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quinta-feira, 5 de outubro de 2023

O que é um Canal de Denúncias e por que ele é importante?

 

Canal de Denúncias é um instrumento implementado nas empresas, com a finalidade de permitir às pessoas se manifestarem, comunicarem fatos ou suspeitas, fazerem reclamações, relatarem desconforto em relação a atitudes, comportamentos, decisões ou práticas que possam se configurar em desvios éticos, irregularidades, ilicitudes, descumprimentos de regras, entre outros.

É habitual o uso desses canais também para receberem dúvidas, críticas, sugestões ou outras informações de utilidade para as organizações.

Os canais podem ser oferecidos por 0800, telefone normal, URA (gravações telefônicas), por meio de sites, e-mails, cartas, aplicativos… 

Entretanto, como será discutido a seguir, o Canal de Denúncias precisa ser efetivo, a fim de gerar os benefícios esperados e, para isso, as formas como são disponibilizados fará toda diferença.

Irregularidades, em geral, ocorrem com frequência nas instituições. Todavia, quase sempre ficam às escondidas, longe dos olhos daqueles que deveriam combatê-las. 

Porém, é bem provável alguém ficar sabendo, desconfiar de algo, ouvir, ver ou presenciar um fato duvidoso. Enfim, a inexistência de um meio para levar essa informação valiosa ao conhecimento da instituição, de forma segura, fará esse dado ser mantido em segredo e a entidade perderá a chance de corrigir ou prevenir um potencial agravamento da situação.

Daí a importância de um Canal de Denúncias, bem estruturado e capaz de dar segurança, credibilidade e conforto para todos o usarem de maneira tranquila, sem receios e sem demora.

 

Quais os benefícios de implementar um Canal de Denúncias?

 

Pesquisas internacionais e confiáveis (ex.: Relatório da ACFE de 2018) apontam que as companhias perdem, em média, 5% do faturamento anual com fraudes internas e o Canal de Denúncias, se bem implementado, é a ferramenta mais efetiva na detecção e solução desses casos.

Isso é explicado por fatos constatados na prática:

  • As pessoas usam o canal e comunicam as suspeitas de fraudes, possibilitando a identificação dos infratores e a devida punição.
  • Existem também fraudadores que temem ser identificados pelo Canal, logo, interrompem a prática da ilicitude ou o desejo de cometê-la.

Seja como for, a presença do Canal de Denúncias contribui de forma direta para a detecção e/ou inibição das fraudes, reduzindo, desse modo, a sua incidência.

Na mesma direção, esse raciocínio é válido para outras práticas comuns no ambiente corporativo: apropriação indevida de ativos; conflito de interesses; uso do tempo de trabalho para atividades pessoais; casos de assédios moral ou sexual; discriminação; bullying; racismo; roubos e furtos; descumprimentos legais ou de diretrizes internas; etc.

Todas essas irregularidades trazem prejuízos financeiros, riscos à imagem e reputação, além de causarem danos diretos às pessoas, afetarem o clima organizacional, contribuírem para o absenteísmo e a rotatividade de pessoal, com reflexos negativos à produtividade, etc.

Dessa maneira, um Canal de Denúncias efetivo detecta e inibe irregularidades, promovendo, em decorrência disso, benefícios enormes para todos.

Para a organização, a redução de custos é imediata. Os prejuízos e recursos financeiros esbanjados são transformados em lucro. Riscos enormes de perda de imagem ou reputação por conta de ilicitudes ou más-condutas dão lugar a atitudes coerentes, justas, transparentes e honestas.

Com a clara redução de comportamentos inadequados, desrespeitosos ou injustos, funcionários tornam-se mais satisfeitos no dia a dia, sentem o ambiente mais saudável, o clima organizacional melhor e as relações interpessoais mais agradáveis.

 

Dessa forma, aumenta-se a capacidade de atração e retenção de talentos, valorização do ser humano, aplicação da meritocracia. Tudo leva a uma identificação maior do indivíduo com a entidade, melhorando os índices de produtividade e lucratividade.

Como reflexo natural, as empresas adquirem vantagens competitivas, melhorando sua posição no mercado, fortalecendo a sua sustentabilidade, gerando mais negócios e, portanto, aumentando o seu valor!

Inegável os benefícios desse instrumento. Se bem aplicado, ele fará uma diferença enorme e promoverá ganhos para todas as partes interessadas.

 

Cuidado! Nem todos os Canais de Denúncias geram benefícios.

 

Todos os benefícios citados no tópico anterior não são promessas. São constatações observadas no mercado, quando uma instituição implementa um Canal de Denúncias de verdade, com todos os elementos para torná-lo efetivo.

Logo, se um canal estiver desprovido de um ou mais fatores descritos a seguir, ele vai se tornar inútil e, assim sendo, representará apenas despesas, sem a contrapartida benéfica tão esperada.

De início, vale ressaltar que a utilidade do canal só é sentida se as pessoas usarem, de fato, esse instrumento. Do contrário, ele será limitado a um adorno desnecessário, supérfluo e inócuo.

Os indivíduos somente investirão tempo no uso do Canal de Denúncias se essa ferramenta tiver credibilidade, conferir segurança e demonstrar a sua serventia. Para alcançar esse status, os seguintes fatores obrigatoriamente devem estar presentes:

  • Confidencialidade

Os manifestantes protegem-se para evitar exposição e terem seus nomes revelados. O receio é compreensível, pois ninguém gostaria de sofrer retaliação ou críticas, ser designado por “dedo-duro” ou ser confrontado pela chefia ou pelos demais membros da equipe.

A confidencialidade é um atributo dos canais terceirizados, profissionais e idôneos. 

Nos canais internos, será raro consegui-la, visto o sistema poder estar vulnerável a acessos indevidos (por exemplo, por profissionais de TI); também é passível haver o reconhecimento da voz do denunciante, a identificação do IP ou do ramal de quem faz a denúncia e, assim por diante.

Além disso, nem sempre a própria empresa possui um sistema de segurança adequado contra invasões de hackers ou vazamento de informações. E os colaboradores percebem essa fragilidade e acabam desconfiando de todo o sistema, deixando de utilizar esse meio da maneira como esperada.

  • Possibilidade de anonimato

Mesmo com a confidencialidade assegurada e o uso de Canal de Denúncias externo, um levantamento recente realizado pela Contato Seguro apresentou um índice bastante elevado de ‘solicitação do denunciante para permanecer incógnito’. Ou seja, em 83% das denúncias recebidas, o relator pede o anonimato.

Num canal interno, é provável apenas uma parcela pequena desse montante consumar a denúncia, pelo receio de ser descoberto. 

E se as pessoas desconfiarem do canal externo, o efeito será o mesmo. Isso significa: a idoneidade do provedor do Canal de Denúncias ganha relevância máxima nesse processo.

  • Acessibilidade – 24 horas por dia – 7 dias por semana

O ímpeto em se fazer uma denúncia surge a qualquer hora do dia ou da noite, seja durante o trabalho ou lazer. E, se o canal estiver indisponível na hora desejada, esse impulso pode passar e o potencial denunciante desistir da sua investida.

Pense numa situação envolvendo uma fraude de grandes proporções, furtos de quantias vultosas, casos graves de assédio ou descumprimento legal pondo em risco a reputação e a imagem da entidade, deixando-a vulnerável a multas e penalidades.

Imagine agora se um colaborador tem a intenção de denunciar num sábado à noite e o Canal de Denúncias não está operante. Talvez, na segunda-feira essa pessoa já tenha desistido.

O empregador desperdiçaria a oportunidade de desvendar uma irregularidade gigantesca! Portanto, inaceitável permitir a perda de qualquer denúncia!

Mas, há ainda um dado de extrema importância a considerar. Em 2022, a Contato Seguro, recebeu cerca de 40% das denúncias fora do horário de expediente. 

Ou seja, a chance de a companhia desperdiçar informações relevantes pela indisponibilidade do canal é muito significativa, o que se conclui ser esse um fator inegociável para quem deseja um instrumento efetivo de verdade: o canal precisa estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

  • Acessibilidade para todos

A inclusão no âmbito empresarial está em destaque na atualidade, implicando no tratamento igual a todos os empregados, abrangendo também aqueles com algum tipo de incapacidade. Isto é, torna-se indiscutível a providência de se habilitarem os Canais de Denúncias para 100% do público existente.

Assim, é atribuição da instituição oferecer meios simples, descomplicados, inteligíveis e eficientes para todas as pessoas poderem usar os canais, incluindo aquelas com déficit visual, auditivo, motor, na fala, na escrita (ex.: analfabetos), entre outros.


Uma irregularidade tem potencial de ser percebida por qualquer indivíduo e, restringir o acesso a uma parcela dos funcionários, além de ser uma atitude reprovável e discriminatória, priva a entidade de possuir um canal verdadeiramente efetivo, pois denúncias, alegações ou suspeitas serão perdidas, caso sejam desconhecidas dos demais funcionários.

  • Disponibilidade para o público interno e externo

Muitas são as pessoas externas à organização com potencial conhecimento de irregularidades internas, por exemplo, fornecedores, distribuidores, parceiros, consumidores, clientes, amigos ou parentes de empregados e ex-funcionários.

Das diversas situações passíveis de denúncias externas, as mais comuns ocorrem: nos processos de compras e nas concorrências; nas promoções, vendas e negociações com clientes; no atendimento ao público (ex.: discriminação, assédio, racismo, desrespeito); nos processos de recrutamento ou desligamento; nas relações institucionais.


Como se percebe, há inúmeros casos suscetíveis de irregularidades serem detectadas apenas com a ajuda do público externo, justificando a constante determinação das legislações, normas ou diretrizes acerca dos Canais de Denúncias, com a demanda de mantê-los acessíveis não só no contexto interno.

  • Comunicação e treinamento

Quando se implementa um Canal de Denúncias, uma comunicação apropriada é requerida, para todos saberem da sua existência, como acessá-lo e para qual finalidade se destina, além de receberem as instruções pertinentes para o bom uso dessa ferramenta.


Em especial, entretanto, as pessoas precisam ser incentivadas e sensibilizadas a aderirem a essa novidade. No início, a desconfiança, o receio e as dúvidas podem afugentar a maioria, por isso, a persistência, a habilidade no convencimento, a regularidade da comunicação e a demonstração da credibilidade desse instrumento são alguns fatores primordiais para o alcance do sucesso.


Porém, requer dessa providência uma continuidade. É como regar uma planta. Se deixar de fazê-lo, em breve ela morrerá. 


Uma comunicação bem planejada, sem excesso e sem escassez, com treinamentos, palestras, envio de informes e uso de meios criativos no cotidiano da organização, deve atender às necessidades e especificidades de cada empresa, a fim de manter vivo o Canal de Denúncias.


Para o foco externo, cabe também um bom planejamento, a fim de a comunicação alcançar todos os alvos relevantes. 


Fundamental, todavia insuficiente, publicar os meios de acesso do Canal na Intranet e Internet. As demais ações sugeridas são essenciais para a divulgação alcançar os mais variados públicos.

  • Investigação interna e medidas disciplinares

De nada adiantaria um canal maravilhoso, com as melhores funcionalidades, se as informações forem negligenciadas.


Quer dizer, a expectativa consiste em 100% das denúncias serem consideradas e tratadas. 


A apuração precisa iniciar sem delongas e contar com diversos elementos a fim de se chegar a uma conclusão aceitável, tais como: 

  • um processo bem delineado; 
  • profissionais capacitados e treinados para investigar; 
  • regras internas inteligíveis e que protejam a idoneidade do processo e assegurem respeito aos envolvidos; 
  • um colegiado apto e com credibilidade para o julgamento das evidências identificadas; 
  • um processo claro, transparente, justo e honesto para a tomada de decisão (incluindo as medidas disciplinares); 
  • um processo efetivo para implementação das decisões acordadas, considerando os prazos aplicáveis; 
  • políticas, procedimentos, instruções, regimentos, Código de Conduta para o investigador e outros documentos que sistematizem e registrem todas as regras estabelecidas;
  • etc.

Quem faz uma denúncia, espera um desfecho. Nem sempre o resultado agrada o manifestante, contudo, exige-se da organização demonstrar a idoneidade e profissionalismo de suas ações em busca da verdade e da justiça.


Portanto, sem isso, a credibilidade do canal se dissipa e, em breve, ele cairá no desuso. Você acha que as pessoas vão continuar fazendo denúncias se ficar a percepção de que a empresa descuida do seu relato ou faz um processo mal feito, sem a devida atenção?

  • Sustentação interna do canal

O Canal de Denúncias sucumbe se for uma medida isolada numa instituição. Como já visto, ele depende de comunicação, treinamento, de processos de investigação e implementação das decisões.


No entanto, existem mais elementos necessários para se extraírem os benefícios do canal na sua plenitude.


Por exemplo, muitas vezes, as pessoas precisam de guias, referências e instruções para se basearem antes de fazerem uma denúncia. Daí a importância de um bom Código de Conduta.


Decorre daí outras exigências: para se elaborar um Código de Conduta, é recomendável realizar uma identificação dos riscos (“Compliance Risk Assessment”), a fim de incluir no código um conteúdo que expresse bem a natureza da sua companhia.


Além disso, um código é insuficiente para orientar adequadamente os funcionários. As políticas, procedimentos e instruções complementares são requeridos e, dessa forma, cria-se uma documentação útil para o dia a dia das pessoas, mas, com igual necessidade de comunicação e treinamento.


Para possibilitar o cumprimento dessas diretrizes, por certo, alguns processos, controles, monitoramento e outras práticas deverão ser introduzidas, incluindo formulários, ferramentas, etc.


Em outras palavras, esse conjunto de sustentação do canal é conhecido com o nome de “Compliance”, “Programa de Compliance”, “Sistema de Compliance” ou “Mecanismo de Integridade”.


A sistematização dessas providências potencializa em muito o uso do canal e, por consequência, maximiza seus benefícios.


Para concluir esse tópico, sugerem-se algumas reflexões:

  • Qual a chance de os funcionários usarem um canal interno, que mantém desprotegida a identidade das pessoas, com dificuldade para assegurar a confidencialidade, com funcionamento e acessibilidade restritos?
  • Você acha que um simples endereço de e-mail, um telefone na mesa de um responsável ou um site do canal na Intranet já seria suficiente para a sua empresa dizer que possui um Canal de Denúncias de verdade?
  • Você acha que apenas um canal para o público interno é razoável?

 

Como garantir a confidencialidade e anonimato dos denunciantes?

 

Como abordado no tópico anterior, a confidencialidade é um requisito indispensável para dar ao manifestante a segurança necessária para ele poder usar o canal sem receios.


Do ponto de vista da ferramenta, é imperiosa a implementação de um Canal de Denúncias externo, usando um fornecedor idôneo, profissional e com a devida credibilidade no mercado, a fim de evitar vazamentos, acessos indevidos, invasão de hacker e outras ocorrências que colocariam em risco a confidencialidade.

Todavia, há outro aspecto fundamental a ser observado.


Os profissionais incumbidos por receberem os relatos, fazerem as triagens, investigarem, discutirem as evidências e tomarem as decisões finais precisam ser treinados, capacitados e munidos de autoridade e responsabilidade para manterem a confidencialidade, não somente durante o seu contrato de trabalho ou até o encerramento da denúncia. 


A confidencialidade é um requisito permanente a ser considerado. Ninguém pode estar autorizado a quebrar essa questão, a menos se exigido pela Justiça.

Além do treinamento, recomenda-se a criação de uma espécie de Código de Conduta, para tais pessoas assinarem e se comprometerem formalmente com a confidencialidade.


A confidencialidade deve abranger também os funcionários partícipes dos processos de apuração (denunciados, testemunhas, denunciantes e colaboradores). Aqui, espera-se de um processo bem estruturado prever essa questão, desde o convite para uma determinada entrevista e os diálogos com os investigadores, até os feedbacks para o denunciante. Conhecer suas responsabilidades e se comprometer com a lisura do processo é obrigação de todos.


Já relativo ao anonimato, essa é possibilidade intrínseca do Canal de Denúncias. Quem fizer a manifestação deve ter o direito a se manter anônimo. Do contrário, muitos vão escolher o silêncio.


Mesmo o manifestante optando por se identificar, a confidencialidade continua sendo um requisito inviolável.



Canal de Denúncias e legislação


Pelos benefícios incontestáveis e pela sustentação dada pelos Canais de Denúncias ao combate a irregularidades, delitos, ilicitudes, desvios de conduta, entre outros danos às instituições e aos funcionários, as legislações relacionadas a questões éticas e de integridade tendem a incluir esse instrumento como requisito básico.


Desde a FCPA (“Foreign Corrupt Practices Act” – lei americana colocada em vigor em 1.977 para combater a corrupção), outras legislações ao redor do mundo deram grande importância aos Canais de Denúncias. O Brasil seguiu o mesmo caminho, com a Lei 12.486/13 (Lei da Empresa Limpa), seu Decreto 11.129/22 (substituto do Decreto 8.420/15) e inúmeras Leis Estaduais e Municipais sobre a matéria.


Depois, a pressão sobre as organizações jurídicas só aumentou, principalmente com a publicação de duas Leis Federais:

  • Lei 14.457/22 (instituiu o Programa Emprega + Mulheres e alterou diretrizes para a CIPA).
  • Lei 14.611/23 (proíbe a desigualdade salarial entre homens e mulheres).

Ambas condicionam a implementação de Canais de Denúncias como requisito inegociável, deixando as entidades que descumprirem esse requisito sujeitas a multas e penalidades. 

 

O Canal de Denúncias assumiu papel de relevância máxima no ambiente corporativo, pois além de possibilitar a detecção de irregularidades, quase sempre distantes da ciência da Direção, contribui de forma direta para prevenção de outros males, como fraudes, assédios, conflitos de interesses, apropriação indevida de ativos, etc.


Desse modo, conferem benefícios inquestionáveis para as instituições, como redução de custos e riscos de perda de imagem ou prejuízo da reputação, melhoria de processos, produtividade e lucratividade. 


Para os colaboradores, as vantagens são inúmeras, como o fortalecimento das boas relações interpessoais, mais respeito, melhoria do clima organizacional e ambiente de trabalho, entre outros.


No entanto, não adianta pensar num Canal de Denúncias interno ou uma simples página na Intranet. Há elementos fundamentais que, se estiverem ausentes, a credibilidade para o uso corrente desse instrumento por parte das pessoas será perdida: confidencialidade; possibilidade de anonimato; acessibilidade a todos e a qualquer hora (24 horas por dia e 7 dias por semana); comunicação e treinamentos regulares; processos confiáveis de apuração e tomada de decisão.

Essa ferramenta tornou-se tão importante que diversas legislações instituíram a obrigatoriedade da sua implementação nas corporações, como é o caso das recentes Leis 14.457/22 e 14.611/23.

  

Wagner Giovanini - Sócio-diretor da Contato Seguro
https://www.instagram.com/contatoseguro_/


Inteligência Artificial Generativa personaliza anúncios em tempo real e aumenta vendas em até 40%

  Ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta

 

A Inteligência Artificial generativa – que ficou famosa por causa do ChatGPT – já está na publicidade brasileira. A tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada. E as vendas com a personalização dos anúncios aumenta em até 40%.


“As equipes criativas criam peças originais e impactantes para o lançamento de uma campanha, mas é comum surgirem entraves na hora de obter formatos e tamanhos diferentes para os espaços publicitários disponíveis no ambiente online – e é nesse momento que se perde muito tempo”, diz Leonardo Jakubauskas, sócio da Overview e criador da plataforma Context2. “Ela garante agilidade na adaptação dos conteúdos, torna-os mais relevantes para o usuário e, assim, aumenta a efetividade da campanha”.


De acordo com Leonardo, ao levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão desses anúncios aumenta, em relação às demais ferramentas de segmentação. As adaptações são feitas respeitando as diretrizes fundamentais da campanha, como a identidade visual e as instruções de comunicação.


“Um de nossos anunciantes é uma marca de chocolates que, obviamente, tem uma veiculação forte em sites de receitas. No entanto, em segundo lugar vem o nicho de receitas fitness, porque muitas pessoas procuram como fazer sobremesas que usam chocolate 70% cacau”, explica o sócio da Overview. “Depois que visualizamos esses insights, conseguimos aumentar o CTR em 76% no primeiro mês. Em 90 dias, o aumento foi de 300%”.


O objetivo é oferecer mais relevância para a marca, impactando o usuário no momento de maior engajamento, alinhado ao contexto de conteúdo consumido pelo público-alvo quando ele está mais propenso a realizar a compra. Além disso, a tecnologia permite maior personalização para as campanhas publicitárias, dando agilidade no desdobramento das peças, que é feito de forma automatizada.


A plataforma Context2 também vem equipada com duas funções que aumentam a efetividade dos anúncios. Uma delas, batizada de Asset Quality Rating (AQR), permite um ranqueamento de palavras-chave e das peças geradas pela IA. Jakubauskas explica que, com a funcionalidade, é possível obter dados e insights que, anteriormente, seriam impossíveis de se extrair.



Números reforçam efetividade do Context2

· O uso de dados contextuais pode aumentar a taxa de cliques em 50% em comparação ao uso de cookies de terceiros.


· A eficácia da marca pode ser até 63% maior com o uso de dados contextuais em comparação ao uso de cookies terceiros.


· Por levar em consideração o contexto em que o usuário está consumindo determinado conteúdo, a taxa de conversão aumenta em até 43%, em relação às demais ferramentas de segmentação

 

 

Overview



Mais de 59 mil pessoas foram impactadas nas atividades educativas promovidas pela ARTESP e concessionárias na Semana Nacional do Trânsito

A programação contou com mais de 180 ações realizadas ao longo das rodovias sob concessão

 

As atividades educativas promovidas pela ARTESP - Agência de Transporte do Estado de São Paulo e pelas 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias durante a Semana Nacional do Trânsito (18 a 25 de setembro), impactaram mais de 59 mil pessoas em todo o Estado. A programação, que teve como tema “No Trânsito, Escolha a Vida”, contemplou mais de 180 ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito e adoção de atitudes mais seguras a todos que utilizam as rodovias concedidas do Estado. 

“As ações educativas coordenadas pelas concessionárias e supervisionadas pela ARTESP, durante a Semana Nacional do Trânsito, conseguem alertar e reforçar junto à população que educação e responsabilidade no trânsito são primordiais para salvar vidas" , afirma Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. 

A maior parte das ações que integraram o cronograma, teve direcionamento para cada tipo de público. Dentre os temas abordados estavam: embriaguez ao volante, limites de velocidade, assim como a importância do uso do cinto de segurança, da manutenção veicular e dicas sobre travessia segura. 

Aos motoristas, houve a distribuição de brindes e recomendações sobre a importância de usar o cinto de segurança, inclusive, no banco de trás. Aos caminhoneiros, foi oferecido check-up do caminhão, exames básicos de saúde e dicas para um trânsito mais seguro e a preservação da vida nas rodovias através das ações Pit Stop Caminhoneiro e Saúde nos Eixos. Atividades focadas nos pedestres e ciclistas também estavam na programação da semana de preservação da vida. Durante a ação Café na passarela eles receberam alertas sobre a importância de se utilizar equipamentos para fazer uma travessia de forma segura nas rodovias, e ganharam um café da manhã ao participar. 

Viva Motociclista e Cavalo de Aço foi direcionada aos motociclistas que receberam orientações sobre segurança no trânsito, pilotagem e revisão básica dos equipamentos de segurança, além da instalação de antenas corta-pipa, distribuição de adesivos refletivos para os veículos e capacetes. 

Além das atividades desenvolvidas, a comunicação com os usuários foi intensificada por meio de folhetos, mensagens nas cancelas de pedágio, Painéis de Mensagens Variáveis (PMV), além das redes sociais da Agência e das concessionárias. 

 

www.artesp.sp.gov.br


‘Dicas de milhões’ para conquistar uma vaga no Vestibulinho das Etecs

Preparação é a chave do sucesso para se classificar no processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais para o primeiro semestre de 2024; exame será aplicado em 10 de dezembro

 

Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) já tem data marcada! Em 10 de dezembro, milhares de candidatos realizam o exame que é a porta de entrada para os cursos do Ensino Técnico, Médio integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS) ou Especialização Técnica. Para obter sucesso na classificação, o candidato deve se preparar com antecedência. Confira abaixo dicas valiosas para ter um bom desempenho.


A prova

O exame para os cursos técnicos (presenciais, semipresenciais e online) e para as demais formas de ingresso no Ensino Médio (Integrado ao Técnico, AMS, diferentes itinerários formativos) tem duração de quatro horas. Os candidatos devem responder a 50 questões-teste, cada uma valendo um ponto, com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.

Já a prova para as vagas remanescentes, que dão acesso direto ao segundo módulo do Ensino Técnico, é constituída de 30 questões-teste, também com cinco opções de respostas (A, B, C, D, E), das quais apenas uma é correta.

Mais informações sobre o Vestibulinho das Etecs:

·         A prova avalia conhecimentos nas principais matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II, incluindo Linguagens (Português), Matemática, Ciências Humanas (Geografia e História) e Ciências da Natureza;

·         As questões não são separadas por disciplinas, podendo ser multidisciplinares ou específicas;

·         Valores e ações que promovam uma sociedade mais humana, justa e sustentável são avaliados, exigindo atenção a temas atuais relacionados a esses tópicos;

·         As questões abordam competências como interpretação de diversos tipos de texto, aplicação de conhecimentos do Ensino Fundamental para resolver problemas, análise crítica de argumentos, reconhecimento de diferentes formas de linguagem e avaliação de ações de acordo com critérios estabelecidos.

 

O Centro Paula Souza (CPS), que administra as Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs), disponibiliza provas e gabaritos de exames passados, que podem ser usados para prática e familiarização com o estilo do exame – acesse aqui.


Hora de estudar

Somado ao aprendizado da escola, também é indicado que os interessados no processo seletivo dediquem um tempo extra de estudo. A supervisora da Gestão Pedagógica das Etecs, Amneris Ribeiro Caciatori, comenta que para estudar em casa é preciso entender o que é possível, para então definir prioridades. Ela destaca ainda as seguintes orientações para uma rotina de aprendizagem eficaz:

·         Monte um cronograma estabelecendo horários e o tempo que será dedicado exclusivamente ao estudo;

·         Coloque metas de curto prazo, pois assim vai gerar motivação ao ver os resultados alcançados. Um checklist pode funcionar bem para ter esse controle;

·         Dê preferência para estudar em dias de semana, não ultrapassando duas horas seguidas de estudos. Quando se estuda sozinho é mais fácil se distrair ao passar desse limite de tempo;

·         Defina quais são os conteúdos para os quais você vai dar prioridade no período disponível;

·         Aposte em resumos e esquemas visuais, pois eles ajudam a facilitar a compreensão e a memorização dos conteúdos mais desafiadores;

·         Quando possível, escolha um ambiente tranquilo, iluminado e arejado, que favoreça a sua concentração.


Psicológico como aliado

Além da preparação dos conhecimentos, a psicóloga e professora de Ética da Etec Presidente Vargas, de Mogi das Cruzes, Rosemeire de Fátima Ferraz, comenta que o cuidado com a saúde física e mental é indispensável para que o aluno alcance bons resultados no Vestibulinho das Etecs. Confira algumas estratégias que a profissional indica para fazer com que a rotina de estudos seja um momento mais prazeroso:

  • Quando possível, marque para estudar com amigos que tenham o mesmo objetivo que você. Estudar em grupo traz alegria e facilita o processo de aprendizagem e memorização;
  • Faça pequenas paradas ao longo do dia, estique o corpo e tente praticar algumas técnicas de respiração, estas ações são importantes para oxigenar o cérebro e promover um melhor desempenho cognitivo;
  • Estude nos horários em que você se perceba mais alerta. Caso sinta sono durante os estudos, a dica é fazer uma pausa ou alguma atividade rápida que te ajude a despertar.


Vestibulinho 2024 

O interessado em estudar em uma Etec deve ficar de olho no período de inscrição para o Vestibulinho do primeiro semestre de 2024. O prazo vai até as 15 horas de 8 de novembro. O processo deve ser feito, exclusivamente, pela internet. O valor da taxa é de R$ 34.

Esclarecimentos sobre o processo de inscrição, os requisitos para cada modalidade e a documentação necessária, podem ser conferidos na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet.

 

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet www.vestibulinhoetec.com.br

 

Centro Paula Souza


Multa Autossuspensiva: Saiba o que é e como evitar a suspensão da CNH

Freepik
Especialista aponta principais motivos para a suspensão e como recorrer


Mais comum do que muitos imaginam, a suspensão da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) acontece com frequência. O  art. 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), determina que a CNH pode ser suspensa por duas razões: Se o condutor cometeu uma infração autossuspensiva ou se o condutor superou o limite de pontos permitidos na CNH. Em ambos os casos pode-se recorrer e Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, destaca alguns pontos importantes para isso.


Como evitar?

A melhor maneira de evitar a suspensão é ter atenção e responsabilidade no volante. Alguns cuidados são básicos e muito necessários, como explica o CEO. “Não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, respeitar os limites de velocidade, evitar manobras perigosas com o veículo, estar sempre atento às sinalizações de trânsito e ter a CNH válida e com a validade em dia são alguns dos principais cuidados a serem tomados”, ressalta Alvarenga.

Outra forma é recorrer antes de extrapolar os pontos e a suspensão acontecer. Todas as infrações de trânsito descritas no CTB são classificadas em quatro categorias: leves (três pontos), médias (quatro pontos), graves (cinco pontos) ou gravíssimas (7 pontos). Cada uma estabelece o valor da multa e o número de pontos que será computado na CNH do condutor. O Artigo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, prevê que infrações de natureza leve ou média devem ser convertidas em advertência por escrito. Para usufruir desse direito, o condutor ou proprietário do veículo não deve ter cometido nenhuma infração nos últimos doze meses”, completa o especialista.


E agora, como recorrer?

Para recorrer aos casos de suspensão da CNH é necessário apresentar defesa prévia, que é uma manifestação escrita em que o motorista contesta a aplicação da penalidade. “Esse tipo de contestação deve ser feito dentro do prazo estipulado e os documentos devem ser devidamente apresentados como os previstos na Resolução 900/2022 Contran. Nesses casos, procurar um especialista no assunto pode facilitar o processo, por já saber o que fazer e como funciona o trâmite. Um profissional garante soluções ágeis para recorrer, já que possui eficácia em elaborar uma defesa administrativa, com os documentos necessários a serem apresentados aos Órgãos de Trânsito além da legislação aplicável em cada situação, realizando uma defesa personalizada para cada caso”, explica.

 

Help Multas


O futuro das embalagens de papelão ondulado

Quando tentamos falar sobre o futuro, pode vir à mente alguns advérbios de dúvida. Talvez, porventura e provavelmente expressam aquilo que não sabemos como será. Essas palavras se relacionam bem na correlação com o futuro das embalagens de papelão ondulado. Sendo o Brasil quem registra um crescimento de 3% ao ano versus mundo, com 2,2%, efetivamente, seguramente e sem dúvida, nosso país teria advérbios de afirmação suficientes como promissor nesse quesito. 

É o que vislumbram analistas do setor. O mercado de embalagens de papelão deve crescer 2,2% ao ano até 2035 em nível global, enquanto no Brasil, a projeção da Empapel – entidade que representa a indústria de papelão – o crescimento projetado é de 3% ao ano nos próximos anos. 

O futuro das embalagens de papelão ondulado é influenciado por uma série de fatores, incluindo tendências de mercado, avanços tecnológicos e preocupações ambientais. 

A demanda por embalagens sustentáveis segue uma tendência irreversível – que bom para o planeta – e o papelão ondulado é considerado uma opção ecológica. Espera-se que haja um aumento na utilização de papelão reciclado e em embalagens que sejam simples de reciclar e compostar. Além disso, as empresas podem (e devem) explorar tecnologias de produção mais eficientes em termos de recursos para reduzir o desperdício. 

As embalagens de papelão ondulado já deixaram de ser mais do que simples recipientes. Elas são usadas para contar histórias de marca e criar experiências para os clientes. No futuro, podemos esperar ver um aumento na personalização das embalagens para se destacar no mercado e cativar os consumidores. 

A incorporação de tecnologia nas embalagens já é realidade, as chamadas embalagens inteligentes. Isso pode incluir códigos QR, RFID e sensores para rastreamento de produtos, autenticação e interação com os consumidores. Essas tecnologias podem fornecer informações úteis para as empresas e melhorar a experiência do cliente. 

A pesquisa e o desenvolvimento contínuo estão levando ao aprimoramento das propriedades do papelão ondulado. Isso inclui a criação de embalagens mais leves que ainda oferecem resistência e proteção adequadas para os produtos. Essa tendência é importante para reduzir custos de transporte e minimizar o impacto ambiental. 

A tecnologia de impressão digital está se tornando mais acessível e versátil, permitindo a personalização de embalagens em pequenas quantidades. Isso é benéfico para empresas de todos os tamanhos, pois podem criar embalagens exclusivas e direcionadas a segmentos específicos de mercado. 

O crescimento do comércio eletrônico sempre estará impulsionando a demanda por embalagens de papelão ondulado. As embalagens projetadas para atender às necessidades do e-commerce, como proteção eficaz durante o transporte, abertura fácil e retorno conveniente, devem ser uma parte importante do futuro das embalagens de papelão. 

A indústria de embalagens sempre deverá investir em automação e tecnologia de produção para aumentar a eficiência e reduzir custos. Isso pode levar embalagens de papelão ondulado mais consistentes e de alta qualidade. 

O amanhã das embalagens de papelão ondulado deve continuar a evoluir para atender às demandas crescentes de sustentabilidade, personalização e eficiência. E a inovação tecnológica necessita caminhar lado a lado com a indústria, sempre entregando opções inteligentes com viés sustentável. O futuro das embalagens de papelão é promissor para nossa nação. 

