Pesquisar no Blog

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia 23 de abril, Dia de São Jorge

 Taróloga Maria do Sol dá dicas de proteção e limpeza para os devotos do Santo e explica a presença de São Jorge no Tarot


A Espada de São Jorge pode se tornar um verdadeiro amuleto de proteção”, aponta


Hoje, dia 23 de abril é celebrado o dia de São Jorge. Comemorado por católicos e adeptos de religiões de matriz africana, na figura de Ogum, São Jorge tem a imagem enraizada no imaginário popular do brasileiro. Mas não é só por aqui que o guerreiro com a lança montado em seu cavalo desperta fé e esperança nas pessoas. O santo é celebrado em diversos países da Europa, e o dia de São Jorge é um dos mais importantes no calendário religioso.

 

A Espada de São Jorge, planta que recebeu este nome em homenagem ao santo da Capadócia, pode ser usada neste dia e em outros momentos para proteção e abertura de caminhos. A cartomante e taróloga brasileira, Maria do Sol, que vive na Itália, traz dicas de proteção pelo santo guerreiro, que tem milhões de devotos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

 

Amuleto

 

“Pegue uma folha de Espada de São Jorge e corte em 7 pedaços pequenos. Coloque tudo dentro de uma bolsinha ou saquinho de pano. Acrescente na embalagem um pequeno pedaço de ferro e uma pedra azul, pode ser de qualquer tipo, desde que a cor seja azul. Antes de fechar, assopre 7 vezes dentro da sacolinha e carregue este amuleto com você para todos os lugares. Renove esta simpatia a cada 7 meses.

 

Proteção para o ambiente

 

“Junte duas folhas de Espada de São Jorge em formato de cruz. Amarre com uma linha em cima da entrada de casa ou do trabalho, pedindo proteção para o local. Faça este ritual sempre que sentir necessidade.”

 

Um belo vaso de Espada de São Jorge também pode ser colocado logo na entrada dos ambientes, para cortar a negatividade e olho grande!

 

Limpeza de casa

 

“Em uma terça-feira, pegue uma espada de São Jorge e corte em 7 pedaços. Coloque para ferver em uma panela com água filtrada. Depois use a solução para limpar toda casa. Mas é importante começar de dentro para fora. Durante o processo, mentalize que está removendo toda a energia negativa do local. Essa simpatia pode ser repetida sempre que você achar necessário.”

 

São Jorge no Tarot


A carta do Tarot que representa São Jorge é a carta de número 7: o carro. É um dos símbolos mais positivos, uma vez que representa a abertura de caminhos, viagens e o sucesso pelo qual você tanto batalha! O carro também se relaciona à coragem e ao desejo de atingir seus objetivos, sempre com caráter e confiança. São Jorge ou Ogum, é um guerreiro forte e valente que todas as lutas abrindo novas portas.

 

Famosos devotos de São Jorge

 

Muitos famosos contam com a proteção e a força de São Jorge em suas vidas. Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho são dois devotos que homenagearam o protetor com a música Ogum. Seu Jorge também homenageou o santo com a canção “Alma de Guerreiro”, que foi tema da abertura da novela “Salve Jorge”. A atriz e apresentadora Regina Casé é outra que confia e entrega demandas para São Jorge. Giovanna Antonelli é outra devota declarada que homenageia o guerreiro em seu cavalo todos os anos.

Maria do Sol - Para muitos, dom é uma herança passada de geração em geração. Assim foi com Maria do Sol. Sua bisavó era índia e se envolveu com um cigano, trazendo ares místicos à família, quando aprendeu a leitura das cartas e a prática da adivinhação. Passado de mãe para filha, de todos os irmãos, Maria foi a única a dar continuidade e hoje se consagra levando seu esoterismo do Brasil à Itália. Maria do Sol vê sua jornada como uma missão espiritual de ajudar pessoas e assim seguirá.

 

Magia do Sole

https://www.magiadosole.com/

https://www.instagram.com/magia_do_sole/

 

Abril verde: em nome da saúde e da segurança do trabalhador

As campanhas de prevenção que associam um mês a uma cor específica surtem efeitos cada vez mais. Assim acontece com o Outubro Rosa e o Novembro Azul, duas iniciativas voltadas aos cuidados contra o câncer. Em 2005,  foi promulgada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e, consequentemente, o Abril Verde.

