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sexta-feira, 16 de julho de 2021

Quanto custa sua reputação?


Em 2017, uma pesquisa da Nielsen, com consumidores em todo o mundo, mostrou que 81% dos consumidores acreditavam fortemente que as empresas devem ajudar a melhorar o meio ambiente, e mais de 60% dos consumidores estão muito ou extremamente preocupados com a poluição do ar, da água, com o uso de embalagens e resíduos de alimentos. Boa parte destes entrevistados são da chamada geração “Z”, a primeira que nasceu em um ambiente completamente digital, e que cresceu vivenciando o protagonismo que as mídias digitais (Facebook, Youtube, Twitter, Instagram) trouxeram para o dito “cidadão comum”. Recentemente, observamos a força da chamada “política de cancelamento” nestas mídias, e as terríveis consequências aos indivíduos, produtos e empresas, neste mundo cada vez conectado, globalizado e engajado.

Com uma rápida busca no Google, podemos observar que os investidores por todo o mundo se envolvem cada vez mais com o conceito de “investimento responsável”, impulsionados pela crescente conscientização de questões como mudanças climáticas, diversidade de gênero e impacto do uso de plásticos no meio ambiente.

A pandemia aflorou algumas questões essenciais ao cidadão comum, principalmente a interdependência que temos como indivíduos, nações e empresas; nossa capacidade e poder de influenciar nosso próprio destino e futuro. Essa nova visão do mundo e de nossa capacidade de influenciá-lo não é uma tendência passageira, mas sim uma nova realidade.

Como forma de buscar esta “aderência” à nova realidade, as empresas têm adotado as práticas conhecidas como ESG. Este termo, que surgiu pela primeira vez no final de 2004, numa iniciativa chamada Who Cares Wins, da ONU (Organização das Nações Unidas) em parceria com instituições financeiras - advém do termo em inglês Environmental, Social and Governance. Ele foi criado como uma métrica para avaliar o desempenho das instituições em relação às práticas ambientais, sociais e de governança, explicitando e acompanhando a performance destas companhias frente a tais temáticas.

É com grande satisfação que reconhecemos que nosso segmento já tem excelentes bases em termos de sustentabilidade e adequação ao tema. O processo de fabricação de celulose no Brasil é reconhecido pelas melhores práticas de manejo florestal do mundo. Produzimos 100% de nossa celulose por meio de florestas sustentáveis e certificadas.

Em termos de processos industriais, temos um circuito bem fechado, com aproveitamento dos principais fluxos internos de processo. O consumo de água para fabricação de celulose, assim como a geração e efluentes, tem diminuído significativamente ao longo dos últimos anos, com o desenvolvimento de equipamentos e processos mais eficientes em termos ambientais.

O impacto das emissões gasosas também tem sido reduzido, por meio dos sistemas de abatimento de alta eficiência e aproveitamento destes fluxos para fabricação de outros subprodutos, tais como metanol e ácido sulfúrico.

A geração de energia é um capítulo à parte em nossa história que nos traz muito orgulho. Há algumas décadas, éramos consumidores de energia. A partir de combustíveis de fontes renováveis provenientes das nossas próprias operações (como o licor negro e a biomassa proveniente de resíduos das operações florestais) e investimentos em tecnologias de alta eficiência energética, nos tornamos autossuficientes e passamos a comercializar parte da energia elétrica excedente produzida. O setor de celulose e papel é hoje reconhecido por contribuir com significativo incremento na quantidade de energia renovável na matriz energética brasileira.

As empresas do setor têm apresentado à sociedade programas de responsabilidade social consistentes com as demandas regionais em que estão inseridas, e têm causado transformações significativas e positivas nas comunidades em seu entorno. Estamos melhorando a qualidade de vida e a expectativa de crescimento econômico de milhares de pessoas.

Nosso setor tem tudo para ser bastante atrativo para os investidores com esta visão moderna, globalizada e social, pois somos uma opção rentável, sustentável e responsável. Como exemplo concreto de nosso bom posicionamento, em 2020, a Suzano foi a segunda empresa em todo mundo a emitir o chamado sustainability linked bond, título em que o emissor se compromete com uma série de compromissos ligados à sustentabilidade.

No entanto, o mercado e a concorrência são ágeis. Para que possamos continuar nesta posição de vanguarda, temos que prosseguir com os processos de modernização dos parques industriais existentes e mais antigos, incorporando equipamentos e tecnologias que possam trazê-los aos mesmos patamares de performance ambiental que as unidades recém-construídas no país. São adaptações que exigem estudos complexos e grandes investimentos, mas que são essenciais à reputação que construímos com tanto empenho.

Em termos de práticas operacionais e administrativas, é necessário que o ESG mindset percole em todos os níveis das instituições, norteando toda e qualquer decisão, considerando os riscos envolvidos e impactos à reputação das empresas. Muitas vezes as metas de produção, disponibilidade e custos a serem atingidos, acabam por sacrificar valores inestimáveis às empresas e aos tomadores de decisão, até pela complexidade das operações, que, muitas vezes, não percebem o equívoco.

Vejo que nosso setor tem um outro diferencial único e que hoje é pouco valorizado ou explorado: somos reconhecidos pela conectividade entre nossos profissionais. Somos um grupo capaz de criar, ao longo dos anos, um incrível e efetivo networking. Trocamos experiências e informações de maneira contínua, sempre dentro da ética profissional e das regras de compliance de cada empresa. Não observo isso em outros setores e países. Temos que aproveitar dessa vantagem competitiva adicional para sermos mais assertivos, ágeis e – por que não? – mais agressivos em nossa comunicação aos mercados e consumidores, fortalecendo nossa posição em sermos referência quando se trata de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa.

As empresas do futuro serão aquelas que gerarão valores para todos, não somente para seus acionistas. Muito mais rápido do que imaginamos, a sobrevivência das empresas não estará associada apenas em gerar lucro, mas em gerar lucro com propósito. Aqueles que não entenderem isso e não tomarem ações concretas e visíveis, não conseguirão se perpetuar.


 

Fernando Scucuglia - diretor de Celulose e Energia da Valmet na América do Sul.


Contrato de promessa e venda não pode ter cláusula de arrependimento

A “Promessa de Compra e Venda” é um contrato, que pode ter natureza particular ou pública, cujo objetivo é formalizar o negócio, bem como o valor desta negociação, condições e formas de pagamento; e, formaliza a obrigação do vendedor em entregar o imóvel ao comprador, livre e desembaraçado.

Comumente, o documento é utilizado para promover maior segurança entre as partes e estabilidade no negócio da compra e venda.

O artigo 462 do Código Civil trata que o Contrato de Promessa de Compra e Venda, deve atender alguns requisitos e nele, serem observados os requisitos taxativos de validade dos negócios jurídicos, tendo em vista que são essenciais pois formam sua substância. Estes requisitos estão dispostos no artigo 104 do Código Civil, incisos I e II onde expressam que: as partes devem ser capazes e o objetivo lícito, possível, determinado ou determinável.

O inciso III do artigo 462 do Código Civil compreende que, tendo o contrato obedecido os requisitos expostos no parágrafo acima, é dispensável a Escritura Pública de Promessa de Compra e Venda, registrada no Cartório de Notas, ou seja, não é obrigatório o registro público do mesmo no Cartório de Notas.

Importante ter entendimento que neste tipo de contato não é possível haver cláusula de arrependimento, conforme o artigo 463 do Código Civil, artigo 5º do Decreto-Lei 58/1937, Decreto 3.079/38 e súmula 166 do Superior Tribunal Federal.

Este documento passa a ter alguns efeitos no que tange o seu registro ou não, na matrícula do imóvel.

Se não houver averbação na matrícula do imóvel, mantida no Cartório de Registro de Imóveis, existirá somente uma obrigação de caráter pessoal do vendedor em conferir a Escritura Pública de Compra e Venda, depois de quitado os valores da venda do imóvel.

Se houver averbação do Contrato da Promessa de Compra e Venda na matrícula do imóvel, no Cartório de Registro de Imóveis, existirá o direito real de compra do imóvel em favor do promissor comprador.

Isso significa que o vendedor passa a ser obrigado a entregar o imóvel, uma vez que o efeito deste contrato impede situações de compra e venda do imóvel para terceiros.

Na situação em que haja inadimplência no pagamento das parcelas acordadas, o vendedor poderá ingressar com ação judicial para rescisão do contrato, junto com pedido de reintegração de posse. O artigo 32 da Lei 6.766/79 prevê que, se vencida e não paga a prestação, o contrato é anulado depois de 30 dias após a notificação expressa ao devedor.

Essa contextualização abrange de modo geral, o conceito da promessa de compra e venda, antes de assinar este documento é importante entender a necessidade do seu registro e obrigação que os envolvidos passam a ter, uma vez que, caso o negócio não seja concluído, pode trazer grandes prejuízos para ambas as partes.

O que se recomenda é assistência de um advogado especialista em direito imobiliário para análise das cláusulas do contrato, antes de receber as assinaturas.

 



Guilherme Cortez - atua com investigação patrimonial. É graduando em Direito e possui, além da certificação “Decipher” (Método Decipher – Investigações Corporativas), especialização em investigação patrimonial, principalmente com ênfase em blindagem e análise de registros imobiliários. Atualmente, é coordenador de investigações da Leme Forense e responsável pelo setor de Análise de Direitos Creditórios, que assessora em aquisições realizadas por investidores, desde a situação do processo judicial que discute a dívida até o levantamento de ativos e passivos dos devedores, com o fim de apurar o potencial de recuperação do crédito.

 

 Central das certidões

https://centraldascertidoes.com.br/

 

Como requerer a aposentadoria com ajuda do planejamento previdenciário? Especialista explica

2,5 milhões esperam na fila do INSS; especialista aponta o melhor cenário para solicitar o benefício

 

Não planejar a aposentadoria continua sendo um erro de muitos trabalhadores. A reforma da previdência, com vigência a partir de 13 de novembro de 2019, também resultou na incerteza do melhor momento para se aposentar, isso porque diversas regras são desconhecidas por muitos cidadãos. Segundo  o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) acumula, neste início de 2021, cerca de 2,5 milhão de pedidos de benefícios a serem analisados, sendo que a maior parte destes processos estão em exigência, aguardando alguma documentação do segurado para que o órgão possa concluir o procedimento.

 

Para esclarecer dúvidas e ajudar a entender a hora certa de solicitar o benefício, Átila Abella, especialista em direito previdenciário e cofundador da startup Previdenciarista - plataforma que oferece ferramentas para automatizar e otimizar as análises previdenciárias - lista seis dicas que podem auxiliar o contribuinte na decisão de pedir a concessão da aposentadoria. Confira:

 

O que é um planejamento previdenciário

 

O planejamento previdenciário é uma pesquisa aprofundada sobre o histórico do contribuinte, que aponta as possibilidades existentes para um trabalhador se aposentar. Essa análise leva em conta o perfil do trabalhador e os objetivos futuros. Com esse tipo de planejamento, é possível evitar prejuízos com recolhimentos e aumentar as chances de conseguir o melhor tipo de benefício.

 

Regras para solicitar a aposentadoria

 

Com as novas regras da reforma da previdência em vigor, alguns requisitos para solicitar a aposentadoria também foram alterados. Veja algumas dessas mudanças:

 

Aposentadoria por Idade: Para homens, a aposentadoria por idade continua prevista aos de 65 anos, já para as mulheres, a idade aumentou de 60 para 62 anos com a reforma da previdência. Mas a mudança está sendo progressiva, pois desde 2019 aumentam na exigência da idade para as mulheres, até que 2023 será exigida a idade mínima de 62 anos. Além da idade, em ambos os sexos também é exigido ao menos 15 anos de contribuição previdenciária.  

 

Idade mínima progressiva: Para mulheres, ter 57 anos, além de 30 anos de contribuição. Em relação aos homens, é necessário ter ao menos 62 anos de idade e 35 anos de contribuições.

 

Por pontos: A pontuação se dá pela idade mais a quantidade anos de contribuição, que deve totalizar 88 pontos para mulheres e 98 para homens.

 

Por que o planejamento previdenciário é o melhor caminho para solicitar o benefício

 

Possibilidade de aposentadoria mais alta, conhecimento do valor da contribuição, além de saber o período correto para pedir o benefício, essas são uma das vantagens de adquirir um planejamento previdenciário.

 

Quem são os profissionais responsáveis pelo planejamento previdenciário

 

Diante de um processo burocrático e complexo a ajuda de um profissional é essencial para dar andamento no planejamento previdenciário. Para que essa tarefa seja executada com sucesso será necessário o auxílio de um advogado especialista em Direito Previdenciário.


 

Qual é o melhor momento para requerer a aposentadoria

 

Para cada caso em específico há uma data que se adequa à realidade do contribuinte. Por isso, torna-se ainda mais necessário a adesão de um planejamento previdenciário, para que o trabalhador saiba quanto tempo esperar e tomar decisões calculadas, orientadas pelo profissional que analisa o caso.

 

Quem deve ter um planejamento previdenciário

 

A ajuda do planejamento previdenciário é válida para todas as pessoas contribuintes do INSS, sejam elas próximas de se aposentar ou até mesmo para os mais jovens. Em casos em que a aposentadoria está distante, o processo fica ainda mais fácil e ágil.

 

 

Previdenciarista

https://previdenciarista.com/


Educação profissional e tecnológica é saída para “apagão” de mão de obra qualificada

Pesquisas mostram que a educação profissional e tecnológica nunca foi tão importante para o acesso ao mercado de trabalho. Isso porque, apesar dos números recordes de desemprego, são quase 15 milhões de desempregados no Brasil, falta mão de obra qualificada para ocupar vagas em vários setores da economia. A situação, agravada pela pandemia, fica mais difícil ainda para os jovens que cursam apenas o ensino médio, que perdem espaço para os que optam por cursos técnicos ou profissionalizantes.  

Apesar do grande número de candidatos para ocupar uma vaga de emprego, 61% das empresas relatam que não conseguem pessoas qualificadas para as vagas de ocupações técnicas, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade estima que, no setor, faltarão 300 mil profissionais nos próximos dois anos. 

Um dos caminhos para superar esse gargalo que os especialistas já chamam de “Apagão de mão de obra qualificada” é investir nos cursos técnicos e profissionalizantes, que preparam melhor os candidatos para o mercado de trabalho. 

De acordo com pesquisas do IBGE/Pnad/2019, entre as vantagens deste tipo de ensino está o fato de a taxa de empregabilidade dos egressos de cursos técnicos ser, em média, de 73% e de a renda per capita familiar desse grupo ser 20% superior a dos estudantes do ensino médio regular. Já a taxa de emprego formal (com carteira assinada) pode aumentar 38% para os jovens que têm formação técnica. 

As pesquisas também mostram que 90% dos jovens acreditam que têm mais oportunidades fazendo uma curso técnico. E 53% deles apontam o ingresso mais rápido no mercado de trabalho como razão para fazer um curso técnico.  

“O Brasil já possui uma extensa rede de ofertantes de cursos técnicos e profissionalizantes, destacando-se o segmento privado pela alta qualidade nas ofertas. Integrando teoria e prática esses cursos dão a sustentação para formar a mão de obra que as empresas precisam para sua operacionalização. Fazendo um curso técnico, o jovem pode aceder ao mercado de trabalho rapidamente”, diz Cleunice Rehem, presidente do Fórum Nacional de Mantenedoras de Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Brasiltec). 

Para ela, existe a necessidade urgente de políticas públicas de financiamento de cursos técnicos e profissionalizantes para que os jovens possam escolher os melhores cursos ofertados e alinhados com as demandas do mercado de trabalho. “São mais de 12 milhões de jovens “nem, nem”, ou seja, têm entre 15 e 29 anos e não trabalham nem estudam. O Brasil é um dos últimos países do mundo com jovens em cursos técnicos, com apenas 9% (com idades entre 20 e 24 anos). Em alguns países, esse índice chega a 95%.”, conclui Cleunice Rehem.

 

Experiência do consumidor e omnicanalidade: entenda como as marcas estão se preparando para a Black Friday 2021

Em busca de repetir o sucesso de 2020, marcas estão investindo na experiência do consumidor e em ações antecipadas


 

Por conta da pandemia, o padrão de comportamento dos consumidores mudou, acelerando a transformação digital e reforçando as vendas online. Acompanhando esse movimento, grande parte das empresas migrou para o e-commerce, o que foi difundido na Black Friday de 2020. De acordo com o levantamento da Ebit|Nielsen, a edição registrou o maior volume de vendas já visto no país, somando 6 bilhões de reais no período de 26 e 30 de novembro. Com o objetivo de manter o bom resultado, as marcas brasileiras já estão se preparando para a Black Friday de 2021, buscando corrigir as falhas do ano passado e investindo nos métodos de sucesso.

 

Com planos estratégicos em andamento, as empresas entenderam que, além de um site seguro e preços acessíveis, um bom atendimento em todos os processos do cliente faz uma grande diferença no momento de fidelização. Para isso, estão investindo pesado em tornar a experiência do consumidor positiva por meio de um atendimento completo, fornecendo fácil acesso a todos os canais ao entrar em contato com a loja para dúvidas, reclamações ou trocas. 

 

Para Anna Moreira Bianchi, CEO da NeoAssist, empresa pioneira em tecnologia omnichannel de atendimento ao cliente, as marcas estão levando em consideração toda a experiência do cliente e depois da compra. “A expectativa é que a Black Friday deste ano siga as mesmas tendências de 2020, tendo o e-commerce como principal método para compras. Por isso, as empresas estão ajustando os pontos que ficaram a desejar na edição passada com o objetivo de fidelizar seus clientes, capacitando com cuidado toda a equipe, se preparando para os picos de vendas e oferecendo um atendimento eficiente durante todo o período, de olho também no pós, que acumulam chamados para solicitação de trocas, reclamações e acompanhamento dos pedidos” afirma.

 

A fim de manter os colaboradores preparados para lidar com todas as demandas da data, uma série de treinamentos capacitores já estão sendo iniciados, tanto do time oficial quanto dos adicionais que devem ser contratados especialmente para o evento. Após o treinamento, a equipe de atendimento e apoio ao cliente deve estar atenta e à disposição em todos os canais disponibilizados pela empresa, sendo capaz de responder a qualquer problema ou dúvida. Além disso, a importância em conhecer o comportamento dos clientes sempre foi fundamental, porém, agora, as marcas estão atentas a dois tipos: os novos e os que a pandemia trouxe para o ambiente online. Entender quem são esses consumidores e quais os seus hábitos digitais é primordial para conquistá-los.

 

Os varejistas também estão estudando investir cada vez mais no esquenta Black Friday, as ações promocionais distribuídas por todo o mês de novembro, o que deve reduzir a carga da equipe e infraestrutura do negócio apenas no dia oficial. Sabendo que as pessoas já pesquisam preços e benefícios antes da compra, organizações já procuram divulgar seus produtos e serviços antes, muitas das vezes com descontos especiais. Também aproveitam para conferir se  a plataforma de e-commerce tem um bom desempenho, essencial para receber a Black Friday. Quanto mais perto a data for se aproximando, mais a quantidade de compradores aumenta e é importante que a infraestrutura do site ou aplicativo esteja em perfeito funcionamento, pois caso não esteja pronto para lidar com um número alto de usuários, eles não perderão tempo e procurarão a concorrência. 

 

“A Black Friday ainda pode ser uma ótima oportunidade para aumentar a base de clientes e fazer a empresa crescer, pois muitos consumidores enxergam na data uma ótima chance para as compras’, finaliza Bianchi. 


Brasil deve manter o ritmo de exportação de commodities

Atual cenário da exportação no País demanda novas plataformas de comercialização


O Brasil é a fazenda do mundo e tem demonstrado sua força com a venda de commodities para a China, sendo a soja o principal deles, até porque o nosso País é o maior produtor desse insumo. Somente em 2020, apesar da pandemia, o Brasil exportou novamente mais de 100 bilhões de dólares no setor do agronegócio e com relação a esse comportamento. Teve um estudo pelo USDA (Departamento de agricultura dos Estados Unidos) que o Brasil vai aumentar em até 40% a produção do setor até o ano de 2027. O que significa que haverá ainda mais exportação nessa área.

E a China segue como uma das maiores parceiras comerciais do Brasil, especialmente nessa área e muito além da soja, o consumo de café no país, por exemplo, também teve um aumento nos últimos anos e a tendência é crescer ainda mais. Por essa razão, manter as relações amigáveis com a China é fundamental. 

Neste ano, com a força de commodities como a soja, café e carne, é possível que o Brasil ultrapasse a marca dos 100 bilhões de dólares com exportações novamente. Nesse setor, os maiores exportadores são os Estados Unidos, os Países Baixos e o Brasil. Os números da exportação de café do Brasil são ótimos pois, além da volatilidade dos valores, os compradores costumam adquirir em grandes quantidades.

Diversos fatores podem impactar o valor da tonelada ou da saca de café. Um bom exemplo é que no final de 2020 vendíamos a tonelada de determinado tipo de café por aproximadamente US$ 2 mil por tonelada e atualmente esse mesmo tipo vale US$ 2,4 mil por tonelada. A safra é iniciada no começo do segundo semestre e em algumas áreas, como o Sul de Minas Gerais, os agricultores já começaram a colheita. Até o final de 2021 ainda há muito a ser comercializado e mesmo em um ano baixo, quando produtores tiveram uma grande quebra em comparação a outros períodos, os números serão positivos por dois motivos: a alta do dólar e o café que sobrou do último ano.

Em contrapartida, na bolsa de valores de Nova Iorque, os contratos de café vêm sendo liquidados de maneira rápida e forte, um dos motivos que pode influenciar no preço da commodity. Não existe uma razão objetiva para isso, apenas especulação de lucro dos compradores desses contratos, que agora estão vendendo. 

A Bravus é uma plataforma digital que tem objetivo em simplificar o processo de exportação de commodities do Brasil para o mundo. O fundador, Thomas Raad percebeu essa necessidade enorme para poder deixar o fluxo de exportação mais eficiente senão o Brasil não aguenta crescer. “Temos oferta mas não temos estrutura digital suficiente, trabalhamos na base do e-mail ainda” Outra novidade que será lançada pela Bravus é um integração de frete marítimo para o mundo dos commodities de fato, para facilitar e melhorar a experiência de comercialização desses itens ao redor do mundo.




Thomas Raad - Nascido nos Estados Unidos, Thomas Raad atualmente vive no Brasil. Fluente em árabe, inglês e português, cursou Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior e desde os 24 anos atua como trader de commodities, sendo especialista na exportação de café e outros alimentos e especiarias. Sua trading company, Raad International Trading, já exportou produtos como café, arroz, pimenta do reino, derivados de milho, gergelim, açaí, carvão vegetal e amêndoas de cacau. Além de negócios no Brasil, já exportou café da Colômbia e Vietnã e orégano do Peru.Para mais informações, acesse Raadint.com e pelo Instagram, Youtube, Linkedin e medium pelo nome @thomasraad


Vacinação e a retomada do turismo

Avanço da imunização no País aumenta busca dos brasileiros por viagens


Com o avanço da imunização contra Covid-19 no Brasil, empresários e turistas começam a se mostrar mais esperançosos para a retomada das viagens. Em fevereiro deste ano, um estudo realizado pelo InterContinental Hotels Group (IHG) apontou que uma em cada cinco pessoas planeja compensar ainda neste ano a redução da atividade em 2020. 

Reforçando a tendência, pesquisa do Observatório Febraban revelou que 20% dos brasileiros pretendem viajar após serem imunizados, buscando destinos nacionais, ainda este ano. Já um estudo da Kantar mostrou que 65% das pessoas já planejaram fazer pelos menos uma viagem em 2022, quando estima-se que o turismo terá sua recuperação completa. 

A busca por destinos nacionais se tornou quase uma regra durante a pandemia de Covid-19, já que as restrições acabam dificultando o turismo internacional. Com isso, em 2020, 96% dos brasileiros que decidiram viajar buscaram um destino dentro do próprio país, de acordo com a Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa). 

Com essa inclinação ao turismo nacional, cada vez mais cidades turísticas vêm se adaptando e montando cenários de maior segurança, criando as melhores condições para que os visitantes consigam conciliar cuidados - que ainda serão muito necessários - com entretenimento. 

Este é o caso de Olímpia, segunda maior cidade paulista em número de leitos (26.599), com mais de 600 meios de hospedagem. 

O município é conhecido por seus parques de águas quentes, e novas atrações “secas” não param de chegar, como o Vale dos Dinossauros e o Museu de Cera. 

O turismo representa 55% da atividade econômica de Olímpia e movimenta por ano cerca de R$ 1,5 bilhão, segundo a Prefeitura. Cerca de 7 mil pessoas trabalham formalmente no setor, algo equivalente a 12% da população de 55 mil habitantes (se considerarmos só a população economicamente ativa, essa representatividade do turismo sobe ainda mais). 

Além dos parques, sem dúvida os maiores impulsionadores do turismo, Olímpia também se destaca por ter os maiores resorts do Brasil. 

Os resorts se diferenciam dos hotéis e pousadas pela ampla estrutura gastronômica e de lazer que oferecem aos hóspedes. Hoje, eles respondem por mais de 40% da ocupação, de acordo Relatório de Perfil de Demanda elaborado pela Secretaria Municipal de Turismo. 

Apesar de ter sido bastante afetada, assim como todas as principais cidades turísticas do Brasil e do mundo, toda essa estrutura se manteve, e mais, os investimentos para sua ampliação não pararam, mesmo em um cenário desafiador. 

Neste segundo semestre, por exemplo, será inaugurado o Solar das Águas Park Resort, que terá mil apartamentos e será o maior resort do País. O empreendimento recebeu mais de R$ 400 milhões em investimentos.

Sabemos que ainda é preciso avançar no calendário nacional de imunização, mas é notório que, com cada vez mais brasileiros vacinados, somado a outros movimentos importantes - como a criação do passaporte sanitário da Covid-19, projeto de lei de autoria do deputado federal Geninho Zuliani, em tramitação na Câmara, o momento é de esperança e otimismo. 

Proporcionar às famílias viajar novamente sem receios, tendo de se preocupar apenas com lazer, descanso e diversão, seja para Olímpia ou qualquer outro dos outros grandes destinos turísticos do Brasil, é o que esperamos. E essa realidade não está mais tão distante.

 

Rafael Almeida - empresário e CEO da Natos Multi


Conheça dez dicas para aumentar a sua produtividade como empreendedor

Agente Local de Inovação conta com técnicas simples que auxiliam na melhoria do rendimento nos negócios e na vida pessoal


Tornar-se mais produtivo, apesar de todas as limitações de capital, estrutura e recursos humanos, é um desafio que a maioria dos donos de pequenos negócios precisa encarar. Abrir uma micro ou pequena empresa é algo que exige dedicação e compromisso, até porque – na maior parte das vezes – o empresário faz tudo sozinho, ou conta com equipe reduzida. A boa notícia é que, com ideias inovadoras e mudança de atitude, é possível melhorar a gestão do negócio e ainda ter tempo para resolver problemas pessoais.

A Agente Local de Inovação (ALI) Maísa Silvestre, que atende empresas que participam do programa Brasil Mais, ressalta que é importante evitar que o “urgente não deixe tempo para o importante” e buscar sempre o equilíbrio entre o pessoal e profissional, para conseguir gerir o negócio, conseguindo tempo para refletir e inovar.  De acordo com ela, o planejamento permite que o empreendedor não trabalhe apenas para apagar incêndios e possibilita que ele descubra que, mesmo com ações simples, é possível colher bons resultados.

Um bom exemplo dos resultados que um plano de negócio e mudanças simples no modo de funcionamento da empresa podem proporcionar é o do empresário Thiago Marques Santiago, dono da Rustic Burguer Beer, em Macapá (AP). O empreendedor comenta que viu o faturamento da sua empresa aumentar em 15%, mesmo com restrição de horários por força da pandemia, e sem aumento de custos, apenas com a otimização de processos. Após ser atendido por um dos Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, dentro do programa Brasil Mais, um questionário respondido pelos funcionários identificou que a ordem dos produtos adicionais na comanda atrasavam o processo de produção e faziam com que a cozinha cometesse alguns erros.  “Foi até engraçado. Por meio do Brasil Mais conseguimos identificar um detalhe bobo e adequar a comanda, o que melhorou os processos de produção da nossa cozinha. Diminuímos o tempo de atendimento e a quantidade de pedidos que chegavam errados até os clientes”, comemora Thiago.

O empresário conta que também reorganizou as funções da equipe, o que ajudou a diminuir o tempo de espera dos clientes, que era um dos principais problemas identificados pelos consumidores. “Evitamos retrabalhos e ganhamos no faturamento e tudo foi muito rápido. A equipe se envolveu no processo”, ressalta o empreendedor. “Agora vamos modernizar mais e adquirir novos equipamentos. Estamos com uma previsão de aumentar o nosso faturamento em mais 10%, pois a modernização da cozinha permitirá uma melhor atuação nossa no delivery”, afirma o empreendedor.

A ALI Maísa Silvestre separou dez dicas que já podem ser colocadas em prática e recomenda que os empresários se inscrevam no programa Brasil Mais, para que seja feito um diagnóstico da empresa, que vai ajudar a melhorar o nível de competitividade do negócio e aumentar o faturamento, sem necessidade de grandes investimos. Confira as dicas:

1- Escute a si mesmo. Você tem que lembrar que não é uma máquina e seguir o que se adequa à sua realidade. Faça o que gosta, o que tem mais habilidade e descubra os horários em que você mais rende.

2- Organize as suas atividades. Separe poucas horas no fim de semana para organizar as atividades que serão realizadas nos próximos dias, sejam elas profissionais ou pessoais. Separe por ordem de prioridade e dificuldade.

3- Organize o meio. Para ter um bom desempenho você precisa de um bom clima organizacional, um espaço suficiente para as suas ferramentas de trabalho e uma boa iluminação

4- Silencie tudo o que te desconcentra. Se desligue do celular e das redes sociais

5- Realize as atividades por blocos e entre uma e outra, realize pequenas pausas, seja para o cafezinho ou para fazer algo que te faça bem.

6- Automatize as tarefas que podem ser automatizadas e delegue o que você não precisa fazer. Se você não fizer isso, não dará conta de cumprir todas as atividades que tem. Não adianta tentar abraçar o mundo. Dessa forma, você como líder consegue se dedicar mais às atividades de gestão e pelo crescimento do negócio.

7- Tenha um hobby ou projeto pessoal. Você precisa tirar um tempo para si.

8- Faça meditação. Ela aumenta foco e concentração.

9- Tenha um estilo de vida saudável. Alimente-se bem, exercite-se. Durma bem.

10- Evite o perfeccionismo. É preciso saber dosar esse sentimento. Lembre-se: feito é melhor do que perfeito e tudo que não pode ser uma solução, deve ser visto como um aprendizado.  Aproveite para enxergar oportunidades nessas situações.


Brasil Mais

Considerado o maior programa de produtividade do país, o Brasil Mais recebe inscrição de empreendedores de todas as unidades federativas. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da (ABDI) e execução pelo Sebrae e Senai e visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras, com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto. O Brasil Mais oferece às micro, pequenas e médias empresas soluções para melhorar a gestão, inovar processos e reduzir desperdícios. A meta é realizar 120 mil atendimentos até dezembro de 2022.

O Sebrae levou para dentro do Brasil Mais a metodologia que a instituição aplica, em todo o Brasil, nas empresas de micro e pequeno porte, por meio do projeto Agentes Locais de Inovação (ALI). As empresas participantes do programa recebem acompanhamento e orientação para inovarem e se tornarem mais produtivas, faturarem mais e gastarem menos. Durante quatro meses, os ALI acompanham a realidade do negócio, traçam um raio-X da situação da empresa e ajudam na construção e implantação de um plano de inovação juntamente com o empreendedor.


Após vacinar 99% dos habitantes, Noronha libera apresentações musicais em bares e restaurantes

O horário de funcionamento dos estabelecimentos também foi ampliado. Festas e shows continuam proibidos


O Governo de Pernambuco anunciou novas flexibilizações de atividades no Arquipélago de Fernando de Noronha. Com o avanço do plano de convivência na ilha, bares e restaurantes podem funcionar até meia-noite. Além disso, entre 12h e 14h e entre 17h e 21h, está permitida a apresentação de música ao vivo, apenas com voz e violão.

Assim como outros municípios do Estado, Noronha recebeu autorização para realizar eventos sociais e corporativos com capacidade limitada de 50 pessoas ou 30% da capacidade do local - o que for menor. No caso dos eventos corporativos, o limite é de 100 pessoas ou 30% da capacidade do local; prevalece o que for menor.

Para a presidente da Associação das Pousadas de Fernando de Noronha (APFN), Adriana Flor, a flexibilização das atividades dão esperança de dias melhores na ilha. " Para nós que trabalhamos com bares, restaurantes e entretenimento de forma geral, as novas liberações nos trazem esperança de que estamos no caminho certo para o novo normal. Mas sabemos que ainda precisamos ter muita responsabilidade e continuarmos com os cuidados para combater o novo coronavírus", comentou.

O artista Ricardo Dantas também comemorou as novas liberações: "Estávamos parados há meses, com todo o setor de entretenimento passando por uma grande dificuldade. Estou feliz com as novas liberações, mas, infelizmente, as medidas ainda não atendem toda a classe artística. Esperamos que isso aconteça em breve".

Permanece proibido a realização de festas e shows na ilha. Também continua vedado o funcionamento das atividades não essenciais no horário compreendido entre 0h e 5h.


Microsoft se mantém como a marca mais imitada em tentativas de phishing desde o início de 2021

A divisão Check Point Research publica nova edição do relatório sobre Phishing de Marca, referente ao período do segundo trimestre deste ano, no qual se destacam as marcas líderes de mercado mais utilizadas por hackers para roubo de dados pessoais

 

A Check Point Research (CPR), divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, publica o Relatório sobre Phishing de Marca referente ao segundo trimestre de 2021, no qual são apontadas as marcas mais frequentemente imitadas por cibercriminosos em suas tentativas de roubar informações pessoais ou credenciais bancárias durante os meses de abril, maio e junho.

Em um trimestre em que a Microsoft alertou sobre uma nova campanha russa de phishing, Nobelium, a gigante da tecnologia foi novamente a marca mais repetidamente visada pelos cibercriminosos, como ocorreu no primeiro trimestre de 2021 e no quarto trimestre de 2020. De todas as tentativas de phishing de marca, 45% estavam relacionadas à Microsoft no segundo trimestre; ao passo que, no primeiro trimestre, foram 39% do total das tentativas. A empresa DHL também manteve sua posição como a segunda marca mais falsificada, com 26% de todas as tentativas de phishing relacionadas a ela, à medida que os cibercriminosos continuam tirando proveito da crescente dependência das compras online e suas remessas e entregas expressas.

O relatório da divisão CPR revela que a tecnologia ainda é o setor com maior probabilidade de ser alvo de phishing de marca, seguido pelos setores de remessas e entregas expressas e pelo varejo. No primeiro trimestre de 2021, o varejo havia sido surpreendentemente ultrapassado na lista pelo setor bancário, mas, agora, recuperou sua posição entre os três primeiros, possivelmente devido às vendas do Amazon Prime Day .

"Os cibercriminosos estão continuamente aumentando suas tentativas de roubar os dados pessoais ao se passarem por marcas líderes de mercado. Na verdade, no período que antecedeu o Amazon Prime Day no segundo trimestre, mais de 2.300 novos domínios foram registrados sobre a Amazon", diz Omer Dembinsky, gerente de pesquisa de dados da Check Point Software Technologies. "Lamentavelmente, é o elemento humano que muitas vezes falha quando não consegue perceber os golpes com erros ortográficos ou textos e e-mails suspeitos e, como tal, os cibercriminosos continuam a enganar as pessoas usando e-mails convincentes que alegam ser de marcas confiáveis para obterem informações pessoais."

Ainda em relação ao segundo trimestre, "também testemunhamos um aumento global em ataques de ransomware, que geralmente são disseminados inicialmente por meio de e-mails de phishing contendo anexos maliciosos", afirma Dembinsky. Por isso, ele recomenda fortemente aos usuários a serem cautelosos ao divulgar dados pessoais e credenciais bancárias, e a pensarem duas vezes antes de abrir anexos ou clicar em links de e-mail, especialmente e-mails que afirmam ser de empresas como Amazon, Microsoft ou DHL, pois são as marcas mais prováveis de serem imitadas.

Em um ataque de phishing de marca, os cibercriminosos tentam se passar pelo site oficial de uma marca conhecida usando um nome de domínio ou uma URL e design de página da web semelhantes ao do site original. O link para o site falso pode ser enviado às pessoas alvo por e-mail ou mensagem de texto; e um usuário pode ser redirecionado durante a navegação na web ou pode ser acionado a partir de um aplicativo móvel fraudulento. O site falso geralmente contém um formulário destinado a roubar as credenciais dos usuários, detalhes de pagamento ou outras informações pessoais.

Top phishing de marca no segundo trimestre de 2021

A seguir, as principais marcas estão classificadas conforme sua aparição global nas tentativas de phishing:

• Microsoft (presente em 45% de todas as tentativas de phishing em nível global)

• DHL (26%)

• Amazon (11%)

• Bestbuy (4%)

• Google (3%)

• LinkedIn (3%)

• Dropbox (1%)

• Chase (1%)

• Apple (1%)

• Paypal (0.5%)

E-mail de Phishing Microsoft - Exemplo de roubo de credenciais

Durante o segundo trimestre de 2021, a divisão CPR identificou um e-mail de phishing malicioso que tentava roubar credenciais de uma conta da Microsoft. O e-mail (Figura 1) enviado do endereço de e-mail falsificado da Microsoft (no-reply @ microsoft [.] Com) continha o assunto "Sua assinatura expirou" ("Your Subscription Has Been Expired"). O atacante estava tentando convencer a vítima a clicar em um link malicioso (https://adminsys[.]serveftp[.]com/nensa/fabio/ex/478632215/zer7855/nuns566623), o qual redirecionaria o usuário para uma página de login fraudulenta da Microsoft (Figura 2). No link malicioso, o usuário precisaria digitar os detalhes de sua conta da Microsoft.

Figura 1: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua assinatura expirou"


Figura 2: página de login fraudulenta


E-mail de Phishing Amazon - Exemplo de roubo de credenciais

Nesse e-mail de phishing, observou-se uma tentativa de roubar as informações da conta de um usuário na Amazon. O e-mail (Figura 3) que foi enviado do endereço de e-mail Amazon Service (Service @ srv [.] Androidscrib [.] Com), continha o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada" ("Your amazon account has been locked"). O atacante estava tentando induzir a vítima a clicar em um link malicioso, o qual redirecionaria o usuário para uma página maliciosa fraudulenta que se parece com o site de login real da Amazon (Figura 4). No link malicioso (https: // habitosdamente [.] Com [.] Br / wp-admin / includes / logs / update-your-account-information / security-measure /? Iyh_re), o usuário precisaria digitar sua nome de usuário e sua senha.


Figura 3: O e-mail malicioso enviado com o assunto "Sua conta amazon foi bloqueada"

                     Figura 4: página de login fraudulenta

Os dados no relatório sobre Phishing de Marca da Check Point Software foram alimentados pela inteligência ThreatCloud da Check Point, a maior rede colaborativa para combater o crime cibernético que fornece dados de ameaças e tendências de ataque de uma rede global de sensores de ameaças. O banco de dados da ThreatCloud inspeciona mais de 3 bilhões de sites e 600 milhões de arquivos diariamente e identifica mais de 250 milhões de atividades de malware todos os dias.




Check Point Software Technologies Ltd.

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