Pesquisar no Blog

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Aumento do abandono de animais nesta época do ano preocupa abrigos

Ter um animal de estimação é algo que será por toda a vida do bicho e o seu tutor deverá oferecer a ele todos os cuidados e proteção necessários. Mas em épocas de férias, abrigos e ONGs especializadas em resgate constatam um aumento no número de cães e gatos abandonados. Além de ser um ato cruel, o abandono é crime passível de punição legal. Portanto, as pessoas devem se conscientizar das responsabilidades assumidas na guarda ou criação de um pet. 

Camila Eckstein, Médica Veterinária da Bioclin-Quibasa, confirma que “infelizmente o ano todo temos abandono e maus-tratos. Muitas pessoas viajam e abandonam os animais sozinhos em casa, soltam nas ruas, em estradas ou em locais ermos”. Segundo ela, é fundamental a consciência de que não se pode simplesmente abandonar um bichinho de estimação à deriva. “Os pets possuem seus direitos na sociedade e os tutores precisam ter uma guarda responsável”, frisa. 

Atenta a isso, a Bioclin Vet, referência em diagnóstico para animais, consolidou uma parceria com a ONG mineira Balaio de Gato, contribuindo para a inserção de pets abandonados em novos lares, doando testes para a detecção de doenças e conscientizando o público sobre o papel dos pets na comunidade. “Os tutores devem ter responsabilidade em todas as situações que envolvem os animais de estimação, atentos aos cuidados para garantir saúde e bem-estar aos bichinhos”. 

No caso da Balaio de Gato, que resgata e cuida, principalmente de felinos, a Bioclin tem oferecido testes para a detecção de duas doenças que são comuns a esses pets: a FIV (Imunodeficiência Viral Felina), conhecida como AIDS Felina; e a FELV (Leucemia Viral Felina), que causa enfraquecimento do sistema imunológico. 

Outra doença que vem aumento a incidência em gatos, é a Leishmaniose e é importante que ela seja diagnosticada com rapidez pois tem um sinal clínico muito semelhante à Esporotricose, infecção grave por fungo, cuja manifestação característica é o aparecimento de ferimentos e úlceras na pele e nas mucosas. A veterinária ressalta que o diagnóstico da Leishmaniose e da Esporotricose é essencial e é rara a realização de testes. A Bioclin tem hoje o único kit de diagnóstico de Leishmaniose felina da linha Vetlisa, registrado no Ministério da Agricultura, oferecido aos animais resgatados pela ONG. 

Mas o não abandono ainda é o que deve ser feito. Se a pessoa pretende aproveitar o período de festas para viajar e não pode incluir o animal de estimação na viagem, os tutores devem optar por saídas responsáveis como deixar o pet sob os cuidados de um familiar ou amigo, em um hotel especializado ou contratar um profissional pet sitter, que irá passear e olhar o cão ou gato diariamente durante a ausência dos donos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados