Franquias do setor continuam registrando altas no faturamento
Foi-se o tempo em que as pessoas se alimentavam mal e tinham
pouca preocupação com a saúde e o bem-estar. Hoje, o brasileiro está cada dia
mais ligado em questões de saudabilidade, sustentabilidade e simplicidade. De acordo com a consultoria Euromonitor, o mercado de alimentação
saudável movimentou R$ 80 bilhões em 2015 e deve movimentar R$ 108,5 bilhões
até 2019. Nos últimos cinco anos, as vendas nesse setor dobraram. Um ótimo
nicho para quem deseja investir, ainda mais no setor de franquias.
Segundo a ABF - Associação Brasileira de Franchising, só o
segmento de saladas, tapiocas e apelo saudável faturou quase R$ 235 milhões em
2015. Um bom exemplo são os restaurantes da Let´s Wok, que unem um conceito de fast
food saudável. A rede oferece um cardápio flexível, que permite milhares de
combinações entre massas, arrozes, vegetais e outros ingredientes preparados em
panela Wok, sua marca registrada. Como possuem pouca gordura e produtos
naturais, seus pratos tem ganhado cada vez mais adeptos.
Uma
das unidades mais bem sucedidas da empresa é a loja do Shopping Patio Iporanga,
em Santos. A cidade, por ser litorânea, tem uma grande aceitação do conceito -
tanto que duas das quatro unidades da rede estão lá. “Nossos pratos caem muito
bem tanto em dias quentes quanto frios. Por serem preparados em menos de 10
minutos e na frente do cliente, a aceitação é muito boa”, afirma Daniel Mendonça da Silva, gerente da unidade.
De
acordo com os demonstrativos contábeis da unidade, mesmo em meio à crise, o
faturamento vem aumentando. “Só no mês de julho, tivemos um crescimento de 10%
em relação ao mesmo período do ano anterior. É uma prova de que o segmento de
alimentação saudável tem seguindo praticamente imune à crise”, afirma.
“Percebemos, muitas vezes, redes tradicionais de sanduíches e outras comidas
mais calóricas, que ficam ao lado da nossa, no shopping, terem um movimento
muito menor”, atesta.
João
Luis Gomes, o franqueado da unidade, não tem do que reclamar. Mesmo atualmente
morando fora do país, ele consegue acompanhar a evolução do seu investimento.
“A loja se valorizou muito. Na época em que abri, em 2011, investi cerca de R$
250 mil reais. Hoje, de acordo com as avaliações da franqueadora, minha unidade
vale em torno de R$ 700 mil. Em nenhum tipo de aplicação eu conseguiria quase
triplicar o meu capital em menos de cinco anos”, alegra-se.
Obviamente,
não se trata de milagre. Há muito esforço e dedicação envolvidos. “No início,
precisamos investir bastante na formação da clientela. Foi um tempo até as
pessoas experimentarem e passarem a incluir nossos pratos no seu dia a dia.
Hoje, felizmente, a grande maioria dos clientes é recorrente. Uma prova de que
mais do uma refeição esporádica, eles realmente aderiram o conceito de
alimentação saudável em seu cotidiano. Bom para o cliente e melhor ainda para o
investidor desse segmento”, finaliza.
Let´s
Wok