Pesquisar no Blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

DOENÇA DE CHAGAS CHEGA A MATAR CERCA DE QUATRO MIL BRASILEIROS POR ANO


           

Regiões norte e nordeste do Brasil são as mais atingidas com surtos da doença

Quem imaginaria que um simples caldo de cana ou um delicioso açaí poderia trazer tanto problema para sua saúde? Esses alimentos foram responsáveis por transmitir a doença de Chagas para mais de 400 pessoas no Pará e aproximadamente 50 mil contaminados em Santa Catarina. Esses são alguns casos mais graves, porém o contágio vetorial clássico (por intermédio do barbeiro) também permanece.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2015, mais de 1 milhão de pessoas estão infectadas, e cerca de 6 mil morrem anualmente, segundo informações do Ministério da Saúde brasileiro. E os números alarmantes não param por aí. O estado do Pará e a região Amazônica são os que mais apresentam casos de Chagas, segundo o boletim Epidemiológico volume 46 número 21 de 2015 do Ministério da Saúde.
A doença se apresenta em duas fases: a aguda ou fase inicial e a crônica. A transmissão se dá quando um barbeiro infectado defeca sobre a pele do ser humano e logo em seguida o pica.  Ao se coçar, a pessoa empurra o parasita para a corrente sanguínea. A ingestão de alimentos contaminados, transfusão de sangue ou o contato direto com animais ou parasitas que estejam contaminados também são formas de contrair a doença.
Os sintomas mais frequentes na fase aguda são febre, mal-estar, inflamação e dor nos gânglios, vermelhidão, inchaço nos olhos. Já na fase crônica da doença os sintomas podem ocorrer muitos anos depois, vindo como um problema grave de coração em 30% dos infectados, ou do sistema digestivo em 10% dos casos. Nesta fase os sintomas são desmaios, palpitações, dores no peito, inchaço dos membros inferiores, constipação, dores abdominais e dificuldades para engolir. Nem sempre os sintomas são aparentes. Pode ocorrer de uma pessoa só descobrir a doença 20, 30 anos depois de ter sido infectado.
Por ser uma doença muito representativa no Brasil, a Boston Scientific (www.bostonscientific.com), companhia líder em inovação e no desenvolvimento de produtos para procedimentos médicos minimamente invasivos, trouxe ao país o Monster Fix, aplicativo de caráter lúdico e social, desenvolvido para apoiar o trabalho realizado pela ONG Médicos del Mundo em sua luta contra a Doença de Chagas.
O site www.monsterfix.org  pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo (incluindo tablets e smartphones). As ilustrações do jogo foram desenvolvidas pelo reconhecido ilustrador argentino Cristian Turdera.
                       
Monster Fix já está disponível para começar a somar pontos!

SOBRE A BOSTON SCIENTIFIC
A Boston Scientific (www.bostonscientific.com) transforma a vida dos pacientes de todo o mundo, através de soluções médicas inovadoras. É uma empresa global de soluções médicas de alto desempenho, com 35 anos de trajetória no mercado, cujos produtos e tecnologias são utilizados para diagnosticar e tratar uma vasta gama de patologias médicas, inclusive as ligadas ao coração, ao aparelho digestivo, respiratório, vascular e urológico, à saúde da mulher e à dor crônica. Em 2014, mais de 21 milhões de pacientes foram tratados através de soluções médicas desenvolvidas pela Boston Scientific. Atualmente, a empresa emprega mais de 23.000 funcionários em todo o mundo e está presente em 100 países.


MÉDICOS DEL MUNDO - A ONG Médicos del Mundo (www.medicosdelmundo.org) possui um importante caminho percorrido no trabalho pela saúde coletiva dos povos e comunidades mais humildes do continente da América Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados