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quinta-feira, 24 de novembro de 2022

E-commerce: 5 livros que podem ajudar a melhorar o seu negócio

Especialista do Grupo FCamara indica obras que se aprofundam no tema e trazem dicas práticas para quem atua no mercado

 

O faturamento do e-commerce nos cinco primeiros meses do ano foi quase 800% maior do que o obtido no período pré-pandemia, segundo um levantamento da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina, pertencente ao grupo Magalu. Isso demonstra que o comércio eletrônico segue consolidado e aquecido e é preciso buscar sempre a melhoria do próprio negócio para continuar crescendo em 2023.

 

“Foi um ano positivo, de crescimento acelerado, acompanhado por diversas inovações e novas tendências. As projeções continuam positivas para o setor e varejistas iniciantes e veteranos devem se inteirar das movimentações de mercado e também buscar insights para aprimorar seus negócios sempre. Isso pode ser feito inclusive a partir de séries, filmes, podcasts e livros”, aponta Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios.

 

Pensando nisso, o especialista indica cinco livros para quem quer se aprofundar no tema e colher algumas dicas. Confira:

 

1. E-commerce: conceitos, implementação e gestão - por Nara Stefano e Izabel Cristina Zattar 


Neste livro, as autoras refletem sobre as vantagens e os desafios do e-commerce e ajudam o leitor a dominar conceitos, estratégias e ferramentas que fazem parte desse universo para assim conhecer melhor o funcionamento das tecnologias envolvidas na área.

 

2. Crie seu mercado no mundo digital – por Bruno de Oliveira


Viver em uma era completamente digital requer implementar negócios no mundo digital também. Neste livro, o autor compartilha passo a passo como empreendedores que têm negócio físico ou estão planejando seu primeiro negócio podem desenvolver sua estratégia online e ter êxito com um e-commerce.

 

3. A Loja de Tudo: Jeff Bezos e a Era da Amazon – por Brad Stone


O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Jeff Bezos, fundador da empresa, para se aprofundar no universo do gigante do comércio on-line, que revolucionou a forma de ler e de comprar.

 

4. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo - por Michael Solomon


Em sua 11ª edição, o livro apresenta as melhores e mais recentes ideias sobre o comportamento dos clientes, acompanhadas de estudos de caso e exemplos para mostrar que esse comportamento vai muito além do ato de comprar.

Nas palavras do autor, “Comportamento do consumidor é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Em sua obra abrangente, Solomon aborda consumo virtual e observa que o marketing eletrônico aumentou a conveniência ao derrubar muitas das barreiras causadas pelo tempo e pela distância.

 

5. Vendas + Operação no E-commerce: Um olho no peixe e outro no gato


Escrito por Rodrigo Maruxo e Samuel Gonsales, a obra relata vários cases nacionais e esmiúça detalhamento tático. Busca responder como desenvolver um modelo de negócio que transita de forma segura pela transformação digital, como equilibrar as estratégias de vendas, sem perder de vista a eficiência operacional, dentre outras questões comuns à agenda de executivos. O livro compila mais de 40 anos de experiência dos autores desenvolvendo estratégias de negócios em empresas como Mormaii, Netshoes, Amaro, Electrolux, Riachuelo, OQVestir e Suvinil.

 

 

Grupo FCamara

https://www.fcamara.com.br/

 

Detran.SP realiza sábado(26) mutirão no Poupatempo e alerta que 250 mil condutores precisam renovar a CNH

Motorista que não regularizou o documento vencido em janeiro e fevereiro deste ano tem mais uma oportunidade para regularizar a CNH; dia 3/12 acontecerá o último mutirão de 2022

 

Atenção! O Detran.SP em parceria com o Poupatempo promove no próximo sábado (26) o 2º mutirão do mês de novembro para quem precisa renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida em janeiro e fevereiro deste ano. Cerca de 250 mil motoristas estão nesta situação em todo o estado de São Paulo e devem regularizar o documento até o próximo dia 30. No último sábado (19) foi realizado o primeiro mutirão de novembro.

