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sexta-feira, 28 de maio de 2021

Esclerose Múltipla: conheça a doença que acomete cerca de 40 mil brasileiros

Em 30 de maio é celebrado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central


O Dia Mundial da Esclerose Múltipla, que é celebrado em 30 de maio, é voltado para a conscientização da doença, que, segundo estimativa da Associação Brasileira de Esclerose Múltipla, afeta cerca de 40 mil brasileiros. A data foi criada para unir as pessoas portadoras da patologia em todo o mundo, assim como para promover o conhecimento sobre o tema.

Esclerose Múltipla é uma doença neurológica considerada autoimune, progressiva e crônica. Por motivos que podem ser genéticos ou ambientais, ocorre um desequilíbrio no sistema imunológico do paciente, que começa a agredir a bainha mielina (capa de tecido adiposo que protege suas células nervosas), comprometendo a função do sistema nervoso.

Em geral, a Esclerose Múltipla acomete pessoas entre 20 e 40 anos, provocando dificuldades motoras e sensitivas e pode apresentar sintomas iniciais diversos. “A maioria das pessoas começa a ter problemas motores no início da doença, mas os primeiros sintomas também podem ser uma deficiência na visão ou um problema psíquico”, afirma o médico convidado pela Prati-Donaduzzi, Eduardo Motti.

Existem diferentes tipos da doença:

  • Esclerose múltipla remitente-recorrente (EMRR) – possui períodos de melhora, e outros de recaídas, que podem durar de dias até anos.
  • Esclerose múltipla secundária progressiva (EMSP) – caracterizada por quadro mais grave em que o doente não se recupera das crises e fica com sequelas definitivas, como a perda total da visão.
  • Esclerose múltipla progressiva com surtos (EMPS) – quando a doença se desenvolve de maneira mais rápida e agressiva.
  • Esclerose múltipla primária progressiva (EMPP) – possui a característica de piora da doença de forma gradativa.


Diagnóstico

O diagnóstico é feito com base em estudo clínico e nos sinais relatados pelo paciente, que são analisados e confirmados por um neurologista. Para ajudar na confirmação da suspeita de Esclerose Múltipla, o especialista deve solicitar exames de sangue, além de exame de imagem, como a ressonância magnética. Dessa forma é possível fazer uma avaliação mais profunda, descartando a possibilidade de um diagnóstico errôneo.

Os sintomas da Esclerose Múltipla podem ser confundidos com outras enfermidades e têm característica intermitente, ou seja, podem surgir e desaparecer periodicamente. Motti explica que, em caso de problemas motores, por exemplo, pode parecer que o paciente teve um AVC. Portanto, os sinais precisam ser acompanhados e avaliados por um médico especialista, que acompanhando o paciente poderá definir precisamente o diagnóstico.

Os principais sintomas decorrentes da Esclerose Múltipla são:

  • Problemas de visão como visão borrada;
  • Rigidez muscular;
  • Espasmos;
  • Fadiga;
  • Urgência urinária;
  • Lapsos de memória e de atenção;
  • Dormência e formigamento em diferentes partes do corpo;
  • Problemas para manter o equilíbrio;
  • Dificuldade no andar.

Tratamentos

A Esclerose Múltipla, por ser uma doença autoimune, não tem cura, mas os tratamentos existentes possuem boa eficácia contra os principais sintomas, e ajudam o paciente a viver com mais qualidade e conforto.

Os principais objetivos do tratamento são diminuir a fase mais crítica da doença e tentar prolongar o intervalo entre os surtos. Para isso, é feito o uso de medicamentos para controle do sistema imunológico, o que dificulta o ataque das células de defesa do organismo. O intuito é evitar que as crises aconteçam.

Além do acompanhamento médico e uso dos medicamentos, é indicado que os pacientes façam atividades físicas para fortalecer os ossos e ajudar a combater os efeitos da doença no corpo, além de fisioterapia para ajudar na reformulação do ato motor, isso em conjunto com períodos de repouso para evitar esforços desnecessários. “A reabilitação motora feita por meio de fisioterapia e atividades físicas é um aspecto importante do tratamento”, conclui o médico.


*Este conteúdo é elaborado pela indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi, com o objetivo de levar mais informações sobre saúde à população. A empresa também oferece para médicos, de forma exclusiva, o acesso a conteúdos sobre diversas patologias, entre outros materiais no website: https://www.evolucaoparavida.com.br/.

 

Especialista em reprodução humana alerta sobre os cuidados da vacina e prevenção do Covid-19 para tentantes, gestantes e lactantes

Em tempos de covid-19, é muito importante que as gestantes e as puérperas, mulheres que deram à luz recentemente e estão em fase de amamentação tomem algumas precauções.



As gestantes e puérperas necessitam de uma maior atenção nesse período, uma vez que possuem um maior risco de complicações da Covid-19, de forma a apresentarem uma maior propensão aos episódios tromboembólicos. Além disso, em longo prazo, essas mulheres podem apresentar mais consequências dessa doença. 

“Somado a isso, também é evidente que no final da gravidez, os pulmões das gestantes se encontram mais comprimido em decorrência do aumento do volume uterino. Essas mulheres também podem apresentar alterações de imunidade e anemia. Tendo isso em vista, as gestantes precisam entrar como um grupo prioritário. Alguns estudos comprovam que os bebês nascidos nesse período podem nascer com imunidade para o covid-19. Mas ainda temos que esperar mais pesquisas”, explica Dra. Carla Iaconelli, obstetra e especialista em reprodução humana.

Segundo a médica, a suplementação na gravidez é um dos hábitos mais importantes e a gestante devem utilizar um tratamento baseado no uso de ácido fólico, vitamina D e outros suplementos. E , após a vigésima semana, os principais suplementos que devem ser utilizados são a base de ferro para evitar a anemia na gravidez e no puerpério.

“Já em relação ao pré-natal, é importante saber que não houve nenhuma alteração. As gestantes que estão com medo de ir para o pré-natal para fazer suas consultas devem saber que é necessário ir para esse atendimento, principalmente para as gestantes que estão com uma gravidez de alto risco. Nessas consultas, é imprescindível manter as precauções básicas, tais como o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social enquanto aguardam o atendimento”, ressalta Dra.Carla.

Ela alerta ainda que a gravidez é um período muito especial na vida da mulher, por isso, em momentos como esse, é de suma importância tomarmos cuidado redobrado, pois ainda não há muitas doses disponíveis para a vacinação de puérperas, fazendo com que os cuidados básicos sejam essenciais para o desenvolvimento do cuidado na mulher e no bebê. 

“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Converse com seu médico de confiança sobre seu caso e as outras vacinas disponíveis, entre elas, a CoronaVac e a vacina da Pfizer.


DORES NA COLUNA: CIRURGIÃO PLÁSTICO ALERTA SOBRE PRINCIPAIS SINTOMAS E PREVENÇÃO

Sim. Infelizmente, o excesso de peso, entre tantos riscos para a saúde, também provoca dores nas costas e esse fato não é novidade para ninguém. Mas existem vários fatores que podem fazer com que apareçam essas dores nas costas, por exemplo, uma paciente que se queixa do excesso de pele na região abdominal ou mamas muito grandes.

Essas características podem provocar uma sobrecarga ao corpo e prejudicar a coluna, causando dores nessa região.

“As principais causas das dores nas costas são a má postura, a obesidade, o sedentarismo, hérnias de disco e além disso, também há um fato decorrente da própria modernidade que é a cervicalgia, a qual se caracteriza pela dor na coluna, principalmente na porção mais alta dela, na altura do pescoçol, sendo decorrente, na maioria dos casos do uso prolongado e errôneo do celular”, explica Dr Diogo Coelho, cirurgião plástico, especialista também em procedimentos reparadores.

Segundo Coelho, as maneiras de melhorar esses sintomas estão ligadas principalmente, na melhora da postura, um acompanhamento na área da fisioterapia, RPG, pilates, para que seja possível realmente melhorar a postura e o paciente diminuir a sobrecarga sobre a coluna. A atividade física também é algo crucial, tanto para movimentar o corpo,aumentar o tonus muscular da musculatura que envolve a coluna, além de auxiliar na diminuição da obesidade. É importante levantarmos sempre esse tema para tentar, na prática, reduzir a sua incidência.

“Além disso, investir em um bom colchão, dormir de lado e ao erguer algum peso, usar mais a força das pernas; são medidas simples de serem tomadas, mas que na prática ajudam a não sobrecarregar a coluna e melhoram a postura. As cirurgias de mamoplastia redutora e abdminoplastia, além de resgatar a autoestima da mulher, traz alívio e mais qualidade de vida. Busque avaliação para seu caso”, finaliza Dr. Diogo.

 

Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo começa em 31/5 e terá Ticiane Pinheiro como madrinha da ação pelo segundo ano consecutivo


Cobertores e agasalhos serão arrecadados nos locais de coleta e na sede da CV/SP, assim como alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza, requeridos por conta do agravamento da pandemia


A 13ª edição da Campanha do Agasalho da Cruz Vermelha São Paulo (CV/SP) começa em 31/5 e contará com o carisma da apresentadora Ticiane Pinheiro, madrinha da ação pelo segundo ano consecutivo. Assim como ocorreu em 2020, a campanha terá características especiais para a prevenção contra a Covid-19.

Além de agasalhos e cobertores em bom estado, estão sendo solicitados produtos que possam ajudar as famílias necessitadas durante a pandemia, como itens de higiene pessoal (sabonetes, escovas e pastas de dentes, xampus e condicionadores, álcool em gel e máscaras), alimentos e produtos de limpeza em geral.

"Os itens usados, como roupas e cobertores, ficarão armazenados em uma espécie de "quarentena" até serem encaminhados para as 118 Ongs cadastradas junto à entidade para o recebimento das doações", detalha Bruno Semino, diretor executivo da Cruz Vermelha São Paulo, a respeito dos cuidados adicionais que estão sendo tomados por conta do coronavírus.

Mesmo aliando o trabalho e os cuidados com a família, Ticiane aceitou o convite da CV/SP com alegria e garante que "vestirá o colete" para que a campanha tenha muito sucesso.


"É uma enorme honra ter sido escolhida novamente como madrinha da Campanha do Agasalho 2021. Fazer parte dessa corrente do bem e poder ajudar quem mais precisa, principalmente após o agravamento da pandemia, é algo que me deixa muito feliz. Somente por meio da solidariedade vamos conseguir fazer a diferença na vida de milhares de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que tem de enfrentar o frio de São Paulo e, ainda, a Covid-19 e seus reflexos", afirma Ticiane.

O presidente da CV/SP, Jorge Wolney Atalla Jr., destaca a disposição e a determinação da apresentadora em ficar à frente da campanha pelo segundo ano consecutivo. "Sabemos de sua seriedade e comprometimento, além do carisma, que são fatores fundamentais para atrair as doações. Tê-la conosco em 2020 trouxe resultados muito positivos e certamente esse sucesso nas arrecadações se repetirá neste ano. Só temos a agradecer", diz.

Esta é a 13ª campanha promovida pela instituição, que tem a expectativa de conseguir arrecadar mais de 35 toneladas de agasalhos, cobertores e itens de higiene pessoal e limpeza, de modo a beneficiar cerca de 30 mil pessoas que enfrentam a estação mais fria do ano. No ano passado, em meio aos desafios enfrentados por conta da pandemia, as arrecadações totalizaram 31 toneladas e foram distribuídas entre mais de 30 mil pessoas.

A gerente de Projetos Sociais da Cruz Vermelha de São Paulo, Marina Dauar, reconhece que a meta é grandiosa, mas acredita que a generosidade falará mais alto, principalmente com a queda das temperaturas na capital paulista durante o inverno. "Além do cidadão, nosso apelo também está direcionado para as indústrias e empresas que possam colaborar. Toda ajuda é bem-vinda", explica a gerente.

Pontos de coleta - A BBZ Administradora, que conta com mais de 600 condomínios em sua carteira de clientes, disponibilizará centenas de caixas de coleta em edifícios sob sua administração na Capital. Haverá, ainda, pontos de doação em farmácias das redes Droga Raia e Drogasil, além dos Shoppings Iguatemi, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis e Market Place, em São Paulo. Para saber onde estão localizados os pontos de arrecadação, basta acessar o https://www.aquecesp.org.br ou checar no próprio site da Cruz Vermelha https://cruzvermelhasp.org.br/agasalho. Todos os itens arrecadados nestes locais serão distribuídos entre as ongs cadastradas junto à entidade.

Kit inverno - O início da Campanha do Agasalho será marcado pela entrega do "Kit inverno" com casaco, cachecol, itens de higiene pessoal e chocolate para moradores de rua do centro de São Paulo, atendidos pela Pastoral do Povo de Rua, coordenada pelo padre Júlio Lancelotti. Essa ação é decorrente de uma arrecadação de 40 toneladas de roupas feita pela GRU Airport, empresa que administra o Aeroporto de Cumbica, e repassada recentemente à Cruz Vermelha São Paulo. A entidade disponibilizará as peças para as ações empreendidas pelo religioso.

Sobre a Cruz Vermelha São Paulo - Fundada em 1912, a Instituição atua como parte de um movimento humanitário mundial em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade ou envolvidas em desastre e situações de risco, como a atual crise sanitária que atinge o País e o mundo. A CV/SP auxilia 118 ONGs e lideranças comunitárias com doações de alimentos, roupas e calçados, além de promover ações nas áreas de saúde, educação e comemorações, como as ações de Páscoa e de Natal. Os interessados podem colaborar acessando o site ou levando as doações diretamente para a entidade, localizada na Avenida Moreira Guimarães, 699, Indianópolis.


Marketing de influência: por que o engajamento dos nano influenciadores vão alavancar sua campanha

 Especialista dá orientações valiosas para que as marcas engajem mais e se tornem mais próximas dos consumidores


Os influenciadores continuam sendo uma importante ferramenta de marketing nos dias atuais, porém, o desgaste por um conteúdo completamente promocional está se tornando cada vez mais uma realidade diante do público. Como uma evolução natural do processo, muitas marcas resolveram dar continuidade na estratégia, mas, para se adequarem ao novo, passaram a dar espaço para os nano influenciadores, aqueles que possuem de mil a 10 mil seguidores, e que se caracterizam por terem muito mais engajamento do que as celebridades e optando por apostar em nichos de mercado específicos.

Ocorre que na prática, embora muitos consumidores gostem de acompanhar o dia a dia de grandes influenciadores, é na opinião de parentes e amigos próximos que vão se basear para tomar uma decisão. Ou seja, apostar em alguém mais próximo do seu público, que seja de um ciclo de pessoas com que ele se relaciona no dia a dia -ou tenha muito interesse-, pode surtir mais efeito para uma campanha do que investir numa grande celebridade. 

“A pessoa escolhida tem que ter total aderência com a proposta da marca, porque os consumidores percebem quando o influenciador realmente consome determinado produto ou não. Por isso defendemos o conteúdo orgânico, real, em que a pessoa dá uma opinião espontânea e não apenas porque ela foi paga para aquele serviço. E quando isso acontece, a informação deixa de ser crível. A audiência percebe facilmente quando o influenciador não tem conexão com a marca que está promovendo”, explica Joel Amorim, diretor da The Insiders na América Latina, empresa que conecta marcas a pessoas reais com o objetivo de impulsionar campanhas publicitárias com o uso de nano influenciadores.

Na avaliação do diretor, os influenciadores menores têm características específicas, como serem mais intimistas nas postagens que misturam a vida pessoal com os produtos recebidos ou visitas a lugares, o que acarreta, portanto, em maior conexão com seu público e interações com maior vulnerabilidade e emoção. “As marcas querem e precisam se aproximar das pessoas e esses influenciadores são o caminho para isso, pois, entre suas inúmeras vantagens, há o fortalecimento na credibilidade e aumento de seguidores ao perfil da marca, assim como uma maior humanização do produto e da empresa pela simplicidade na produção e criação de conteúdos. É a marca, de fato, na rotina do consumidor”, finaliza Amorim. 

Com o declínio da mídia tradicional nos mercados locais e regionais, é cada vez mais importante que as empresas desenvolvam uma estratégia consistente de uso do marketing digital, aliadas com outras estratégias que promovam seu negócio de maneira realista e idônea, transmitindo total transparência e confiança ao consumidor.

 


The Insiders

 

Como criar renda e empregos por meio da indústria brasileira de combustíveis

O Brasil e o Iraque são países que possuem suas próprias fontes de petróleo nas quais fazem suas respectivas extrações. Ambos exportam para todo o mundo cobrando o mesmo preço. 

No caso do Iraque, antes as usinas que refinavam o petróleo eram estrangeiras, vindas da Inglaterra, França e Alemanha, mas agora são todas indústrias nacionais. Por conta disso, hoje um litro de gasolina neste país custa mais ou menos 10 centavos de dólar, que convertidos para a moeda brasileira são aproximadamente 50 centavos.

Porém, aqui no Brasil pagamos R$5,00 o litro, ou seja, 10 vezes mais que no Iraque. E é importante ressaltar que o petróleo e a refinaria são nossos. A Petrobras é a única empresa que pode explorar, refinar e vender o combustível fóssil no País. 

Uma das maiores questões que fica é: se o Iraque pode vender petróleo a 10 centavos de dólar, porque também não podemos fazer o mesmo? 

Uma solução para que isto ocorresse seria se o governo privatizasse todo o esquema da Petrobras. Dessa forma, a privatização traria uma diminuição nos preços para o consumidor final. Se qualquer indústria pudesse importar e refinar o combustível fóssil, desde que repassasse os impostos, acredito que pelo menos os preços seriam em média R$ 1,00 por litro. 

Agora, outro lado é que a Petrobras também domina a fabricação de etanol, mesmo não tendo uma fazenda de cana-de-açúcar ou de outras matérias-primas. O esquema é todo particular, onde o produtor é quem planta a matéria-prima e refina o álcool, mas que não pode comercializar como combustível, apenas como álcool etílico, porque apenas a estatal pode. 

Além disso, temos 350 indústrias de álcool em nosso País. Se pensarmos que cada uma tenha 500 funcionários, então é possível dizer que o número de empregados total deste setor gira em torno de 175 mil trabalhadores. 

Agora, e se fosse proibido o uso da gasolina e do diesel no Brasil? Todos motores de combustão interna teria que ser a álcool. Quantas indústrias de etanol não surgiriam? 

Estimo que seriam umas 300 mil usinas produzindo álcool para o Brasil, isso resultaria em mais de 150 milhões de empregos gerados. Sem contar que nós poderíamos estar invadindo o mercado de grandes países consumidores deste combustível. 

Então, com essa proibição, todo mundo deveria passar a usar etanol. E seria possível, visto que íamos ter mais ou menos 300 mil usinas para dar conta da demanda. O melhor de tudo estaria na capacidade do álcool ser renovável, ou seja, não acabaria nunca. 

Para que isso tudo ocorra, o governo deveria baixar uma lei que só permitisse etanol em motores brasileiros, além de privatizar todo esquema da Petrobras, com foco em usar o petróleo para exportação. Então, se levarmos em conta que 3 milhões de barris por dia que são extraídos no Brasil, isso criaria uma renda enorme para governo federal, porque seria vendido sob a luz do dólar. É uma sugestão  que traria muitas divisas ao País, criaria emprego e renda. Basta vontade política.

  


J. A. Puppio - empresário e autor do livro Impossível é o que não se tentou

 

Saúde começa a imunização da população geral por idade e antecipa vacinação de trabalhadores da educação

Brasileiros entre 18 e 59 anos poderão ser vacinados, mas a aplicação das doses para os grupos prioritários deve ser mantida

 

O Ministério da Saúde está antecipando a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da educação e já inicia paralelamente da população em geral por ordem decrescente de faixa etária. A pasta começará a enviar doses aos estados, de forma escalonada, para atender a esse público, juntamente com outros grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

A motivação da priorização dos profissionais da educação se deve aos impactos sociais ocasionados pela Covid-19 com a necessidade de volta às aulas presenciais. As creches e escolas contribuem não só para a educação de milhares de brasileirinhos como também garantem a segurança alimentar das crianças.

No caso dos profissionais da educação, a orientação é seguir essa ordem de prioridade: creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA e, na sequência, trabalhadores da educação do ensino superior.
Para além dos grupos prioritários, entre eles os profissionais da educação, o Ministério da Saúde também inicia paralelamente a vacinação da população geral, entre 18 e 59 anos. Isso porque estados e municípios relataram demanda diminuída dos grupos elencados no plano de vacinação.

Esse grupo poderá começar a ser imunizado de maneira escalonada e por faixas etárias decrescentes, desde que a vacinação dos grupos prioritários restantes seja mantida e cumprida, de acordo com a ordem estabelecida pelo PNO.

As recomendações foram pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), realizada nesta quinta-feira (27/5), com representantes do Ministério da Saúde, estados e municípios. As orientações também estão em uma nota técnica do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

 

 

Marina Pagno
Ministério da Saúde

 

5 dicas para ganhar uma renda extra vendendo pela internet

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no Brasil ficou em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro, sendo a maior taxa registrada para o período desde o início da pesquisa. Além disso, o número de desempregados bateu o patamar recorde de 14,3 milhões.  

Diante dessa situação e com a dificuldade de encontrar um novo emprego, muitos brasileiros tiveram que se reinventar para conseguir trazer o sustento para casa e sobreviver. Inclusive, até mesmo aqueles que já possuíam um trabalho, procuraram uma renda extra para complementar o salário no final do mês, com medo do que o futuro guardava. 

 

Entre as soluções encontradas, estão as vendas onlines. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 150 lojas online foram registradas entre abril e setembro do ano passado. 

 

Contudo, não basta apenas abrir o seu próprio negócio e deixar que tudo se resolva, é importante estar alinhado ao mundo digital e procurar formas de aumentar suas vendas e se destacar entre os concorrentes. Pensando nisso, a Ihit, empresa com foco em tecnologia e soluções inteligentes, listou cinco dicas que irão te ajudar a faturar mais: 

 

1.   Evite começar uma loja com estoque cheio 

 

Fazer isso é bem simples. Procure seu fornecedor, veja os produtos que ele tem a vender e divulgue, porém, em vez de comprar em grandes quantidades, espere que os pedidos cheguem, e compre somente o que será revendido. 

 

2.          Invista na melhoria do seu negócio

 

Um dos canais de venda mais utilizados hoje em dia é o Instagram, mas apesar dele ser bem acessível, existem muitos concorrentes, por isso é necessário se destacar, mas afinal, como fazer isso? 

 

Quando se vende online, é preciso conciliar o que o cliente necessita com a praticidade para a empresa, achando um meio termo. Um exemplo, foi a criação do Biohit, que tem como principal objetivo fazer com que os empresários consigam faturar mais usando a internet e as redes sociais. Ele permite que todas as informações necessárias sobre o estabelecimento, como site, redes sociais, fotos e vídeos, fiquem juntas em um único link, facilitando o momento da compra do cliente final. 


Além disso, eles oferecem análise de dados, relatórios e um painel administrativo completo para que o empresário consiga entender tudo que está acontecendo na sua loja em tempo integral. 

 

Outra forma de investir é divulgando sua loja. Nas redes sociais existem opções para levar suas publicações para mais pessoas e você pode ajustar de acordo com os valores que estiver disposto a pagar. 

 

3.           Volte a sua loja para um assunto que você tenha conhecimento

 

Não adianta tentar começar um negócio sem saber sobre os produtos que está vendendo. Se você não gosta de maquiagem ou não tem o costume de usar, não faz sentido abrir uma loja sobre isso, o cliente precisa sentir confiança no que está falando e no que está oferecendo. 

 

Tenha em mente algo que já conheça ou que tenha habilidade, pesquise mais sobre isso e então é só começar. 

 

4.           Expanda seus negócios 

 

Hoje em dia muitas plataformas conhecidas disponibilizam seus sites para cadastros de outras empresas e assim vender por lá, como Americanas, Magazine Luíza, Mercado Livre, e no caso de produtos seminovos, o Enjoei também. 

 

Eles conseguem atingir um número maior de pessoas que provavelmente um site pequeno não conseguiria.

 


5.           Tenha um projeto para o pós-venda

 

Quando se tem uma loja dizem que o mais importante é vender, e claro, que isso é essencial, mas acima disso é preciso saber o que os clientes acharam sobre o seu negócio e se eles ficaram satisfeitos. Ouvir o feedback de quem compra os seus produtos, além de garantir uma melhora cada vez maior, ainda pode fidelizar muitos consumidores. Por isso, se preocupe em pedir a opinião de cada um no pós-venda, seja por um e-mail ou uma pesquisa. 



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Boom de vacinas e certificados de testes falsos na Darknet e no Telegram ameaça programas de passaportes COVID-19

A Check Point Research alerta para um aumento de cinco vezes no número de "fornecedores" de vacinas falsas ou certificados de testes negativos falsos; cinco deles foram encontrados na Darknet em março e mais de 100 canais identificados no Telegram neste mês de maio

 

A Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, está alertando sobre fraudes que ameaçam os programas de passaportes da COVID-19 do Reino Unido e da União Europeia, pois podem ser extintos se medidas não forem tomadas para combater a ameaça de vacinação falsa e de certificados de testes falsificados, os quais estão cada vez mais sendo vendidos na Darknet e por meio do aplicativo de mensagens Telegram.

O acordo da União Europeia, que entrará em vigor em 7 de junho, e que será lançado em 1 de julho, fornecerá um certificado gratuito na forma de um código QR em um smartphone ou como um documento em papel, o qual mostrará que uma pessoa está vacinada, que tem alguma imunidade por ter tido o vírus ou teve um resultado negativo recente no teste de PCR. Os viajantes do Reino Unido que receberam ambas as doses de vacina poderão usar o aplicativo NHS (Serviço Nacional de Saúde, NHS na sigla em inglês) como um passaporte de vacina e deverão ser cobertos pelo plano da União Europeia como um país terceiro.

Existem outros países que desejam lançar seus próprios passaportes COVID, como o Brasil, a França, a Alemanha e a República Tcheca. De acordo com a equipe da Check Point Research (CPR), é preciso uma abordagem global unificada para verificar a validade dos certificados, pois as regras fragmentadas e a ambiguidade podem cair nas mãos de cibercriminosos e fraudadores.

A CPR também descobriu um aumento de 500% no número de fornecedores de certificados falsos de março a maio deste ano, mostrando que a demanda para escapar das inspeções é alta à medida que se aproxima o início da temporada de férias de verão no hemisfério norte. Cinco fornecedores foram encontrados na Darknet em março de 2021; e, neste mês de maio, já havia mais de 100 canais no Telegram oferecendo a venda de vacinas falsas ou certificados de teste negativos.

As vacinas e os certificados falsificados podem ter como "clientes" as pessoas que tiveram resultado positivo, se recusaram a fazer o teste ou não desejam receber a vacina. Essa ação fraudulenta também pode ocorrer devido à exploração de usuários incautos em busca de informações e orientação, que são atraídos para domínios de sites fraudulentos ou suspeitos, pensando que são genuínos.

Os certificados falsos para venda no Telegram incluem Estados Unidos (CDC - Centers for Disease Control and Prevention), Reino Unido (NHS - National Health Service), Alemanha, Índia, Rússia e o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia amarelo (registro oficial de vacinação criado pela Organização Mundial de Saúde).

Os viajantes precisam ter cuidado com sites com erros ortográficos e instalar apenas aplicativos verificados de fontes oficiais. Eles também devem atentar para os próprios códigos QR, pois eles podem servir como um portal para as informações armazenadas no dispositivo. Os atacantes substituem os códigos QR legítimos por um que inicia uma URL maliciosa ou tenta baixar malware personalizado quando verificado. O código malicioso pode, então, roubar as credenciais de login usadas para outros aplicativos no telefone do usuário - como aplicativos bancários e de comércio eletrônico e varejo - e até mesmo fazer pagamentos.

"A Check Point Software faz um apelo aos governos para que se unam e ajam rapidamente no combate ao aumento das vendas de certificados falsos via Telegram e na Darknet. Sem um sistema central, torna-se muito mais fácil para os atacantes e fraudadores furarem os bloqueios", avisa Fernando de Falchi, gerente de Engenharia de Segurança da Check Point Brasil.

"As pessoas também devem lembrar que um código QR nada mais é do que uma maneira rápida e conveniente de acessar um link de um site; um link que em muitos casos eles nem veem. Não é possível, portanto, ter certeza de que o recurso é legítimo e um ataque já poderia ter sido iniciado. A União Europeia afirma que seus passaportes de vacinação planejados estarão seguros e protegidos, mas os atacantes sempre evoluirão para explorar novas oportunidades, por isso orientamos fortemente que todos usem uma solução de segurança móvel que proteja seus dispositivos e dados contra phishing, aplicativos maliciosos e malware", recomenda Falchi.

A Check Point Software tem soluções de segurança móvel para dispositivos corporativos e smartphones pessoais. A solução Check Point Harmony Mobile mantém protegidos ativos corporativos e dados confidenciais em dispositivos móveis contra os ciberataques com sua proteção de rede exclusiva no dispositivo, que inclui recursos de antimalware, antiphishing, navegação segura e antibot, oferecendo proteção em tempo real contra o ameaças mais avançadas. O produto ZoneAlarm Mobile Security protege smartphones pessoais contra ransomware, roubo de dados e credenciais e redes Wi-Fi sequestradas.

 


Check Point Software Technologies Ltd.

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Futuro do Trabalho: Saiba como ser mais criativo e melhorar a tomada de decisão no trabalho

Especialista comenta sobre a 5ª habilidade destacada no ranking e traz dicas para atingir níveis mais altos de criatividade, originalidade e iniciativa


A pandemia trouxe para o mundo corporativo grande aceleração da tecnologia, e com o isolamento social, ganhamos uma nova companhia: o mundo remoto que era presente para alguns, mas ganhou novos tons e agora é cada vez mais democrático. Se antes ficar em casa era sinônimo de acolhimento e relaxamento, hoje também abriga escritórios e sala de aulas, e nesse novo espaço de convivência sem barreiras muito bem definidas é muito fácil se perder o chão. Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira vem trazer a reflexão sobre a desaceleração da rotina e como momentos de lazer podem auxiliar na criatividade.

Recentemente, um estudo feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra o quão pode ser agressivo à saúde trabalhar até altas horas. Segundo o levantamento realizado em mais de 150 países, mostrou que jornadas de trabalho de mais de 55 horas semanais torna os profissionais mais propensos a terem doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

“Não é surpresa que estamos nos sentindo cansados após um ano marcado pela morte e a solidão. Podemos observar nestes casos de sobrecarga a síndrome de burnout, que é conhecida como o distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional, e precisamos ficar atentos a isso também. Ou seja, precisamos sempre nos perguntar: será que não está na hora de se desligar um pouco?”, ressalta Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira.

Criatividade, originalidade e iniciativa é a quinta habilidade destacada no ranking do “Relatório Futuro do Trabalho” do Fórum Econômico Mundial, e convida todos a resgatar a originalidade natural da essência do ser humano para que seja capaz de promover iniciativas que resolvam desafios no cenário atual, integrando os conhecimentos à tecnologia. E de acordo com a especialista, essa é a combinação perfeita para o homem vencer as máquinas.

Fazer pausas não significa perder tempo, e sim, ganhar mais produtividade. Todos sabem que a sobrecarga não melhora o rendimento, e para se ter uma boa dose de criatividade, os momentos de pausas são essenciais para ativar essa ‘tecla’. E por sua vez, os momentos de lazer também podem ser um aliado muito importante para a melhora do rendimento.

“Um exemplo de que aumenta ainda mais a produtividade, é quando olhamos para os nômades digitais. Os profissionais que levam a vida dessa forma, além de conhecer novos lugares, estabelecer novos vínculos, ter flexibilidade de horário e local, conseguem ter mais aproveitamento criativo. E por esses fatores, que podem ser inspiradores, faz com que o dia seja mais produtivo, saindo daquela rotina que muitos não aguentam mais. ”, comenta, Rebeca.


E como desenvolver a criatividade, originalidade e iniciativa?

A criatividade também pode ser melhorada através de pequenas mudanças de hábitos e estilo de vida. E segundo o psicólogo cognitivo John Kounios, especialista em criatividade da Universidade Drexel dos EUA, explica que vários estudos demonstraram que estar de bom humor estimula a criatividade.

Para se desenvolver a habilidade de criatividade precisa-se entender que existem diferentes estilos e perspectivas de solucionar problemas, e abrir espaço para diferenças de opiniões, visões divergentes é primordial para ativar a criatividade, pois o resultado é uma perspectiva mais rica e precisa do mundo.

Já para a originalidade, é necessário investir no autoconhecimento para se ter a percepção da originalidade da sua identidade sem influência das nossas redes de contato, que sempre estão cheias de pessoas com experiências, visões e crenças semelhantes.

Nossos estilos de vida são muitas vezes baseados em escolhas influenciadas por crenças e ideias que não são nossas, então, ter iniciativa é ser proativo e muitas vezes sair da zona de conforto, sem medo da crítica.

“A criatividade é proporcional ao que sabemos e vivemos, por isso, saia da rotina, conheça pessoas e aprenda coisas novas, se quiser ter ideias mais originais. E aproveite esse momento para reavaliar a tomada de decisões, pois pode melhorar e muito a habilidade de liderança. As pessoas que fingem saber de tudo acabam errando mais ou não fazendo nada. Além de tirar um peso das costas, reconhecer a que temos pontos cegos vai te deixar mais confiante para ter iniciativa para melhorar na vida profissional e pessoal. ”, finaliza Toyama.

E para ajudar os profissionais aprenderem essa nova habilidade, a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, preparou 3 principais dicas.

  1. Use sua experiência como combustível para sua criatividade; encare os seus problemas como oportunidade de aprender coisas novas;
  2. Você não precisa deixar de ser você para ter sucesso, invista em seu autoconhecimento para identificar suas forças, talentos, virtudes e valores; 
  3. Não espere por um milagre, tome iniciativa tenha uma atitude proativa perante os desafios e seja um exemplo de ser humano na vida profissional e pessoal. 

 


Rebeca Toyama - fundadora da ACI que integra competências e inteligências e transforma propósitos em carreiras e negócios. Especialista em estratégia de carreira e bem-estar financeiro. Possui formações em administração, marketing e tecnologia. Especialista e mestranda em psicologia. Atua há 20 anos como coach, mentora, palestrante, empreendedora e professora. Colaboradora do livro Tratado de psicologia transpessoal: perspectivas atuais em psicologia: Volume 2; Coaching Aceleração de Resultados e Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal), da Universidade Fenabrave, do Instituto Filantropia, e da Academia GFAI.

 

Se beber, não dirija: ABRABE convoca 'Amarelinhos Virtuais' para promover responsabilidade no trânsito


Nos 25 anos de criação do slogan, associação convida influenciadores para reforçar a mensagem de que bebida e direção não combinam


Em 1996, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE assinou a criação da frase “Se Beber, Não Dirija” e, desde então, segue apoiando diversas iniciativas de conscientização sobre consumo responsável de bebida alcoólica e segurança no trânsito. Para marcar os 25 anos do slogan e reforçar a importância dessa mensagem, a associação lança agora a campanha #AmarelinhosVirtuais

Criada pela Giusti, a iniciativa reúne um time de influenciadores com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância de uma atitude responsável e que, definitivamente, bebida e direção não combinam. Eles vão literalmente vestir a camiseta da campanha, além de receberem outros itens como placas, apito e boné para se transformarem em verdadeiros agentes de trânsito, mas digitais. A ideia é que eles convoquem seus seguidores para espalharem a mensagem “Se Beber, Não Dirija” nas redes sociais e conscientizarem mais e mais pessoas.

Além de poder ser vista no Instagram dos influenciadores participantes, como Adriana Pino (@dripino), Bárbara Nogueira (@babnogueira), Bia Amorim (@biasommelier), Caio Branco (@caionareal04), Gabriel Santana (@gsantana.bar), Leandro Santos (@mussumalive) e Mau Villela (@maubeers), entre outros, a campanha #AmarelinhosVirtuais também será veiculada nas redes da ABRABE e do Sem Excesso (@sem_excesso), plataforma mantida pela associação justamente como ferramenta de diálogo sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas. 

A campanha acontece ainda durante o Maio Amarelo, movimento também apoiado pela ABRABE, que tem como proposta colocar em pauta o tema da segurança viária e mobilizar toda a população, em uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil, para debater sobre trânsito seguro.


“Se Beber, Não Dirija”

Criado pela ABRABE em 1996, o slogan nasceu em uma campanha educativa desenvolvida em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego e o Comando de Policiamento de Trânsito. A frase ficou gravada na lembrança dos brasileiros e foi adotada não só pelos órgãos públicos, que buscam promover a conscientização, mas também em campanhas publicitárias de anunciantes do próprio segmento de bebidas e outros universos. O slogan também conquistou seu espaço no universo digital, sendo adotado em posts, hashtags, memes e GIFs.


Novo estudo da Kantar mostra que casais com filhos pequenos e monoparentais tiveram o maior impacto na renda durante a pandemia

A primeira edição do estudo Domestic View, recém-lançada pela multinacional Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, indica que domicílios de casais com filhos pequenos ou monoparentais, representantes de 19% e 26% da população brasileira, respectivamente, foram os que mais sofreram financeiramente em 2020, durante a pandemia. 

O levantamento mostra que esses lares têm a menor renda per capita e maior comprometimento do bolso, com gastos superando a renda em cerca de 20%. Os monoparentais passaram a gastar menos com habitação e mais com serviços públicos, enquanto os casais com crianças seguem a tendência inversa. 

O Domestic View 2021 apresenta um levantamento bastante completo sobre as despesas que estão impactando o bolso durante a pandemia, incluindo alimentação, moradia, serviços públicos, higiene pessoal e limpeza. Revela ainda que 67% dos lares brasileiros estão endividados, e que esse número sobe para 69% se considerarmos somente as classes C e DE. 

O estudo Kantar Domestic View entrevistou de maneira online 5.779 lares no final de 2020. A amostra representa 57 milhões de lares brasileiros.

 


Kantar

www.kantar.com/brazil.

www.kantar.com/worldpanel


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