 

Cícero Mário - diretor comercial da Delta Indústria de Caixas de Papelão Ondulado. deltacaixaspapelao.com.br

 

Especialista desmistifica mito sobre a cirurgia de coluna

Bruno Fabrizio, ortopedista e especialista em cirurgias de coluna, explica porque nem toda dor nas costas é caso cirúrgico 


A cirurgia de coluna envolve riscos e benefícios, assim como qualquer procedimento cirúrgico. Ao longo dos anos, vários mitos surgiram em torno desse tipo de operação como, por exemplo, o de que só se pode aliviar alguns problemas com cirurgia, fazendo com que muitas pessoas até deixem de fazer o procedimento quando precisam com medo de parar de andar. O ortopedista Bruno Fabrizio, especialista nessa área, desmistifica essas ideias. 

Muitas pessoas acreditam que qualquer dor nas costas deve ser tratada com cirurgia e isso não é verdade. “A maioria dos problemas de coluna pode ser resolvido com métodos não cirúrgicos, como fisioterapia, exercícios, medicação e terapia. A cirurgia é geralmente reservada para casos graves em que outras opções de tratamento não foram eficazes”, explica Fabrizio. 

Outra dúvida comum entre os pacientes é se toda cirurgia de coluna será sempre arriscada. “Embora haja riscos associados à cirurgia de coluna, como infecção, sangramento e complicações anestésicas, as técnicas cirúrgicas e os materiais utilizados melhoraram significativamente ao longo dos anos. A maioria das cirurgias de coluna é segura quando realizada por um cirurgião experiente”, diz. 

Quem opera uma vez terá que operar de novo é outro mito que as pessoas normalmente associam. “A eficácia da cirurgia de coluna depende do diagnóstico correto e da técnica cirúrgica apropriada. Em muitos casos, o procedimento cirúrgico pode aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida do paciente. No entanto, os resultados podem variar de pessoa para pessoa, mas não significa que esse paciente terá de fazer cirurgias recorrentes para manutenção do procedimento”, informa. 

Outro mito é que a maioria das cirurgias na coluna são grandes, o que não é verdade. Um exemplo é a cirurgia endoscópica que é realizada com pequenas incisões dentro de protocolos científicos de indicação. “O objetivo é o melhor resultado, associado a menor lesão tecidual, sangramento mínimo e tempo reduzido de hospitalização. A técnica requer a infusão de soro fisiológico e visualização em telas de alta definição”, comenta e continua. “Mais recentemente, com a evolução das imagens, do treinamento dos cirurgiões e dos instrumentais, o procedimento tornou-se ainda mais eficaz para cirurgias na coluna”, finaliza. 

 

Bruno Fabrízio - formado pela Faculdade de Medicina de Petrópolis e possui residência em Ortopedia e Traumatologia. É especializado em cirurgia endoscópica da coluna vertebral e procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da dor. Foi chefe do serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Lourenço Jorge 2019-2023 e diretor médico do Hospital do Amparo Feminino entre 2020 e 2022. Atualmente, é diretor médico da Clínica Dr Bruno Fabrizio desde 2007. Para mais informações, acesse o instagram.


Indústria de beleza brasileira registra alta de 14% nas vendas entre os meses de janeiro a julho de 2023

Alterações nos preços e buscas por maquiagens são responsáveis pelo crescimento


As vendas do setor de beleza brasileiro atingiram mais de R$ 2,3 bilhões nos primeiros sete meses de 2023. O montante representa um aumento de 14% em relação ao mesmo período de 2022, de acordo com a Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo.

Para Ana Seccato, diretora comercial da Circana, a alta registrada foi impulsionada pelas vendas da categoria de maquiagem e também pelos aumentos de preços em relação ao ano anterior. “Tivemos um aumento considerável no valor das vendas, porém quando analisados os dados de vendas por unidades, observamos uma retração de 2%. Essa queda se dá principalmente pela performance do segmento semisseletivo e massivo, que decresceram em todas as categorias”.

Ainda de acordo com a Circana, quando levantados os dados de produtos de prestígio, que contemplam as marcas de luxo, apesar do desaceleramento de fragrâncias - categoria de maior relevância dentro do mercado nacional – as vendas superam os números de 2022 em unidades, com um aumento de 12%.

 

A Circana atua globalmente, com diversas indústrias e destaca que 2023 tem sido o ano do mercado de beleza. “Comparando com os Estados Unidos, um dos maiores mercados consumidores mundiais, a única indústria a conseguir crescer, tanto em valores quanto unidades, foi a de beleza”, afirma Ana Seccato. “Muito dos motores que impulsionam o crescimento no Brasil são similares aos que vemos também lá fora, já que o consumidor está antenado às tendências globais”, complementa. 

Tendências de categorias que impulsionam o mercado de beleza: 


Maquiagem ultrapassa valores pré pandêmicos e dita tendências

A categoria mais afetada durante a pandemia já conseguiu retomar aos patamares de 2019. Desde 2022 o segmento cresce e já registrou alta de 33% em valores neste ano, muito impulsionado pela entrada de novas marcas internacionais e pelos produtos focados em lábios. Dos delineados marcados inspirados nos anos 90 aos lábios mais naturais e hidratados com glosses, lip oils e balsamos, a sinergia da categoria de maquiagem com ingredientes e benefícios de skincare estão em alta.

 

Categoria de fragrâncias desacelera mas ganha protagonismo nas redes sociais

Representando mais de 60% das vendas dos produtos de luxo, a categoria desacelera, mas ganha protagonismo nas redes sociais. Ela registra o menor crescimento do mercado, tanto em valores como em unidades, depois de anos de alta performance. Entre as estratégias vencedoras, o foco em lançamentos de fragrâncias de alta concentração como Parfums, Elixires e Intense, ganham espaço nas prateleiras das opções masculinas, principalmente. Além disso, a categoria ganha um grande aliado dentro das redes sociais: o TikTok. A ferramenta se tornou uma influência poderosa na descoberta e compra de fragrâncias pelos consumidores, com hashtags como #perfumetiktok e #perfumetok acumulando bilhões de visualizações. A mídia social contribui para compras por impulso e a exploração de diferentes marcas, com destaque aos produtos de nicho, que apesar de representarem somente 5% das vendas da categoria de prestígio, cresce pelo terceiro ano consecutivo acima da média do mercado.

 

Sinergia de maquiagem e tratamento impulsiona consumo

Prevenção vs correção: Os produtos com benefícios em hidratação, limpeza e multibenefícios são os que ganharam mais importância. Já a subcategoria líder como especialistas em idade, com foco em rugas e linhas de expressão, registrou uma queda de 3% nas vendas em unidades. Somado a isso, o foco de uma pele bem hidratada como um passo antecessor à maquiagem é um dos principais impulsionadores da categoria. Destaque também para produtos corporais como body sprays e cremes para regiões localizadas, que cresceram 51% nas vendas.

