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terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Lançamento livro- Dia 25, entre 16 e 20 horas, na Livraria da Vila, Shopping JK






São Paulo em 3D: livro revela a metrópole
sob um novo ponto de vista


As imagens tridimensionais foram captadas em três níveis:
“A visão dos humanos”, “A visão dos Pássaros” e a “A visão dos Anjos”

 

No aniversário de 463 anos de São Paulo, dia 25 de janeiro, a cidade é homenageada com o lançamento de estéreofluxos SãoPaulo, publicação que integra o projeto Energia da Cidade. Com fotos de Marcos Muzi, texto de Gavin Adams e projeto gráfico de Rafael Cotait, o livro busca abarcar a complexidade da metrópole e captar sua essência e sua poesia através de imagens com uma visão tridimensional.  Um óculos 3D vem encartado para esse passeio visual.

O lançamento, aberto ao público, é quarta-feira,dia 25 de janeiro, entre 16 e 20 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK (Av. Presidente Juscelino Kubitschek 2041 – Vila Olímpia), com a presença dos autores. O projeto Energia da Cidade é uma produção da Pink Produções, com patrocínio da AES Eletropaulo.

Um novo olhar e diferentes pontos de vista para as camadas da cidade

São Paulo não para. Cresceu sem muita racionalidade. Em sua geografia urbana, várias camadas de desenvolvimento se chocam. Elas são essenciais para se explorar a linguagem 3D. O livro tem como objetivo captar a cidade com profundidade, volume, densidade e emoção.

A tridimensionalidade é alcançada por meio da estereoscopia que segue a um princípio fundamental: o olho esquerdo vê diferente do olho direito. E o efeito tridimensional deriva justamente da diferença entre as duas imagens, que o cérebro processa como espaço tridimensional. Os autores escolheram um método chamado anáglifo para a composição das imagens estereoscópicas do livro. São muitos os métodos de captura e apresentação dessas imagens. O que muda é o modo de fazer essa apresentação corretamente.

As imagens foram obtidas de seis formas e em três níveis para o livro: no nível do chão, a alturas de até 150 metros do solo e a mais de mil metros. “A visão dos humanos”, alcançada em caminhadas pela cidade é o nome do primeiro nível, seguida por “A visão dos Pássaros”, obtida por meio de drones, e a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude.

Na geografia paulistana, entre edifícios históricos, monumentos e parques, construções e traçados de diferentes períodos convivem na paisagem. Entre os marcos fotografados no livro, estão: Pátio do Colégio, Praça da Sé, Vale do Anhangabaú, Teatro Municipal, Largo São Bento, Estação da Luz, Avenida Paulista, MASP, Estádio do Pacaembu, Auditório Oscar Niemeyer, Oca e Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.

A equipe que produziu estéreofluxos São Paulo vem trabalhando em conjunto ou individualmente, ao longo de duas décadas, com pesquisa acadêmica, fotografia e vídeo estereoscópico. Marcos Muzi é fotógrafo profissional e pesquisa a estereoscopia há várias décadas. Rafael Cotait é designer e videomaker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica. Gavin Adams é artista e acadêmico. Faz um pós-doutorado na EACH-USP relacionado à história da estereoscopia.

O ensaio fotográfico realizado por Muzi convida a uma viagem 3D pela cidade sob vários pontos de vista e com registros aleatórios. O texto de Adams coloca São Paulo como um campo de múltiplas visualidades, destacando aspectos históricos e geográficos capazes de revelar algo sobre o funcionamento do olhar dentro de um ambiente em transformação. Além de compor o projeto gráfico, Cotait serviu de consultor estereoscópico em operações de captação. O delicado equilíbrio de variáveis técnicas foi equacionado pelo designer de modo a proporcionar o máximo efeito 3D e excelente visibilidade.



O caminho para as imagens 3D: técnica ancestral ao lado de drones

Apesar do permanente apelo futurista, a produção de imagens tridimensionais é uma tecnologia ancestral e de longa tradição e evolução. A visão 3D é natural e foi captada fora do olho pelos cientistas antes mesmo da imagem fotográfica. Na primeira metade do século 19, o estereoscópio virou uma espécie de “brinquedo filosófico” que intrigava os estudiosos da visão. Em 1839, ano em que o daguerreótipo, precursor das câmeras, chega ao mercado, as experiências com 3D aconteciam nos laboratórios. Depois ela se tornou moeda corrente da evolução tecnológica.

Fotógrafos do passado, como o franco-brasileiro Marc Ferrez, o carioca Militão Augusto de Azevedo ou o suíço Georges Leuzinger, fizeram registros tridimensionais. O Imperador Dom Pedro II, um entusiasta e apoiador da fotografia, deixou no seu fabuloso acervo, hoje acessível na Biblioteca Nacional, muitos registros estereoscópicos. Entre outros fotógrafos ilustres que trouxe para o Brasil, estava o alemão Revert Henrique Klumb, que foi professor da Princesa Isabel. Os óculos 3D com lentes vermelha e azul que surgiram na virada do século 19 para o 20.



A energia da tecnologia e o olhar humano

No primeiro nível, chamado no livro de “A visão dos humanos”, alcançado em caminhadas pela cidade, foram usados dois equipamentos: a câmera estereoscópica RBT 3D X4, construída, nos anos 1990, a partir de duas câmeras analógicas da marca Cosina, e o sistema 3D Hero, que utiliza duas câmeras digitais Go Pro modelo Hero 2.

A RBT Cosina serviu para tomadas externas e seu uso foi fundamental para instantâneos e cenas noturnas que dependiam de captura simultânea. Ela tem duas lentes que tiram fotos simultaneamente, que perfazem o par estereoscópico. No sistema 3D Hero as câmeras são condicionadas dentro de uma caixa que posiciona suas lentes lado a lado, já na posição adequada à tomada estereoscópica. Através de um cabo de sincronismo, as câmaras podem captar vídeos e fotografias a partir de dois pontos de vista simultâneos. Estes pares fotográficos são então processados digitalmente para obtenção de imagens estereoscópicas.

A leitura contemporânea permitida pelo 3D Hero se dá pelo fato de que ele não possibilita visualizar os registros no momento em que estão sendo captados, fazendo da sessão fotográfica uma navegação às cegas sem a certeza do enquadramento ou da precisão do momento exato. Além disso, seu tamanho compacto e extrema portabilidade trazem a possibilidade de ângulos inusitados. O efeito “olho de peixe”, característico da Go Pro, é uma novidade na fotografia estereoscópica. Não parece haver registro de câmera estereoscópica de grande angular na história.

No segundo plano, a “A visão dos Pássaros”, a captação foi feita com um drone Phantom 4. Seus voos chegaram até a 150m do solo, obtendo vistas pouco usuais da metrópole. A distância de captura entre uma tomada e outra alternou entre 50 e 10 metros horizontais, dependendo da altura da câmera e também da distância da cena fotografada. As escolhas da melhor posição foram empíricas. O aparelho subia aos ares e tomava duas imagens em pontos distintos.

Para a composição tridimensional de cenas urbanas distantes do fotógrafo mais de 400 metros, era necessária a obtenção de pares em que a distância entre as duas tomadas fosse superior a da visão humana. Para criar essas condições foram utilizadas as câmeras digitais convencionais Canon 5D Mark II e Canon EOS Digital Rebel XT dispostas a dez metros uma da outra.

No último plano, a “A visão dos Anjos”, que ofereceu um ponto de vista elevado, vertical, de grande altitude, foram usadas imagens fornecidas pela empresa Base Aerofotogrametria captadas com equipamento digital Vexcel Ultra Cam instalado em um avião, e imagens tridimensionais obtidas no Google Earth.

O anáglifo é o método mais prático e acessível, pois não envolve correção de foco, ajustes, lentes ou espelhos. O acesso à tridimensionalidade da imagem é imediato e confortável. A composição anaglífica impressa que vemos na página é na verdade composta de duas imagens sobrepostas, uma totalmente vermelha e outra semelhante totalmente azul. A lente azul apaga a imagem azul e desenha a imagem vermelha como negro/cinza. A lente vermelha apaga a imagem vermelha e desenha a azul como negro/cinza. Assim é obtido o efeito tridimensional e cada olho recebe uma imagem distinta, visualizada na mesma página. Por isso a ausência de cor e o resultado cinza.


Conheça os realizadores
 
Gavin Adams é artista e acadêmico. Faz um pós-doutorado na EACH-USP relacionado à história da estereoscopia. Sua pesquisa gira em torno da visualidade, em particular as tecnologias de imagem tridimensional ao longo da história. Realizou, em conjunto com Marcos Muzi, a exposição SP 3D, em 2004.

Marcos Muzi é fotógrafo profissional e dedica-se à estereoscopia há várias décadas. Atuou como fotojornalista em diversas publicações de prestígio e fundou a empresa Fator Z. Sua pesquisa inclui brinquedos filosóficos e aspectos gerais da óptica, especialmente a estereoscopia. Realizou, em conjunto com Gavin Adams, a exposição SP 3D em 2004.

Rafael Cotait é designer e video maker. Dedica-se à estereoscopia e à fotografia panorâmica.






ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO – FNAC TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM SUPLA E PEDRO LIMA DO THE VOICE



Shows gratuitos, exposições, bate-papos e eventos infantis agitam as lojas Fnac de São Paulo na semana de aniversário da cidade.


Até o sábado, 28 de janeiro, as lojas Fnac de São Paulo oferecem uma programação especial, marcando o aniversário da cidade. Amahã, quarta-feira, 25 de janeiro, feriado de aniversário de São Paulo, os destaques são os shows de Supla (Fnac Paulista) e Pedro Lima, ex-participante do The Voice (Fnac Pinheiros). Na Fnac Pinheiros durante todo o dia de feriado haverá também contação de histórias infantis. Também faz show marcando a semana, a grande atração do X-Factor Brasil Diego Martins (27 de janeiro, Fnac Morumbi). Todos os eventos têm entrada gratuita.

Duas concorridas exposições também são ótimas opções de programa para toda a família. Uma bela homenagem à cidade de São Paulo pode ser vista na exposição Saudosa São Paulo, que abre na quarta-feira, 25 de janeiro, na Fnac Pinheiros. Na Fnac Paulista, a exposição Amelie Poulain apresenta todo o universo do filme O Fabuloso Destino de Amelie Poulain  através do olhar de mais de 70 artistas convidados.



PROGRAMAÇÃO
  
Quarta-feira, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo


Supla, show, às 18h, Fnac Paulista - São Paulo é cheia de diversidade em suas ruas, em seu povo e isso reflete, é claro, em sua música. Supla chega à Fnac para celebrar a diversidade ao ritmo de punk-rock, som que deixou marca em uma geração de paulistanos.

Pedro Lima, show, às 16h, Fnac Pinheiros - Finalista do The Voice, programa musical que é campeão de audiência, Pedro Lima fará show inteiramente dedicado ao aniversário da cidade.

Bruna Caram, show, às 14h, Fnac Pinheiros – Artista apresenta seu álbum mais recente, Multialma, em show acústico

Anna Tréa, show, às 12h, Fnac Pinheiros – Anna Tréa é música multiinstrumentista, cantora, compositora e arranjadora paulistana que tem como marca registrada a maneira peculiar de apresentar o formato voz e violão.

Historia de Cidade Grande, contação de Histórias, às 15h, Fnac Pinheiros - A contadora Vanessa Viotti encanta crianças de todas as idades com histórias de cidade grande. Os pequenos que vivem São Paulo no meio de seus grandes afazeres poderão parar e deixar a imaginação fluir.

Saudosa São Paulo, exposição, abertura às 11h, Fnac Pinheiros -  Exposição fotográfica mostra pontos marcantes da cidade como Vale do Anhangabaú, Praça da Sé e Parque Dom Pedro a partir de 1899. São diversas fotos históricas que retratam uma São Paulo que ficou nas páginas dos livros de histórias e no imaginário popular. É possível acompanhar a evolução do Largo de São Bento nos anos de 1900, 1905 e 1920, conhecer a antiga Rua Direita na Sé, visitar a inauguração do bonde elétrico do Parque do Tesouro. A exposição pertence ao acervo pessoal do produtor cultural Mauricio Coutinho e é herança da antiga companhia de energia Light.

A História do Café, bate-papo, à 15h, Fnac Paulista - O que está por trás da nossa pausa para o cafezinho? São Paulo só é como conhecemos hoje graças aos grandes barões do café que por aqui moravam. Neste bate-papo, será contada a história do café e sua importância para a cidade de São Paulo. Haverá degustação de cafés.

Playcenter, lançamento de livro com bate-papo e visita de monstros da Noite de Terror, às 18h, Fnac Morumbi - Pensar em um parque que conta um pedaço da história de São Paulo é pensar em Playcenter. O parque foi um dos marcos da cidade e durante 39 anos figurou como um de seus principais cartões postais, fazendo parte da vida de mais de 60 milhões de visitantes. Encerrou suas atividades em 2012, mas tamanha sua importância, que até hoje circulam diversas páginas e grupos de discussão nas redes sociais. O que pouca gente sabe é que esta história esteve bem além de montanhas russas, carrosséis e rodas gigantes. O Playcenter foi um dos mais importantes focos culturais da maior cidade da América Latina, durante quatro décadas. O escritor e jornalista Maurício Nunes, que já publicou outros cinco livros, descreve a verdadeira trajetória deste inesquecível complexo de diversões.



