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quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Assistência jurídica gratuita da Univali terá novo endereço em Biguaçu

Serviço voltado para pessoas carentes terá atendimento presencial transferido para o Campus da Universidade localizado nas margens da BR101, ao lado do Brasil Atacadista. . A cerimônia de inauguração do novo ambiente ocorre na quarta-feira, 6, às 15h.

 

O serviço de assistência jurídica gratuita oferecido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), para pessoas carentes de Biguaçu e região, passará a ter novo endereço a partir do dia 6 de outubro. 

Ele será transferido para o piso térreo do bloco B do Campus da Univali localizado nas margens da BR 101, ao lado do Brasil Atacadista, em Biguaçu, e passará a chamar-se Laboratório de Práticas Profissionais. A cerimônia de inauguração ocorrerá na quarta-feira, 6, às 15h.

No novo endereço os atendimentos realizados por alunos de Direito sob supervisão de professores ganhará o reforço de professores e alunos do curso de Psicologia, que passarão a atuar, também, na resolução de traumas e conflitos. 

O atendimento da Universidade é opção de acesso a justiça para a população carente da região e sua importância pode ser percebida pelo número diário de consultas realizadas. 

As grandes demandas são de causas cíveis, com a liderança de disputas familiares, e de juizado especial, explica José Everton da Silva, diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali: 

“São reclamações de pensões alimentícias, pedidos de divórcio e teste de paternidade. Sem dinheiro para pagar um advogado particular estas pessoas recorrem ao nosso atendimento gratuito”, detalha o professor. 

Nas salas de espera para o atendimento sobram histórias de pobreza e até extrema miserabilidade: “Sem o atendimento gratuito dificilmente estas pessoas conseguiriam resolver os seus problemas judiciais, por causa dos preços cobrados pelos advogados, inclusive nos casos de deferimento da justiça gratuita e nomeações do judiciário, e das custas judiciais”, avalia José Everton. 

Luciane Gobbo Brandão, coordenadora dos cursos de Psicologia da Univali na Grande Florianópolis destaca a importância de conciliar esse serviço com o apoio psicológico: "O comprometimento pela emoção e vivencia de perdas não deixam espaços para o diálogo e análise objetiva de atos e fatos. Diante dessas situações a psicologia terá o papel acolhedor e auxiliará na conciliação. Pronto para ouvir e minorar o impacto emocional decorrente de situações de conflitos, bem como uniões desfeitas", resume. 

Ela explica ainda que o empenho técnico e qualificado de professores e estagiários de psicologia permitirá que, muitas vezes, os próprios divergentes conduzam suas incompatibilidades e oposições de ideias, superem dificuldades e antagonismo e obtenham a respostas conciliatórias e adequadas às suas discordâncias.


Tabela de URH explica demanda pelo serviço gratuito 

A tabela de Unidade de Referência de Honorários (URH) da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ajuda a explicar a demanda pelo serviço gratuito. Pela tabela, uma URH está cotada em R$ 118,43. Assim, uma consulta a um advogado particular, que tem preço mínimo de quatro URHs, não sai por menos de R$ 473,72.

Já o reconhecimento de paternidade via judicial custa 31 URHs (R$ 3.671,33), a revisão de pensão alimentícia tem preço estipulado em 21 URHs (R$ 2.487,03) e o divórcio litigioso com bens custa entre 5% a 20% do valor do patrimônio ou o mínimo de 126 URHs (R$ 14.922,18). Estes são os preços mínimos estipulados pela OAB, mas o custo final de uma ação varia pela experiência do advogado escolhido e pelo tempo que a ação se desenrola na Justiça. 

Na Univali esses serviços são gratuitos para aqueles que, após triagem para análise da condição financeira, comprovarem não ter condições de pagar um profissional de advocacia. Entre os critérios para atendimento estão: renda familiar não superior a dois salários mínimos e bens imóveis de valor de até R$ 150 mil. 

 

Atendimentos são realizados por alunos sob supervisão de professores 

Fabiano Pires Castagna, coordenador do curso de Direito da Univali em Biguaçu, explica que o serviço segue a portaria 1.886, editada pelo Ministério da Educação de 1994: 

“A finalidade é oferecer a disciplina de prática jurídica aos alunos que cursam as últimas fases de direito, aliando isso à oferta de assistência à população carente, que não tem condições de custear o pagamento de advogados particulares e custas processuais”, pontua.

Os alunos que prestam o atendimento são orientados por professores e advogados a buscar o consenso entre as partes. Uma das vantagens é que isso reduz os números de possíveis ações que ficariam anos se arrastando na justiça. 

O ganho é mutuo, garante Fabiano: “Estudantes e sociedade ganham com a assistência jurídica gratuita. Os alunos têm oportunidade de antecipar os problemas que vão vivenciar na profissão, facilitando o acesso ao mercado de trabalho e a população mais carente encontra respaldo para atender as suas necessidades em relação a demandas jurídicas”, afirma.

 

É necessário agendar atendimento 

Principalmente por conta da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, o atendimento dos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Univali em Biguaçu funciona apenas mediante agendamento. 

Na hora marcada a pessoa que será atendida é encaminhada para um espaço isolado e com computador. De lá ele será atendido remotamente por professores e alunos que, de suas casas, fazem o atendimento e dão os encaminhamentos necessários para a resolução da questão. 

O Laboratório de Práticas Profissionais atenderá em Biguaçu de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os agendamentos podem ser feitos pelo (48) 3279-9544 ou ema.big@univali.br. Além do Campus da Univali em Biguaçu Instituição oferece serviços de assistência jurídica gratuita nos campi de Balneário Camboriú, Itajaí, São José e Tijucas.


Atividade representa papel comunitário da Universidade 

Mesmo com a pandemia, os escritórios que prestam assistência jurídica gratuita na Univali realizaram mais de 4,5 mil atendimentos para a comunidade carente. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Instituição.

 

Durante o ano de 2020 a Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali promoveu 604 ações de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos, que beneficiaram diretamente 423 instituições parceiras. 

Foram 237 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente. De forma indireta, esse número chega a quase um milhão de pessoas.


SERVIÇO 

O que: Assistência Jurídica Gratuita;

Quando: Segunda a sexta-feira das 8h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30;

Onde:

·         São José - Campus Kobrasol – Rodovia BR 101, km 207, Kobrasol. Telefone: (48) 3211-2007/3211-2008/3211-2009;

·         Biguaçu - Campus Centro – Rua João Coan, 400 – Bloco B – Piso Térreo – Bairro Universitário. Telefone: (48) 3279-9556/3279-9544/3279-9557;

·         Tijucas - Campus Tijucas - Rua Pará, 315 – Bairro Universitário. Telefone: (48) 3345-3236/3345-3237;

·         Balneário Camboriú - 5ª Avenida, 990 – Bairro dos Municípios. Telefone: (47) 3261-1318;

·         Itajaí - Avenida Joca Brandão, 655 – Centro. Telefone: (47) 3341-7706.

 

 

Wagner Mezoni - SC 02740 JP - Gerência de Marketing e Comunicação - Univali
wagner.mezoni@univali.br

 

ESTÁGIO: O INÍCIO DE UMA CARREIRA DE SUCESSO

Na atuação, o jovem adquire conhecimentos práticos e, ainda, ajuda a movimentar a economia


Ter uma carreira de sucesso é o objetivo de muitos jovens e adultos, mas quais são as melhores estratégias para essa conquista? Escolhas como curso e faculdade são muito difíceis de serem feitas, principalmente diante da pressão financeira e familiar, dos amigos e do próprio mercado de trabalho. Então, são muitas ondas contrárias confrontando a carreira dos sonhos. 

Por isso, quem está iniciando a vida profissional, agora, precisa analisar seu atual momento, pensar nas alternativas possíveis e ver os pontos positivos e negativos de cada área desejada. Assim, o estágio é, inclusive, um caminho de entender na prática se aquela atuação satisfaz ou não seus anseios. 

Nessa jornada, o ideal é pedir uma devolutiva dos professores ou pessoas influentes em tais setores aspirados para compreender melhor como está indo o seu desempenho. Assim, percebem-se os potenciais e os pontos a serem ajustados, gerando segurança, engajamento e motivação. Afinal, o feedback, muitas vezes mal visto, não te derruba, mas te impulsiona para o alto. 

Independentemente do sonho, vale a pena entender mais a fundo a jornada a qual está desejando, quais são os principais desafios, etc. Para isso, estude e aprenda com referências da área. Muitos CEOs de hoje já passaram por esses dilemas e, vários, inclusive, começaram como estagiários. Então, é preciso ter foco!

 

É um bom início para os estudantes 

Nesse sentido, o estágio - determinado como ato educativo escolar supervisionado - é indicado e muito positivo para o início de uma jornada profissional de sucesso. Veja só: a Lei 11.788/08 limita a carga horária em seis horas diárias e 30h semanais. Além disso, proíbe horas extras. Isso é um grande auxílio para o acadêmico organizar sua rotina entre a corporação e a classe.  

Além disso, é mandatório o pagamento da bolsa-auxílio, do auxílio-transporte e recesso remunerado, no modelo extracurricular ou não-obrigatório, aquele válido como atividade opcional. Essa é uma forma de ajudar o indivíduo a custear seu ensino e até despesas domésticas. 

 

As empresas também ganham 

Essas normas foram criadas para facilitar a admissão dos estudantes brasileiros. Afinal, eles são a parcela da população mais necessitada de uma chance no meio empresarial. Então, para impulsionar essas contratações, as corporações ficam livres de pagar encargos trabalhistas, tais como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sobre as férias, 13º salário e eventual multa rescisória.  

Ou seja, é favorável para todos os envolvidos, pois assim tanto as entidades adquirem novos talentos, sem vícios, quanto a moçada conquista, muitas vezes, a primeira posição nesse universo laboral. Com esse treinamento na prática, quem sabe aproveitar, no final do contrato, pode até conquistar a efetivação e se tornar parte do quadro fixo de colaboradores.  

Sobretudo, o objetivo é difundir o conhecimento de maneira estratégica, pois somente a educação é capaz de transformar essa grande crise mundial. A partir daí, vem a reestruturação das competências, como a empatia ou a inteligência emocional, muito abaladas frente a essa situação delicada do país.  

Portanto, essa é uma alternativa muito importante para a nação. Faça parte desse projeto e conserve nossa garotada aprendendo. Vamos lutar pelo Brasil juntos! 

 

Carlos Henrique Mencaci - presidente da Abres - Associação Brasileira de Estágios


Poupatempo realiza mutirão para emissão de RG no mês de outubro

Atendimento será feito mediante agendamento prévio em todos os sábados do mês, em horário diferenciado, das 13h às 17h; no total serão cerca de 55 mil vagas 

  

O Poupatempo promove neste mês de outubro um mutirão de RG para atender às solicitações de Carteiras de Identidade. No total, serão ofertadas cerca 55 mil vagas distribuídas entre os 85 postos do estado de São Paulo, que vão operar em horário estendido durante todos os sábados do mês, das 13h às 17h, e também na segunda-feira (11/10), véspera do feriado de Nossa Senhora Aparecida.   

A ação é exclusiva para cidadãos que precisam emitir o RG e o atendimento nas unidades acontecerá mediante agendamento prévio, que estará disponível sempre nas quintas-feiras anteriores às datas dos eventos, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.   

No dia do atendimento é necessário comparecer em um dos postos com a Certidão de Nascimento ou Casamento original e cópia simples, ou mesmo com o RG anterior, caso tenha sido emitido no estado de São Paulo. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal, portando um documento de identificação com foto. Caso não seja possível, basta o responsável assinar uma autorização, que pode ser acessada pelo link http://bit.ly/2txpHQY, para ser apresentada no ato do atendimento, junto com um documento de identificação do responsável, com a mesma assinatura. 

  

Serviço – Mutirão para emissão de RG: 

Horário estendido de atendimentos nos postos da capital e interior aos sábados: das 13h às 17h. 

 

No dia 11/10, véspera do feriado de 12 de outubro, o mutirão será realizado no expediente normal de cada unidade. 

 

Datas: 

- 02/10 (sábado) 

- 09/10 (sábado) e 11/10 (segunda-feira), exceto unidade de Bebedouro 

- 16/10 (sábado) 

- 26/10 (sábado) 

- 30/10 (sábado) 

  

*Agendamento prévio obrigatório em www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital. Todas as informações, bem como endereços e horários de funcionamento das unidades, também podem ser consultadas nos canais digitais do programa. 

 

Pinterest: entenda como utilizar o novo queridinho das redes a favor do seu negócio


O Pinterest é uma rede social visual que visa auxiliar os usuários a encontrarem ideias e referências para diversos âmbitos, tornando-se um grande catálogo de inspirações. Para as marcas, ela vai muito além e ajuda até mesmo a aumentar o engajamento e as conversões do negócio quando incluídas em suas estratégias de marketing e comunicação. Ou seja, essa rede social traz uma oportunidade única para as empresas se aproximarem do público e até influenciar as decisões de compra. 

 

Segundo estatísticas da plataforma, 84% dos usuários usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar; 98% costumam experimentar algo que encontraram na rede social e 77% descobriram novas marcas ou produtos na plataforma. Além disso, a visão de que o Pinterest é apenas direcionado ao público feminino também já ficou para trás. As mulheres ainda são maioria, cerca de 70%, mas entre os novos usuários 40% deles são do sexo masculino.

 

Pensando nos perfis B2B, o Pinterest pode ser usado por qualquer categoria de empresa, principalmente aquelas que desejam ter uma forte presença digital. Para se destacar existem alguns pontos que valem considerar. Ao publicar os conteúdos, deve-se investir no formato vertical, pois, além de ocupar mais espaço da tela, é o que gera maior engajamento. Incluir texto nas artes também é interessante, pois ao destacar a foto com textos, a marca não dependerá da vontade do usuário para que leiam a legenda e, com isso, as oportunidades de viralização aumentam.

 

Falando nas legendas, a plataforma permite incluí-las igual as outras redes sociais. Nesse caso, técnicas de SEO são bem-vindas. As palavras-chave são essenciais na busca e as mais comuns são aquelas relacionadas ao segmento, produto, serviço desejado, localização, sexo e idade. Então, quanto mais específico, melhor. Os links também são sempre uma boa opção. No aplicativo é possível vincular a publicação a um site, tornando mais fácil dos usuários encontrarem o produto, serviço ou marca rapidamente e sem muitas dificuldades. Por se tratar de uma rede social totalmente visual, as imagens ilustrativas devem ser exploradas, fazendo com que a curiosidade e o desejo sejam despertados. 

 

Como todo novo recurso sempre é muito valorizado, investir neles é essencial. Com a conta business, é possível acessar as ferramentas de mensuração. Já o Pinterest Ads permite encontrar soluções para as metas de reconhecimento, consideração, conversões e vendas off-line do produto ou serviço em questão. E, no Idea Pin - similar aos stories do Instagram -, podem ser criados vídeos curtos, mas com um grande diferencial: eles não desaparecem depois de 24h e ficam salvos no perfil, podendo também serem salvos pelos usuários.

 

Recentemente, no Brasil, foi liberada a opção de criação de anúncios. Por isso, o potencial de aproveitamento para marcas na plataforma é extremamente grande. São quatro as principais possibilidades de destaques: padrão, onde a marca pode investir em imagens simples verticais ou quadradas; vídeos, ótimos para conteúdos de faça você mesmo; pin em carrossel, para incluir diferentes imagens em um único anúncio; e as coleções, formato híbrido que combina imagens e vídeos. 

 

Sem dúvida, o Pinterest é um meio em que as marcas devem começar a investir. Ela já trouxe e continuará gerando retornos altamente satisfatórios para diversas empresas. Antes de fazer isso, os gestores de marketing devem apenas se atentar ao mapeamento para entender onde o público-alvo se encontra, estudar as particularidades da rede social, estabelecer previamente os objetivos com a utilização da ferramenta, fazer um bom planejamento e, de preferência, contar com uma equipe capacitada para auxiliá-los no processo.

 


Isis Vasques - Diretora Executiva da Agência Ecco, agência de publicidade com foco em conversão de vendas. É publicitária e comunicadora. Ama criar e gerar resultados, além de ter como meta diária a identificação de novas oportunidades de negócios. 

 

Você sabe qual é a importância da SIPAT para a sua empresa?

Prevenir acidentes de trabalho e ter um olhar cuidadoso para os colaboradores fazem toda a diferença no dia a dia corporativo, inclusive, otimizando resultados


Gestores e funcionários do setor de RH, com certeza, já escutaram falar sobre a sigla SIPAT, que significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Em outras palavras, a SIPAT é um evento no qual, por uma semana, empresas realizam atividades para prevenir acidentes de trabalho e o surgimento de doenças ocupacionais, ou seja, problemas de saúde relacionados a tarefas laborais.

O principal objetivo é promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico do maior número possível de colaboradores. "Durante esses eventos, os colaboradores são alertados sobre a importância de evitar acidentes, combater o adoecimento e preservar a segurança e a qualidade de vida no local de trabalho e fora dele", explica a head da Corporate Health, Rafaella Ritacco.

 

Prevenir acidentes de trabalho e ter um olhar cuidadoso para os colaboradores fazem toda a diferença no dia a dia corporativo, inclusive, otimizando resultados


A Corporate Health é a empresa do Grupo Ritacco especializada em planos de saúde corporativos que realiza uma gestão integrada por meio de ações estratégicas com metodologia eficiente para a promoção de saúde e qualidade de vida. Para as empresas parceiras, inclusive, a Corporate Health organiza a SIPAT sem quaisquer custos adicionais.

"O conteúdo das SIPATs deve ser educativo. Não precisa ser fatalista, como acontece muitas vezes em eventos relacionados à prevenção de acidentes. Nós fazemos palestras e mostramos vídeos que transmitam uma mensagem leve, porém assertiva. O impacto positivo nos colaboradores não pode ocorrer pelo medo, mas, sim, pela conscientização", avaliou.


Retorno positivo

De acordo a diretora do grupo Santo Angelo, Helena Raso, a forma como a SIPAT foi realizada na empresa pela Corporate Health teve uma excelente repercussão entre os funcionários. "Todo mundo adorou. O trabalho da Corporate Health nesta semana foi incrível", definiu.

Rafaella também acrescentou que é muito importante falar sobre saúde mental, assim como abordar, de forma correta, os malefícios causados pelo consumo excessivo de drogas ilícitas e lícitas - bastante prejudiciais para a qualidade de vida dos colaboradores.

"Muitas vezes, tais questões são minimizadas. No entanto, se analisarmos os números, diversas mortes são causadas por esses motivos", lembra Rafaella. Realmente, só em 2017, 585 mil pessoas morreram, em todo o mundo, por causa do consumo de drogas. Já o suicídio, que está atrelado à saúde mental, é a terceira maior razão de mortes entre os brasileiros.

"Por isso, apesar da complexidade dos temas, é preciso falar sobre os assuntos de maneira equilibrada. Sem alarmismo e com eficiência", completou.


Grupo Ritacco


No Setembro Azul, Detran.SP retoma exames teóricos para surdos no Estado de São Paulo

No mês da Visibilidade da Comunidade Surda, departamento disponibiliza prova adaptada no formato online com o auxílio de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)


O Detran.SP retomou os exames teóricos de habilitação para pessoas com deficiência auditiva em todo o Estado de São Paulo. A iniciativa do departamento coincide com a campanha Setembro Azul, que tem a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a acessibilidade e inclusão da comunidade surda no mundo. 

A prova para candidatos com deficiência auditiva pode ser realizada de duas formas: por meio de uma plataforma virtual, onde a prova adaptada é aplicada à distância, por um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Pró-Libras) que auxilia a leitura do candidato durante o exame, ou de forma convencional, caso o aluno seja alfabetizado em língua portuguesa. 

A solicitação de agendamento da prova deve ser feita pelo candidato por intermédio do CFC onde realizou o curso ou em uma das unidades do Detran.SP ou Poupatempo. Pelo www.detran.sp.gov.br também estão disponíveis informações em Libras para orientar o aluno sobre as etapas do processo de habilitação e também como requerer a prova adaptada com o auxílio de um intérprete. 

Os exames teóricos para surdos estavam interrompidos desde março, por conta da suspensão do contrato para a realização da prova, que agora foi reativado. Cerca de 100 alunos aguardam atualmente na fila para fazer os exames. 

“As ações em prol das pessoas com deficiência auditiva consolidam o compromisso do órgão na criação de uma política de atenção à acessibilidade, garantindo o direito do cidadão em obter sua CNH”, destaca Neto Mascellani, diretor- presidente do Detran.SP.

 

Processo de habilitação

O processo de obtenção da CNH é o mesmo para todos os cidadãos. Isso inclui a realização de aulas e provas teórica e prática, além dos exames médico e psicotécnico. Os candidatos com deficiência auditiva devem procurar uma autoescola credenciada pelo Detran.SP que ofereça a formação levando em conta a sua deficiência, com profissionais habilitados em Libras.

Na realização do exame prático, a prova é a mesma aplicada aos demais candidatos, com o mesmo percurso e critérios de avaliação, conforme determina a legislação federal. 

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo oferece atendimento exclusivo a surdos desde 2015. Um desses contemplados é José Carlos Settanni Navarro, 48 anos, que no início deste ano conseguiu obter a sua primeira habilitação no Detran.SP. 

“Eu me sinto muito feliz em poder dirigir. Era um sonho que eu tinha desde pequeno. Vou todos os dias ao trabalho, ao mercado, visito meus amigos e viajo. O Detran.SP disponibilizar a prova no mês de setembro é muito especial. É uma vitória. Nossa luta pela acessibilidade é muito grande, pois os surdos no passado sofreram muito”, destaca o motorista.

Para quem pensa que a realização da prova por meio de um interprete é mais difícil, Navarro tranquiliza os futuros candidatos: “A prova foi tranquila. Nós entendemos melhor vendo fotos ou vídeos. E nas aulas, as imagens esclareciam muito nossas dúvidas. Outra vantagem foi que tive uma boa intérprete. Ela foi muito eficiente na comunicação com o professor e os alunos”.

Foto registrada no momento em que José Carlos Settanni Navarro realizava a prova teórica. Crédito: Divulgação Detran.SP 


Mais Prudentes

Levantamento realizado pela EPT (Escola Pública de Trânsito) referente ao curso de Reciclagem para poder voltar a dirigir demonstra que os surdos são mais prudentes no trânsito paulista. Dados de 2020 mostram que nenhum aluno realizou o exame de reciclagem para reabilitação. Já em 2019, apenas dois motoristas eram deficientes auditivos. 

De acordo com Rosana Soares Néspoli, gerente da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.SP e responsável pelo atendimento a este público, a atitude preventiva dos deficientes auditivos no trânsito faz deles um dos segmentos de condutores com menos CNHs suspensas. 

“Os condutores surdos costumam ser organizados e prevenidos. Planejam o trajeto antes de sair de casa. Devido à perda auditiva, eles têm a virtude de serem mais atenciosos no trânsito. Essa virtude é digna de nota e supera qualquer forma de preconceito”, disse.


Novas regras do PIX entram em vigor no dia 04 de Outubro

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 Advogado especialista em direito digital explica medidas que visam maior segurança aos usuários


No lançamento do PIX, houve uma grande empolgação e adesão de usuários. Esse novo meio para realizar pagamentos e transferências possibilitou operações instantâneas, mais baratas e foi visto como um grande progresso no mercado financeiro e pela população em geral.

A história teria tudo para um final feliz, pois é um meio de operações online elaborado pelo Banco Central e aprovado pela sua eficiência, permitindo a realização de transferências imediatas nos sete dias da semana e a qualquer horário, mas infelizmente, os golpistas atrapalharam esse desfecho.

Quadrilhas de bandidos ao notarem a facilidade para transferências bancárias que o PIX oferecia, passaram a roubar celulares e sequestrar pessoas com essa finalidade. “No caso do roubo de celulares, buscam os golpistas preferencialmente os aparelhos desbloqueados, puxando-os das mãos de pessoas distraídas. Já no sequestro relâmpago, levam a pessoa consigo e somente a liberam depois de uma série de transações e da conta bancária esvaziada” explica Francisco Gomes Junior, especialista em direito digital e presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e Consumidor.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o crime de sequestro relâmpago teve um aumento de 106% em 2021,quando comparado com o ano anterior, tal crescimento foi verificado em todos os Estados do Brasil.

Diante desse cenário, o Banco Central resolveu implementar mudanças no PIX, visando melhorar sua segurança. São regras que entrarão em vigor no dia 04 de outubro que estabelecem que:

- O limite máximo para transações em PIX, TED ou DOC das 22 hs até às 6 da manhã será de R$ 1 mil;

- Haverá um prazo mínimo de 24 hs e máximo de 48 hs para efetivar pedido de aumento de limite de transação financeira;

- Clientes poderão estabelecer limites diferentes para o PIX, TED e DOC;

- Operações pelo PIX acima do limite estabelecido, somente serão efetuadas para contas pré-cadastradas pelo correntista.

“As medidas melhoram a segurança, mas só veremos se serão suficientes na prática. Há o temor de que bandidos sequestrem pessoas e permaneçam com elas até as 6 da manhã, para fugir da limitação de movimentações de valores no período noturno”, continua o especialista.

De fato, existem defensores de que o PIX seja suspenso até que mais medidas de segurança sejam implementadas, permitindo a verificação da operação em várias etapas. E isso as alterações ainda não trazem.

“Acredito que junto às mudanças que o Banco Central efetua, é necessário que o usuário também tome medidas ativas. Aconselho que se possível, não instalem os aplicativos de bancos em celulares, prefira realizar operações em sua residência”, acrescenta Gomes.

O avanço representado pelo PIX, como outros avanços tecnológicos, faz com que golpistas criem tipos de fraudes, por vezes somente digitais e em outros casos com o uso de violência. Devemos lembrar que permanecer atentos, não usar o celular em locais de risco e limitar os valores de operações bancárias são medidas fundamentais para nossa segurança.

Francisco Gomes Júnior - Advogado Especialista em Cibercrimes e Direito Digital. Presidente da Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP). Coautor da obra “Contratos Empresariais em nossos Tribunais”. Instagram: fgjr

 

ANVISA DEVE LIBERAR IMPORTAÇÃO DE PRÓTESE DE JOELHO

Legislação protege o direito à saúde e autora arcará com custos do produto 


A Quarta Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) negou provimento a um recurso da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e confirmou decisão da 3ª Vara Federal de Piracicaba que autorizou a importação de uma prótese hipoalergênica. Segundo o colegiado, a legislação protege o direito à saúde e a autora da ação irá pagar pela importação do produto.  

A mulher que ingressou com o pedido na Justiça Federal passou por uma artroplastia total do joelho esquerdo. Submetida a diversos exames, ficou comprovado que ela sofria com a instabilidade, perda óssea e hipersensibilidade aos metais presentes em implantes comuns. Segundo prescrição médica, é necessária e urgente nova cirurgia para retirada do espaçador de cimento ortopédico e implantação de prótese definitiva, com a utilização de implante hipoalergênico. 

A autora argumentou, ainda, que no Brasil não existe este tipo de material, por isso, ingressou com o pedido para que a Anvisa autorizasse a importação do produto. Após a decisão de Primeiro Grau deferir a antecipação dos efeitos da tutela recursal e autorizar a importação, a Agência ingressou com recurso no TRF3.  

A Anvisa alegou que se a decisão fosse mantida causaria lesão grave e de difícil reparação, além de contrariar dispositivos da legislação. Ao analisar o pedido no Tribunal, o relator, desembargador federal Marcelo Saraiva, apontou que a autarquia não determinou, concretamente, quais seriam os prejuízos da entrada do produto no país.  

“A autora arcará com os custos da importação, bem como que os materiais a serem importados serão utilizados somente por ela e são descritos e solicitados pelo profissional médico que lhe acompanha", frisou.  

O magistrado ressaltou, ainda, que a decisão atende ao direito à vida e à saúde, previstos na Constituição Federal. 

Agravo de Instrumento 5023326-78.2020.4.03.0000 

 

Estação Largo Treze da Linha 5-Lilás oferece gratuitamente autoteste para HIV nesta quinta-feira, dia 30

Realizada em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde, iniciativa visa prevenção e tratamento precoce e respeita a privacidade do passageiro

Testagem e orientação sobre HIV e prevenção na Linha 5-Lilás


Como forma de apoio à campanha de testagem do HIV e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, cedeu espaço na Estação Largo Treze, nesta quarta-feira (30), entre 10h e 15h, para ação em parceria com o Centro de Referência e Treinamento em DST/HIV-Aids-SP, vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

No local será oferecido gratuitamente o autoteste de HIV disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que é realizado com amostra de fluido oral. O autoteste, prático e seguro, é um processo no qual a pessoa coleta sua própria amostra de fluido oral ("saliva") e em seguida, realiza o teste - com acesso ao seu resultado de forma ágil. Ele pode ser realizado em um local privativo de sua escolha, sozinho ou com alguém de sua confiança.

O resultado do autoteste não é definitivo. Caso o resultado seja reagente, será necessário repetir a testagem. Recomenda-se que a pessoa procure um serviço de saúde e, confirmando-se a infecção, busque uma unidade de referência para início imediato do tratamento de HIV. Nos casos em que o resultado for não reagente (negativo para HIV), a equipe reforça a necessidade de manter as formas de prevenção.

Atualmente, uma das diretrizes do Programa Estadual de DST/AIDS é a realização/ampliação da testagem nas mais diversas oportunidades, com vistas ao diagnóstico precoce. "O teste anti-HIV é visto hoje como uma ferramenta/estratégia de prevenção, e seu resultado é essencial para a prevenção da transmissão vertical do HIV; para a realização de acordos entre casais; para indicação da PEP; para o tratamento como prevenção primária; para a discussão de prevenção combinada e gestão de risco", ressalta Marcia Fernandes, biomédica e coordenadora da atividade. Para saber mais sobre o autoteste, a secretaria disponibiliza informações no site www.crt.saude.sp.gov.br ou pelo serviço Disque DST/aids: 08000 16 25 50.

"Cuidar da saúde e da qualidade de vida dos passageiros é essencial e trabalhamos para que campanhas como essa estejam sempre na agenda da ViaMobilidade", diz Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.


Serviço:

Ações de testagem de HIV - distribuição de autoteste para HIV na Linha 5-Lilás

30 de setembro: Estação Largo Treze, das 10h às 15h

 


Sobre o Centro de Referência e Treinamento em DST HIV/Aids SP:

O Centro de Referência e Treinamento-DST/AIDS-SP (CRT-DST/AIDS) é uma unidade de referência normativa, de avaliação e de coordenação do Programa Estadual para Prevenção, Controle, Diagnóstico e Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) no Estado de São Paulo. Além de coordenar o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, o CRT-DST/AIDS tem por finalidade: elaborar e implantar normas relativas às DST/AIDS, no âmbito do SUS/SP; elaborar propostas de prevenção; prestar assistência médico-hospitalar, ambulatorial e domiciliar a pacientes com DST/AIDS; propor e executar ações de vigilância epidemiológica e controle das DST/AIDS; desenvolver programas de formação, treinamento e aperfeiçoamento, como também desenvolver e apoiar pesquisa científica em seu campo de atuação e promover o intercâmbio técnico-científico com outras instituições nacionais e internacionais.


Lojas que não seguem protocolos sanitários serão evitadas por 69% dos consumidores mesmo após vacina

Pesquisa da BARE International mostra que 72% das pessoas vão priorizar compras online no futuro e 60% pretendem manter os estudos online


A vacinação contra a covid-19 já está avançada em várias cidades do Brasil, mas apesar disso e do afrouxamento das restrições de circulação, 69% da população vacinada com as duas doses ou dose única ainda prefere evitar estabelecimentos que não seguem os protocolos de prevenção à doença. É o que mostra uma pesquisa feita pela Bare International, maior fornecedora independente de dados e análise de experiência do cliente no mundo. O estudo avaliou o comportamento dos brasileiros no atual estágio da pandemia e a perspectiva de hábitos de consumo para quando esse período passar.

O levantamento ouviu 592 pessoas, maiores de 18 anos, entre os dias 3 e 13 de setembro. Dessas, 50,01% estão com a vacinação completa, enquanto 47,12% receberam a primeira dose do imunizante. 2,87% responderam que ainda não se vacinaram. Tânia Alves, gerente geral da Bare no Brasil, acredita que, como o consumidor está mais consciente e crítico no que diz respeito ao bem-estar coletivo, mesmo imunizado, os atuais hábitos sanitários vão permanecer quando a pandemia der trégua.

“No geral, as pessoas já entenderam que daqui para frente será necessário ter mais cautela com práticas consideradas básicas, desde a higienização das mãos, por exemplo, até o cuidado com o preparo de comidas. Em relação ao consumo, fica o alerta para os gerentes de estabelecimentos, em especial bares e restaurantes, pois mesmo com o fim total do isolamento e das restrições, o cliente será mais criterioso quanto aos ambientes que frequenta”, afirma.

Não à toa, a pesquisa da Bare também indica que a mudança de perfil do consumidor geral inclui sair menos de casa, em relação aos padrões pré-pandemia. “Durante o isolamento, alguns hábitos de compras, estudos e atividades físicas online se tornaram regulares para a população, e grande parte dos entrevistados garante que isso será mantido”, aponta Tânia. De acordo com ela, 72% afirmaram priorizar compras online no futuro e 60% pretendem manter os estudos online.

Para Rodrigo Burgers, sócio da consultoria de inovação e venture builder Play Studio, neste caso soma-se o fato de que marketplaces e demais plataformas online estarem entre as companhias que mais inovam e oferecem praticidade no mundo. “No primeiro semestre deste ano, a revista especializada em negócios Fast Company fez o levantamento anual das 50 companhias que mais se destacaram no quesito inovação. Duas fabricantes de vacinas ocuparam os dois primeiros lugares, o que era de se esperar, mas, surpreendentemente, quem fechou o pódio é a canadense Shopify, que incentiva a digitalização do comércio. Esse segmento tem investido pesado em estruturas que propiciam até mesmo menor custo aos clientes, como o sistema próprio de entregas da gigante Amazon”, diz.

Quanto ao questionamento sobre o que faria o consumidor retornar a frequentar estabelecimentos após a pandemia, os itens que tiveram destaque foram: bom atendimento, limite de pessoas no interior dos estabelecimentos e qualidade dos produtos e serviços. Ainda segundo o levantamento, 48% dos entrevistados pretendem priorizar o consumo de comida por delivery.

Para ela, é normal certo tipo de receio após situações como uma pandemia. Aos poucos, porém, vai se entendendo que se tratam de situações atípicas e, mesmo escolhendo melhor a partir daquele momento, ficando mais atentas a tudo que envolve sua saúde e segurança, a tendência é voltar à normalidade.

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Qual a melhor data para se casar na primavera?

