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quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

8 resoluções e tecnologias que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida em 2022

Startups de diferente segmentos auxiliam em metas comuns como organizar as finanças, ser mais saudável e viajar mais


A virada de ano é sempre um momento reflexivo sobre o que queremos mudar na nossa rotina, ou algo que desejamos resolver ou conquistar. Economizar, viajar e ser mais saudável são alguns dos tópicos mais comuns da lista de resoluções de ano novo.

Estabelecer resoluções ao fim de cada ano é praticamente um ritual unânime e milenar. Essa tradição existe há mais de 4 mil anos. Os antigos babilônios faziam promessas aos deuses quando o ano iniciava. Há registros do costume se repetir em Roma, e existem alguns paralelos religiosos no início do Cristianismo e Judaísmo, quando adoradores procuravam melhorar a si mesmos anualmente.

Hoje, podemos dizer que está bem mais fácil de resolver algumas das promessas que fazemos nessa época. A tecnologia, que otimiza nosso dia a dia, também colabora com a lista de ano novo. Aplicativos e startups de diferentes segmentos encurtam caminhos e agilizam soluções.

Garimpamos sete serviços que vão ajudar a ter mais motivos para comemorar ao final de 2022: 


• Organizar as finanças e deixar as contas no azul

Ter uma boa relação com o dinheiro é extremamente necessário para atingir grandes sonhos, como viajar ou comprar um imóvel. Afinal é necessário se planejar e poupar para tirar os planos do papel. Além disso, problemas financeiros podem acarretar em estresse e doenças. Henrique Soares, CEO e cofundador da Pilla, explica que cuidar das finanças precisa se tornar um hábito parte da rotina. A Pilla é uma fintech que trabalha em conjunto com o time de recursos humanos das empresas para melhorar a vida financeira dos colaboradores. Para atingir esse objetivo a startup analisa a situação financeira de cada colaborador, garantindo que ele receba uma educação financeira personalizada e com a indicação dos produtos mais adequados às suas necessidades.


• Cuidar do sorriso

Além de melhorar o dia das pessoas, o simples ato de sorrir tem efeito positivo na saúde psicológica. O sorriso colabora na liberação da endorfina, hormônio associado ao bem estar que é liberado a partir do movimento dos músculos do rosto. Porém, muitas pessoas se sentem inseguras para revelar seus sorrisos por terem algum tipo de má oclusão dos dentes. Segundo pesquisa realizada com os pacientes da SouSmile, startup brasileira de alinhadores dentais invisíveis, 74% relataram melhora na autoconfiança com o uso do alinhador dental que substitui o aparelho fixo para casos simples a moderado. A SouSmile tem como missão entregar saúde e bem-estar por meio de sorriso. Para isso, a empresa oferece atendimento humanizado em clínicas próprias e parceiras em 42 localidades, em 35 cidades diferentes, a um preço acessível.


• Viajar mais

Associar felicidade à viagem é algo comum devido à sensação positiva que essa experiência pode proporcionar. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa publicada no Journal of Hospitality and Tourism Management (2019). E com a evolução da vacinação pelo mundo, o Hurb, maior plataforma de viagens online do Brasil, tem criado ofertas e pacotes para destinos nacionais e internacionais com o intuito de proporcionar esses momentos felizes aos brasileiros, "quebrando suas rotinas". Segundo Ionã Oliveira, Head de Design e Growth do Hurb, "o foco nesse momento é proporcionar a melhor experiência ao usuário, otimizando as viagens por meio da nossa plataforma". O novo cenário traz mais esperança e aumenta a possibilidade de planejar viagens, devolvendo às pessoas a sensação de felicidade a longo prazo.


• Tirar do papel o sonho de criar conteúdo para internet

Trabalhar como criador de conteúdo não é fácil. Exige tempo de dedicação para buscar inspiração, criar e acompanhar as novidades de cada plataforma. Com a ascensão da Creator Economy e a possibilidade de criar conteúdo relevante sobre diferentes temas, trabalhar como um creator se tornou desejo de muitos. Para auxiliar quem quer começar e até quem já deu início nesta trajetória, Leo Soltz, CEO da One Big Media, mediatech especializada em desenvolver e impulsionar creators, explica que é necessário encontrar o seu objetivo com o conteúdo que irá produzir, qual nicho quer atingir e de que forma poderá se destacar. "Parece fácil ser um creator. Mas não é bem assim. O sucesso dos creator exige inspiração, mas claro, muita transpiração também. Por isso é necessário ser original, manter constância, ser ágil e apaixonado pelo que faz", explica. No modelo de negócios da One Big Media, a empresa se torna sócia dos canais de creators. A startup possui hoje em seu portfólio mais de 100 canais de diversas verticais, nas principais plataformas, com ênfase no Youtube e Kwai. Um time de especialistas se dedica a impulsioná-los em métricas e metadados e ainda ajudá-los na profissionalização dos conteúdos e co criação, ao mesmo tempo em que oportuniza espaços para campanhas e projetos especiais, sob medida de branded content para marcas nacionais, atingindo assim uma audiência qualificada e de interesse - cobrindo as duas pontas desta jornada.


• Expandir capacitação

Conhecimento sempre é um bom investimento e estudar sobre novas áreas ou se especializar podem auxiliar a conseguir destaque na carreira. O mercado de trabalho na área de tecnologia, por exemplo, teve um grande aquecimento nos últimos anos e hoje faltam talentos para preencher as vagas em aberto. De acordo com relatório da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o setor de Tecnologia da Informação (TI) demandará cerca de 420 mil profissionais até 2024. A CESAR School é uma escola de inovação que oferece cursos livres, além de graduação e pós, e formações em tecnologia e design que abordam além das questões técnicas, as soft skills necessárias para os alunos se destacarem.


