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Você já ouviu falar sobre o conceito de Blue Zones (Zonas Azuis)? Essas são regiões ao redor do mundo onde os níveis de felicidade são mais elevados, assim como a expectativa de vida com qualidade. Foram identificados nove fatores-chave que ajudam a determinar essas regiões, incluindo alimentação saudável, atividade física, senso de propósito na vida, entre outros. Um fator especialmente significativo, que pode inclusive influenciar o ambiente de trabalho, é a qualidade dos vínculos que as pessoas nessas regiões mantêm com suas comunidades, amigos e familiares.
É justo afirmar que empresas que priorizam os relacionamentos e
cultivam um ambiente organizacional positivo estão contribuindo para o
bem-estar, a produtividade e a felicidade dos colaboradores. Além disso, é
importante destacar uma data significativa em abril: o Dia Mundial da Segurança
e Saúde no Trabalho, estabelecido pela OIT em 2003, confirmando a importância
do tema da saúde do trabalhador e evidenciando sua crescente relevância
estratégica para as empresas.
Considerando os fatores citados, que medidas as empresas podem
adotar para promover a saúde física e mental de seus colaboradores? Afinal, 61% dos brasileiros disseram, em uma pesquisa
realizada pela Opinion Box em parceria com a Vittude, que o estresse do
trabalho já prejudicou sua saúde mental em algum momento.
Na Vetor Editora, por exemplo, criou-se uma ação “Minuto da
Fruta”, que consiste em oferecer frutas aos colaboradores duas vezes ao dia.
Este gesto cuidadoso em prol da promoção da saúde e bem-estar das pessoas
incentiva hábitos alimentares mais saudáveis. Também é oferecido sessões de quick
massage disponível para todos os colaboradores, uma pausa revitalizante que
é parte integrante da cultura organizacional, e que promove relaxamento e
redução do estresse. Além disso, é disponibilizado terapia psicológica que
contribui para um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e acolhedor.
Existem ainda inúmeras outras medidas que podem ser implementadas
nas organizações, visando a manutenção, prevenção e promoção da saúde de seu
quadro de colaboradores. Abaixo, são apresentadas algumas sugestões:
1. Criar programas de bem-estar que
abordem aspectos físicos e mentais que incluam aulas de exercícios, sessões de
meditação, workshops sobre gerenciamento do estresse e acesso a serviços
de aconselhamento ou apoio psicológico;
2. Incentivar a prática regular de
exercícios físicos, seja oferecendo subsídios para academias, organizando
competições esportivas entre os colaboradores, ou até mesmo promovendo pausas
ativas durante o expediente, onde os colaboradores são encorajados a fazer
alongamentos ou caminhar;
3. Usar instrumentos que ajudem a
empresa a diagnosticar, por exemplo, bournout, clima organizacional, entre
outros que avaliam questões relativas à saúde mental;
4. Implementar políticas diferenciadas
no trabalho, como horários flexíveis, trabalho remoto ou dias de folga, para
permitir que os colaboradores tenham tempo para cuidar de sua saúde e bem-estar
pessoal e também possam focar em seus momentos de lazer;
5. Criar uma cultura organizacional que
valorize o apoio mútuo, o trabalho em equipe e a construção de relacionamentos
positivos entre os colegas, possibilitando um clima organizacional saudável que
impactará positivamente na saúde mental de todos;
6. Garantir um ambiente de trabalho
seguro e saudável, com medidas adequadas de segurança, ergonomia e bem-estar
físico. Isso pode incluir ajustes ergonômicos nos locais de trabalho, pausas
regulares para descanso e políticas de prevenção de lesões.
Ao implementar essas e outras ações voltadas para o bem-estar de seus colaboradores, as empresas não apenas contribuem para uma vida mais saudável das pessoas, mas também colhem os benefícios de uma equipe mais engajada, produtiva e feliz.
Vanessa Lamego - Gerente de RH da Vetor Editora. Graduada em Administração de Empresas pela PUC/SP, pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas pelo Mackenzie, com 20 anos de experiência na área de RH, implementando políticas e estratégias para promoção do desenvolvimento e bem-estar dos colaboradores.
Adriana Isidio - Gerente de Marketing e Comunicação na Vetor Editora. Graduada em Comunicação Social, pós-graduada em Gestão Empresarial pela ESPM e em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela USP, onde defendeu a tese “A importância da comunicação interna no apoio à prevenção e manutenção da saúde mental das pessoas nas organizações”.
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