Em abril, todas as pessoas que prendem um laço verde ao seu uniforme de trabalho simbolizam um episódio que precisa ser lembrado. No dia 28 de abril de 1969, a explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas.

Como campanha, o Abril Verde une a preocupação com a saúde do trabalhador e a segurança em todas as suas atividades laborais. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde do Trabalho, foram notificados mais de 4.5 milhões de acidentes no Brasil entre 2012 e 2018; 5,4 mil no município de Campinas - SP. Nesta plataforma digital desenvolvida em conjunto pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e OIT Brasil, é possível estimar a quantidade de acidentes nas 5.507 cidades brasileiras e projetá-la para os dias atuais para constatar que os números são bastante expressivos e despertam a preocupação dos gestores responsáveis pela segurança dos colaboradores.

Também com base no Observatório, nos setores econômicos com mais comunicações de acidente, a construção civil aparece em quarto lugar. A chamada Norma Regulamentadora nº 4, ou simplesmente NR 4, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), estabelece os critérios para a organização dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT). A construção civil está enquadrada entre o grau de risco 3 e 4, dependendo do tipo de obra.

É importante dizer que, além de ser uma obrigatoriedade legal, a existência dos SESMT e as ações instituídas por cada empresa que atua na construção civil são contribuições inestimáveis para a integridade física, a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Podemos enumerar aqui os tipos de acidentes mais comuns nas obras: batidas contra objetos, quedas de nível, projeção de materiais, aprisionamento ou prensagem, soterramento e choque elétrico. Em geral, são ocasionados por ato inseguro, ou seja, falta de atenção e de utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), estado emocional abalado e excesso de confiança. A condição insegura, pela falta de Equipamento de Proteção Coletiva (EPC) e não entrega de EPI aos colaboradores, é outra causa de ocorrências. A falta de orientação e treinamento, assim como as pressões externas, também influenciam nesses resultados.

Além do uso obrigatório dos EPIs, a segurança em uma obra pode (e deve) ser reforçada com a implementação de sistemas de proteção coletiva, acompanhada por técnicos e profissionais especializados. Neste sentido, citamos os sistemas de linhas de vida, os pontos de ancoragem, a proteção periférica, como guarda-corpo, bandejas, telas fachadeiras e redes de segurança, as proteções de abertura, as plataformas externas de trabalho para evitar exposição a quedas, entre outros recursos.

Da mesma forma que os equipamentos, os projetos de incentivo às boas práticas de segurança são essenciais. Por isso, a importância de se investir em programas de acidente zero, atentar para as regras de ouro da segurança e realizar treinamentos e capacitação de maneira continuada.

Quando damos a real importância à vida do colaborador, ele tem a garantia de que voltará íntegro para sua família no final do dia. Também se tornará um importante agente de disseminação da cultura de saúde e segurança em seu trabalho. Para o bem-estar de todos.

 


Márcio Rogério Paschoalinotto - gerente de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho da A.Yoshii


Shopping Penha realiza sexta e sábado vacinação contra covid-19 e recebe doações para moradores da região

 

Idosos acima de 64 anos, profissionais da saúde e da educação acima de 47 anos são público-alvo

 

O Shopping Penha está com drive-thru de vacinação contra a Covid-19 e realiza amanhã e sábado, 23 e 24 de abril, a imunização em idosos com idade acima de 64, profissionais da saúde e educação com mais de 47 anos. A ação acontece no piso G4, das 10h às 17h e segue todas as diretrizes recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI).  

Os profissionais da saúde devem apresentar a Carteirinha do Conselho e comprovante de residência, enquanto os profissionais da educação precisam estar com o Comprovante Vacina Já com QR Code, comprovante de residência, vínculo empregatício na cidade de São Paulo e CPF. 

Ao se vacinar, também será possível realizar a doação de alimentos, produtos de limpeza ou higiene, tudo o que for recebido será revertido para os moradores da região da Penha. Vale ressaltar que a doação não é fator obrigatório para receber a vacina.

O Shopping será ponto de vacinação até o final da campanha, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Hospital Dia Penha e da Supervisão Técnica de Saúde Penha. A campanha de imunização contra a Covid-19 na capital é realizada de acordo com a disponibilidade de doses repassadas pelo Ministério da Saúde e respeitando as etapas do cronograma e públicos-alvo da Campanha de Vacinação do Governo do Estado de São Paulo. 

 

  

SERVIÇO

Vacinação Covid-19 - idosos acima de 64 anos, profissionais de saúde e profissionais da educação acima de 47 anos.

Data: Dia 23 e 24 de abril

Horário: 10h às 17h 

Local: Piso G4 do Shopping Penha


Google lança campanha "Conheça os Fatos" contra desinformação sobre COVID-19 e vacina

 

Empresa investe em iniciativas e novos recursos para apoiar o enfrentamento da pandemia e destacar informações de qualidade e de fontes oficiais sobre prevenção e vacina em seus principais produtos

O Google deu início à campanha " Conheça os Fatos ", focada no combate à desinformação sobre a pandemia. O objetivo é promover maior conscientização sobre o acesso a informações e recursos de qualidade que ajudem a manter as pessoas seguras e bem-informadas, começando pelas orientações de prevenção da doença em produtos do Google, como a Busca, Google Maps e YouTube.

Desde o início da pandemia, o Google já lançou mais de 200 novos produtos, recursos e iniciativas incluindo a API de Notificações de Exposição para auxiliar autoridades de saúde na orientação da população em vários países, inclusive no Brasil, e relatórios de mobilidade da comunidade - e mais de US 1 bilhão em recursos que foram destinados para apoiar a população, autoridades sanitárias e parceiros em todo o mundo.

Para dar visibilidade às informações de utilidade pública neste momento crítico, a empresa também disponibilizou US 250 milhões em créditos para que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e mais de 100 agências governamentais - incluindo o governo brasileiro - pudessem veicular campanhas de comunicação por meio das nossas plataformas de anúncios. Ao todo, nosso compromisso global com comunicados de serviço público relacionados à COVID-19 já chega a mais de US 800 milhões .


Destacando informação de qualidade

Na Busca, ao pesquisar sobre " vacina covid " ou " vacina coronavírus ", uma nova experiência promove carrosséis de notícias de fonte jornalísticas sobre o tema, bem como painéis com informações fidedignas acerca do número de doses de imunizantes aplicadas no Brasil, o percentual da população vacinada, assim como o avanço histórico da população imunizada, entre outras estatísticas. Há também links diretos para páginas de fontes genuínas com mais detalhes geolocalizados sobre cadastro e locais de vacinação do estado ou cidade de onde foi feita a pesquisa.

No Google Notícias, uma seção dedicada exclusivamente a temas relacionados a COVID-19 exibe as principais matérias e reportagens, nacionais e locais, publicações recentes de autoridades de saúde em redes sociais, e uma página especial com fatos e dados atualizados sobre a pandemia no mundo.

Já no Google Maps estão disponíveis dados locais e informações de fontes autênticas sobre prevenção à COVID-19, além de atualizações sobre a pandemia. Entre outros recursos, é possível, ainda, consultar horários de pico, com a previsão de lotação de estabelecimentos, e ainda alertas de mobilidade, que podem, por exemplo, monitorar serviços de transporte, mostrando o nível de aglomeração ou indicando se há limitação de circulação ou necessidade de uso de máscara.


Youtube

No Youtube, também serão privilegiadas informações de fontes confiáveis. Na página inicial e nas buscas relacionadas ao coronavírus ou à COVID-19 da plataforma, são exibidos vídeos de especialistas e veículos jornalísticos no topo dos resultados. Abaixo dos vídeos sobre o tema, um painel de informações que direciona os usuários para os sites de órgãos oficiais - como Ministério da Saúde e Anvisa, no caso do Brasil. Ao todo, eles já foram exibidos globalmente mais de 400 bilhões de vezes.


Foi organizada uma sequência de vídeos conectando YouTubers como Átila Iamarino , Thelminha e Astrid Fontenelle aos principais especialistas em saúde para criar um conteúdo seguro sobre COVID-19 e vacinas. Você pode acessar as playlists aqui .

Como parte do nosso esforço de estimular a produção de conteúdo confiável na plataforma, também trabalhamos para ajudar instituições de saúde a criar e desenvolver canais no YouTube. Os canais do Hospital Albert Einstein e da Fiocruz, por exemplo, já somam mais de 2,7 milhões de visualizações desde 24 de março de 2021.

Para garantir a segurança das pessoas, o Google segue atualizando políticas e removendo material que as violem. A empresa é fiel aos princípios que tratam da remoção de conteúdo nocivo, da redução de visualizações de produções duvidosas e do destaque a informações confiáveis.

Por exemplo, a menos que haja contexto educacional, documental, científico ou artístico suficiente, serão removidos vídeos no YouTube que recomendam o uso de Ivermectina ou Hidroxicloroquina para o tratamento ou prevenção de COVID-19, fora dos ensaios clínicos, ou que afirmam que essas substâncias são eficazes e seguras no tratamento ou prevenção da doença.

Essa atualização está alinhada às orientações atuais das autoridades de saúde globais sobre a eficácia dessas substâncias. No mundo todo, já foram removidos mais de 850 mil vídeos por violação de políticas ligadas a informações incorretas sobre o coronavírus.

Leia mais sobre o "Conheça os fatos" e os esforços do Google no combate à desinformação durante a pandemia clicando aqui .

Mais informações: imprensa@google.com e google@cdicom.com.br


TELEGRAM é a nova ferramenta do cibercrime para distribuir malware remotamente

Nos últimos três meses, a Check Point identificou mais de 130 ciberataques utilizando um tipo de malware controlado por meio desta plataforma de mensagens instantâneas

 

A Check Point Research (CPR), braço de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de cibersegurança global, alerta para a nova tendência de ataque entre cibercriminosos no qual o Telegram, o aplicativo de mensagens instantâneas com mais de 500 milhões de usuários ativos no mundo, é utilizado como sistema de controle e comando para disseminar malware pelas empresas. Mesmo nos casos em que o aplicativo não está instalado ou não é utilizado, o sistema permite aos atacantes enviar comandos e operações maliciosos remotamente, submetendo os destinatários a sérios riscos.

Nos últimos três meses, a Check Point Research identificou mais de 130 ciberataques utilizando um malware do tipo Remote Access Trojan (RAT) denominado ToxicEye. Um RAT é um tipo de malware que confere ao atacante controle total do sistema de um usuário. O ToxicEye é gerenciado pelo cibercriminoso por meio do Telegram, comunicando-se com o servidor do atacante e extraindo dados para ele. Este RAT é distribuído mediante e-mails de phishing, os quais contêm arquivos executáveis (.exe) maliciosos, que, uma vez abertos, dão início à instalação do ToxicEye no computador da vítima, realizando uma série de explorações sem o conhecimento do usuário.


Perigos do RAT no Telegram

Cada RAT que usa este método tem sua própria funcionalidade. A equipe da CPR foi capaz de identificar uma série de recursos-chave que caracterizam a maioria dos ataques recentes observados:

• Recursos de roubo de dados: o RAT pode localizar e roubar senhas, informações do computador, histórico do navegador e cookies;

• Controle do sistema de arquivos: é capaz de excluir e transferir arquivos ou eliminar processos ou assumir o gerenciador de tarefas do PC;

• Captura de entrada e saída (I/O hijacking): o RAT pode implementar um keylogger, gravar áudio e vídeos do ambiente envolvendo o usuário por meio da câmera e do microfone do computador ou, até mesmo, sequestrar o conteúdo da área de transferência;

• Recursos de Ransomware: capazes de criptografar e descriptografar os arquivos do computador da vítima infectado.


Cadeia de infecção

A CPR definiu a cadeia de infecção do ataque da seguinte forma:

• O atacante começa por criar uma conta de Telegram e um bot. Um bot de Telegram é uma conta remota com a qual os usuários podem interagir. O atacante primeiro cria uma conta do Telegram e um bot dedicado "Telegram". Uma conta de bot do Telegram é uma conta remota especial pela qual os usuários podem interagir pelo chat ou adicionando-os a grupos do aplicativo, ou ainda enviando solicitações diretamente do campo de entrada digitando o nome de usuário do Telegram do bot e uma consulta.

• O token do bot é fornecido com o malware escolhido.

• O malware é disseminado por meio de campanhas de spam por e-mail como um anexo de e-mail. Um dos exemplos identificados pela CPR continha um arquivo anexado denominado "paypal checker by saint.exe".

• A vítima abre o anexo malicioso que a conecta ao Telegram. Qualquer vítima infectada com o payload malicioso pode ser atacada por meio do bot do Telegram, que conecta o dispositivo do usuário de volta ao servidor C&C do atacante via Telegram.

• O atacante adquire total controle sobre a vítima e pode executar uma série de atividades maliciosas.

Cadeia de infecção


A escolha pelo Telegram

A mais recente investigação da Check Point Research revela uma crescente popularidade do malware baseado no aplicativo Telegram, o que se deve muito à atenção cada vez maior que o serviço de mensagens online tem tido em todo o mundo. Dezenas de novos tipos de malware baseados no Telegram foram encontrados como "armas de reserva" em repositórios de ferramentas de hacking do GitHub. Os cibercriminosos consideram o Telegram parte integrante de seus ataques devido a uma série de benefícios operacionais, como:

• O Telegram é um serviço legítimo, fácil de usar e estável que não é bloqueado por mecanismos antivírus corporativos, nem por ferramentas de gerenciamento de rede.

• Mantém o anonimato, já que o processo de registo requer apenas o número do celular.

• Os recursos de comunicação exclusivos do Telegram permitem aos atacantes podem facilmente extrair os dados dos computadores das vítimas ou transferir novos arquivos maliciosos para dispositivos infectados.

• O Telegram também permite que os atacantes usem seus dispositivos móveis para acessar computadores infectados de quase qualquer local do mundo.

"Descobrimos uma tendência crescente em que os autores do malware usam a plataforma do Telegram como um sistema de Command & Control pronto para uso na distribuição de malware em organizações. Este sistema permite que o malware receba comandos e operações futuras remotamente utilizando o serviço do Telegram, mesmo que a plataforma de mensagem não esteja instalada ou sequer sendo usada", diz Idan Sharabi, gerente do Grupo de P&D da Check Point Software Technologies.

"O malware que os atacantes utilizaram, neste caso, é facilmente encontrado em sites acessíveis como o GitHub. Acreditamos que eles estão aproveitando o fato de o Telegram ser utilizado e permitido na maioria das organizações para efetuar ciberataques sem quaisquer restrições de segurança. Dado que o Telegram pode ser utilizado para distribuir arquivos maliciosos ou como canal de Command & Control remoto de um malware, é possível que, no futuro, sejam desenvolvidas outras ferramentas que irão tirar proveito desta plataforma", explica Sharabi.

Dicas de proteção

• Procurar por um arquivo chamado C:\Users\ToxicEye\rat.exe. Se o arquivo for localizado é porque o computador está infectado. Neste caso, contatar imediatamente a equipe de helpdesk e apagar o arquivo do sistema.

• Monitorar o tráfego gerado entre computadores da sua organização e as contas de Telegram C&C. Se for detectado e se o Telegram não está instalado como solução corporativa, pode ser indício de que a segurança está comprometida.

• Estar atento aos anexos que contêm nomes de usuário. E-mails maliciosos utilizam frequentemente o username da vítima como assunto ou nome do arquivo anexado. Não abrir esses anexos, apagar os e-mails e não responder ao remetente.

• Ter cuidado com remetentes anônimos ou desconhecidos. Receber um e-mail de um remetente não listado ou cujo nome não é revelado pode indicar que o e-mail é malicioso ou e-mail de phishing.

• Cuidado com o tom da linguagem da mensagem. As técnicas de engenharia social são projetadas para tirar proveito da natureza humana. Isso inclui o fato de que as pessoas são mais propensas a cometer erros quando estão com pressa e tendem a seguir as ordens de pessoas em posições de autoridade. Os ataques de phishing geralmente usam essas técnicas para convencer seus alvos a ignorar suas suspeitas em potencial sobre um e-mail e clicar em um link ou abrir um anexo.

• Implementar uma solução automatizada antiphishing. Minimizar o risco de ataques de phishing para a organização requer um software antiphishing baseado em IA capaz de identificar e bloquear o conteúdo de phishing em todos os serviços de comunicação da empresa (e-mail, aplicativos de produtividade e outros) e plataformas (estações de trabalho de funcionários, dispositivos móveis, entre outros). Essa cobertura abrangente é necessária, pois o conteúdo de phishing pode vir por qualquer meio e os funcionários podem ficar mais vulneráveis a ataques ao usar dispositivos móveis.

 

 

  

Check Point Software Technologies Ltd.

https://www.checkpoint.com/pt/

Twitter: https://www.twitter.com/checkpointsw

Facebook: https://www.facebook.com/checkpointsoftware

Blog: https://blog.checkpoint.com

YouTube: https://www.youtube.com/user/CPGlobal

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/check-point-software-technologies



26 de abril é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial, problema que, sem controle, aumenta risco de complicações em caso de infecção pelo coronavírus

Exposição nas linhas 4 e 5 de metrô chama atenção para a condição que atinge milhões de brasileiros e provoca doenças cardiovasculares; alerta é importante porque muitas pessoas deixaram de procurar assistência por receio de contraírem a covid-19


Com a intenção de informar sobre um dos fatores de risco mais importantes para as doenças cardiovasculares e para complicações associadas à infecção pelo coronavírus, a ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, apoiam iniciativa da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras e recebem, durante abril, uma mostra sobre hipertensão.

Na exposição, o passageiro encontra depoimentos como o de Janete Gonçalves, que tem diagnóstico de hipertensão e doença reumática. Ela controla o problema com medicamentos, aliados a uma alimentação com ingestão reduzida de sal e massa e a uma rotina de exercícios físicos.

Em abril, o dia 26 é dedicado especialmente para o alerta sobre a hipertensão arterial. Segundo o Ministério da Saúde, 35% da população no país apresenta essa condição, que, se não controlada, pode levar a uma série de doenças, com sequelas para o organismo. Durante o mês, nos nichos de leitura das 27 estações de ambas as linhas estarão disponíveis para os usuários folhetos esclarecendo sobre hipertensão arterial e seus cuidados.

Medir a pressão regularmente é uma maneira de prevenir ou controlar o problema, pois seus sintomas são praticamente imperceptíveis. Além de depoimentos, a mostra conta com dicas e informações para evitar a hipertensão ou controlá-la. Este ano, por conta da pandemia da covid-19, as atenções se voltam para esse grupo de risco mais vulnerável. Vale ressaltar ainda que muitas pessoas, por receio de contaminação, deixaram de procurar assistência médica para a hipertensão, agravando alguns casos.

"Com ações como essa, a ViaQuatro e a ViaMobilidade reafirmam seu compromisso de oferecer aos passageiros mais do que um transporte seguro e confortável. Temos também a preocupação de veicular informações confiáveis que promovam a saúde e o bem-estar da população", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das concessionárias.

Seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar aglomerações e levar informação para quem pode ficar em casa, a exposição também será divulgada nas páginas oficiais das concessionárias no Facebook e Instagram, @ViaQuatroSP e @ViaMobilidadeSP.



Exposição sobre prevenção da hipertensão arterial

De 1 a 30 de abril na Estação Oscar Freire (Linha 4-Amarela) e Estação Eucaliptos

(Linha 5-Lilás)  

A Cobra e o Castelinho: marcas do novo tempo

A pandemia está nos trazendo uma incrível descoberta: a importância do contexto histórico para uma marca ganhar um novo significado, muitas vezes sem alterar sua imagem ou mix de produtos ou serviços. O momento histórico trata de jogar luz sobre o que estava oculto, seja por falta de demanda ou valorização cultural.

É o caso daquela cobra estilizada na letra B, que forma a logomarca do Instituto Butantan, e do castelinho mourisco símbolo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Embora as duas marcas sejam centenárias, passaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros apenas há pouco mais de um ano, com o início da pandemia.


Na infância paulistana, o Butantan era o lugar da cidade onde cobras, que pareciam aterrorizantes, moravam e o soro antiofídico era a salvação de vida para os brasileiros picados por esse réptil, em todos os cantos do país. Foi uma das primeiras experiências que aprendemos: a cura pode estar no próprio veneno.


Já o castelinho da Fiocruz aparecia, de vez em quando, no Jornal Nacional quando o assunto era vacina para malária. Causava estranhamento aquela construção europeia, em meio a um resquício de Mata Atlântica, em plena Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Uma construção peculiar e misteriosa, onde cientistas incansavelmente zelam pela saúde e buscam a cura.


Estes dois símbolos da ciência nacional emergiram no início da pandemia, embora sejam instituições centenárias e tenham papel fundamental para a política de saúde pública no Brasil. O Instituto Butantan completa 120 anos este ano. Nasceu de uma iniciativa do governo de São Paulo para combater a peste bubônica. Com o mesmo propósito, a Fiocruz foi criada em 1900 pelo governo fluminense. Até hoje, as logomarcas de ambos praticamente não mudaram, o que dificilmente acontece com uma instituição.


Paralelamente, seguiram inovando na forma de encarar a ciência – cada vez mais conectada com a realidade brasileira. Tradição e inovação andam lado a lado, fazendo de ambas referências mundiais em saúde pública. Representam também casos em que os produtos e serviços prestados à sociedade se sobrepuseram à marca, até antes da pandemia. Poucos cidadãos, provavelmente, conheciam imagens das instalações e as logomarcas de ambos. É o que chamamos de marketing quando o nome que está por trás, por sua história de credibilidade, chancela a marca. Neste caso, marketing é fundamental para valorizar e trazer reconhecimento do serviço da saúde pública brasileira.


Outro aprendizado dessa história toda foi descobrir que muitos cientistas brasileiros trabalham nas melhores universidades do mundo, não apenas em pesquisas sobre o Covid-19, mas em várias áreas que praticam a ciência de ponta. Ou seja, essa “indústria” nacional exporta mão de obra de primeira linha. São cientistas executivos porque, de fato, executam um árduo trabalho nos laboratórios, comandam equipes, buscam obstinadamente resultados e têm o devido respeito ao tempo de cada projeto.


Tanto o Butantan como a Fiocruz sempre tiveram um papel crucial na vida dos brasileiros. O que faltava era um olhar apurado sobre sua importância social e econômica. O que nos ensinou muito. Às vezes, a novidade está no olhar sobre as coisas, e não no objeto ou ser visto. Ah, e vamos torcer para que a vacina chegue logo a todos por aqui! 

 




 

Alexandre Mutran - head de marketing da AON Brasil. 

 

O advogado Sérgio Vieira orienta sobre o que não se deve fazer em casos de extorsão

A chantagem é uma pressão emocional que o agressor encontra para pressionar a sua vítima para se conseguir dinheiro ou outros benefícios e muitas vezes, são feitas ameaças de revelação de fatos, áudios ou fotos que dizem respeito à vítima. 

Recentemente, a funkeira Jojo Toddynho passou por uma situação desagradável. Ela teve que abrir um boletim de ocorrência contra o rapaz com quem ela teve um affair, pois ele a extorquiu em R$50 mil para não vazar fotos íntimas da cantora. 

E segundo informações da SaferNet Brasil, associação civil de direito privado com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no país, 69% das vítimas que sofrem extorsão são mulheres, estatística que inclui menores de idade. 

É preciso ficar atento, por isso o advogado Sergio Rodrigo Russo Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que também é especializado em crimes virtuais, explica o que pode ser feito nesta situação. "Ao primeiro sinal, já é preciso manter sério o tom da conversa e não ceder a pressão, pois se isso acontecer existe grande chance do crime ser contínuo e de tempo em tempo o agressor vai voltar a fazer", alerta. 

Mas caso o agressor comprometa e viole o direito da vítima, a expondo nas redes, isso configura outro crime, o de internet que está configurado na Lei Geral de Proteção de Dados ou no código penal vigente. 

"Caso seja violada, minha orientação é a vítima, preferencialmente acompanhada de um advogado, procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e digitais e registrar um boletim de ocorrência. A pessoa que está extorquindo será chamada para prestar esclarecimento. Caso não tenha uma delegacia especializada, pode ir à delegacia mais próxima de sua residência", finalizou. 

5 dicas do que fazer para não cair em chantagem 

1) Não entre em pânico 

2) Compartilhe o assunto com alguém de sua confiança 

3) Peça ajuda de uma equipe especializada no assunto 

4) Salve todas as conversas em um lugar seguro 

5) Denuncie

 


Sergio Rodrigo Russo Vieira - Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.


Posts mais acessados