Quinta-feira, 26 de janeiro

Empreendedorismo em São Paulo, bate-papo, às 19h30, Fnac Paulista - Ir atrás de seus sonhos, ser o dono de algo importante e abrir seu negocio faz parte dos planos de muitos paulistanos e de quem na cidade se inspira. O empreendedor Alexandre Galliotti fundou, comprou e vendeu empresas nos mercados farmacêutico, imobiliário, esportivo e tecnologia. Na Fnac, ele revela os passos para abrir e administrar seu negócio com a liberdade de um dono.

São Paulo e as Marcas, às 19h30, Fnac Morumbi - Paulistas, o tempo todo conectados, modelando e modulando a forma como queremos nos relacionar com pessoas e com marcas. O fato de se comunicar não significa que o público-alvo decodificou, muito menos que ele foi impactado. O cenário é inédito, difuso e dinâmico. E nesse novo ecossistema caótico onde atuamos, compreender a fundo estratégias de marca e como posicioná-las de forma realmente relevante torna-se um dos desafios mais vitais. É sobre essa temática que Marcos Hiller conversa nos encontros Brand Thinkers. Marcos Hiller é mestre em comunicação e consumo pela ESPM. Pesquisador nas áreas de redes sociais, branding e cultura digital, ministra palestras pelo Brasil e exterior sobre inquietantes temas desse ecossistema digital que habitamos.



Sexta-feira, 27 de janeiro

Diego Martins, show, às 20h, Fnac Morumbi - Com sua apresentação performática e cheia de atitude, o finalista do programa X-Factor chamou atenção dos jurados e conquistou o Brasil com sua voz e jeito único.



Sábado, 28 de janeiro




Fotografando São Paulo, bate-papo e workshop, às 19h30, Fnac Morumbi - São Paulo, um lugar de contrastes, o velho com o novo, o tecnológico com o natural e tudo ao alcance do olhar, das lentes, nas ruas... Um bate papo sobre a fotografia de rua e seu mundo. O que é, como está, o que podemos fazer neste micro universo onde a sociedade e a vida pulsam. O fotógrafo Glauco Tavares, premiado em concursos nacionais e internacionais, tem paixão pelo estudo e pela prática da fotografia de rua e já fotografou em países como Índia, Nepal, Turquia e Brasil.



Sábado, 28, e domingo, 29 de janeiro

Oficinas de Pintura, das 14h às 20h, Fnac Morumbi, Fnac Paulista e Fnac Pinheiros - Pintar e desenhar dão asas à imaginação, uma princesa pode ser morena, loira ou até verde! Oficina de pintura com distribuição de brindes e muitas brincadeiras para as crianças.





Sobre a Fnac
A Fnac é o maior varejista mundial de produtos de cultura, lazer e tecnologia. O mix de produtos da Fnac é único no mundo: livros, CDs, DVDs, equipamentos de áudio, vídeo, telefonia, fotografia, informática e serviços. Fundada há mais 60 anos na França e presente há 17 anos no Brasil, cada Fnac é um lugar de descobertas e experiências inovadoras, que aguçam a curiosidade, dada a imensa possibilidade de escolhas e o aconselhamento personalizado. Em todas as lojas, há espaços dedicados a exposições fotográficas e eventos culturais gratuitos. A Fnac é uma referência global de varejo omnichannel, com forte presença on line e 199 lojas na França, Suíça, Espanha, Portugal, Bélgica, Qatar, Marrocos, Costa do Marfim e Brasil, empregando mais de 15 mil funcionários. Em 2015, a rede recebeu um público de mais de 64 milhões de clientes, com faturamento de € 3,87 bilhões. Em julho de 2016, a Autoridade da Concorrência francesa autorizou a Fnac a comprar o Grupo Darty, multinacional especialista em eletroeletrônicos, eletrodomésticos, fotografia e informática, fundado em 1957, com 433 lojas na França (Darty e Mistergooddeal.com), Bélgica (Vanden Borre) e Holanda (BBC), com faturamento anual de € 3,65 bilhões.

Lojas Fnac na cidade de São Paulo
Além do site www.fnac.com.br e do televenda (011) 4873-2111 (para São Paulo Capital e Grande São Paulo), a Fnac opera, hoje, com 3 lojas na cidade de São Paulo:

  • Fnac Morumbi – MorumbiShopping, Pisos Lazer e Térreo, Av Roque Petroni Júnior, 1089, São Paulo, Tel: (11) 3206-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos das 13h às 21h.
  • Fnac Paulista – av Paulista 901 e Al Santos 960 (estacionamento), Jardins, São Paulo, tel: (11) 2123-2000. De segunda a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 11h às 20h.
  • Fnac Pinheiros – av Pedroso de Morais, 858, Pinheiros, São Paulo, tel: (11) 3579-2000. De segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingos e feriados, das 10h às 20h.




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