Lideranças de empresas como Tuvis, Nuvemshop e
Salesforce contam como a tecnologia pode contribuir estrategicamente para
alavancar novos negócios online durante o período de maior venda do ano
Desde que se consolidou como a principal data do ano para o
comércio, a Black Friday tem registrado crescimento exponencial nas vendas
online. No Brasil, por exemplo, em pesquisa
realizada pela Conversion, 96% dos brasileiros
entrevistados pretendem fazer compras online na Black Friday deste ano. Isso
representa um crescimento de 8% em comparação com 2021.
Diante de uma concorrência cada vez mais
especializada, como é possível preparar o e-commerce para competir com as
gigantes do varejo, com vantagem competitiva otimizada e pronta para performar
da melhor maneira possível, engajando e convertendo interessados em
consumidores?
Entrevistamos líderes no mercado de vendas online, como a
Nuvemshop e a gráfica Printi, de startups que são referência em sales
enablement, como a Tuvis, de smart techs, fintechs e big techs, como IOB,
Zoop, Salesforce e Tableau, e até mesmo de um dos maiores escritórios de
advocacia do país, o Trench Rossi Watanabe.
Eles vão dar dicas e derrubar alguns mitos sobre o uso da
tecnologia para alavancar pequenas e médias empresas na busca por leads
qualificados e conversão durante um dos maiores eventos comerciais do ano em
todo o mundo. Veja as recomendações:
1.
Identifique o melhor canal de vendas
Yanir Calisar, CEO e cofundador da Tuvis, empresa de inovação
tecnológica para times de vendas, desenvolveu uma solução que torna o dia a dia
deles bem mais produtivo e prático. Seu produto é um SaaS que automatiza
tarefas e coloca as plataformas e ferramentas mais usadas pelos vendedores,
como CRM, videochamadas e assinatura digital, direto na tela do WhatsApp, com
apenas um só clique. Para o empreendedor, nesta Black Friday, vão se destacar
os e-commerces que souberem identificar estrategicamente os melhores canais de
relacionamento com seus clientes.
“A nova geração da experiência de interação 1:1 com o cliente já
está sendo criada e tem o canal de relacionamento como prioridade. No Brasil,
por exemplo, o aplicativo mais popular para mensagens é hoje o WhatsApp. Então,
colocamos as ferramentas de trabalho dos times de vendas dentro do app, na
interface que eles estão acostumados a usar. Isso os torna bem mais produtivos,
pois podem focar em fazer novos negócios e conversar com seus clientes diretamente,
de forma estratégica e em um só local. Todo o resto foi sincronizado
automaticamente ou está a um clique do chat”, explica Calisar.
2.
Invista em cibersegurança
A IOB, smart tech que une conteúdo e tecnologia para potencializar
empresas e escritórios de contabilidade, alerta que em datas comerciais, como a
Black Friday, há um aumento do número de ataques cibernéticos. Segundo Clayton
Alves Lourenço, head de cibersegurança da IOB, vale o reforço do alerta para as
pequenas empresas, pois as grandes corporações costumam ter estruturas de
segurança mais robustas. Já as PMEs correm sérios riscos, uma vez que contam
com um poder de investimento menor e estruturas mais enxutas. Além dos
prejuízos financeiros e operacionais, um ataque pode significar a falência do
negócio.
“Como nesse tipo de crime é comum que os dados e acessos aos
sistemas da empresa sejam sequestrados e os criminosos peçam um resgate para
devolver o controle, ter seguro empresarial é recomendável. Porém, é importante
frisar que a contratação do seguro é bem mais acessível para empresas que têm
algum tipo de segurança, como as plataformas de proteção digital, por exemplo.
Vale buscar uma ferramenta que seja capaz de detectar, identificar ameaças e
responder contra elas”, reforça Lourenço.
3.
Faça a melhor análise de dados
A Tableau, líder em análise de dados e empresa do grupo
Salesforce, é uma companhia presente no mercado de varejo e atenta às
necessidades das empresas para que estas possam fazer o melhor uso dos dados em
períodos críticos para o setor, como a Black Friday.
