até o momento da contratação, o indivíduo terá dificuldades nas rotinas iniciais e provavelmente será desligado cedo. “Dessa forma, mancha sua imagem profissional e perde a oportunidade de fazer parte da companhia futuramente. Por isso, é fundamental manter os dados atualizados e concorrer a possibilidades combinadas com você”, complementa a especialista.

 

Já para 29,62% (4.702)  a linguagem informal e inadequada é o fator determinante. Nesse sentido, é essencial ter bom senso na hora de se comunicar durante uma entrevista. “Excesso de informalidade pode passar a impressão de falta de discernimento ou até desinteresse. Há instituições com uma cultura muito convencional e outras nem tanto, porém, mesmo nos ambientes mais descontraídos, é considerável tomar cuidado para não se exceder em relação a espontaneidade e acabar prejudicando a autoimagem. O segredo é sempre o equilíbrio”, adverte a analista. 

 

Para Beatriz, é sempre interessante o cuidado com a língua portuguesa, evitar lapsos de concordância, muitos vícios de linguagem, uso de gírias ou palavras pronunciadas de forma incorreta. Portanto, o cuidado com a comunicação deve acontecer desde o CV, pois erros de português nesse arquivo podem gerar uma má ideia por parte do selecionador.

 

Ainda, 14,07% (2.234) acreditam na apresentação ruim e não destacar seus pontos fortes como elemento crucial de eliminação. “É imprescindível demonstrar segurança ao transmitir conhecimentos, manter-se calmo e atento aos questionamentos do entrevistador para respondê-lo de forma assertiva e clara”, diz a recrutadora.

 

Outros 12,62% (2.003) concordam sobre as skills não adequadas à oportunidade serem o motivo de não aprovação em um recrutamento. Isso realmente tem um peso. “Deve existir um alinhamento referente às maestrias requisitadas para a função e as do concorrente. O feedback auxilia muito nesse processo, pois o avaliador trará com detalhes os pontos de desclassificação e, também, dicas referente a melhoria”, afirma a analista de seleção do Nube.

 

Por fim, para 5,86% (931) não estudar previamente sobre a entidade é um grande vacilo. “Muitas vezes, os indivíduos confundem os postos e trazem informações erradas sobre a empresa, isso pode ser interpretado como falta de atenção e ser negativo. Por isso, saber os objetivos, visão e valores, entre outros elementos relevantes é um destaque para o estudante. Ademais, ele pode verificar se existem dúvidas e aproveitar para esclarecê-las durante a entrevista”, finaliza Beatriz.

 

Fonte: Beatriz Menezes -analista de seleção do Nube

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