 

Para o próximo sábado (26), serão 10 mil vagas destinadas ao serviço em todas as unidades do programa. O agendamento para o atendimento presencial em 26/11 já está disponível e deve ser feito previamente pelos canais eletrônicos de forma gratuita –portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento e no assistente virtual, o P, disponível também no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974. 

 

Já no dia 3 de dezembro, ocorrerá o último mutirão de 2022 para a renovação da CNH. O atendimento será feito para quem teve o documento vencido em março e abril deste ano.

 

Vale relembrar que os novos prazos para renovação da CNH foram estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que definiu um calendário para os condutores paulistas regularizarem o documento, conforme o mês de vencimento.

 

 Para quem não comparecer aos mutirões da CNH, o motorista pode renovar o documento de forma simples e prática pelo portal do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br), Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), app Poupatempo digital ou ainda pelo WhatsApp do Detran.SP (11 2178-9494).

 

Para realizar o serviço, a pessoa não pode ter nenhum bloqueio no prontuário, como nos casos de suspensão ou cassação do documento. Se a pessoa optar por fazer o processo de forma presencial, deve ser feito agendamento no portal do Poupatempo para posto em que deseja ser atendido.

 

A punição em caso de fiscalização de trânsito para quem não regularizar o documento no prazo correto é de sete pontos na carteira, além de multa no valor de R$ 293,47.

 

"De forma segura, e sem burocracia, o motorista pode regularizar a sua habilitação tanto digitalmente quanto presencialmente. O Detran.SP reforça que é fundamental que todos os condutores renovem a CNH no prazo correto. Respeitar a legislação de trânsito é uma questão de cidadania", alerta Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

 

 

Renovação digital: veja o passo a passo

 

Para renovar a CNH, basta acessar os canais digitais (www.detran.sp.gov.brwww.poupatempo.sp.gov.br, app do Poupatempo ou Whatsapp do Detran.SP (11-2178-9494). Após confirmar ou atualizar os dados, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

 

Para o condutor que vai renovar as carteiras de habilitação categorias A e B, selecione a data e hora para exame médico com um profissional credenciado pelo Departamento de Trânsito. No caso de profissionais que exercem atividade remunerada é necessário que se faça também o exame psicológico.

 

Para as renovações das categorias C, D ou E: o primeiro passo é marcar exame toxicológico em uma das clínicas credenciadas.

 

Com a aprovação nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão da CNH (R$ 116,50) e aguardar orientações via e-mail para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico e fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). O código de segurança para acessar a CNH digital também pode ser consultado pelos canais eletrônicos do Poupatempo.

 

Para evitar deslocamentos e proporcionar mais conforto e comodidade, além da CNH digital, cidadão irá receberá a CNH física, pelos Correios, no endereço indicado pelo motorista.

 


 Serviço: 

 

Mutirão para renovação de CNH: acontecerá em todas as unidades do Poupatempo, com 10 mil vagas para este sábado (26/11). 

Datas: 26 de novembro e em 3 de dezembro. 

Horários: aos sábados, das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com unidade escolhida. A consulta pode ser feita no site www.poupatempo.sp.gov.br


Brasileiros estão saindo da casa dos pais mais tarde – alta de 137% em 10 anos

Material da Kantar IBOPE Media analisa comportamento entre diferentes gerações

 

Os brasileiros estão saindo de casa cada vez mais tarde - o comportamento passou a ser mais frequente na faixa etária de 25 a 34 anos, em uma alta de 137% entre 2012 e 2022. É o que aponta o material “Todo o tempo do mundo: para além da idade”, edição de novembro do Data Stories, conteúdo temático mensal da Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. 

Outro dado interessante, por exemplo, é que mais brasileiros estão investindo nos estudos, mesmo com idade avançada. Isso porque começar ou retomar a faculdade passou a ser mais recorrente entre a faixa etária de 20 a 34 anos – crescimento de 69% nessa faixa no período de 10 anos. 

Ao comparar as mesmas idades do passado com o presente, a Kantar IBOPE Media percebeu que as relações com vários aspectos da vida mudaram. Em 2012, por exemplo, 40% dos brasileiros entre 12 e 25 anos concordavam que dinheiro é a melhor medida do sucesso. Esse número caiu para 28% em 2022. 