• Praticar exercícios físicos e manter uma rotina de bem-estar

Há uma tendência muito positiva no modelo de comportamento das pessoas, que estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar completo, combinando experiências online e presenciais para cuidar dos diferentes aspectos da saúde, além de encontram-se cada vez mais encorajadas a cuidar proativamente de si mesmas, em todos os âmbitos - físico, mental e emocional. Desde março de 2020, o Gympass, plataforma completa de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades de forma individual e tem como missão tornar o bem-estar algo universal, para que todos possam se sentir felizes e saudáveis, contabilizou mais de 5 milhões de utilizações de suas ofertas digitais, reforçando que o futuro do bem-estar é híbrido e as soluções digitais são complementares e não substitutas.


• Começar a investir ou diversificar os investimentos

Quem nunca investiu tem receio em começar, por não saber o melhor caminho e também achar que não tem dinheiro suficiente para isso. Quem já investe, está sempre buscando melhorar a carteira. Para ambos os perfis, a dica primordial é buscar conhecimento. E a melhor forma de fazer isso é através de conversas com quem já investe, e de conteúdos de qualidade que forneçam explicações claras, simples e confiáveis sobre o mercado financeiro. Além disso, diferente do que muitos podem pensar, não é preciso juntar grandes montantes para começar a investir. Ruben Guerrero, CEO e cofundador da SproutFi, explica que com apenas um dólar é possível investir até em ações na bolsa nos Estados Unidos. Foi justamente para trazer essa democratização do acesso aos investimentos e incentivar a educação financeira na América Latina que Guerrero criou a SproutFi. A plataforma é a primeira rede social de investimentos da América Latina em ações, fundos e ETFs nos EUA. No aplicativo, os usuários compartilham ideias e conteúdos educativos sobre o universo dos investimentos. A rede conta com especialistas e investidores pessoa física de diferentes níveis - de iniciantes a avançados - que, todo dia, postam suas opiniões e dúvidas em relação a diversos temas, como mercado de ações, criptomoedas, renda fixa e vários outros produtos que atendem à diversidade de perfis reunidos na comunidade online. Assim, o conhecimento é compartilhado, e mais pessoas podem descobrir produtos que atendam aos seus objetivos financeiros, aprendendo a alocar os recursos da melhor maneira.


• Ampliar conhecimento

Buscar conhecimento sobre um novo assunto/tema foi uma das principais motivações para procura de cursos online em 2021, segundo pesquisa inédita elaborada pela Hotmart, empresa global de tecnologia e líder em produtos digitais, em parceria com a Box1824. E, seja para mudar de carreira, aumentar a renda atual ou gerar nova fonte, a Hotmart se destaca por concentrar ferramentas e soluções que ajudam criadores de conteúdo e usuários ir atrás de seus sonhos por meio de conteúdos de diversos temas e formatos (ebooks, workshops, podcasts, webinars e outros), e aprender mais sobre tópicos de interesse ou aumentar conhecimento, seja por música, desenho, culinária, astrologia, cuidados com a saúde, dentre os mais de 490 mil produtos cadastrados, disponíveis na plataforma para mais de 188 países.


ADM divulga as próximas grandes tendências de consumo

Líder mundial em nutrição humana e animal lança a segunda lista anual de tendências globais de consumo. No Brasil, o estudo aponta dados sobre o comportamento das pessoas com relação a nutrição para o corpo e mente, estilo de vida, bem-estar, nutrição animal, entre outros

 

A ADM, líder global em nutrição e fornecedora de muitas das principais marcas mundiais de alimentos, bebidas e saúde e bem-estar, acaba de lançar sua segunda lista anual de tendências globais de consumo.

Com base em pesquisas realizadas por meio da Outside VoiceSM, plataforma de insights de consumidores exclusiva da ADM, a empresa fornece uma análise de cada espaço de crescimento pronto para decolar no novo ano. Esses insights são usados pelas principais marcas de consumo do mundo para fomentar a inovação de produtos.

Para Gonzalo Rodriguez, vice-presidente Global Marketing da área de nutrição animal e nutrição humana da ADM, os insights podem ajudar a indústria a colocar nas prateleiras produtos que vão atender aos anseios mais recentes dos consumidores finais. ""Nossa criatividade e expertise técnica somados ao vasto portfólio de ingredientes, capacitam a ADM a desenvolver soluções alinhadas às demandas do mercado, com elevado padrão de qualidade e de modo sustentável", declara.

Abaixo, as oito principais tendências de consumo que promovem o crescimento global atual e futuro, e apontam o caminho para as plataformas de inovação, renovação e desenvolvimento da ADM.


• Nutrição para o corpo e para a mente

Os consumidores desejam ser mais proativos em relação à mente e ao corpo por meio de uma abordagem equilibrada à dieta e ao estilo de vida. Embora seja uma tendência de longo prazo, a recente pandemia global trouxe um interesse renovado ao bem-estar mental, com muitas pessoas procurando formas mais eficazes de lidar com o estresse e a ansiedade. A nutrição saudável é uma das formas que os consumidores usam para promover seu bem-estar holístico. A Outside VoiceSM constatou que 57% dos brasileiros regularmente tomam medidas para apoiar sua saúde mental.


• Estilos de vida com alimentos de origem vegetal

Uma abordagem flexitariana à alimentação é a tendência atual, uma vez que os consumidores buscam uma nutrição funcional, saudável e de origem vegetal para promover estilos de vida saudáveis ​​e ecologicamente corretos. De fato, a expectativa é a de que as proteínas alternativas representarão muito provavelmente 11% do mercado total de proteínas em 20352. Isso foi ocasionado, em parte, pela pandemia de covid-19, que acelerou o interesse em produtos vegetais como uma alternativa saudável pelos consumidores que estão atentos às necessidades nutricionais de seu corpo. As fabricantes de alimentos e bebidas responderam, ampliando o leque de opções de produtos vegetais nutricionais, com o objetivo de atender à crescente demanda por produtos sustentáveis e seguros voltados à saúde e ao bem-estar. De acordo com a Outside VoiceSM, 50% dos consumidores brasileiros estão gerenciando seu consumo de carne.


• Microbioma na raiz do bem-estar

O entendimento de que o microbioma é uma peça fundamental para o bem-estar tem crescido recentemente. Atualmente, os consumidores procuram alimentos, bebidas e suplementos que contribuam para a saúde do intestino e para o bem-estar geral. Eles relacionam a saúde intestinal à função imunológica, a aspectos do metabolismo e até ao humor, à acuidade mental e à sensação de estarem energizados. Segundo a Outside VoiceSM, 67% dos consumidores brasileiros relacionam saúde e bem-estar com uma forte imunidade / ser capaz de se recuperar de doenças rapidamente. Assim, sua abordagem à promoção de um intestino saudável tem evoluído de reativa (procura por alimentos para aliviar o desconforto) para proativa (soluções pre, pro e posbióticas personalizadas e customizadas), em um esforço para ter maior controle sobre sua saúde e bem-estar pessoal.


• Fornecedores transparentes e clean label

A demanda por produtos clean label, considerados pelos consumidores ingredientes da cozinha de verdade, é a aposta da vez. O consumidor de agora busca alimentos e bebidas que contenham ingredientes conhecidos e que possam ajudar a promover um estilo de vida saudável e sustentável. Isso ocasionou uma demanda por transparência em todo o ciclo de vida do produto, desde como é feito até como é embalado, e assim por diante, especialmente durante a pandemia de covid-19, quando os consumidores passaram a dar maior ênfase em saber a procedência dos alimentos, tentando garantir a saúde e a segurança de si mesmos, de seus familiares, de seus animais de estimação e de suas comunidades. A Outside VoiceSM constatou que 72% dos brasileiros estão mais atentos com os ingredientes listados em alimentos e bebidas que compram nos últimos 12 meses.


• Humanização dos animais de estimação

Os animais de estimação são vistos como parte da família - uma tendência observada há algum tempo que se acelerou durante a pandemia. Isso se estende ao que os animais de estimação comem, sendo que muitos pais de animais transpõem seus gastos com compras e preferências para seus companheiros peludos.

Houve um aumento de 41% nas rações "100% naturais" lançadas em todo o mundo3. Nessa mesma linha, a Outside VoiceSM também constatou que 16% dos brasileiros compraram alimentos para seus animais de estimação considerados luxuosos e 19% se referiram ao seu pet como um membro da família. Após serem desafiados a mudar o estilo de vida e, agora, a voltar ao trabalho, os consumidores continuarão monitorando o bem-estar geral de seus animais para garantir que estejam oferendo rações e suplementos voltados ao cuidado da mente e do corpo.


• Ração animal correta e responsável

A interconexão da cadeia de suprimentos dos produtos para animais é a principal preocupação do consumidor de hoje. Há uma demanda crescente por soluções otimizadas que promovam a nutrição humana e animal de forma eficiente e ecologicamente correta para várias espécies de animais. Mais da metade dos consumidores brasileiros (52%) estão preocupados com o bem-estar animal. Isso fez com que as marcas começassem a fornecer documentação digital para explicar como o animal foi criado, principalmente em relação ao consumo de antibióticos e/ou hormônios de crescimento.


• O bem da sustentabilidade

Os consumidores veem a sustentabilidade como um imperativo moral, pois a conectam com o que é certo e ético, com sua comunidade e com o meio ambiente. 45% dos consumidores brasileiros consideram a preservação do meio ambiente como a razão primária para comprar produtos sustentáveis. Isso desencadeou uma demanda por uma produção ética e por práticas de fornecimento sustentáveis ​​- como a agricultura regenerativa e a produção de carbono negativo para proteger o suprimento de alimentos do futuro.

As marcas respondem assumindo posições sobre as questões ambientais, visando refletir seus compromissos com o aumento da sustentabilidade de seus sistemas de produção e distribuição.


• Fontes renováveis e biossoluções avançadas

Os consumidores estão mais conscientes do impacto ambiental de seu consumo e do sistema alimentar em geral, com foco específico no uso de materiais finitos e resíduos físicos. Com 81% dos brasileiros preocupados com a poluição decorrente de plásticos, os consumidores conscientes estão focados na procura por alimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza que atendam às necessidades de suas famílias, do meio ambiente e de suas comunidades locais. E eles acreditam cada vez mais que as empresas devem assumir responsabilidade maior pela redução do lixo e do uso de energia, desde o desenvolvimento até o descarte.

Cada uma dessas tendências de crescimento representa uma oportunidade para as marcas inovadoras que querem continuar relevantes para o consumidor atual. A ADM, uma potência global em nutrição humana e animal, está em posição para fornecer a essas marcas insights e novas soluções necessárias para atender às necessidades dos consumidores, acompanhando sua evolução no mercado atual.