Segundo o country manager Brasil da Tableau, Jaime Müller, os
dados são essenciais no e-commerce em todas as suas etapas, desde a
identificação para geração de uma campanha, a escolha do canal a ser utilizado,
a métrica de resultado de um potencial cliente até disponibilidade em estoque,
proximidade e roteirização da logística de entrega, assim como a captura do
sentimento da Experiência do Cliente. “Em período de Black Friday, embora haja
bastante demanda de consumo, diferenciação é chave para vencer concorrência”,
avalia.
Conforme o especialista, obter as respostas e direcionar o
planejamento a partir de dados é a forma mais eficiente e precisa para elaborar
ofertas e produtos e obter os melhores resultados. “As tecnologias de previsão
e análises, referência nas grandes companhias, são acessíveis para empresas de
qualquer tamanho e em especial as PMEs, fazendo com que elas explorem ao máximo
o valor dos seus dados e alavanquem as suas vendas”, diz Müller.
4.
Diversifique as formas de pagamento
A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros no
mercado B2B, aponta a necessidade dos varejistas diversificarem os meios de
pagamento para melhorar o checkout na Black Friday. Entre as tendências de
meios de pagamento para este ano, as soluções que valem a pena ficar de olho e
que podem ajudar no aumento do volume de vendas são: carteiras digitais, links
de pagamento, pagamento via QR Code, pagamentos por aproximação, pagamentos por
aplicativos, também conhecidos como pagamentos invisíveis, além, é claro, do
Pix em diversas formas, como o Pix na maquininha de cartão, e o Pix Copia e
Cola. Não se esqueça do pagamento BNPL, em tradução livre compre agora e pague
depois, uma modalidade de pagamento a prazo que pode ser oferecida em compras
realizadas em lojas físicas ou online, sendo que o consumidor não precisa estar
vinculado a uma instituição financeira, nem precisa ter limite de crédito
pré-aprovado disponível, como ocorre com o cartão de crédito.
“Para aproveitar a data é importante oferecer diversas opções de
pagamento para atrair cada vez mais clientes, uma vez que estão buscando por conveniência
e praticidade no momento de efetuar a compra. Além de incluir também a
possibilidade de parcelamento como o Buy Now Pay Later (Compre Agora Pague
Depois), que é um tipo diferente de crediário. Outro ponto relevante é integrar
todos os canais de vendas e de atendimento, oferecendo aos consumidores uma
verdadeira experiência de varejo omnichannel”, afirma Patrícia Esteves, chief
customer officer da Zoop.
5.
Atenção aos direitos do consumidor
O aumento no volume de compras durante a Black Friday torna
imprescindível que as empresas se atentem para os direitos do consumidor ao
preparar suas plataformas de e-commerce e canais digitais. Alexandre Salomão
Jabra, associado do Trench Rossi Watanabe, um dos maiores escritórios de
advocacia do país, alerta para esse ponto na data mais movimentada para o
varejo no ano.
“O aumento das vendas na Black Friday faz com que o número de
reclamações de consumidores também cresça -- consequentemente, as investigações
de autoridades também são reforçadas no período. Do ponto de vista legal, os
varejistas precisam cumprir os termos das promoções oferecidas, que devem ser
informadas de forma clara e precisa, e garantir que os produtos sejam entregues
devidamente. Eles também devem estruturar um serviço robusto de atendimento ao
cliente para fornecer informações claras sobre a validade das promoções, se
preparando para responder às mais variadas reclamações, envolvendo desde
defeitos nos produtos até o descumprimento de prazos de entrega”, avalia Jabra.
6.
Simplifique as soluções em toda a jornada
A Printi, gráfica online focada em materiais personalizados,
pioneira nas práticas de Web2Print e Web2Pack no Brasil, atua de forma
bem-sucedida entregando soluções para empresas de diferentes portes. Para isso,
a companhia busca simplificar ao máximo suas soluções, principalmente em seu
site, para tornar a experiência de seus clientes cada vez mais prática e
intuitiva. Dica que num mundo digital first pode ser valiosa para outras
empresas que querem se destacar na Black Friday.
“A jornada digital nos dias de hoje precisa ser ágil e
descomplicada, e aqui na Printi nós trabalhamos todos os dias para oferecer a
melhor experiência de compra para os nossos clientes. Para o empreendedor que
está se preparando para a maior data do varejo do país, minha dica é pensar na
jornada do início ao fim. Desde garantir que a identidade visual da marca
esteja clara em todos os produtos, até frete e previsão de entrega. Para
garantir uma experiência positiva, os consumidores devem possuir todas as
informações. Isso pode ser um grande diferencial com a chegada da Black
Friday”, destaca Fábio Carvalho, diretor de Supply Chain da Printi.
7.
Foque na experiência e fidelização dos clientes
Outra dica para os empreendedores é focar na fidelização dos
compradores. Mesmo com a alta demanda por atendimento e fluxo de vendas durante
Black Friday, os lojistas precisam também priorizar a experiência do cliente
durante e nos pós compras a fim de fidelizá-los. De acordo com a pesquisa
“Aquecimento Black Friday”, realizada pela Nuvemshop -- plataforma de
e-commerce líder na América Latina --, 33% dos pequenos e médios empreendedores
online irão oferecer brindes aos compradores durante a campanha.
“Encantar o cliente é essencial para gerar mais engajamento para o
seu negócio. Uma ferramenta poderosa que auxilia na fidelização do cliente é a
experiência wow e unboxing”, afirma Luiz Natal, gerente de e-commerce e
desenvolvimento de plataforma da Nuvemshop. “Agilizar o envio e entrega do
pedido, e investir em uma embalagem chamativa, com cupons de descontos e
brindes, são ações que aumentam as chances do seu cliente compartilhar o
produto nas redes pessoais, gerando mais engajamento para a loja e aumentando
as chances de novas compras.”
8.
Crie relações mais próximas e humanizadas
A Salesforce, líder mundial em soluções de gestão de relacionamento
com clientes (CRM), tem soluções para apoiar empresas de todos os tamanhos e
segmentos em sua transformação digital e na visão de 360 graus dos clientes.
Segundo a última edição do seu relatório State
of the Connected Customer, que traz insights de
quase 17 mil consumidores e compradores empresariais em 29 países, 95% dos
brasileiros afirmam considerar a experiência tão importante quanto produtos ou
serviços. Nesse contexto, Eunice Hirata, vice-presidente regional de commerce
cloud da Salesforce Brasil, acredita que uma relação mais próxima e humanizada
das empresas com os seus clientes pode ser o principal diferencial das marcas
durante a concorrida Black Friday.
“A pandemia acelerou a transformação digital do relacionamento
entre marcas e consumidores e aumentou as expectativas por simplicidade,
facilidade e confiança. Já não basta apenas oferecer o produto de melhor
qualidade ou o preço mais atraente -- a construção de uma jornada digital
eficiente e personalizada é tão fundamental quanto. Extrair o máximo potencial
do uso de dados será o grande diferencial para quem quiser entregar isso nesta
Black Friday”, comenta a executiva.
É importante lembrar que, neste ano, as atenções da Black Friday
serão divididas com a Copa do Mundo, o que pode ser um desafio extra ou uma
grande oportunidade, desde que o negócio tenha resiliência e senso de urgência
para não perder o timing e largar à frente da concorrência. Para isso, são
necessárias uma infraestrutura e ferramentas de vendas ajustadas a otimizar as
jornadas de compra e prpmover relacionamentos cada vez mais duradouros e de
qualidade.
Com uso de CRM, a escolha estratégica dos canais de relacionamento
e tomadas de decisão sendo feitas com base na análise dos dados, o e-commerce
pode se preparar para atender a toda a demanda do período em grande escala.
Isso, somado ao investimento na segurança digital, facilidades e foco total no
consumidor, pode ser a base do sucesso para atrair a atenção (e conversão) na
Black Friday de 2022.
Tuvis - https://tuvis.com
IOB. Poder para transformar
Tableau
- https://www.tableau.com
Zoop
Trench Rossi Watanabe
Printi - https://www.printi.com.br/
A Nuvemshop
Salesforce - https://www.salesforce.com/br