Já a faixa etária acima de 58 anos apresentou crescimento de 212% quando o assunto é ter a internet como principal fonte de entretenimento, passando de 13% para 42% em 10 anos. 

A conectividade e o acesso à web, inclusive, é um dos principais fatores que impulsionam as diferenças entre pessoas da mesma idade hoje e décadas atrás. Nos últimos 10 anos, houve aumento representativo nesse fator em todas as faixas etárias: 12 a 19 anos (+15% passaram a navegar pela internet), 20 a 24 anos (+18%), 25 a 34 anos (+35%), 35 a 44 anos (+68%), 45 a 54 anos (+103%), 55 a 64 anos (+178) e 65 a 75 anos (+408%). 

A última década ainda trouxe mudanças significativas de comportamento de consumo de forma generalizada, com maior conscientização ambiental em relação às compras – hoje, 77% estão dispostos a mudar o estilo de vida para beneficiar o meio ambiente –, e a forma como se relacionam com marcas – 44% apreciam empresas inovadoras. 

“Alguns rótulos geracionais tornaram-se uma abreviação para segmentar milhões de pessoas. Isso, no entanto, leva a análises e conclusões estereotipadas e, algumas vezes, até míopes. Para enxergar o todo e ir além do óbvio, o dado pode ser um grande aliado, mas é preciso ir além de análises demográficas baseadas em idade a fim de desbloquear todo seu potencial”, destaca Eduardo Alves, Head de Go-To-Market e Field Marketing (Diretor de Marketing) da Kantar IBOPE Media. 

Esta edição do Data Stories foi elaborada com a ajuda de informações coletadas pela ferramenta Target Group Index e tem a proposta de analisar como diferentes aspectos da vida dos brasileiros variam de acordo com suas gerações. 

 

Kantar IBOPE Media

www.kantaribopemedia.com

 

Autista tem direito a benefício no valor de um salário-mínimo

 Advogada Tatiana Sampaio explica que benefício é pago pelo INSS desde que atendidas algumas exigências

 

O BPC/LOAS, benefício assistencial pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) a pessoas com deficiência ou idosos de baixa renda também pode ser requerido para pessoas com o transtorno do espectro autista. O benefício dá direito a um salário-mínimo (R$ 1.212 no valor atual) por mês e não há restrição de uso, ainda que a intenção seja melhorar a qualidade de vida do portador do espectro.

De acordo com a advogada Tatiana Sampaio, especialista em Direito Previdenciário, o transtorno do espectro autista é considerado uma deficiência para efeitos legais desde que foi instituída a Lei 12.764/2012. “A partir daí, os benefícios previdenciários direcionados para as pessoas com deficiência se tornaram também um direito para as pessoas com autismo”, explica.

 Segundo a especialista, há mais de 2 milhões de autistas no Brasil que podem ter direito ao benefício, desde que atendidas algumas exigências.  “É preciso comprovar por meio de laudo médico — que pode ser do SUS ou particular — que a pessoa possui espectro autista, seja leve, moderado ou grave. Além disso, precisa ser comprovada a situação de impossibilidade de prover o próprio sustento ou de tê-lo provido por sua família”, revela a advogada.

 Sobre o valor da renda ser considerado suficiente ou não para o sustento do autista, sabe-se que ele pode variar. “Isso porque os tratamentos necessários para as pessoas com o espectro autista são extremamente caros. Por isso, o valor de renda mensal determinado em legislação pode ser variável”, aponta.

Tatiana explica que não existe uma data final para pagamento do benefício, já que como o autismo não é considerado doença, não existe cura. “Dessa forma, o benefício somente será cessado caso a situação da renda dos familiares se modifique”. A solicitação deve ser feita pela central de atendimento do INSS (135) ou via Portal Meu INSS.

Mas e se o benefício for negado? A advogada explica que isso pode acontecer muitas vezes por erro no julgamento do pedido ou, ainda, pela falta de documentos necessários para a análise, entre outras coisas.

