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terça-feira, 30 de setembro de 2014

PRESENTES PARA O DIA DAS CRIANÇAS, TÊNIS E VIDEOGAME TÊM MAIS DE 50% DE IMPOSTOS

Informações estão no estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação

Pais e familiares que pretendem agradar as crianças com a compra de um videogame, no próximo dia 12 de outubro, pagarão 72,18% de tributos, valor que será revertido aos cofres federais, estaduais e municipais. O mesmo se aplica aos jogos do brinquedo eletrônico, também com 72% de tributos e ao tênis importado, cujo percentual de impostos corresponde a 58,59%. Caso o contribuinte prefira o calçado nacional, a carga é de 44%. As informações fazem parte do levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT, com os itens mais comercializados nesta época do ano.

O presidente executivo do IBPT, João Eloi Olenike, explica que a alta carga tributária dos produtos se deve ao princípio da seletividade utilizado para definir a tributação. “O legislador deve destinar alíquotas mais altas para os produtos de menos importância ao cidadão. Da mesma forma, a incidência de tributos é menor em produtos considerados mais necessários e essenciais, como aqueles que compõem a cesta básica”, informa.
Outros presentes que fazem a alegria da garotada também estão repletos de encargos tributários, como é o caso dos binóculos (51,71%); do aparelho de MP3 ou iPod (49,45%); do televisor (44,94%); e dos DVDs de filmes e desenhos (44,20%). Presentes como bicicleta, bola de futebol e brinquedos têm incidência tributária de 45,93%, 46,49% e 39,70% respectivamente.

O estudo do IBPT também indica que, caso opte por presentear as crianças com guloseimas, o contribuinte arcará com 33,95% de impostos no bolo de brigadeiro e 37,98% no sorvete. A ida ao cinema ou ao teatro também é tributada: cerca de 30% do valor do ingresso é imposto. Mas se quiser surpreender as crianças com um livro, o contribuinte terá uma carga de tributos mais branda. “Isso porque o livro possui imunidade tributária, sendo que os 15,52% de tributos se referem apenas aos encargos sobre a folha de pagamento e sobre o lucro da venda”, ressalta o presidente do IBPT.

Carga tributária dos principais presentes para o Dia das Crianças



Produtos
Carga Tributária

Aparelho MP3 ou iPOD
49,45%

Bicicleta
45,93%

Binóculos
51,71%

Bola de futebol
46,49%

Bolo de brigadeiro
33,95%

Boné
35,06%

Brinquedos
39,70%

Bicho de Pelúcia
29,92%

DVDs
44,20%

Jogos videogame
72,18%

Livros
15,52%

Patins
52,78%

Playstation (videogame)
72,18%

Roupas
34,67%

Sorvete de massa
37,98%

Picolé
37,98%

Teatro e cinema
30,25%

Telefone celular
33,08%

Televisor
44,94%

Tênis Nacional
44,00%

Tênis Importado
58,59%

 

Fonte: Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT

6 em cada 10 homens com câncer têm mais de 60 anos

Idosos respondem por metade dos atendimentos no Instituto do Câncer de SP; em comemoração do Dia Mundial do Idoso (1º/10), hospital lança exposição “Retratos da Maturidade”  

