Pesquisar no Blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Teste genético aponta qual tipo de alimentação mais adequada de acordo com o DNA

Genes apontam maneiras e caminhos para uma qualidade de vida mais elevada e de forma saudável

 

Muitas vezes alguns tipos de alimentação ganham destaque por serem grandes aliados para quem quer ter hábitos de vida mais saudáveis. Porém, nem sempre a regra se aplica para todas as pessoas, e o motivo disso está na genética. A Genera , primeiro laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal, oferece dentro do seu painel de testes nutrigenéticos uma análise detalhada da eficácia de alguns tipos de dietas para cada pessoa de acordo com o seu DNA, possibilitando que a pessoa encontre a maneira de seguir uma alimentação balanceada de forma saudável e personalizada.

Na análise feita pelo laboratório, aparecem dietas como a mediterrânea, low fat, high fat e low carb. "Cada dieta trabalha com um grupo específico de alimentos ou com a restrição de outro. No relatório oferecido pela Genera, apontamos a eficácia de cada uma delas de acordo com os genes associados à ingestão ou exclusão de cada grupo alimentar exigido naquele regime. Claro que sempre indicamos que a leitura dos nossos resultados seja feita com o acompanhamento de um profissional da área da saúde", explica Ricardo di Lazzaro Filho, médico e sócio-fundador da Genera.

Além disso, outros pontos genéticos importantes são avaliados, como níveis de sensação de saciedade, fome emocional, armazenamento de gordura, IMC e ingestão de açúcares, tendência à obesidade, deficiência de vitaminas, intolerância à lactose, tipos de exercícios físicos mais adequados, resistência a cafeína, resistência física e performance atlética.

"É bom esclarecer que não é uma discussão estética. O objetivo da Genera é dar às pessoas a chance de se conhecerem de uma forma única, de entender os mecanismos do próprio corpo. Quando se tem consciência do que funciona ou não para você e o porquê, é muito mais fácil adquirir hábitos saudáveis e de uma forma segura. Com isso, estamos falando de uma conscientização e encorajamento para uma reeducação alimentar e uma melhor qualidade de vida. Isso deve ser oferecido a todas as pessoas, independentemente de questões estéticas", conclui Ricardo.

 

Genera - laboratório brasileiro especializado em genômica pessoal que realiza testes de ancestralidade, saúde e bem-estar no Brasil.


Confira alimentos que podem ser consumidos por diabéticos

Leguminosas, frutas com casca, vegetais e alguns derivados do leite são exemplos


No dia 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes, acontece a campanha de conscientização da doença que atinge 537 milhões de pessoas em todo mundo e pode chegar a 784 milhões até 2045, segundo dados da IDF (Federação Internacional de Diabetes).

A causa principal da doença é a produção insuficiente ou má absorção de insulina e o consumo de alguns alimentos pode potencializar a condição. Entretanto, segundo a nutricionista Fernanda Larralde, parceira da Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, existem também alimentos que contribuem para o controle dos níveis de glicose no sangue, evitando que aconteçam alterações como a hiperglicemia, que é o excesso de açúcar, ou a hipoglicemia, que é a diminuição de açúcar no sangue.

"O ideal para quem tem diabetes é controlar a dieta, sempre apostando em manter o equilíbrio em nutrientes, carboidratos e proteínas, com o cuidado de realizar refeições com pequenas porções de alimentos a cada 3 horas", comenta Fernanda. Por isso, pensando na data, a Bio Mundo, listou alguns alimentos que podem ser consumidos por diabéticos. Confira:


Leguminosas

Alimentos como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja contêm fibras e proteínas que favorecem a absorção mais lenta dos carboidratos, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.


Frutas com casca

Algumas frutas como maçã, pera, laranja, pêssego, damasco, tangerina, frutos vermelhos e banana verde podem ser consumidas em até 3 porções diárias, sendo importante consumir a fruta inteira, com casca e bagaço.


Leites e derivados

Leite e iogurtes desnatados, queijos brancos, como ricota, minas ou cottage, são ótimos por serem alimentos de baixo índice glicêmico, ajudando no controle dos níveis de glicose no sangue.


Vegetais frescos

Alguns exemplos são alface, brócolis, abobrinha, cogumelos, cebola, tomate, espinafre, couve-flor, pimentão, berinjela e cenoura, esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, ajudando na produção de hormônios, como a insulina, controlando a diabetes.


Frutos secos

Nozes, castanha de caju, amêndoas, avelãs, amendoim, são alimentos ricos em fibras que ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue.

 


Bio Mundo


Novembro azul: o preconceito que mata ou o toque que salva?

Segundo dados do INCA, o câncer de próstata é a doença que mais acomete homens no Brasil. Especialistas falam sobre o diagnóstico, tratamentos e a importância da prática regular de atividade física

 

Para alguns parece algo desesperador pensar na possibilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer, para outros, o diagnóstico traz um momento ainda mais difícil e doloroso, pois mexe com questões da autoestima, virilidade e masculinidade, como é o caso do câncer de próstata. Por ainda se tratar de um grande tabu no universo masculino, dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) mostram o assustador fato de que a cada 32 minutos um homem morre no Brasil por causa da doença.

O câncer de próstata é a doença oncológica que mais acomete homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. Em todo o mundo, a incidência estimada da doença é de 50% aos 80 anos e, virtualmente, 100% aos 100 anos. Ou seja, se todos os homens sobrevivessem até os 100 anos, todos invariavelmente iriam desenvolver o tumor. É sobre esse cenário que a campanha Novembro Azul ganha ainda mais força como forma de prevenir e combater a doença.

De acordo com o Dr. Felipe Machado, médico Urologista do Hospital Anchieta de Brasília, é indiscutível a questão do bloqueio masculino vindo da herança cultural do patriarcado e cada vez mais importante que as campanhas de prevenção tenham maior visibilidade. "Em sua fase inicial, no geral, a doença não apresenta sintomas, o que torna ainda mais necessário a realização dos exames de rotina realizados a partir dos 45 anos, em homens que possuem histórico da doença na família ou etnia negra, e a partir dos 50 anos para homens no geral", explica Machado.

O médico ainda acrescenta que "o diagnóstico do tumor em sua fase inicial faz com que, felizmente graças à tecnologia, o tratamento possa ocorrer com a realização de radioterapia ou cirurgia, com a projeção de até 95% de cura no prazo de 15 anos em casos de tumores menos agressivos (de baixo risco)".



Prevenção

Junto com os exames de rotina, como a dosagem de PSA e o toque retal, a construção de um estilo de vida mais saudável ajuda a diminuir não apenas o risco de câncer de próstata, mas também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Hábitos como uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, redução do consumo de álcool e não fumar são altamente benéficos para tal causa.

Para quem vive no ritmo frenético ou acaba cedendo ao sedentarismo, pode ser difícil entender como essa prática pode trazer tantos benefícios e como os exercícios físicos proporcionam prazer aos seus praticantes com o passar do tempo.

O profissional Phelipe Paiva, professor da Bodytech Brasília, traz um fato curioso de que desde meninos os homens são mais estimulados a fazerem atividades físicas, como no caso da natação, escolinhas de futebol e outras diversas modalidades que lhes são apresentadas ainda na infância. E complementa que: "dentro da academia os homens preferem atividades que trabalham os membros superiores, principalmente atividades que trabalham o peitoral, como supino reto, inclinado, declinado ou crucifixo, e que desenvolvam bíceps , tríceps e ombros. Fora da academia, eles optam por caminhada, corrida e até mesmo a famosa partidinha de futebol com os amigos".

Em suma, exercícios só são benéficos quando praticados e se feitos regularmente, sem se esquecer da importância de um tratamento urológico e da realização periódica dos exames necessários, para a manutenção da saúde masculina.



Diagnóstico e tratamentos

Sabendo que muitos homens, por pura discriminação e até mesmo desinformação, não realizam seus exames rotineiros como precisariam, vale aqui ressaltar sobre os principais exames sendo eles: dosagem de PSA ( exame de sangue) e toque retal, feito sob uso de pomada anestésica, sem dor alguma e dura apenas alguns segundos . Quando necessário, precisam também de exames complementares, tais quais biópsia da próstata, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou cintilografia óssea.

Ao passar pelo diagnóstico médico, o tratamento ocorre através de uma única técnica, ou da combinação de outras modalidades, sendo a principal delas a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso. Se porventura ocorrer a metástase, que é quando se espalha por outros órgãos, a radioterapia é associada ao tratamento hormonal e tratamentos paliativos.


Câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes entre os homens


O INCA - Instituto Nacional de Câncer prevê que a cada ano do triênio 2020/2022, 65.840 novos casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil e cerca de 15 mil pacientes venham a falecer. De acordo com o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa, do Hospital Santa Casa de Mauá, o movimento Novembro Azul alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como forma de elevar as chances de cura.
 

Quando está no início, a doença não apresenta sintomas, o que torna a prevenção ainda mais importante. “A confirmação é feita por uma biópsia, que normalmente é indicada após alguma alteração no exame de sangue (PSA) ou no toque retal, sendo esses dois últimos, recomendados para os homens que já passaram dos 40 anos de idade e realizados de forma preventiva anualmente”, esclarece o médico.

 

O diagnóstico precoce torna possível o tratamento curativo da doença. Em algumas situações é possível o seguimento vigiado, conhecido como Active Suveillance, com diagnósticos cada vez mais no início.

 

Alguns fatores colaboram para o desenvolvimento do câncer de próstata como a idade, histórico familiar, sobrepeso, tabagismo e obesidade. Portanto, adotar bons hábitos ajudam na prevenção, como uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, com menos gordura, além de atividades físicas e redução no consumo de álcool.

 

Em estágios mais avançados, alguns sintomas que podem identificar a doença são dificuldade para urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Vale destacar, que esses sintomas também podem ocorrer devido a doenças benignas da próstata como hiperplasia benigna ou prostatite, inflamação geralmente causada por bactérias.

 

O tratamento dependerá do estágio da doença, sendo que tanto a cirurgia quanto a radioterapia são consideradas métodos curativos nos casos iniciais. “Em casos avançados é preciso uma associação desses métodos e do tratamento hormonal, além de outros paliativos, pois as definições sobre como tratar a doença somente ocorrerá após análise dos riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente, conforme estadiamento da doença e condições clínicas”, explica o urologista Karlo Danilson de Moraes Sousa.


12 de novembro – Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Coloque o seu coração na batida certa

 

SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas realiza a campanha Coração na Batida Certa para alertar sobre a incidência das arritmias cardíacas e morte súbita, que acomete cerca de 300 mil brasileiros todos os anos

 

Em 12 de novembro é celebrado o Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte súbita e é uma importante data no calendário da saúde para abordar o tema das arritmias cardíacas, seus principais sinais e sintomas, doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos. 

Para alertar sobre o tema, a SOBRAC organiza a Campanha Coração na Batida Certa com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre os principais sinais e sintomas das arritmias cardíacas. “Algumas arritmias cardíacas podem acometer 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida, podendo resultar em consequências graves, como insuficiência cardíaca e derrame cerebral (AVC). Além disso, as arritmias são responsáveis pela morte súbita de cerca de 300 mil pessoas todos os anos no Brasil”, explica Ricardo Alkmim Teixeira, presidente da SOBRAC. 

A arritmia cardíaca é a alteração dos batimentos do coração que ocorre devido às anormalidades na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração. Ela pode se apresentar na forma de taquicardia (quando o coração bate rápido demais), bradicardia (quando as batidas são muito lentas) ou podem ainda resultar apenas em irregularidade dos batimentos. A Fibrilação Atrial (FA) é o tipo mais comum de arritmia cardíaca que afeta cerca de 1 em cada 4 pessoas ao longo da vida. 

A complicação mais temida da FA é o acidente vascular cerebral, conhecido como “derrame”, que ocorre em razão da contração pouco eficiente dos átrios, gerada pelos batimentos cardíacos irregulares. Essa condição facilita a formação de coágulos no interior dos átrios que podem se desprender e entupir as artérias cerebrais, interrompendo a circulação de sangue e o oxigênio para o cérebro (isquemia e infarto cerebral). 

Para reforçar a importância de debater esse tema, o ator Rafael Cardoso veste a camiseta da Campanha Coração na Batida Certa para alertar sobre a importância dos cuidados com o coração e o acompanhamento médico. Rafael passou por uma cirurgia em junho deste ano para implantar um cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) devido a uma cardiomiopatia congênita. 

Alterações na estrutura do coração, como ocorre nas cardiomiopatias, podem comprometer o adequado funcionamento do coração, resultando em risco de arritmias cardíacas muito graves, inclusive a morte súbita

Em uma Live com Eduardo Saad, seu médico e membro da SOBRAC, entidade responsável pela Campanha Coração na Batida Certa, transmitida logo após a sua cirurgia para implante do CDI, Rafael Cardoso explicou que abraçou a causa da campanha pois, além de ter perdido cinco familiares por morte súbita, ficou com medo de deixar os seus filhos órfãos. “Depois desse susto, eu pensei: o mínimo que eu posso fazer é ajudar a alertar as pessoas para pensarem um pouco nesse assunto e irem atrás, porque é uma doença silenciosa. E eu, quando soube que poderia sofrer morte súbita, pensei nos meus filhos que poderiam ficar órfãos. Como que eu tendo isso e conseguindo me curar, vou conseguir ficar tranquilo sabendo que tem várias famílias que podem perder seus pais, os seus filhos, suas mães e avós”, ressaltou o ator. 

A Campanha Coração na Batida Certa acontece desde 2007, data em que foi criado o Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita, comemorado anualmente em 12 de novembro, data que já faz parte do calendário do Ministério da Saúde. “A missão é divulgar e alertar a população leiga e profissional sobre os principais sinais e sintomas de uma arritmia cardíaca”, explica Carlos Kalil, coordenador da campanha. 

Apesar de as arritmias cardíacas serem muito frequentes, inclusive em atletas e indivíduos jovens supostamente saudáveis, os sinais de alerta são pouco divulgados e sua prevenção ainda é precária. “Por isso, todos os anos procuramos levar orientações à população leiga sobre como identificar os principais sintomas, explicar o que são as arritmias e até mesmo treinar as pessoas sobre as manobras de ressuscitação cardíaca com massagens e uso do DEA (Desfibrilador Externo Automático)”, acrescenta Ricardo Alkmim Teixeira. 

Para mais informações sobre a campanha Coração na Batida Certa, acesse: https://www.sobrac.org/campanha/ e pelo Instagram: @sobrac

Acesse aos vídeos explicativos pelo link: https://bit.ly/videos_coracaonabatidacerta

 

Detran.SP registra alta de 102% nos pedidos de alteração para combustível GNV no Estado

Reprodução: Hiperativafm
 De janeiro a outubro de 2021, número saltou de 2,5 mil solicitações para 5,1 mil na comparação com o mesmo período do ano passado 


Diante da alta do preço do combustível, motoristas buscaram o Gás Natural Veicular (GNV) como uma opção mais barata de circular com seus veículos. Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) indica que o número de solicitações para o serviço de alteração de combustível GNV teve um aumento de 102% entre janeiro e outubro de 2021. Foram 5.106 pedidos ante 2.527 adaptações no mesmo período do ano passado.

Para realizar o procedimento, é necessário que o cidadão faça uma solicitação prévia junto ao Detran.SP (veja o passo a passo abaixo). Somente em outubro deste ano, foram realizadas 756 solicitações referentes ao serviço de alteração de característica de combustível para GNV. No mesmo período, em 2020, foram 290 pedidos.

Na Capital, foram 2.307 pedidos de janeiro a outubro de 2021 e 1.115 no mesmo período do ano passado, o que corresponde a um aumento de 107%.

Os números refletem com os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até agosto deste ano, a gasolina subiu mais de 28% e o álcool passou de 38% de aumento. Atualmente, a frota de veículos com kit GNV (gás natural veicular) no Estado de São Paulo é de 250.983 (dados de setembro de 2021).

“A alta nos pedidos de conversão para GNV reflete na busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do líquido pelo gás foi a alternativa encontrada para condutores que circulam constantemente, como motoristas de aplicativo e táxis.

Porém, antes de fazer a transição é imprescindível que o cidadão procure uma unidade do Detran para dar início ao processo”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. 

Como converter o carro para GNV

O motorista que optar pelo uso do combustível GNV deve solicitar autorização prévia junto ao Detran.SP. É o mesmo procedimento de alteração nas características do veículo em relação à sua fabricação (como mudança de cor/envelopamento, combustível, blindagem), que resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

O serviço é solicitado por meio do e-mailautorizacoesprevias@detran.sp.gov.br e os seguintes documentos deverão ser digitalizados e encaminhados:

-      Documento de identificação pessoal do proprietário do veículo  

-      Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) - Atenção! Se o registro do veículo ocorrer a partir de 04/01/2021, o documento que deve ser apresentado é o CRLV-e.

-      Requerimento de autorização prévia para modificação do veículo preenchido conforme modelo disponível no portal do Detran.SP

Será feita a verificação de débitos e impedimentos, e, caso toda documentação esteja em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, que poderá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL) para a realização de inspeção de segurança veicular, cuja conclusão resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Após a ITL, é necessário ir com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para obter o laudo que libera a realização da alteração de combustível. Os serviços pode ser realizado em qualquer município que tenha uma empresa credenciada junto ao Detran.SP.

Para fazer o procedimento, o cidadão realiza a vistoria em uma empresa credenciada uma somente uma vez, antes da instalação. Depois, vai à ITL anualmente obter o certificado para poder licenciar o veículo.

Com esses documentos em mãos, o proprietário deverá solicitar o agendamento em qualquer unidade do Poupatempo para solicitar a segunda via do CRV (se não houver mudança de propriedade) ou a transferência, ambas com a informação de que há alteração de característica veicular, no caso, do combustível.

É valido destacar que a conversão do combustível do veículo deve ser realizada em oficinas especializadas e homologadas. O serviço é pago diretamente nos estabelecimentos. 

 

O passo a passo está disponível em: https://tinyurl.com/3s55ww95

 

LGPD X Black Friday: veja como consumidores e empresas devem se cuidar

A Black Friday, que acontecerá dia 26 de Novembro, está chegando e deve movimentar a economia do país; o advogado e sócio-gestor do RGL Advogados, Rubens Leite, explica sobre os principais cuidados que devem ser tomados nessa data

 

Uma das datas promocionais mais agitadas do ano está chegando, a Black Friday, que acontecerá no dia 26 de novembro, deve manter o nível do crescimento de vendas que aconteceu em 2020. De acordo com um levantamento da Neotrust/Compre&Confie, a data movimentou R$ 5,1 bilhões em 2020, atingindo um valor 31% superior em comparação a 2019. As lojas, sejam virtuais ou físicas, já estão se preparando para a data e lançando promoções. Em datas como essas, é importante que os consumidores não se deixem levar apenas por valores baixos demais - se deve sempre ter cuidado na hora das compras e saber seus direitos.

 

De acordo com Rubens Leite, sócio-gestor do RGL Advogados, nessa época do ano é comum ouvir reclamações tanto de consumidores como das próprias empresas. “Os consumidores podem ter impasses com falsas promoções, ou até mesmo serem atingidos por problemas na hora de efetuar o pagamento do produto. Já para as empresas, a Black Friday é um momento que gera aumento nas vendas, entretanto, algumas companhias reclamam que não há incentivo tributário para que haja um subsídio desse desconto. Dessa forma, se prejudicam pois a margem de lucro está sempre no limite e o preço, consequentemente, não pode ser muito baixo. Mas, em geral, acabam vendendo mais, sendo considerado um movimento bom para a economia”, explica. 

 

Além disso, é importante que os consumidores entendam e fiquem por dentro de todos os seus direitos garantidos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Essa é uma Lei que traz a obrigação das empresas de criar um sistema de proteção das informações pessoais dos consumidores, que geram a possibilidade de identificação das pessoas. Isso é um direito à privacidade. Essa atenção deve ser redobrada em uma época como a Black Friday, onde o consumo de mercadorias tende a aumentar. As empresas precisam se preparar para a data, e informar seus consumidores sobre a finalidade da coleta de dados pessoais e o mesmo precisa se atentar e decidir se quer ou não informar os seus dados. Caso contrário, isso pode gerar um problema judicial”, complementa o advogado.

 

Pensando nisso, o advogado lista os principais cuidados que se deve ter durante a Black Friday. Confira: 

 

1. O consumidor precisa se proteger

 

Antes de efetuar uma compra online, é importante que o consumidor verifique se o site oferece informações sobre a empresa, se tem certificado de segurança, se possui telefone para contato caso dê algum problema com a compra. Esses são direitos clássicos. “Em casos de problemas com os dados em compras online, a LGPD é aplicada da mesma forma do que em situações de compras presenciais: a empresa vai exigir somente os dados necessários para a realização da venda e demonstrar qual é a finalidade de uso desses dados. Tudo isso tem que ser mostrado na hora do preenchimento do cadastro”, diz Rubens.

 

2. Concorrência desleal

 

Esse é um problema comum durante a Black Friday e é preciso que as pessoas comecem a prestar atenção. “O crime de concorrência desleal está previsto na lei de propriedade industrial, a partir do artigo 195. A lei diz que comete crime quem publica falsa informação do concorrente com o objetivo de obter vantagem, quem faz uso de expressões e propagandas com o intuito de induzir o consumidor ao erro. É necessário que as empresas se protejam para não perderem esse volume de vendas que é a Black Friday”, revela o especialista.

 

3. Cuidado com os preços

 

Segundo Rubens, a maior queixa dos consumidores está vinculada à política de preços. “É importante que o consumidor preste atenção na evolução dos preços durante as semanas que antecedem a Black Friday, para mapear se realmente é um desconto válido e atrativo. Muitas empresas vão subindo aos poucos os preços até chegar em um valor alto próximo da Black Friday e, quando a data realmente chega, voltam ao preço original - ou seja, nenhum desconto foi dado”, alerta. 

 

4. Cuidado com o aumento na quantidade de vendas

 

Um dos principais problemas que as empresas sofrem na Black Friday são vinculados ao aumento da quantidade de vendas. “Quando se tem esse aumento, a empresa está exposta a mais riscos operacionais, portanto, é necessário criar um conjunto de regras para que haja uma proteção desde o momento da oferta, na campanha publicitária, até a política de trocas que vai se revelar no pós venda. Crie um sistema de proteção, desde a formação até a entrega do produto, para não haver problemas jurídicos nesse sentido”, explica o especialista. 

 

6. O produto não correspondeu às expectativas

 

Em relação à política de troca, é preciso verificar se o produto foi adquirido na internet, por meio de catálogos ou direto na loja. “Caso a compra tenha sido efetuada de forma online, o consumidor tem o direito do ‘arrependimento’ e o prazo é de sete dias para ele, sem justificativa, devolver o produto e receber o dinheiro de volta. Caso o cliente tenha comprado o produto na loja e verificado as especificações, segundo o Código de Defesa do Consumidor, ele não tem direito a troca, exceto se tiver algum defeito com o produto. Muitas empresas têm a política de troca interna, então é preciso verificar como agir em cada situação”, conclui Rubens Leite.


Municípios não podem mais cobrar taxa das telefonias por uso do solo

 Em votação unânime do STF, recurso apresentado pelo escritório Carvalho e Russi Advogados é aprovado e muda jurisprudência no setor de telecomunicação no país

 

Por unanimidade, o Pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o pagamento de taxa por parte das operadoras de telefonia para a instalação de estações de transmissão e cabos ópticos em solo e espaço aéreo públicos. O relator, o ministro Edson Fachin, negou o pedido da Prefeitura Municipal de Sumaré, interior do Estado de São Paulo, e acatou o recurso da defesa do Grupo Claro, representado pelo escritório Carvalho e Russi. A decisão unânime, de repercussão geral, passa a ser referência para os demais tribunais no julgamento de cobrança semelhante por outros municípios.

O processo durou 14 anos. Estava desde 2016 no STF. Ao vedar a cobrança de taxa por uso e ocupação do solo e espaço aéreo públicos, o STF acatou os argumentos da defesa, feita pelo escritório Carvalho e Russi, de que não se justificaria que uma empresa que presta serviço público fosse onerada. Trata-se de valores significativos e a falta de segurança jurídica ameaçava o aumento de custos das operadoras. Estima-se que, no setor, só em 2020, as operadoras de telefonia tenham pagado mais de 100 milhões de reais a cerca de 350 municípios para a expansão da rede. “Foi uma vitória depois de 14 anos de lide. E ocorreu num momento em que, por conta da pandemia, ficou clara a necessidade de democratizar o acesso à internet, seja para o trabalho ou para o ensino remotos. A decisão do STF beneficiará a expansão das redes de telecomunicação e, por consequência, o próprio consumidor”, explica o advogado Eduardo de Carvalho, sócio da Carvalho e Russi e autor do recurso.

A decisão não beneficia só concessionárias de telefonia, mas também operadoras de TV a cabo, que igualmente usam áreas públicas para a passagem de fios e cabos na prestação de serviços. “Telefonia é um serviço de interesse público. Como argumentamos no processo, só caberia ao município cobrar taxa ou indenização se houvesse algum tipo de dano ao solo, mas é justamente o contrário: as operadoras estão levando tecnologia e possibilidade de comunicação aos municípios e comunidades mais remotas do país”, reforça Eduardo de Carvalho. A expectativa, agora, é de que isso impacte também o bolso dos consumidores. Sem a taxa, o valor das tarifas cobradas por esses serviços pode diminuir.

 

 

Carvalho e Russi Advogados
www.carvalhoerussi.com.br
Rua Turiassu, 446 - 11º andar, Perdizes
CEP 05005-000 - São Paulo - SP
Tel. 11 3939-0212
Email: contato@carvalhoerussi.com.br
Facebook: /carvalhoerussiadvogados
Instagram: @carvalhoerussiadvogados
Linkedin: /CarvalhoERussiAdvogados
Twitter: @carvalhoerussi


 

Dia Nacional da Alfabetização: processo de aprendizagem é fundamental para o desenvolvimento da sociedade

Pandemia de Covid-19 provocou hiato de 15 anos na alfabetização de crianças; Bookplay oferece conteúdos voltados para educadores


A pandemia de Covid-19 atrasou a alfabetização de crianças brasileiras em 15 anos, conforme pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV): em 2019, o percentual de crianças fora da escola era de 1,39%; em 2020, essa taxa subiu para 5,5%. O relatório da Organização para Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), que conta com 38 nações, mostra que o Brasil foi o país que permaneceu com as escolas fechadas por mais tempo, 178 dias, no ano passado, enquanto a média foi de 44 dias (pré-escola) e 58 dias (ensino fundamental). Outro levantamento, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), revela que os municípios reduziram em mais de 93% os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino, de janeiro a agosto deste ano.

A alfabetização é mais do que ensinar um indivíduo a ler e escrever. Trata-se de um fenômeno social, que associa múltiplos processos a fim de inseri-lo na sociedade, conferindo-lhe liberdade e autonomia. "Saber ler e escrever, compreender o que se está lendo e ouvindo ou assistindo é fundamental para uma comunicação assertiva, que dá acesso ao conhecimento, abre portas para oportunidades pessoais e profissionais e pela busca por direitos, impactando diretamente o ambiente onde a pessoa está inserida", comenta Inayara Gaiarin, gerente de marketing do Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação.

Para o Dia Nacional da Alfabetização, celebrado neste domingo, 14, e a fim de contribuir para a redução desse hiato educacional, o Bookplay indica alguns dos diversos conteúdos que disponibiliza, com diferentes abordagens, especialmente voltados para educadores. São eles:


1. Alfabetização em Libras (curso)

Conta com atividades adequadas, recursos pedagógicos, tecnológicos e com diferentes formas de ensino/aprendizagem.


2. Braille (curso)

O braille tem função essencial na inclusão de deficientes visuais na sociedade e apesar de seu uso ter diminuído devido ao surgimento de aplicativos de voz e leitores de tela, ainda é muito importante na alfabetização de crianças cegas ou com visão reduzida. O curso de braille ensina a ler e escrever esta forma de linguagem.


3. Educando para a argumentação - Contribuições do ensino da lógica (livro)

São apresentadas, neste livro, algumas noções elementares da chamada lógica não formal, que independe da formalização e da simbologia típicas da matemática. Com a utilização de fragmentos jornalísticos, quadrinhos e outras ferramentas que ilustram e dão suporte aos conceitos apresentados, a obra faz possível trabalhar tais conceitos em sala de aula, a partir de um universo muito próximo dos jovens.