 


Fonte: Comunicados institucionais:
1 ADM Outside VoiceSM
2 Boston Consulting Group e Blue Horizon Corporation, Relatório Food for Thought, The Protein Transformation, 2021
3 Mintel, relatório The Future of Pet Food 2021
4 Nielsen, Quality and efficacy may beat out price sensitivities amid coronavirus concerns, 2020 5 FMCG Gurus: How Has COVID-19 Changed Consumer Behavior, Q21

 

SBGG repudia mudança no Estatuto do Idoso para permitir aumento de planos de saúde

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em nota conjunta com diversas entidades, expressa publicamente seu repúdio à qualquer tentativa de alteração do estatuto do idoso para permitir o aumento de planos de saúde.

Notícia veiculada pela Folha de São Paulo no último dia 2 de dezembro informa que a Câmara debate a mudança e que uma minuta de projeto já circula entre os integrantes da comissão que discute o tema.

A SBGG reitera que o tema deve ser avaliado com cautela: o impacto dessa medida poderá inviabilizar o acesso de milhões de idosos aos planos privados de saúde e sobrecarregar ainda mais o Sistema Único de Saúde (SUS).

Vale lembrar que o art. 15, § 3º, da Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso), veda qualquer discriminação em razão da idade para o idoso, evitando aumentos abusivos por faixa etária nos planos de saúde a este segmento populacional.

É fundamental que a sociedade civil organizada esteja atenta, mobilizada e transmita às autoridades sua preocupação com essa possibilidade, que fere o direito fundamental à saúde da pessoa idosa.

Saiba mais: Nota pública de repúdio: alteração do Estatuto do Idoso para aumento de planos de saúde - Portal do Envelhecimento


Saúde Mental em 2022: o que estará em pauta?

Projetos de lei, vozes públicas falando sobre o tema, esporte e trabalho e estratégias em saúde mental: confira alguns dos assuntos de maior relevância para o próximo ano


 

A pauta de saúde mental vem conquistando cada vez mais visibilidade e engajamento nas mídias, especialmente com as mudanças no mundo do trabalho, do esporte, da educação, a relação constante com tecnologias e novos formatos de prestação de serviço, crescimento dos níveis de desigualdade… Sabemos que a saúde mental é também estrutural e, por isso, com a pandemia, surgiram ainda mais impactos nos diferentes aspectos da vida. 


Ao passo que uma infinidade de fatores que têm provocado transformações nos modos de convivência e comportamento das pessoas, cresce também a necessidade de olhares mais abrangentes e, ao mesmo tempo, específicos para os diferentes grupos sociais, e a importância de ampliar as discussões sobre o assunto e trazer olhares de prevenção e promoção. Com base neste cenário (e das grandes expectativas para 2022), trouxemos a seguir alguns dos assuntos de maior relevância para o próximo ano.   


1.   Artistas se tornam referências de advocacy em saúde mental – A fama também tem sido uma ferramenta importante para falar sobre temas de grande relevância social, conscientizar e chamar a atenção dos seguidores. Exemplos como Selena Gomez e seu projeto Wondermind (plataforma que oferece conteúdo de apoio e comunidade sobre questões de saúde mental); Billie Eilish, que é hoje uma das maiores referências jovens sobre o tema, discute abertamente suas experiências com a síndrome de Tourette, depressão e pensamentos suicidas; Adele lançou luz sobre o tema e ajuda a quebrar estigmas, abordando especialmente a ansiedade e a vida após o divórcio, em seu último álbum "30". No Brasil, artistas como Anitta, Whindersson Nunes, Luiza Sonza e Camila Queiroz foram destaques na bandeira sobre saúde mental no último ano, compartilhando suas vivências e fragilidades. Após a polêmica no BBB21, Karol Conká também lançou um programa online sobre Saúde Mental. 

 

No próximo ano, a tendência é que haja mais espaço para o assunto entre membros da classe artística, e também nas produções culturais. A temática vem ganhando mais importância nos debates iniciados, explorados e explicitados pelo meio nos diversos canais. 


 

2.           Copa do Mundo - Saúde mental no esporteDesde as Olimpíadas, em que grandes esportistas se posicionaram a favor da saúde mental, como Simone Biles e Naomi Osaka, o número de atletas a abordarem sobre o tema tem aumentado. No futebol as discussões ainda são tímidas, devido ao estigma que ainda persiste e ao mito de que ser forte é não falar abertamente sobre a saúde mental. Mas o estigma começa a ser questionado quando nomes de peso como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo, três dos maiores craques no segmento, anunciam enfrentar questões de saúde mental e afirmam que olham para isso com cuidado. Outro tema importante a ser levado em conta é a dificuldade de conciliar a saúde mental com o nível de cobranças por conquistas e títulos. Um exemplo recente disso aconteceu na última semana, quando, mesmo após a vitória do Palmeiras na Libertadores, o técnico do time, Abel Fernando Moreira, anunciou o desejo de deixar o cargo por conta da pressão sofrida. A procura pela excelência pode levar aos limites extremos e é importante saber identificar as pressões e buscar estratégias para lidar com elas. 

 

A Copa do Mundo deverá ser vitrine para o assunto, em 2022, visto que alguns atletas de destaque disputarão o torneio pela última vez, provavelmente a exemplo de Messi e Neymar carregando uma enorme pressão pelo título. Em outros esportes, atletas cada vez mais novos são colocados na linha de frente do novo ciclo olímpico, com altas expectativas depositadas sobre eles. 


 

3.           Tecnologias e aplicação em Saúde Mental – O World Economic Forum listou as principais inovações aplicadas à saúde mental para a atualidade, dentre elas: a popularização da telemedicina com a pandemia da Covid-19, hoje assegurada como lei pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), e que possibilitou o atendimento às regiões mais remotas, mesmo para pessoas de regiões desassistidas; Criação de soluções em saúde mental, através de recursos para a produção de dados e KPIkpis que auxiliam na identificação de pontos defasados e onde devem ser feitos investimentos mais oportunos e eficazes, com base em pesquisas WEIRD (públicos específicos) e aplicativos digitais. Para tanto, organizações como OneMind, Health Navigator e o Fórum Econômico Mundial têm desenvolvido critérios de avaliação, que permitirão que as ferramentas recebam um selo de aprovação de que são clinicamente validadas, éticas e seguras; Novas políticas e modelos de trabalho viabilizados pela tecnologia que podem favorecer mudanças estruturais para a saúde mental (destacando as práticas ESG); Programas de educação online e qualificação de profissionais da saúde para atendimentos em saúde mental; Mecanismos de monitoramento tendências de saúde para poder formular intervenções e propostas de políticas públicas; Plataformas paraforma de disseminar informação e educar sobre o tema.

 

A pandemia acelerou o desenvolvimento tecnológico e as soluções surgidas nos últimos anos vem colaborando bastante para os cuidados com a saúde física e mental. As plataformas e ferramentas digitais ampliaram as possibilidades de acesso ao cuidado, tanto em termos de alcance, quanto de custos. Para o próximo ano, a expectativa é que os gadgets, softwares e computadores avancem mais alguns passos em prol de alternativas de saúde mental, seja no âmbito dos diagnósticos, cuidados, prevenção, promoção ou monitoramento. 

 


4.           O futuro do trabalho A expectativa da entrada no início de 2022 da Síndrome de Burnout na CID11 - Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, realizada pela OMS - e os impactos nas leis trabalhistas e no próprio mercado passam a dar ainda mais relevância para as discussões sobre a saúde mental no ambiente de trabalho, inclusive destacando crises como o burnout. Neste contexto, surgem novas reflexões sobredestaca-se as novas modalidades de trabalho, que com a pandemia têmtem ganhado ainda mais força no setor: trabalho remotohome office e o trabalho híbrido. Tais mudanças, muitas vezes, têm implicado no aumento de cargas horárias, pressão psicológica, sobrecarga de tarefas, competitividade e outros aspectos que afetam a saúde mental de trabalhadores. Diante das incertezas do momento e da possibilidade de novos cenários de isolamento socialum novo lockdown, os diagnósticos apontados pelas mudanças no mundo do trabalho dos últimos anos precisam também refletir sobre novas estratégias de promoção e prevenção da saúde dos funcionários. Para o próximo ano, a perspectiva é que cada vez mais empresas passem a colocar a saúde mental como parte essencial da responsabilidade das organizações, visando transformações mais efetivas e que assegurem políticas assistenciais focadas em cuidados preventivos, não apenas em curto mas também em longo prazo. 

 

Entre as tendências corporativas para 2022, definitivamente está o ESG, que além de pautar os negócios pelo viés da sustentabilidade, também propõe estratégias mais assertivas para os cuidados com a saúde mental dos funcionários e colaboradores.


 

5.           5ª Conferência Nacional de Saúde Mental – O evento, que será realizado nacionalmente de 17 a 20 de maio de 2022 e com eventos municipais e regionais nos primeiros meses de 2022, é fundamental para a disseminação e aprofundamento das discussões sobre políticas públicas e práticas de cuidado em saúde mental. Sua ausência nos últimos 11 anos implicou em impactos nas discussões qualificadas sobre o tema. Para tanto, se faz indispensável incentivar a participação popular nos encontros,  a fim de trazer comunidades, famílias e pessoas que usam os serviços para dentro dos debates, reforçando a necessidade de articulação e contribuição das diferentes frentes: instituições, sociedade civil, setores públicos de atendimentos e governanças.  

 

Mais próxima das reflexões e conversas sobre saúde mental, a população poderá ser engajada e provocada a pensar e participar das discussões iniciadas sobre o tema, trazendo suas perspectivas para o debate e para a formulação de políticas públicas, que interferem na rotina das comunidades e estrutura do sistema de saúde, ajudando a elaborar  abordagens e soluções que reflitam suas necessidades. 

 



 

Instituto Cactus - organização filantrópica e sem fins lucrativos, independente, que atua para ampliar e qualificar o debate com  os cuidados em prevenção de doenças e promoção de saúde mental no Brasil.


4 plataformas para ganhar uma renda extra ainda este ano

Ainda é possível ganhar dinheiro com pouco ou baixo investimento 

Falta pouco mais de um mês para o final do ano e com o aumento dos gastos durante a alta temporada, com a chegada do período de férias e festas, o desejo de ganhar dinheiro fica ainda mais latente no brasileiro. Para te ajudar a começar a fazer isso, hoje, com nenhum ou baixo investimento, separamos uma lista com plataformas para ganhar uma renda extra. Confira:


Ganhe dinheiro na internet, vendendo cursos online

A HeroSpark é uma solução para empreendedores digitais que tem como foco transformar a expertise de profissionais em dinheiro por meio de cursos online. Desde seu lançamento, a Hero Spark tem uma parceria com o modelo de vendas dos afiliados, no qual possibilita, ainda mais, chances para gerar lucro. Se você tem uma super habilidade ou conhece muito sobre um assunto, essa dica é para você! Para fazer parte, basta se inscrever aqui.