Nesses casos, há duas opções. A primeira é via recurso administrativo. “Nesse caso há poucas chances de mudar a decisão do INSS”, diz. E a segunda é via ação judicial, pela qual, segundo Tatiana, as chances são maiores em razão da liberdade que o juiz tem de analisar as situações caso a caso. 

 

Tatiana Sampaioadvogada, especialista em Direito Previdenciário, além de criadora do Método Advogada Referência. Ela é reconhecida nacionalmente pelo Marketing Jurídico Digital e Gestão de Escritório, o que abriu portas também para atuar como professora e palestrante. Para mais informações, acesse https://tatianasampaio.com.br/ ou pelo instagram @dratatianasampaio 

 

Não se preparou para a Black Friday? Confira algumas dicas

 

A Black Friday no Brasil começou em 2010 e desde então conquistou os brasileiros pelas ofertas. Nesta sexta-feira, dia 25 de novembro, inicia-se a décima segunda edição. Em 2021, o e-commerce faturou o valor recorde de R$ 7,5 bilhões em vendas, segundo relatório da Neotrust. Este ano, 50% dos consumidores já afirmaram que pretendem comprar algum produto, segundo pesquisa da Inteligência de Mercado da Globo. 

A cada ano contamos com mais empresas aderindo, não somente o varejo que tem se beneficiado desta data. Hoje contamos com a participação de atacadistas, indústrias, serviços e também do agronegócio. É a oportunidade para empresas de todos os setores venderem mais. 

Chegou a semana da Black Friday e você não preparou nada? Muitas empresas ainda têm dúvidas do que fazer e como fazer. Se você está neste grupo, mas quer aproveitar este momento, confira algumas dicas para iniciar hoje e aproveitar a Black Friday. E na próxima, programa-se com antecedência pois há muitas oportunidades.

 

Crie sua oferta 

Antes de divulgar, é importante que você crie suas ofertas. Independente do seu segmento e do que você vende, há oportunidades. 

Defina quais produtos ou serviços você pode trabalhar com descontos atrativos e quais as condições para estes descontos serem aplicados.  

Converse com sua equipe para entender quais produtos possuem mais aderência para estes descontos. Insights valiosos podem surgir do time de vendas e do marketing. 

Produtos e serviços de entrada podem ser belos atrativos para atrair clientes e ser a oportunidade para você apresentar sua empresa. 

Mesmo que você não tenha condições de oferecer descontos agressivos, não desanime! Existem inúmeras estratégias para vender mais que podem ser extremamente atrativas, confira: 

·         Combos

·         Kits de produtos

·         Brindes especiais

·         Amostra grátis

·         Vendas adicionais (upsell)

·         Garantia extra ou frete grátis

·         Pontos extras em um programa de fidelidade

Se ainda tiver dúvidas, converse com seus clientes e entenda com eles o que seria atrativo. Certamente boas ideias vão surgir.

 

Não ofereça descontos falsos


Por algum tempo a Black Friday no Brasil foi conhecida como "Black Fraude", já que alguns varejistas aumentavam o valor dos produtos alguns dias e semanas antes para então no dia dar descontos maiores. Isso mudou, sites "fiscalizadores" dos preços surgiram e orientaram os consumidores a comprarem de empresas que tratavam o tema com seriedade. Além disso, os consumidores ficaram mais atentos e passaram a acompanhar os preços.

 

Apresente para sua equipe comercial e marketing


Uma vez definida a oferta, apresente para sua equipe comercial e de marketing para que eles possam te apoiar na divulgação.

 

Apresente os produtos ou serviços que participarão da promoção e as condições da oferta. Deixe sua equipe opinar e tirar dúvidas, podem ser as mesmas dos clientes. Ajuste a oferta se for necessário.

 

Um erro comum das empresas é criar promoções e não cumprir posteriormente ou cumprir com má qualidade. Por exemplo, não ter estoque do produto ou demorar para realizar a execução do serviço. 

 

Faça contato com prospects perdidos

 

Ligar para prospects recentes que não fecharam negócio pode ser uma ótima maneira de resgatar aquela oportunidade perdida. Pegue sua lista de negócios não fechados e apresente sua oferta, novos negócios podem surgir.