4. Coleção de videoaulas sobre as Etapas do Ensino

Vídeos voltados para a Educação Infantil dos 0 aos 3 anos, Educação Infantil dos 4 aos 5 anos e Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Bookplay


Exportação de café do Brasil acumula queda de 6,3% em 2021

País embarcou 33,3 milhões de sacas até o fim de outubro; em receita cambial, porém, desempenho é 7% positivo no período

 

As exportações brasileiras totais de café atingiram 3.431.172 sacas de 60 kg em outubro de 2021, aferindo queda de 23,8% em relação às 4.504.059 sacas registradas no mesmo mês do ano passado. Em receita cambial, contudo, os embarques avançaram 11,3% na mesma comparação, saltando de US$ 564,7 milhões para os atuais US$ 628,5 milhões. Os dados constam no relatório estatístico mensal do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé). 

O desempenho do mês passado elevou as remessas do país a 33.274.973 sacas no acumulado do ano, gerando US$ 4,815 bilhões. Essa performance representa declínio de 6,3% em volume, mas alta de 7% em receita frente à movimentação conferida entre janeiro e o fim de outubro de 2020. 

No ano safra 2021/22, o desempenho é similar, com os embarques recuando 20,7%, para 12,331 milhões de sacas, porém com a receita avançando 6,5%, a US$ 2,011 bilhões, entre julho e outubro. 

“A queda no volume das exportações reflete a continuidade dos conhecidos gargalos logísticos no comércio marítimo mundial. O cenário é preocupante porque especialistas do setor, com os quais nos reunimos em diversos eventos nacionais e internacionais, apontam que esses entraves devem se arrastar durante 2022, devido ao grande volume dos produtos agrícolas brasileiros acumulados nos portos e às safras que são escoadas a partir do segundo semestre”, explica Nicolas Rueda, presidente do Cecafé. 

Outra preocupação apontada por ele no que se refere aos gargalos na logística é a elevação dos custos. “Eles têm contribuído para as fortes altas nos índices de inflação, gerado indisponibilidade de insumos essenciais ao agronegócio no Brasil e uma escalada nos preços que começa a preocupar os produtores como um todo. Logicamente, o setor cafeeiro não é poupado dessas aflições”, comenta. 

Frente ao desempenho positivo registrado na receita cambial com as exportações da commodity, o presidente do Cecafé informa que resulta do contexto mercadológico. “Apesar da queda em volume, a geração de divisas para o Brasil com os embarques tem importantes crescimentos, que se justificam pela elevação das cotações internacionais do café, assim como pelos atuais níveis do dólar”, pontua.

 

DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Diante dos desafios globais que envolvem, entre outros temas, transporte, logística, governança socioambiental (ESG) e clima, matérias intensamente debatidas na COP26, que termina hoje, 12, em Glasgow, na Escócia, Rueda enxerga oportunidades e comemora o fato de o café ter um papel protagonista na chamada agenda positiva, o qual pode contribuir com mais renda aos atores da cafeicultura. 

“O Cecafé e seus associados continuam se preparando para liderar, com base em exemplos concretos, como o projeto de cafeicultura de baixo carbono que estamos desenvolvendo, uma pauta que tanto promete, pois, além de focar na sustentabilidade, com certeza trará novas oportunidades de agregação de valor para o café brasileiro, principalmente quando pensamos na obtenção de recursos do crédito verde”, conclui.

 

PRINCIPAIS DESTINOS

No acumulado de 2021 até o fim de outubro, o Brasil exportou café para 119 países. Os Estados Unidos seguem como os principais importadores do produto, com a aquisição de 6,468 milhões de sacas, montante praticamente estável em relação às 6,489 milhões adquiridas no mesmo intervalo em 2020. Esse volume representou 19,4% dos embarques totais do país até o momento. 

A Alemanha, com representatividade de 16,5%, importou 5,474 milhões de sacas (-8,2%) e ocupou o segundo lugar no ranking. Na sequência, vêm Itália, com a compra de 2,383 milhões de sacas (-7,7%); Bélgica, com 2,270 milhões (-22,6%); e Japão, com a aquisição de 2,074 milhões de sacas (+12,5%). 

Destaca-se, ainda, a aparição de outros dois países produtores entre os principais destinos das exportações brasileiras de café. A Colômbia ocupa a sétima colocação no ranking, com a aquisição de 945.694 sacas entre janeiro e outubro de 2021, apresentando substancial alta de 56,7% frente às compras feitas nos 10 primeiros meses do ano passado. Desse total, 885.179 mil sacas são do grão verde, utilizado para industrialização e consumo interno. O México aparece no oitavo lugar, com a importação de 787.485 sacas (-12,5%), sendo 763.131 sacas de café in natura.

 

TIPOS DE CAFÉ

O café arábica foi o mais exportado de janeiro a outubro de 2021, com o despacho de 26,771 milhões de sacas ao exterior, o que correspondeu a 80,5% do total. Já a variedade canéfora (robusta + conilon) teve 3,251 milhões de sacas embarcadas, com representatividade de 9,8%. Na sequência, vêm os segmentos do produto solúvel, com 3,215 milhões de sacas (9,7%), e do café torrado e torrado e moído, com 37.540 sacas (0,1%).

 

PORTOS

O complexo marítimo de Santos (SP) é o principal exportador dos cafés do Brasil neste ano, com o envio de 25,552 milhões de sacas entre janeiro e outubro, o que equivale a 76,8% do total. Em seguimento, surgem os portos do Rio de Janeiro, que responderam por 16,1% dos embarques ao remeterem 5,368 milhões de sacas, e Vitória (ES), com o envio de 977.384 sacas ao exterior, com representatividade de 2,9%.

 

O relatório completo das exportações de café em outubro de 2021 está disponível no site do Cecafé: http://www.cecafe.com.br/.

 

TURISMO COMEÇA A PERCEBER MELHORA E VAI DEIXANDO A PANDEMIA PARA TRÁS

Estratégias como o marketing de cidades ajudam a atrair turistas na retomada pós-pandemia

 

Com mais de 100 milhões de brasileiros imunizados, segundo dados do Ministério da Saúde, a vida “normal” começa a ser retomada.

Viajar foi algo deixado de lado por muitos brasileiros, seja pelas restrições sanitárias impostas pelo poder público ou pelo medo de infecção, a verdade é que o desejo de conhecer novos lugares ficou em segundo plano.

Mas agora, quando a vacina é uma realidade, e que muitos lugares levantaram as restrições ou tornaram as mesmas mais brandas, o clima de normalidade vem atraindo mais e mais pessoas para o turismo.

Segundo dados da Decode da BTG Pactual, 70% dos brasileiros estão prontos para viajar assim que tiverem uma oportunidade.

Para o especialista em negócios digitais e marketing de cidades, CR.Andrade, esse é o momento para que organizações e municípios invistam marketing para atrair esses visitantes.

“Para atrair esses visitantes, as cidades precisam do marketing da cidade - publicidade para atrair turistas com cenas pitorescas de seu destino ou promovendo atrações cênicas como arquitetura única e maravilhas naturais como rios, montanhas e o oceano”, diz CR.Andrade.


As consequências da pandemia

Em 2019 o número de voos domésticos no mundo era estimado em 97 milhões, em 2020, por conta da pandemia esse número caiu para 45 milhões.

Já em 2021, como a vacinação em massa da população, a busca por voos aumentou consideravelmente. Vê-se pelo aumento de 70% no número de voos domésticos no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo.

Como o número de pesquisas por voos aumentou, agora que a pandemia tem regredido, o marketing da cidade ajuda os locais a atrair turistas pós-pandemia. O turismo está projetado para aumentar 3,5% ao ano até 2027, com um aumento de 5% no turismo na próxima década.


Os benefícios do marketing da cidade

“Programas de marketing urbano ajudam as cidades a acessarem um setor econômico adicional e gerar novos fluxos de receita para destinos emergentes em todo o mundo. Isso permite que as economias se diversifiquem, afastando-se do turismo, que foi duramente atingido pela pandemia”, afirma o especialista.


Como funciona o marketing de cidades

São processos para empresas e municípios voltados para a responsabilidade social corporativa, branding de destino e outras iniciativas promocionais para manter o crescimento das economias locais.

“Ajudamos nossos clientes a criar campanhas de marketing para cidades personalizadas para atender às suas necessidades, pois o potencial de cada lugar é único e merece uma estratégia e ideias únicas, voltadas àquela comunidade”, relata CR.Andrade.


Novos destinos para explorar

Vemos a cada dia como o turista quer conhecer novos lugares, que sejam pouco conhecidos, principalmente em razão da internet. O que faz com que lugares já muito conhecidos, ainda que atraentes, não tenham tanto charme como um lugar que pouco conhecem.

“Assim, o marketing de cidade irá explorar toda a capacidade de publicidade para chegar até esses viajantes que buscam novos destinos e locais para descobrir”, explica CR.Andrade.


O turismo é vital para a sociedade pós-pandemia

O turismo é importante por muitos motivos - ele traz uma receita muito necessária, fornece oportunidades de emprego e ajuda a manter as economias locais à tona após a pandemia. Por isso é importante apostar ferramentas que ajudem a cultivar e incentivem a descoberta de lugares com potencial, como o Marketing de Cidades.  

 


 

CR.Andrade

 www.instagram.com/cr.andrade/

 

CLIKSS Brasil

 https://www.clikssbrasil.com.br

 

Posts mais acessados