“Se você consegue sonhar algo, você consegue realizar!” essa frase de Walt Disney que é bastante inspiradora, também é a mais pura realidade.
A base de toda grande jornada e todas as grandes
conquistas certamente está na capacidade do ser humano sonhar e de ser
visionário, e não é diferente nos negócios.
No entanto, uma vida de sucesso não se baseia só em
sonhos! Eles são imprescindíveis é verdade, mas para torná-los realidade é
fundamental ter um excelente planejamento, com metas e objetivos realistas e
claros.
Por exemplo, de que adianta ter um veleiro e saber
navegar se você não tem uma rota e não sabe para onde quer ir!
Quem não conhece a família Schurmann e suas viagens
pelo mundo a bordo de um veleiro? Enganam-se aqueles que pensam que o
sucesso deles ocorreu apenas por uma vontade de uma loucura impensada.
Segundo o capitão Vilfredo Schurmann foram 10 anos de planejamento em terra. Aulas
na Marinha, cursos de primeiros-socorros, técnicas básicas de odontologia,
campeonatos de vela em oceano. Isso sem contar toda a logística
financeira.
E no mundo dos negócios é comum encontrarmos
empresário que as vezes mal sabe “onde está”! Deixar a vida levar,
seguir apenas a favor do vento não é uma opção.
Tenho a oportunidade de conversar com muita
frequência com empresários de pequenas e médias empresas e o que eu noto é que
muitos deles temem que o planejamento possa deixar suas empresas inflexíveis, e
que isso pode ser uma perda de tempo importante.
O fato de adotar o planejamento estratégico como
uma ferramenta de gerenciamento de sua empresa, não significa engessar a tomada
de decisões, mas sim dar um sentido maior e apoiar na tomada de decisão!
Sempre com foco no propósito, ou se quisermos ser mais poéticos, nos sonhos!
Como diz Peter Drucker, “O pai da administração
moderna” : “Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas sim
com o futuro de decisões do presente”
Assim, não planejar significa ser escravo do
trabalho com muitas obrigações e sem conhecer com exatidão se os resultados
conquistados são consistentes ou se são os melhores que poderiam ser
alcançados.
As vezes a sorte pode levar um ou outro afortunado
a conquistar o sucesso profissional, financeiro ou pessoal, mas depender da
sorte não é uma boa escolha, é como jogar na loteria da mega sena, as chances
são de 1 em 50 milhões!
Portanto, mesmo sabendo onde se quer chegar,
possuir sonhos e objetivos não é suficiente. É preciso ter muita determinação e
investir uma parte de seu tempo e o da sua equipe no planejamento estratégico
de seu negócio.
Planejar é essencial para o uso racional dos
recursos de uma empresa e para construir um negócio sustentável e próspero. Não
importa o tamanho da empresa, nem o tempo de sua existência, afinal os
ambientes de negócio se modificam o tempo todo. Novas tecnologias, novos
hábitos de consumo, novas demandas e tendências estão sempre surgindo.
E é preciso estar atento a tudo isso e revisar
constantemente a forma como se faz tudo isso, ou seja, seus processos de
produção, de atendimento de clientes, de gestão de pessoal, etc.
Muitos empreendedores se baseiam na sua intuição e
na experiência vivida para conduzir os seus negócios, e isso não está errado! O
equívoco está em depender apenas disso para tocar o barco!
É preciso colocar esta intuição no papel e
compartilhar com todos os envolvidos no processo! Estudar os perigos em
potencial que você pode enfrentar e também as oportunidades que podemos ter e
nos beneficiar.
Analisar os pontos fortes e fracos, buscar soluções
para os fracos e potencializar os fortes. Olhar de forma diferente, abrir os
horizontes!
Ter clareza dos mercados que se quer atender,
conhecer profundamente os clientes, suas necessidades, anseios e receios para
criar e desenvolver produtos e serviços diferenciados e processos mais
eficientes que atendam as demandas esperadas pelo mercado.
E aqui uma dica importante! Muita atenção com as
pessoas! São elas que compram, usam e falam de sua empresa, é preciso
conhecê-las se você quiser encantá-las e deixá-las satisfeitas com o que você
oferece. Não podemos deixar de recomendar também que estejam atentos a
conquistar novos clientes sem deixar de manter os atuais, cuidando sempre de
garantir a sua satisfação!
Identificar e monitorar a concorrência faz parte de
um bom planejamento estratégico, saber onde eles são bons e onde são frágeis e
que caminho estão seguindo é fundamental!
E não se esqueça de avaliar, capacitar e motivar a
sua equipe, afinal é a equipe que executa as atividades do planejamento
estratégico e o coloca em marcha.
Dar conhecimento do objetivo e de onde se deseja
chegar e como isso será alcançado, dando significado às atividades da equipe é
uma das etapas mais importantes do planejamento de qualquer organização. Ter um
alinhamento com a equipe ao redor de um propósito inspirador associado a boas
práticas de gestão de pessoas é garantir pelo menos 50% do sucesso da jornada!
E por fim, mas não menos importante, tenha atenção
e controle sobre as despesas e investimentos, isso também é planejamento, pois
no mundo dos negócios nada substitui o lucro.
Embora possa parecer difícil e complicado,
planejamento estratégico é necessário para qualquer organização que tenha
ambições de crescer de forma sustentável e se destacar no mercado, independente
do ramo de atividade.
Se necessário, podemos buscar ajuda em
especialistas nesse assunto que poderão ajudar os empreendedores que desejam
dar um salto nos seus resultados e passar para um degrau superior na sua
gestão, equacionando suas dificuldades na área.
Gino Gragnani - engenheiro agrônomo pela Escola
Superior de Agricultura Luiz de Queiros da USP, Pós graduado em gestão
estratégica e econômica de negócios pela FGV e consultor associado da
Certh Consultoria Empresarial.