 

Circana
www.circana.com


Energia solar atinge 34 gigawatts e fortalece transição energética no País, diz ABSOLAR

Segundo a entidade, fonte fotovoltaica nas grandes usinas e nos pequenos sistemas de geração própria trouxe ao País mais R$ 165,4 bilhões em investimentos
 
Desde 2012, setor gerou mais de 1 milhão de empregos e evitou a emissão de 42,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade

 

O Brasil acaba de ultrapassar a marca de 34 gigawatts (GW) de potência instalada da fonte solar fotovoltaica, somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o equivalente a 15,4 % da matriz elétrica do País. O dado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).
 
De acordo com a entidade, desde 2012 a fonte solar já trouxe ao Brasil cerca de R$ 165,4 bilhões em novos investimentos, mais de R$ 46,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos e gerou mais de 1 milhão de empregos acumulados. Com isso, também evitou a emissão de 42,4 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
 
Para o presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, Ronaldo Koloszuk, o crescimento da energia solar, tanto das grandes usinas quanto dos sistemas distribuídos em telhados e pequenos terrenos, fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros, fatores cada vez mais importantes para a economia nacional e para o cumprimento dos compromissos ambientais assumidos pelo País.
 
“Finalmente, o Brasil acordou para a energia solar e seus benefícios. Aproveitar uma fonte de energia limpa e barata ajuda no processo de transição energética do País, além de estimular a diversificação do suprimento de eletricidade, reduzindo a pressão sobre os recursos hídricos e o risco de ainda mais aumentos na conta de luz da população”, diz Koloszuk.
 
Segundo Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, a fonte solar é uma alavanca para o desenvolvimento social, econômico e ambiental do País, em especial com a oportunidade de uso da tecnologia na habitação de interesse social, como casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, bem como em escolas, hospitais, postos de saúde, delegacias, bibliotecas, museus, parques etc.
 
“O crescimento da fonte solar pode acelerar ainda mais a atração de investimentos, a geração de empregos e renda e a liderança internacional do Brasil na transição energética”, comenta Sauaia.
 
No segmento de geração distribuída de energia, são 23,6 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a cerca de R$ 119,1 bilhões em investimentos, R$ 30,5 bilhões em arrecadação e mais de 709,3 mil empregos acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração distribuída no País, liderando com folga o segmento.
 
O Brasil possui cerca de 10,4 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte. Desde 2012, as grandes usinas solares já trouxeram ao País cerca de R$ 46,3 bilhões em novos investimentos e mais de 311,8 mil empregos acumulados, além de proporcionarem uma arrecadação aos cofres públicos que supera R$ 16,4 bilhões.


Em 10 de outubro, véspera do Dia das Crianças, médicos realizam mutirão de alerta às grávidas no Terminal Rodoviário Santo Amaro

SAF (Síndrome Alcoólica Fetal) compromete o desenvolvimento cerebral e provoca anomalias congênitas, como problemas cardíacos e fenda do palato, entre outros males à saúde

 

Em 10 de outubro, das 7h às 13h, haverá um mutirão da saúde do bebê no Terminal Rodoviário Santo Amaro. Médicos e profissionais de saúde transmitirão para as futuras mamães informações e orientações sobre a SAF (Síndrome Alcoólica Fetal) e os riscos da ingestão de álcool durante a gestação.

A ação integra a campanha #gravidezsemalcool, encabeçada pelo Instituto Olinto Marques de Paulo (IOMP), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Associação Médica Brasileira (AMB), Associação Paulista de Medicina (APM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

 

Presentes para as futuras mamães

As grávidas que circularem pelo Terminal Rodoviário Santo Amaro, entre 7h e 13h, serão presenteadas com as pulseiras #gravidezsemalcool, reforçando o combate ao álcool durante a gestação, ganharão flores, folhetos informativos a respeito da doença e mais surpresas.

Artistas circenses especialmente convidados farão performances para atrair os populares, enquanto compartilharão mensagens de conscientização. Quem passar por lá, poderá conferir ainda a exposição de artes "Infância, eu abraço", com obras de artistas de São Paulo.

No terminal, uma grande faixa será aberta no corredor central e os pontos de ônibus receberão cartazes com dicas para uma gravidez segura.

Ainda no dia 10 de outubro, à tarde, haverá uma formação para agentes de saúde e serão distribuídos cartazes e folder´s para 508 unidades, como: AMA, UBS e UPA.

 

Em debate políticas públicas para conter a SAF

Já em 11 de outubro, segunda-feira, das 10h às 15h,, a subprefeitura de Santo Amaro fará uma mobilização e entrega de pulseiras #gravidez sem alcool no Largo 13 de Maio/Praça Floriano Peixoto, para conversar com a população e esclarecê-la quanto à Síndrome Alcoólica Fetal.

         No dia 18, quarta-feira, às 19h, sessão solene na Câmara Municipal de São Paulo, promoverá debate entre especialistas intersetoriais e autoridades visando a construção de políticas públicas de enfrentamento à SAF.

 

Sobre a Síndrome Alcoólica Fetal

         O consumo pesado de álcool – caracterizado pela ingestão de quatro ou mais doses - cresceu 4,25% entre as brasileiras na última década, segundo levantamento realizado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), com dados do DATASUS 2021. Em uma sociedade em que a bebida é praticamente onipresente, uma doença faz de crianças vítimas para toda a vida antes mesmo do nascimento: é a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF).

         Especialistas são categóricos: à luz de evidências científicas, informam que não há nível seguro de consumo durante a gestação. A SAF provoca problemas como retardo de crescimento intra e extrauterino, dismorfias faciais. Disfunção do sistema nervoso central também pode afetar o bebê.

Dada a importância do alerta, desde 1999, é destacado anualmente o Dia de Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal. Em outubro, mês das crianças, há sempre ações de instituições de saúde e da educação para disseminar informações confiáveis sobre a doença.

No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, já se estimou a prevalência da SAF em um caso para cada 1.000 nascidos vivos. O número, entretanto, é provavelmente bem maior, em virtude da subnotificação em boa parte consequência do desconhecimento sobre a doença até entre médicos e profissionais de saúde, da dificuldade de diagnóstico e ainda do crescimento do consumo de bebidas alcóolicas entre as mulheres.

 

A campanha #gravidezsemalcool

A campanha permanente #gravidezsemálcool tem como embaixadoras e embaixadores celebridades Patrícia Abravanel, Alinne Moraes, Mariana Ferrão, Deborah Secco, Carla Diaz, Filipe Bragança, Fernanda Machado, Filipe Cavalcante, Paloma Bernardi e Murilo Becker, só para citar alguns.

A busca por mais parceiros e apoios ocorre por meio do Instituto OMP e Grupo de Trabalho sobre os Efeitos do Álcool na Gestante, no Feto e no Recém-nascido da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

instituto-omp.org.br/gravidezsemalcool

 

Testemunho de uma mãe com filho portador da Síndrome

         Quando Cleísa Cartaxo e Cleiver Lima conheceram sua filha, ela tinha nove meses, mas o tamanho de uma recém-nascida. Pelas condições da bebê, não demorou até que o casal de adotantes de Rio Branco, Acre, obtivesse a guarda provisória e começasse a correr em busca do diagnóstico médico. Também foi rápida a escolha do nome; para uma menina que atravessava obstáculos, nada mais adequado do que Ana Victória.

“Suspeitavam de SAF, mas não havia confirmação da genitora quanto ao consumo de álcool durante a gravidez. Não é um diagnóstico tão simples, até Síndrome de Down chegamos a cogitar, mas foi descartada pelos exames genéticos. Os efeitos do álcool sobre o desenvolvimento do feto, por serem inúmeros, podem se confundir com os de outras drogas e com outras síndromes e transtornos”, relata Cleísa.

“Decidimos procurar ajuda em São Paulo, e assim como a geneticista em Rio Branco, outros três profissionais diferentes também identificaram a síndrome. Além de não conseguir se sentar ou rastejar e de trazer uma fenda no céu da boca que a impedia de ganhar peso, a fenda palatina, Victória tinha os olhinhos pequenos e afastados, e microcefalia, características daquilo que no Brasil chamamos de SAF ‘clássica’ ou completa.”

         A SAF “clássica” é o transtorno mais grave dentro do espectro de desordens fetais alcoólicas (Fetal Alcohol Spectrum Disordes - FASD). Mesmo que não sejam diagnosticadas com a SAF completa, crianças com FASD também manifestam problemas na infância, explica o pediatra e neonatologista Hermann Grinfeld, médico colaborador do Programa da Mulher Dependente Química (PROMUD) no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HC FMUSP) e vice-presidente do Grupo Álcool e Gestação da SPSP.

         “Trata-se de uma doença multifacetada, que acarreta alterações de natureza física e comportamental. As mudanças físicas nem sempre ocorrem, as comportamentais são mais comuns. Algumas delas são atrasos de memória, fala, audição e atenção, dificuldades na aprendizagem, em especial em matemática, e no relacionamento interpessoal, o que só se identifica mais tardiamente. O diagnóstico, portanto, é complexo. Não existe um exame laboratorial que detecte a síndrome, a confirmação da mãe continua sendo essencial”, pontua o dr. Hermann.

Adultos, por sua vez, tendem a apresentar problemas de saúde mental e de comportamento, tais quais desrespeito às leis, conduta sexual inadequada, dependência física e emocional, dificuldades com o emprego e consumo de drogas. Esses são os casos mais numerosos. Estima-se que para cada indivíduo com a SAF completa, existam ao menos 10 com outras desordens. Isso corresponde de 1% a 3% da população geral.

         Ao atravessar a proteção da placenta, a bebida diminui a quantidade de oxigênio enviada ao embrião, prejudicando o desenvolvimento cerebral e a formação óssea. Crianças expostas ao álcool no útero podem ser afetadas de várias maneiras: por anomalias faciais, como fissura palpebral pequena e borda vermelha do lábio superior fina; por restrição de crescimento, como baixo peso ao nascer e baixo peso relativo à altura; por alterações de neurodesenvolvimento do sistema nervoso central, como microcefalia e dificuldades motoras finas; por anormalidades comportamentais inexplicáveis, como fraco desempenho escolar e dificuldade de linguagem; e por anomalias congênitas, como problemas cardíacos e fenda do palato.

Bebidas ainda são desaconselhadas após o nascimento da criança, pois põem em risco o aleitamento materno. Entre 30 e 60 minutos após a ingestão, o álcool é transferido para o leite por difusão passiva. Além disso, o cheiro e o sabor podem ser alterados, levando o bebê a recusar o alimento, e a produção pode ser reduzida, pois o álcool inibe a fabricação do hormônio “prolactina”, responsável por ela. Sonolência, sudorese, sono profundo, fraqueza e, por conseguinte, ganho anormal de peso, diminuição do crescimento linear e outros riscos rondam os pequenos.


Prevenção é a receita  

Apesar de não existir uma cura ou um tratamento específico, com os cuidados certos é possível minimizar os impactos da doença e contribuir para uma vida com mais qualidade. Como no caso de Ana Vitória, é fundamental que pais e responsáveis busquem atendimento médico o quanto antes – de preferência já no berçário, a partir dos aspectos faciais do bebê - para que o diagnóstico precoce seja feito. Afinal, embora o dismorfismo facial seja amenizado à medida que a criança envelhece, permanecem o retardo mental, os problemas na motricidade, o comprometimento das funções nervosas e musculares do corpo, as dificuldades de relacionamento e outras características que demandam grande atenção da família.

“Passamos por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, musicoterapeutas por uma série de terapias”, conta Cleísa. “Quando conhecemos nossa menina, ela não tinha perspectiva nem de se sentar, de acordo com os médicos que a atendiam no SUS. Visualizávamos nossa filha acamada para o resto da vida, mas hoje, já uma mocinha, com um bom tratamento, Victória não só se senta como anda, brinca, anda de bicicleta, de patinete, vai à escola.”

“Ela tem altos e baixos, regride e progride, é uma montanha russa. Em alguns dias, se comporta como uma criança de onze anos, está bem-humorada, interage; em outros, age como se tivesse dois, resmunga, faz birra. O que não muda é sua personalidade extremamente carinhosa. Victória é doce a ponto de distribuir beijos e querer abraçar as pessoas e os bichos na rua. Eu, Cleiver e nossa outra mocinha, Maria Clara, somos sortudos. Temos uma filha e irmã maravilhosa.”


Divulgar, conscientizar e esclarecer

Uma das articuladoras do coletivo Famílias SAF Brasil (FSAFB), Cleísa se tornou não só no em seu estado, mas em todo o país, um símbolo da luta por mais visibilidade para a síndrome. “Estamos falando de uma doença que se pode prevenir, mas esbarramos na falta de informação das pessoas, que a desconhecem, e na má formação dos profissionais, que nem sempre são capazes de fazer um diagnóstico correto.”

Junto com o marido, a agrônoma conquistou o apoio do Ministério Público do Acre e da Câmara Municipal de Rio Branco na empreitada. Graças ao seu trabalho incansável, foi criada, por exemplo, a Lei Municipal n° 2.275, de 10 de janeiro de 2018, que dispõe sobre diretrizes para a conscientização a respeito da SAF.

“Uma data não é o bastante, precisamos continuar avançando. São necessárias políticas públicas que prevejam a inclusão do tema nos currículos dos cursos de medicina e na capacitação dos profissionais do SUS. E campanhas, muitas campanhas, como as que são feitas em relação ao cigarro: alertas explícitos nas embalagens e cartazes afixados em áreas de venda, mesmo com a indústria do álcool esperneando. O acesso à informação é um direito de quem gesta ou gestará. Ainda assim, culpabilizar a mulher, que muitas vezes não sabe o que fazer, foi abandonada pelo parceiro e se vê sozinha, sem recursos, com a barriga crescendo, não é o caminho”, enfatiza.

 

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