         No Dia Mundial do Idoso, pesquisa inédita realizada pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), ligado a Secretaria de Estado da Saúde e à Faculdade de Medicina da USP, maior centro de oncologia da América Latina aponta que os idosos representam 50% dos pacientes em tratamento na unidade.
         Os homens são maioria, 61% no total, e entre os tipos de tumores mais comuns nesta faixa etária estão os dos órgãos genitais (próstata, pênis e testículos), órgãos digestivos (estômago, esôfago, intestino, cólon e reto) e aparelho respiratório.
         Já entre as mulheres – 39% no total -, o câncer nos órgãos digestivos vem na frente, seguido de tumores na mama e nos órgãos genitais. O levantamento ainda mostra que os pacientes com mais de 60 anos respondem por 54% das cirurgias. 
“A parcela da população brasileira que mais cresce é a de idosos e o câncer já ocupa o segundo lugar como causa de morte entre essa faixa etária. É de extrema importância, portanto, estarmos preparados para oferecer um acompanhamento geriátrico completo, que, aliado as novas técnicas cirúrgicas e as drogas modernas, proporcione mais possibilidades de tratamento e, principalmente, qualidade de vida aos pacientes maduros”, destaca o oncologista Paulo Hoff, diretor geral do Icesp. 
Muitas pessoas ainda acreditam que o principal fator para o surgimento do câncer é o genético, mas apenas 10% dos tumores têm esta correlação. Por isso é fundamental que homens e mulheres acima dos 50 anos realizem, anualmente, check-up para detectar o câncer no início, como o exame físico da próstata (toque retal), a mamografia e o papanicolau, por exemplo.
Além disso, existem outros cuidados importantes que valem ser seguidos por toda a população. Manter uma dieta equilibrada, evitando o consumo excessivo de carnes vermelhas e bebidas alcoólicas, não fumar e praticar exercícios físicos – pelo menos 30 minutos diários – são atitudes que ajudam no combate a doença. 
Exposição
Para homenagear os idosos, o Instituto promove durante todo o mês de outubro a exposição “Retratos da Maturidade”. Quem passar pelo hall de entrada vai se deparar com uma seleção de 25 fotos de pacientes e familiares, registradas em diversos locais e situações distintas. “Nós percebemos que os idosos costumam lidar melhor com o diagnóstico de câncer, uma vez que a maturidade traz mudanças positivas como o alinhamento de expectativas e prioridades, além de maior controle emocional. As imagens selecionadas para a exposição conseguem, justamente, demonstrar esses sentimentos”, explica a coordenadora de humanização Maria Helena Sponton.
 O Instituto do Câncer fica na Avenida Doutor Arnaldo, 251 – Cerqueira César. A exposição está aberta ao público diariamente, até o dia 24 de outubro.

OUTUBRO ROSA - A beleza contra o câncer de mama

Autoestima é importante aliada de mulheres no tratamento oncológico

O Outubro Rosa surgiu em 1990 nos Estados Unidos e hoje é um movimento realizado no mundo todo. Seu objetivo é conscientizar as mulheres e a população sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama. O principal intuito do Outubro Rosa é alertar para a realidade atual da doença e para a importância do diagnóstico precoce. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) são mais de 57 mil novos casos estimados no Brasil para 2014. Somente na região Sudeste, a estimativa é de mais de 30 mil casos novos. A incidência é maior nesta região devido a hábitos urbanos e modernos. Algumas mulheres priorizam o trabalho, se casam e têm filhos mais tarde, menstruam e amamentam menos. A consequência dessas mudanças de hábito é o aumento da influência de alguns hormônios responsáveis pelo desenvolvimento do câncer de mama.   
Neste cenário, surge o projeto 'De Bem com a Vida - a beleza contra o câncer': programa coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) que consiste na realização de oficinas de automaquiagem em que profissionais voluntários da área da beleza ensinam técnicas que ajudam a suavizar e combater os efeitos relacionados ao tratamento contra o câncer. As pacientes recebem orientação profissional e um kit com produtos que poderão ser usados para automaquiagem, higiene pessoal e perfumaria. O programa é realizado em vários países do mundo - em associação ao projeto social internacional 'Look Good Feel Better - com grande repercussão mundial e adesão da grande mídia e de celebridades.
'A adesão por parte das nossas pacientes é muito grande. A mulher que está em tratamento contra o câncer precisa também de outros cuidados. Cuidar da beleza e da autoestima é fundamental e um programa como este, com referências internacionais, certamente trará inúmeros benefícios para as participantes', comenta o oncologista Ricardo Antunes, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia e diretor do Instituto Paulista de Cancerologia.
Até hoje, o Grupo IPC Saúde já realizou 24 oficinas na unidade Angélica I do Instituto Paulista de Cancerologia, atendendo ao todo mais de 220 mulheres. Um jeito de olhar a paciente que vai além da preocupação com a doença. O foco é a mulher, seu bem-estar físico, psicológico, emocional e espiritual.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Maquiagem Luxe Avon – Lançamento

A diferença desta linha para as demais é que ela é formulada com ingredientes raros e preciosos, que potencializam os resultados.
Possuem textura ultra leve, não oleosa, não obstrui os poros, cobre imperfeições e aparência de poros dilatados.




 A linha de maquiagem Luxe é composta pelos produtos: Máscara de volume para cílios, Delineador líquido, Blush em pó, Gloss labial, Sombra para os olhos, Base líquida, Pó compacto e Batom.


                      Máscara de cílios

Feita com pó de diamante negro. Proporciona volume exuberante e preto intenso. O pincel contém um aplicador exclusivo.
Somente na cor preta.











Delineador líquido para olhos

O delineador é em formato de canetinha, com a aplicador bem fininho, facilitando o traço fino no delineado. Em sua fórmula também contém pó de diamante negro. A ponta fina facilita a aplicação








Blush em pó

O blush em pó vem em uma embalagem muito bonita e sofisticada, vem com um aplicador, aqueles comuns que vem nos blush. Acabamento natural e matte. Entre seus componentes estão extratos de safiras brancas.









Gloss Labial

Sua embalagem tem um formato sextavado, o aplicador é um pouco mais alongado e se parece com os gloss importados.









Sombra para os olhos


As sombras vem em estojos com 5 cores cada, que em conjunto formam combinações incríveis, em sua fórmula com ingredientes preciosos estão os extratos de orquídeas.
São 5 as coleção que compõem a linha: Ametista sofisticada, Água Marinha, Quatzo Rose, Ouro Terracota.









Base líquida

A base é uma grande novidade, sua embalagem assemelha-se a base Renew, porém um pouco mais sofisticada, o legal é a quantidade de tonalidades disponíveis, são 8 tons de base: Bege Claro, Bege Creme, Bege Médio, Bege Rosado, Bege Dourado, Bronze, Bronze Escuro, Marrom Escuro. Fórmula com extrato de safiras brancas e com FPS 24.












 Pó compacto

Embalagem nada convencional para pó compacto da Avon, embalagem em formato retangular, sua fórmula contém extrato de safiras brancas.











Batom

Os batons são formulados com extrato de seda pura, possuem FPS 15, e uma embalagem linda!

Evento 100% Animais - Honda Daitan

Neste final de semana, que tal vir até nosso evento de adoção, comer brigadeiro, conhecer nossos peludos e de quebra, ajudar moradores e crianças de rua?

O Instituto 100% animais, em parceria com a Honda Daitan, fará um grande evento de adoção neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de setembro, em São Paulo. Além de conhecer nosso os animais prontinhos para adoção, o visitante também poderá trazer 1 quilo de alimento não perecível que será doado para o Instituto Missionários da Consolata que ajuda crianças e moradores de rua em situação de risco. E para ficar ainda melhor, haverá ilha de brigadeiro e sorvete durante todo o evento, para crianças e adultos.






Um programa imperdível para o final de semana. O evento acontece na concessionária Honda, que fica na Avenida Ibirapuera, 2771, em São Paulo. Venha se apaixonar e quem sabe, adotar seu novo melhor amigo!

Sobre a 100% Animais

O Instituto 100% Animais é uma organização do terceiro setor, constituída por empresários, que tem como objetivo promover ações efetivas em benefício ao bem-estar dos animais não humanos no Brasil. Construindo pontes entre cidadãos, empresas privadas e organizações de proteção animal, para que juntos possam viabilizar a ampliação qualitativa do atendimento aos animais, o Instituto 100% Animais dedica-se a criação de instrumentos e articulação de projetos que impulsionem o desenvolvimento sustentável das organizações do terceiro setor que tem como público-alvo os animais.
O Instituto 100% Animais, atua como um agente de transformação e disponibiliza apoio estratégico, prático e científico `a organizações voltadas a promoção do bem-estar e proteção animal. Incentivando projetos em diferentes regiões do país de forma inovadora.

Conheça o nosso site - www.100animais.org.br











quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Evento para adoção de cães acontece no próximo dia 28 no MorumbiShopping

8ª edição traz parceria com a ONG Acãochego e patrocínio da Pedigree 
 


 No último domingo de setembro, dia 28, o MorumbiShopping, em parceria com a ONG Acãochego, realizará a oitava edição do evento para adoção de cães abandonados. A ação foi criada pelo centro de compras com o objetivo de transformar a vida desses animais e até o momento já promoveu mais de 90 adoções. O evento estará aberto ao público das 11h às 16h no estacionamento do piso G4.

Para levar um mascote para casa, os interessados deverão ter mais de 21 anos, apresentar documento com foto, comprovante de residência e pagar uma taxa simbólica de R$ 50,00 que será totalmente revertida como contribuição para a ONG. Os adotantes também passarão por uma entrevista com os responsáveis da organização, que irão instruir sobre os cuidados e procedimentos necessários. Todos os cães que participarão do evento estão devidamente castrados, vacinados e vermifugados.