 

Divulgue para sua base de clientes

 

Sua base de clientes é o seu principal ativo, eles certamente terão interesse em comprar mais alguma coisa de você. Faça ligações ou envie um e-mail para seus clientes divulgando a oferta e que eles terão prioridade na aquisição.

 

É uma grande oportunidade para aumentar sua receita, já que seus clientes ativos conhecem sua empresa, então o processo de vendas é muito mais curto.

 

Inicie uma campanha no Google ADs, agora!

 

O Google ADs é a plataforma de anúncio do Google, são os 4 primeiros resultados que aparecem na página do Google quando você busca algo. É uma excelente maneira de divulgar seu negócio e tem proporcionado a empresas se conectarem com clientes em qualquer lugar do Brasil ou do mundo.

 

Engana-se quem acredita que anunciar no Google é só para quem tem uma loja virtual, mesmo que você tenha um site institucional é possível atrair clientes e gerar oportunidades de negócio. Muitos dos clientes aqui da TRIWI não possuem e-commerce e mesmo com sites institucionais conseguem gerar negócios.

 

Criar uma conta e iniciar uma campanha é super fácil, mas é preciso agir com cuidado para que o investimento não seja feito de maneira errada. E claro, há muitos ajustes e "macetes" que só profissionais com muita experiência sabem fazer.

 

Eu recomendo que toda empresa tenha anúncios no Google, mesmo que o investimento seja baixo. Por exemplo, R$ 10 por dia já é um valor adequado para você atrair clientes. Nestes anos atuando com marketing eu vi empresas crescerem em pouco tempo pois investiram corretamente sua verba de marketing em anúncios.

 

Divulgue em suas redes sociais

 

Utilize suas redes sociais para divulgar suas ofertas. Mesmo que você não tenha como criar posts profissionais, uma foto ou um vídeo feito do seu celular pode ser uma ótima maneira de divulgar para seus seguidores.

 

Faça posts frequentes antes e no dia, esteja presente nas redes sociais e divulgue o máximo que puder. Claro, não faça nada que seja massivo ou desagradável ao público, saiba dosar a quantidade de publicações.

 

Anuncie nas redes sociais

 

Da mesma maneira que é possível anunciar no Google, como relatei anteriormente, é possível anunciar nas redes sociais, como Facebook, Instagram e o LinkedIn. Você pode direcionar seus anúncios para sua base de seguidores e também para pessoas que estão dentro do perfil que você deseja.

 

É possível direcionar anúncios para pessoas que tenham interesse em um determinado assunto e também com base na localização, idade entre outros filtros.

 

Você pode anunciar nas redes sociais também com investimentos mais baixos, mas não deixe de agir com cautela para não perder dinheiro. O alerta aqui vale o mesmo.

 

E-mail marketing

 

Divulgue suas ofertas através de e-mail para seus contatos. Utilize ferramentas adequadas para a divulgação, assim você conseguirá ter mais alcance e espalhar a mensagem rapidamente.

 

Há muitas opções de ferramentas de envio de e-mail disponíveis, muitas delas disponibilizam um período de teste gratuito ou uma quantidade mensal de envio sem custos. Ou seja, não tem desculpa para não fazer, não é mesmo?

 

Não caia no erro de comprar base de e-mail, isso é ilegal e dinheiro jogado no lixo, já que os resultados são baixíssimos.

 

Atualize seu site com as ofertas

 

Um erro comum das empresas que não possuem loja virtual é não atualizar o site acreditando que possuem poucos acessos ou que ninguém irá ver.

 

Atualize seu site com as informações da sua oferta e deixe em destaque, isso pode gerar novas oportunidades. Certamente deve ter alguém acessando o seu site agora, você que não sabe disso.

 

Analise seus concorrentes

 

Certamente seus concorrentes já estão fazendo algo, então analise o que eles estão ofertando e quais ações estão realizando. Certamente você terá insights para fazer algo ainda melhor.

 

Visite o site e as redes sociais dos seus concorrentes e olhe atentamente, como se fosse um consumidor.

 

Disponibilize o máximo possível dos canais de atendimento

 

Disponibilize e-mail, telefone, formulário de contato, WhatsApp e o inbox das redes sociais. Esteja atento a todos os canais. Cada cliente tem uma maneira preferencial de fazer contato.

 

Mesmo no B2B eu vejo que canais de contato mais dinâmico como o WhatsApp tem se consolidado como um meio de comunicação rápido e dinâmico entre empresa e cliente. O telefone, julgado errado por muitos profissionais de marketing ainda é um canal de contato muito importante.

 

Promova upsell para vender mais

 

Aproveite a euforia do momento e promova o upsell para vender mais. Se a pessoa comprou de você um produto ou serviço, ofereça um complemento.

 

Por exemplo, a pessoa comprou de você uma máquina de café, ofereça descontos para a compra de grãos de café. Ou ela contratou seu serviço de limpeza de sofá, ofereça o serviço de limpeza de tapetes com custo reduzido.

 

Não confunda upsell, que é a técnica de aumentar o seu ticket médio com venda casada, o que é ilegal.

 

Capriche no atendimento

 

Ter um bom atendimento não é diferencial, é essencial. Você deve fazer isso o ano todo. E na Black Friday você deve caprichar ainda mais, coloque toda a sua equipe disponível e reforce as boas práticas de atendimento, pois é muito provável que apareçam novos clientes.

 

Coloque todo o seu time para o atendimento, mesmo as pessoas que não são dessa área podem contribuir muito neste momento de aumento de demanda.

 

Dicas extras

 

Além das dicas que citei neste artigo, existem algumas outras que vale destacar para que você tenha mais sucesso nesta Black Friday. Confira: 

·         Planeje-se com antecedência. Desta vez passa, mas ano que vem não deixe para iniciar uma semana antes.

·         Escolha produtos estratégicos ou de entrada.

·         Crie suas campanhas com antecedência.

·         Contrate um profissional ou uma agência de marketing digital para que possa te apoiar.

·         Faça parceria com influenciadores digitais.

·         Tenha cuidado com o custo e prazo do frete para não afastar os consumidores.

·         Disponibilize diversas opções de meios de pagamento.

·         Ofereça a opção de pagamento parcelado ou desconto para pagamento à vista.

·         Deixe claro aos clientes sua política de troca e devolução.

 

Agora é com você!

 

Espero que as dicas tenham sido úteis e que você possa aproveitar essa Black Friday para vender mais.

 

Aqui na TRIWI montamos um plantão para apoio às empresas que não conseguiram se preparar, nossa equipe de especialistas em vendas poderá dar o apoio necessário para você aproveitar as oportunidades da Black Friday.


5 dificuldades que as mulheres enfrentam na hora de avançar no comando das empresas

Estar em cargo de liderança dentro de uma empresa ou começar o seu próprio negócio não é uma tarefa fácil; especialistas apontam as principais dificuldades que as profissionais femininas enfrentam

 

Estar dentro de um negócio e avançar até conquistar cargos de liderança não é uma tarefa fácil, ainda mais quando são as mulheres que estão em busca disso. A dificuldade também é encontrada na hora que as mulheres desejam empreender. Para se ter ideia, mais de 7 milhões de CNPJs ativos no Brasil são controlados e pertencentes a mulheres. Entretanto, um levantamento feito pelo Sebrae-SP e o Movimento Aladas, mostra uma realidade dura: enquanto 24 milhões de mulheres brasileiras desejam empreender, 43% delas não o fazem por medo de falhar.

 

Além disso, de acordo com o relatório “Women in the Workplace 2021”, da consultoria McKinsey, que revela que quanto mais alto for o cargo, menor a presença feminina - enquanto há 62% de homens brancos na alta liderança (C-Suite), há apenas 20% de mulheres brancas. De homens de cor, há 13%, e o percentual de mulheres é ainda mais baixo, atingindo apenas 4%. O fato é que, quando falamos em mulheres se tornando líderes de empresas ou criando o seu próprio negócio, não são poucos os desafios e obstáculos que elas enfrentam.

 

Abaixo, especialistas esclarecem quais são os principais obstáculos a serem enfrentados. Confira: 

 

1. O apoio entre as mulheres: “Às vezes, é raro encontrarmos mulheres que se apoiam dentro dos negócios. Mas o que todos precisamos entender é que nenhuma caminhada se faz sozinha. Quando as mulheres acreditam uma na outra, se apoiam e lutam todos os dias para ocupar espaços de destaque dentro das empresas, isso serve para abrir portas para outras mulheres também. O percurso nunca é fácil, por conta disso, quando uma mulher conquista um espaço de destaque e liderança dentro de uma organização, ela tende a puxar outras mulheres com ela para que façam parte desse crescimento”, diz Dani Verdugo, que é CEO do Grupo THE.

 

2. Não saber argumentar: “Quando falamos de negócios, um dos principais requisitos para se tornar um bom líder é saber argumentar. Saber conversar e argumentar nos negócios já é uma tarefa difícil, e essa dificuldade pode se tornar ainda maior quando são mulheres em posições de liderança. É importante saber que a argumentação não servirá somente no aspecto profissional, mas no pessoal também. No mundo dos negócios vendemos nossas ideias e projetos todos os dias para parceiros, fornecedores e líderes. Damos e recebemos feedback. Isso diz muito sobre a importância de sabermos veicular nossas ideias e ideais de uma forma clara e convincente, mas não somente no ambiente profissional, mas principalmente pessoal”, explica Maytê Carvalho, que é escritora, professora, comunicóloga e autora do livro "Ouse Argumentar: Comunicação assertiva para sua voz ser ouvida”. 

 

3. Assédio e importunação sexual: “O assédio e a importunação sexual são uma das ferramentas utilizadas pela socialização patriarcal para intimidar mulheres a ocupar espaços de trabalho. Quando ocupamos espaços, eles nos reduzem a corpos que servem apenas para pegar café, anotar compromissos e para serem assediados. Quando ocupamos espaços, o sistema patriarcal nos pune. Por isso, cada dia é mais essencial que as mulheres que conseguem ocupar espaços, usem o seu privilégio dentro dos ambientes corporativos para remodelar esses espaços e ajudar com que sejam lugares seguros para as mulheres”, entende a advogada com perspectiva de gênero e especialista em Direitos Humanos e Direito Penal, Mayra Cardozo

 

4. Confiança no trabalho: “É fato que não se pode negar a realidade do preconceito e machismo contra mulheres e mães no mercado de trabalho atual. Não deveria ser assim, mas é a realidade. Para se destacar, a mulher tem que ser tecnicamente muito melhor qualificada do que qualquer homem que exerça a sua mesma função e ainda ter garra para dar conta, com mestria das suas duplas e, às vezes, triplas jornadas de trabalho. Mas na minha visão, o principal é ser uma profissional focada em resultados. Se o resultado final do seu trabalho é acima da média, isso vai ser o seu cartão de visitas”, acredita Larissa DeLucca, CEO da Negócios Acelerados e Diretora da Fundação Mulheres Aceleradas.

 

5. Machismo: “Mesmo que velado, é um comportamento que predomina no mundo dos negócios. O preconceito e a desvalorização das mulheres muitas vezes as mantém longe do crescimento nas empresas. Apesar de ser um assunto que está ganhando cada vez mais atenção, infelizmente a cultura predominante ainda é marcada por uma série de situações que, nos mais diferentes níveis, colocam as mulheres em posição de desvantagem. A falta de treinamento, de políticas rígidas e regras claras sobre o tema também abrem brechas para situações que prejudicam as mulheres. Existe desigualdade de tratamento, de salários, de critérios de desempenho, entre outros problemas por vezes até mais sutis como abertura para um ponto de vista, a receptividade a uma ideia, o espaço para conclusão de um raciocínio ou a aprovação de projetos. Por isso, é fundamental entender que essa situação não é normal e que devemos atuar a favor dos nossos direitos, com diálogo, conhecimento dos fatos e de forma estruturada”, afirma Fernanda Ramos, especialista em comunicação com mais de 18 anos de experiência na área.


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