Seja um cuidador de pets com hospedagem domiciliar, creche e pet sitter

Para quem é apaixonado por pets, uma boa opção nesse sentido é a DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina que, através do site e app, conecta quem tem pet a uma comunidade de anfitriões escolhida a dedo. Cada herói cadastrado para prestar serviço pela DogHero tem um perfil exclusivo, com suas informações, fotos dos pets que cuidou e avaliações de outros clientes. Durante o serviço, os cuidadores enviam fotos e vídeos para que o cliente possa acompanhar a estadia e o atendimento ao seu pet. Hospedagem domiciliar - Para passar uma noite ou mais. Ideal para quem precisa se ausentar por muitos dias, como em período de feriados e festas de fim de ano. Os valores da hospedagem são definidos por cada anfitrião e variam, em média, entre R$ 45 a R$ 70 por noite. Pet sitter - O herói DogHero realiza visitas ao pet, com duração de uma hora, para cuidar do animal de estimação. Seja o pet um cãozinho caseiro ou um gatinho dorminhoco, ele estará confortável e feliz, no local onde mais gosta, sua própria casa. O pet sitter brinca, coloca comida e água, troca tapetinho e o atende a tudo o que o pet precisa, caso seja idoso ou esteja em um tratamento especial, poderá dar os medicamentos. Muitos acham que o atendimento é só para os cachorros, mas atende a todos os pets, os gatos, hamsters, pássaros, porquinhos da Índia, répteis e até plantas. O serviço de pet sitter tem uma média de cobrança de R$ 35. Creche - O pet fica durante o dia na casa de um herói e recebe todo o cuidado, carinho e atenção. O preço do serviço de creche também varia de acordo com cada anfitrião, mas o valor médio é de R$ 35 por dia.

Para prestar cada tipo de serviço é necessário realizar um curso online específico e uma prova para comprovar conhecimentos técnicos. No caso de anfitriões, mandar fotos da residência para garantir que cumpre os requisitos de segurança para prestar os serviços de hospedagem e creche. O candidato precisa preencher um cadastro detalhado de 10 etapas (com metodologia desenvolvida pela DogHero), que tem como objetivo zelar pela segurança dos animais que vão ficar sob a responsabilidade do cuidador. As inscrições são realizadas pelo app ou site, no link.



Faça renda extra oferecendo o que você sabe fazer de melhor

Profissionais dos mais diversos segmentos podem utilizar o GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, como um meio para conseguir mais clientes. Ao ingressar no app, o profissional tem acesso às informações dos pedidos dos clientes de forma gratuita e, caso se interesse em atender aquela oportunidade e liberar os dados de contato do cliente, ele precisa adquirir um pacote de moedas, selecionando o que mais se adequa ao que deseja. Na plataforma, são os profissionais que estabelecem seus preços e negociam diretamente e fora do app com o cliente, sendo que o valor cobrado pelo serviço vai 100% para o profissional. Todas as experiências são avaliadas pelos clientes. Logo, quanto melhor o profissional desempenha o trabalho dele, mais chances ele tem de ser recomendado e de fechar novos trabalhos.

No GetNinjas, que funciona como um "classificado de anúncios online", são mais de 500 tipos de serviços disponíveis que são oferecidos por mais de 3 milhões de profissionais cadastrados, em mais de 4 mil cidades no país. Entre eles, estão: reformas e reparos (como pintor, eletricista e arquiteto), serviços domésticos (como diarista, babá, cozinheira e adestrador de cães), assistência técnica (como celular e computador), aulas (como dança, música e idiomas), autos (como auto elétrica e mecânica), moda e beleza (como manicure, cabeleireiros e personal stylist) e saúde e bem-estar (como psicólogo e nutricionista). Para anunciar serviços, acesse o site ou aplicativo GetNinjas.



Aumente sua renda realizando serviços de beleza a domicílio

Responsável por triplicar a renda de profissionais de beleza e bem-estar, a Singu, marketplace de beleza e bem-estar, oferece um mecanismo de ascensão social para os parceiros cadastrados em sua base. Uma das vantagens é que, ao contrário dos salões convencionais que cobram até 70% do serviço prestado, a Singu recolhe apenas 35%.

As artistas que trabalham com o aplicativo ganham, em média, R$ 3.000. No mês de outubro deste ano, por exemplo, teve profissional arrecadando R$ 12.000, atendendo uma média de seis pedidos por dia. Mas o ponto principal é a flexibilidade, uma vez que as profissionais podem escolher quando e quanto vão trabalhar, já que são elas que escolhem aceitar ou não um pedido e montam a própria agenda. A Singu funciona todos os dias, das 7h às 22h e está presente em mais de 15 municípios, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Niterói, Brasília e o ABCD paulista. Para ser uma "Artista Singu" basta acessar o site e aguardar o retorno da equipe responsável.


Emissão de vistos americanos segue em alta um mês após reabertura do serviço

De acordo com o advogado de imigração da AG Immigration, maior impacto deve ser sentido em 2022.

 

Há exato um mês, a embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil retomaram as emissões de todos os tipos de vistos para brasileiros que planejam ir para o país norte-americano. Para o advogado especializado em imigração Felipe Alexandre, a medida já vem surtindo efeitos na quantidade de entrevistas realizadas pelos órgãos consulares.