Nesta edição, a iniciativa terá patrocínio da Pedigree, marca apoiadora da adoção, que contribuirá com a doação de 10 sacos de ração de 20 kg para a ONG Acãochego, além de oferecer Kits Pedigree aos adotantes. Os clientes que também abraçam essa causa, mas não podem levar um dos cãezinhos para casa, poderão doar no dia do evento ração, acessórios, produtos e itens variados que serão aproveitados pela ONG para os cuidados dos animais abandonados.


Serviço - 8ª edição do evento de adoção de cães no MorumbiShopping:

Data: 28 de setembro, das 11h às 16h
Local: Estacionamento do Piso G4, próximo à Cia Athletica
Como adotar: Ter mais de 21 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência e pagar uma taxa simbólica de R$ 50,00 que será inteiramente revertida à ONG.
Endereço: Av. Roque Petroni Jr., 1089 - São Paulo/SP

Sobre a Acãochego:
Criada em 2003, a Acãochego, abriga, hoje, mais de 400 cães. Localizada na Grande São Paulo, a ONG tem como principal atividade recolher os animais abandonados das ruas, prestar os primeiros atendimentos e resgatar sua dignidade. Todos os cães são castrados, vermifugados, vacinados e preparados para o objetivo prioritário: inseri-los em novos lares. Cada processo de adoção tem acompanhamento famílias e orientação aos adotantes.

sábado, 20 de setembro de 2014

INVISTA anuncia nova estratégia para marca LYCRA® e lança grande campanha de comunicação

Com comercial filmado em grande produção na Romênia e fotos clicadas pelo conceituado fotógrafo inglês Rankin, a ação global, que começa no Brasil, move toda a cadeia têxtil

No dia 3 de setembro passado, a INVISTA, empresa detentora da marca LYCRA®, apresentou a campanha LYCRA® MOVES YOU™, ação global que começa no Brasil e reforça o posicionamento mais emocional adotado pela marca e que moverá ainda mais os negócios de toda a cadeia têxtil.
“O Brasil é um mercado importante e estratégico, por isso a INVISTA aposta no País. A indústria têxtil brasileira é integrada - tem o fabricante do fio, como é o nosso caso, como também os produtores de tecido, as confecções e mão de obra qualificada. Além disso, o mercado de moda é bastante aquecido aqui. Por isso, fizemos um investimento de mais de US$ 100 milhões na expansão da nossa fábrica de Paulínia e agora estamos fazendo um investimento milionário nessa iniciativa de comunicação”, afirmou David Trerotola, Presidente Global do segmento Apparel da INVISTA.
A campanha está inserida no LYCRA® CONNECT, projeto que reúne todos os elos do setor têxtil (desde tecelagens e malharias a confecções e varejo), com ações que envolvem relacionamento com parceiros e campanha grandiosa. A iniciativa também visa reforçar o novo posicionamento e arquitetura da marca com novos modelos de etiquetas que comunicam de maneira simplificada os benefícios de cada tecnologia.



“A plataforma LYCRA® MOVES YOU comunica que a marca LYCRA® move os consumidores fisicamente, emocionalmente e criativamente. O objetivo é conectar emocionalmente a marca ao consumidor e incentivá-lo ainda mais a procurar pelas etiquetas LYCRA® nas prateleiras e araras de lojas, fazendo com que ela se torne um fator ainda maior de decisão de compra”, disse Denise Sakuma, Diretora Global de Comunicação da INVISTA.
A campanha, pela agencia SapientNitro, contempla no Brasil um esforço de comunicação 360°, incluindo peças voltadas às mídias tradicionais, como comerciais para televisão aberta e fechada, mídia exterior e anúncios em revistas, além de contar com  presença em redes sociais, materiais de ponto de venda e ações com experiência de marca em lojas e shoppings. As adptações ao mercado brasileiro e criação de atividades locais ficou por conta da agência Santa Clara.