 

“Estamos vendo progresso, as pessoas estão com mais acesso às entrevistas, principalmente para vistos de turistas e, para estudantes, também tem havido maior disponibilidade. No entanto, é importante perceber, obviamente, que estão priorizando as entrevistas para pessoas que já têm petições migratórias aprovadas”, explica Alexandre, sócio-fundador da AG Immigration, escritório de advocacia com sede na Califórnia e especializado em levar brasileiros e profissionais do mundo todo para trabalhar nos EUA.

 

“Ano que vem é que realmente vamos sentir um grande impacto dessa reabertura”, complementa o especialista, ressaltando que há uma grande demanda represada em razão dos meses em que o serviço de emissão ficou suspenso.

 

De acordo com as regras vigentes desde 6 de dezembro, podem entrar nos Estados Unidos os viajantes completamente imunizados que apresentem, antes do embarque, o comprovante de vacinação – incluindo o nome, a data de nascimento, o produto vacinado e as datas da administração de todas as doses – e um teste PCR ou antígeno negativo feito até um dia antes do embarque.

 

“Serão aceitas todas as vacinas aprovadas integralmente e para uso emergencial pelo FDA [o órgão de vigilância sanitária dos Estados Unidos] e a Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o mix de vacinas. A dose final deve ser administrada ao menos duas semanas antes do embarque para os EUA”, explica a representação diplomática americana no Brasil em nota divulgada em seu site.

 

Na última quinta-feira (2), o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou uma série de medidas para combater a disseminação da variante Ômicron no país, incluindo a redução de três para um dia da realização do teste de Covid-19 a ser apresentado antes do embarque. O governo também está exigindo o uso de máscara durante todas as viagens nacionais e internacionais no país, sejam em aviões, trens ou no transporte público e terminais de ônibus rodoviários.

 

“A Administração de Segurança de Transporte estenderá suas ordens de implementação para manter esses requisitos até 18 de março. As multas continuarão a dobrar de seus níveis iniciais para o descumprimento dos requisitos de mascaramento - com uma multa mínima de $ 500 e multas de até $ 3.000 para infratores reincidentes”, alerta a Casa Branca.

 


Felipe Alexandre - advogado americano/brasileiro de imigração e fundador da AG Immigration. Foi considerado quatro vezes pelo American Institute of Legal Counsel como um dos 10 melhores advogados de imigração de Nova York e referência sobre vistos e green cards. Nascido no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos ainda criança. Vindo de uma família de imigrantes, tem dedicado sua carreira à comunidade estrangeira que busca viver legalmente no país.


Advogado dos famosos fala sobre "hater", "stalking" e "Cancelamento"

Advogado das estrelas fala sobre a liberdade na internet


Doutor José Estevam Lima, especialista em direito do entretenimento e presidente da comissão de liberdade de expressão da Anacrim-RJ, é conhecido por ser advogado de 9 entre 10 estrelas do cenário artístico nacional e tido hoje como um dos advogados mais prestigiados do país. Constantemente selecionado por famosos, é conhecido no mundo do entretenimento como “Xerife das redes sociais das estrelas”. O profissional falou um pouco sobre a liberdade de expressão na internet, um dos assuntos mais abordados em seus casos. “A pessoa que se sente ofendida deve provocar o judiciário tanto na área civil, buscando a retirada dos perfis das redes sociais e de medidas coercitivas para que a pessoa se abstenha de proferir ofensas, bem como uma reparação de danos sofridos. Já na esfera criminal, desde que a conduta tipifique um dos crimes contra honra, o ofendido deve acionar a autoridade policial para que a pessoa responsável seja encontrada pelo perfil e punida pela prática do crime”. Já sobre a política do cancelamento nas redes sociais ele alerta: “A falsa impressão de que é possível se esconder em perfis fakes acompanha a progressiva utilização das redes. As autoridades policiais e o Judiciário são ferramentas importantes para esse combate", explicou. A liberdade de expressão possui limites, não é um escudo para prática de ilícitos. O 'cancelamento' tomou uma proporção gigante".

O especialista também falou sobre o crime de "Stalking" e novas leis.

"Stalkear" virou um termo bem popular nos últimos tempos. Quem nunca usou as redes sociais para buscar informações sobre alguém? Mas, até que ponto isso é saudável e dentro da lei? O advogado Dr. José Estevam Macedo Lima esclareceu mais sobre o assunto. Estar por trás de uma tela, não significa estar invisível:

"Importante para caracterização do crime insculpido no art. 147 – A do Código Penal, a existência de reiteração de atos, por qualquer meio, seja ele físico ou digital , que venha a ameaçar a integridade física ou psicológica, restringindo a capacidade de locomoção, invadindo ou perturbando a liberdade ou privacidade de alguém. Os fatos corriqueiros e reiterados ocorridos nas redes sociais que, de forma direcionada, venham a causar uma ameaça, tanto física quanto psicológica, que tenha o condão de restringir a liberdade de locomoção ou que incomode a liberdade ou privacidade de um indivíduo, em tese caracteriza o crime tipificado no art. 147 -A do Código Penal.

Esse crime vem sendo, em tese, muito praticado nas redes sociais e são muitas das vezes caracterizados pelos atos chamados de “cancelamento”.

Por detrás dessa perseguição, existe um sentimento de ódio e de autopromoção, visando angariar cada vez mais seguidores para as redes sociais dos perseguidores. Certamente, estamos vendo um avanço na legislação penal brasileira, na qual, em tese, os atos que anteriormente poderiam ser enquadrados como contravenção penal, hoje são vistos e classificados como crime." Explicou o Advogado.


A polêmica de quem pode atuar no ramo da estética

Dr. Paula Caroline Garcia, Biomédica Esteta, especialista em técnicas avançada e eletroterapias


Está longe do fim ou de ser um consenso a polêmica sobre quais profissionais podem realizar procedimentos estéticos no Brasil. Mas afinal de contas, qual formação deve ter esses profissionais? Quem pode realizar o que?

Antes de responder a essa pergunta, devemos entender o funcionamento do setor de estética, que pode ser dividido em dois grandes grupos de procedimentos:

Procedimentos Injetáveis: minimamente invasivos, em que se utilizam agulhas e que  passam a barreira da epiderme

Procedimentos Não injetáveis: aplicação de produto dentro do tecido.

Os médicos tem regulamentação para atuarem na área da estética injetável facial e corporal, assim como os biomédicos e farmacêuticos estéticos. Já dentistas podem trabalhar apenas rosto e pescoço, não podendo atuar em corpo e capilar.

Os enfermeiros precisam se atualizar constantemente sobre novas permissões para área da estética, pois podem trabalhar apenas com alguns dos procedimentos injetáveis. Os biólogos são os novos profissionais da área da saúde que podem trabalhar no setor. E os fisioterapeutas devem acompanhar seu Conselho Regional, pois há um movimento para que seja liberado e regulamentado, no que diz respeito aos procedimentos injetáveis.

Algumas técnicas, como a harmonização facial e fios de sustentação, exigem formações específicas em determinadas áreas da saúde de acordo com a legislação vigente. Contudo, apesar de uma série de cursos que não têm a mesma exigência, como design e micropigmentação de sobrancelhas, a busca por escolas têm sido grande também por profissionais da saúde, principalmente da área de enfermagem.

Mas é importante salientar que, aqueles profissionais que pretendem ingressar no mercado de estética devem estudar e muito, pois além de estarem lidando com aparência e autoestima das pessoas, trata-se de um setor que está em constante atualização e crescimento. Para a habilitação de cada profissional, o próprio conselho a que ele é vinculado exige uma carga horária mínima no ramo da estética.

Segundo avaliação de advogados especializados na área da Saúde, como Rodrigo Tadeu Donizete Marques da Silva e Carlos Alberto de Souza Reis (da Silva & Reis Assessoria Jurídica), os cursos livres são ofertados para que haja desenvolvimento técnico aos profissionais, não sendo um modelo de habilitação à execução de qualquer atividade profissional.

Ele aponta que esta função é oriunda da ação dos conselhos de classes das respectivas profissões. Assim, os cursos extracurriculares objetivam a capacitação e a atualização do profissional, a habilitação/autorização para a execução da atividade é de atribuição dos respectivos conselhos de classe, que habilitam estes profissionais.  Mesmo os cursos de pós-graduação (especializações) devem passar pelo crivo dos conselhos.

É fundamental destacar que o fato de realizar uma especialização em estética, sem o registro desta no respectivo conselho de classe e por consequência, a habilitação desta especialização, não autoriza a execução da atividade pelo profissional.

Um fenômeno que observamos na rotina da Clinic Cursos é que  a grande procura dos cursos por pessoas formadas com bacharéis de enfermagem, já somam mais de 50% dos alunos. Ouvimos relatos que o principal motivo por buscarem mudança em sua área de atuação é o estresse causado no ambiente hospitalar e prontos-socorros, principalmente durante a pandemia do coronavírus.

Esses profissionais querem um trabalho, em que possam atuar mais com a autoestima das pessoas, com o bem-estar e com a alegria. E não é apenas uma percepção entre alunos, mas também entre quem procura oportunidades de emprego na escola, tanto que a cada 10 currículos que recebo, três são de enfermeiros. Menciona a Dra. Paula

Os fenômenos que comentei não são os únicos a alavancarem o setor de formação desses profissionais. 

O Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. De acordo com levantamento recente divulgado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), organização global que congrega cirurgiões estéticos de 110 nações, em 2019 o país respondeu por 13,1% do total de procedimentos, seguido dos Estados Unidos, com 11,9%.  

Este é o segundo ano consecutivo em que a avaliação do ISAPS destaca a liderança brasileira. Não fosse a pandemia de Covid-19, manteríamos esta performance ascendente também em 2020. Já no começo de 2021, no entanto, os sinais de recuperação foram perceptíveis, com um aumento de quase 50% na procura por procedimentos estéticos, em comparação com o mesmo período do ano passado.

O levantamento também aponta que os procedimentos não cirúrgicos mais populares para ambos os sexos são toxina botulínica, ácido hialurônico e remoção de pelos.

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor 2020/2021 (GEM), publicado em maio deste ano, mais de 50% dos brasileiros pensam em iniciar um negócio nos próximos três anos. Estando no Brasil o maior índice de intenção de empreender entre os países monitorados da América Latina, América do Norte e Europa. Uma tendência que se comprova no setor da estética e nos resultados do crescimento da Clinic Cursos, uma escola que desenvolve profissionais para procedimentos não cirúrgicos, desde o design de sobrancelhas até a harmonização facial, e que viu a procura por seus cursos crescer 500% no primeiro semestre de 2021.

 

Dra. Paula Caroline Garcia - Biomédica Estética, especialista em técnicas avançada e eletroterapias e gestão de negócios.  CEO e responsável técnico da Clinic Biomedicina Estética. CEO e coordenadora pedagógica da Clinic Cursos. Fundadora da Spa inPars, empresa do ramo de bem estar em eventos.  Docente nos cursos de Harmonização Orofacial e corporal há 3 anos

www.cliniccursos.com.br


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