 



O papel da etiqueta
Para que as confecções possam utilizar a etiqueta LYCRA®, os produtos devem passar por um processo de certificação para atender às exigências de qualidade da INVISTA. As confecções homologadas, além de comunicarem a seus clientes o diferencial de qualidade da marca LYCRA® recebem vantagens e serviços exclusivos, como treinamento têxtil, serviços de marketing customizados, pesquisas de mercado, entre outros.  A expectativa da empresa é de que, com a campanha, a presença da etiqueta nos pontos de venda cresça acima dois dígitos.
Para facilitar a identificação das peças que contêm o fio LYCRA® nos pontos de venda, a INVISTA redesenhou suas etiquetas antigas, desenvolvendo também uma nova arquitetura da marca. Agora, com mais destaque, os benefícios serão concentrados e comunicados por quatro etiquetas: LYCRA®, LYCRA®BEAUTY, LYCRA®XTRA LIFE™ e LYCRA®SPORT:

LYCRA®BEAUTY – Desenvolvido para atender aos padrões mais exigentes de tecnologia e criar novas soluções para o shapewear , o fio LYCRA®BEAUTY é encontrado em tecidos usados em peças de moda íntima que moldam a silhueta, ao mesmo tempo em que preservam o conforto.

LYCRA®XTRA LIFE™ – O fio LYCRA® XTRA LIFE™ foi especialmente desenvolvido para proporcionar mais durabilidade para biquínis e maiôs, minimizando o desgaste e esgarçamento. Com o fio LYCRA® XTRA LIFE™, as peças de moda praia resistem de cinco a dez vezes mais à presença de cloro e protetores solares quando comparadas àquelas feitas com elastanos comuns.

LYCRA®SPORT – A tecnologia do fio LYCRA® SPORT, utilizada em roupas da moda esportiva, proporciona elasticidade e liberdade de movimento, características fundamentais para quem busca alta performance na prática de exercícios físicos.

LYCRA® CONNECT
Antes de incentivar os consumidores a procurarem pela etiqueta no varejo, foi preciso preparar a cadeia têxtil com antecedência para que todos os elos estivessem prontos para acompanhar o grande movimento que viria em seguida.
“O aumento pela procura de etiquetas gera negócios tanto para a INVISTA quanto para nossos clientes. Como o fio LYCRA® é invisível, a etiqueta é uma maneira que o consumidor consegue verificar a presença deste ingrediente mágico na peça e, para que os consumidores achassem a nova etiqueta no ponto de venda a partir de agora, foi necessário engajar toda a cadeia têxtil desde o início do ano. Temos confiança que o projeto CONNECT vai mover consumidores e toda a cadeia têxtil, gerando negócios para todos”, finaliza Andrea Martins, Diretora de Marketing Brasil e Argentina.





“mais tempo para você” é o mote da nova campanha de LINHA BRANCA da LG

Objetivo é mostrar como o uso do novo portfólio de produtos da marca permitirá ao consumidor ter mais tempo para realizar as tarefas do dia a dia 

Líder global na venda de produtos de linha branca, a LG Electronics traz oficialmente ao Brasil o lançamento do seu line up de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, que inclui micro-ondas, fornos multifuncionais, lava louça, refrigeradores, e lava e seca. Para a divulgação, a companhia coreana preparou uma campanha com o mote ‘Mais tempo para você’, referindo-se a praticidade que cada um dos produtos oferece ao consumidor.
Criada pela agência interna da empresa, a LGAd, a campanha foi desenvolvida com base em uma pesquisa encomendada pela LG que  comprovou que os consumidores na hora de escolher os eletrodomésticos antes mesmo de tecnologias inovadoras, buscam mais praticidade nas tarefas do dia a dia.
 “Hoje em dia é comum as pessoas levarem uma vida corrida e já não é mais interessante gastar muito tempo cuidando da cozinha ou das roupas. Foi pensando nesse estilo de vida que a LG desenvolveu seus produtos de linha branca. O uso do ‘Mais tempo para você’ na campanha é mostrar para o consumidor que a LG entende suas necessidades e quer que eles tenham mais tempo livre para cuidar daquilo que realmente importa, explica Sérgio Friedheim, diretor de marketing da LG Electronics do Brasil.
Para atingir o público–alvo, que são pessoas ocupadas e que querem ter mais tempo livre para curtir a vida com amigos e familiares, a LG preparou key visuals para ativação em mídia digital, sociais e em pontos de venda.
Ao todo, são cinco peças – cada uma referindo-se a um produto lançado – com imagens a partir do interior dos eletrodomésticos. As peças mostram o conceito da praticidade de uso dos produtos, que vem de dentro para fora, entregando mais tempo ao consumidor.
Confira abaixo cada uma das conceituações:



Lava e Seca LG                                                                            

 

  Refrigerador Door-in-Door
 

Forno Solar Smart / SolarDom                                

  







                                                                                                           Lava-louças



 Micro ondas – Easy Clean























sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Campanha aborda tráfico e exploração de mulheres e crianças



Parceiros desde 2011, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e a Tarso Estratégia e Comunicação veiculam, neste mês, mais uma peça publicitária que integra uma série voltada aos direitos humanos. Desta vez, a mensagem lembra o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças - 23 de setembro.
A proposta da campanha é dar visibilidade às diferentes questões de direitos humanos e, dessa forma, também tornar mais conhecido o trabalho do Fundo Brasil. Sites, revistas e jornais podem veicular gratuitamente as peças, também como apoio à iniciativa.
Prostituição é destino mais comum das vítimas 
No Brasil, mais de 70 mil pessoas já foram levadas ao exterior como produto do tráfico de seres humanos.  Segundo relatório do Escritório das Nações Unidas para o Combate às Drogas e ao Crime (UNODC), essa prática gera 32 milhões de dólares por ano. As mulheres e crianças são as mais vulneráveis: são cerca de 98% das vitimas. O perfil é formado basicamente por afrodescendentes, com idade entre 15 e 25 anos, de baixa renda, sem acesso à educação e com dificuldades para encontrar emprego.
A impunidade agrava ainda mais a situação.  Entre 2005 e 2011, a Polícia Federal registrou 157 inquéritos por tráfico internacional de pessoas para fins de exploração sexual, enquanto que o  Poder Judiciário, segundo o Conselho Nacional de Justiça, teve apenas 91 processos distribuídos. Foram indiciados 381 suspeitos, desses, menos da metade, 158, foram presos.
A prostituição é um dos destinos mais comuns das vítimas. De acordo com as Nações Unidas, o Brasil é hoje o maior "exportador" de mulheres escravas da América do Sul. Segundo o governo brasileiro, estas mulheres vão para o exterior em busca de trabalho e acabam sendo vítimas de quadrilhas organizadas. A adoção ilegal de crianças, a escravidão e o trabalho forçado também figuram entre os motivadores dos crimes.
Para prevenir, reprimir e atender as vítimas destes crimes, o Brasil aprovou, em 2006, o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Decreto nº 5.948).  A participação do maior número de pessoas e organizações no combate ao tráfico e a exploração sexual de mulheres e crianças também é importante. Para denunciar, basta ligar no Disque 100, na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.  A ligação é gratuita. 

O trabalho do Fundo Brasil
Desde seu primeiro Edital Anual, realizado em 2007, o Fundo Brasil apoia ações de combate à exploração sexual e ao tráfico de mulheres e crianças no Norte do País, região que concentra 31% das rotas do tráfico de pessoas mapeadas.. São iniciativas como o projeto "Amanajara", da Sociedade da Defesa dos Direitos Sexuais da Amazônia (Sodireitos) "Conexão Manaós: Articulação da rede de enfrentamento à exploração sexual e tráfico de meninas, adolescentes e mulheres", do Fórum Permanente de Mulheres de Manaus (FMM).


















Semana Nacional de Doação de Órgãos começa nesta segunda (22) para estimular o ato voluntário

Ação ajudará a dar um passo importante na conscientização dos brasileiros

 
Sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos é o principal mote da campanha desenvolvida pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Durante a Semana Nacional de Doação de Órgãos, que tem início nesta segunda-feira (22/09) e vai até domingo (28/09). Atualmente, cerca de 30 mil pessoas aguardam na fila de espera e, de cada 10 pessoas abordadas, metade se nega a doar os órgãos de seus familiares..
No 1º semestre de 2014, o Brasil recuperou parcialmente a queda na taxa de doação (12,8 pmp), obtendo taxa de doadores efetivos de 13,5 pmp. Porém, os números ainda estão distantes do objetivo previsto em 2007, para o final desse ano, de 15 doadores pmp. Para se ter uma ideia, a maior lista de espera é por um rim – 18 mil pessoas. Em segundo lugar, estão os que precisam de transplante de córnea (8 mil).. Em seguida, vem fígado, com 1.350 pessoas na lista de espera, e, por último, coração e pulmão, com 250 e 196 respectivamente.
O trabalho realizado pela ABTO, em parceria com o Ministério da Saúde, dos governos estaduais e entidades médicas, vem surtindo efeito nos números de transplantes, porém os números de doadores efetivos, por milhão de população, ainda são muito baixos em relação a outros países. Avaliando o cenário, os transplantes renais aumentaram 1,0% (28,8 pmp), com crescimento de 0,8% nos transplantes com doador falecido (21,5 pmp) e de 1,4% nos com doador vivo (7,3 pmp).
Os transplantes hepáticos diminuíram 1,6% (8,9 pmp), à custa da diminuição de 1,7% nos transplantes com doador falecido (8,2 pmp), enquanto que os transplantes com doador vivo não se alteraram (0,7 pmp). Já o transplante cardíaco cresceu 12,9% (153) e superou a taxa prevista (145 – 1,5 pmp). Entretanto foi realizado em apenas 10 estados e DF, sendo sete nas regiões sul e sudeste e três do nordeste.
Além disso, foram realizados 28 transplantes de pulmão (0,3 pmp), com queda de 30% em relação a 2013. O transplante de pâncreas cresceu 2,8%. Foram realizados 73 transplantes (0,7 pmp), menos da metade do previsto (145 – 1,5 pmp), em sete estados. O transplante de córneas (69,6 pmp) diminuiu 3,4%, distanciando-se da meta de “lista zero” (em torno de 90 pmp). Por fim, no TMO (transplante de medula óssea) houve diminuição de 12,3% nos transplantes relatados.
Os números de transplantes de órgãos realizados no país no 1º Semestre de 2014:

 
órgãos
Total
Coração
153
Fígado
852
Pâncreas
14
Pâncreas/Rim
59
Pulmão
28
Rim
2750
Total
3.856

 Para se tornar um doador, é importante que a pessoa comunique à família sobre esta vontade, pois de acordo com a legislação dos transplantes no Brasil, a doação deverá ser consentida pelo familiar de até 2º grau. Essa conversa é fundamental para subsidiar a decisão da família na hora de doar os órgãos.
Segundo o Dr. Lucio Pacheco, presidente da ABTO, a recusa dos familiares ainda é um dos motivos para a falta de doadores e está relacionado à falta de manifestação da vontade de doação em vida. “Sempre que o indivíduo se manifesta a favor da doação os familiares autorizam”. De acordo com a Associação, a principal dificuldade para o aumento do número de doadores é, exatamente, o baixo nível de informação sobre o assunto. “Apostamos na adesão da sociedade, com apoio de profissionais de saúde e da mídia, para um dia tornar essa espera por um órgão menos longa e dolorosa”, afirma o médico.

 

Ação de Engajamento

Para lançar a Semana Nacional de Doação de Órgãos e conscientizar a população para a falta de doadores, a agência Leo Burnett Tailor Made preparou uma ação de grande impacto para a ABTO. A ideia é despertar o engajamento nas pessoas para que deixem claro aos seus familiares que deseja ser um doador de órgãos. A campanha iniciou com o convite para todos os candidatos dessa eleição a fazerem uma promessa tão fácil que qualquer político é capaz cumprir. Todos são convidados a participar dessa campanha, para isso, basta gravar um vídeo curto no Twitter ou no Facebook com a hashtag #prometodoar e fazer a seguinte promessa: Eu SOU Um Doador de Órgãos.

 

Os interessados em se tornarem doadores podem conferir mais informações no site oficial da ABTO: http://www.abto.org.br/

 

Sobre a ABTO

A Associação Brasileira de Transplante de órgãos é uma sociedade médica, civil e sem fim lucrativo, que tem por finalidade estimular o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas com os transplantes de órgãos no Brasil e congregar os profissionais e as entidades envolvidas com ou interessadas em transplante de órgãos. A instituição contribui também para o estabelecimento de normas, criação e aperfeiçoamento de legislação relacionada com transplante de órgãos, além de estimular a criação de centros de doação, bancos de órgãos, serviços de identificação de receptores. A ABTO promove realização de congressos, simpósios, conferências e outras atividades relacionadas com transplante de órgãos difundindo junto ao público em geral o significado humanitário, científico e moral da doação de órgãos para transplante.

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