 



Numerologia pode te ajudar a escolher o melhor dia para realizar o seu casamento

 

O casamento é um dos rituais mais importantes da nossa vida adulta. Escolher alguém para passar o resto da vida é muito delicado, e por isso quando encontramos alguém precisamos fazer esse momento ser perfeito. Afinal, é um instante que ficará para sempre na nossa memória.

Quando noivamos, começamos a pensar em todos os detalhes: data, local, decoração, música, convidados e aquela coisa toda que um grande evento exige, não é mesmo?, e a especialista Yara Vieira, do astrocentro explica um truque da numerologia para escolher a melhor data para se casar e entender o porquê é na primavera.


Casamento na primavera

Se casar na primavera é um clássico e isso já vem lá de antigamente, quando nos países nórdicos, os casamentos eram realizados no auge da primavera. É por isso que até hoje, ainda associamos que o mês das noivas é maio.

Só que no Brasil, a primavera acontece em uma data diferente, e por isso nos últimos anos, temos percebido o aumento da procura por casamentos entre os meses de outubro e novembro - o auge da estação de flores aqui.

Além de claro, trazer flores lindas, uma paisagem muito mais harmônica e um clima muito mais agradável, se casar na primavera também tem um significado especial.

A primavera é a estação da renovação e esperança. A energia que essa estação traz para nossa vida é de disposição, um novo começo e realização. Colocar essa energia para dentro da nossa vida é muito importante, principalmente no nosso relacionamento que precisa estar sempre somando para que seja saudável.

Desta forma, se casar na primavera pode nos permitir iniciar um ciclo no momento certo da vida. Aquele que a gente se despede do passado frio e escuro, para um período com muito mais calor, transformação e beleza.


Mas e a Numerologia no meio de tudo isso?

Se você gosta de numerologia, já deve saber que os números possuem energias únicas e que isso pode sim influenciar na nossa vida. Então, para que no seu casamento tudo o que você deseja dentro da relação seja realizado, que tal prestar atenção na soma da data e no que ela pode trazer para a sua vida.

Para começar, você precisa entender a necessidade de somar todos os números. Então, para exemplificar, se você pensa em casar no dia 10/10/2021, a sua energia será:

1+0+1+0+2+0+2+1 = 7

O número 7 é uma boa data para o casamento, pois sua energia traz força para superar obstáculos. A seguir vou falar um pouco sobre cada número, mas preciso pontuar antes que a melhor soma na numerologia para um casamento é a o 6, pois ele traz harmonia e felicidade para a vida do casal.

Óbvio que isso é uma análise de um relacionamento mais clichê, no qual o objetivo de ambos seja apenas uma família feliz, uma união estável e tranquilidade. Hoje, muitos casais são aventureiros, e precisam de uma certa emoção para que o relacionamento dê certo.

Por isso, leia a energia dos números a seguir e pense o que você e seu parceiro querem atrair para a vida de vocês, aí sim tomarão a escolha certa. Confira!


Energia da numerologia para o casamento

Soma 1 - Essa é a soma ideal para o casamento daqueles casais que terminaram e reataram. Isso porque esse número representa recomeço e vai trazer essa energia de renovação para o seu relacionamento, deixando o passado para trás. Os casamentos nessa data costumam ter muita energia, uma festa divertida e bastante memórias.


Soma 2 - Aqueles casais que buscam parceria e cumplicidade para o resto da vida, essa é a soma ideal para vocês. É excelente para relacionamentos entre pessoas tradicionais.


Soma 3 - Na numerologia, este é o número da comunicação. Apesar de não ser um número muito romântico, pode ajudar os casais a se abrirem cada vez mais. Assim, podem conseguir se entender através do diálogo, tornando a relação cada vez mais forte e duradoura.


Soma 4 - Esse número é bastante delicado, pois ele traz segurança e estabilidade para casais que desejam crescer e evoluir juntos. De forma que um apoia o outro em suas realizações e usufruem disso juntos.


Soma 5 - Casais que estão em busca de conhecer o mundo, explorar novidades e se entregar para as aventuras. A soma ideal para vocês é o 5, pois sua energia proporciona as transformações que vocês procuram.


Soma 6 - Chegamos no número do amor. Todos os outros têm os seus benefícios no casamento, mas o 6 possui uma energia ainda mais especial. Isso porque ela traz muito afeto, estabilidade, harmonia, é a energia para quem sonha com a família margarina. E a numerologia indica que o casamento com essa energia sempre sai perfeito.


Soma 7 - Este número é para casais destemidos, fortes e que estão dispostos a dominar o mundo juntos. Sua energia traz força para enfrentar as dificuldades e superar qualquer obstáculo.


Soma 8 - Segurança, estabilidade e realização. Essa é a soma ideal para aqueles casais que possuem sonhos mais financeiros do que românticos. Desejam construir um império juntos? Então soma 8.


Soma 9 -  Essa não é a melhor soma para o casamento. Isso porque, em muitos casos, ele representa o fechamento de um ciclo. Óbvio que se casar nessa fase é o fim da vida de solteiro, mas não é essa energia que você quer trazer para seu relacionamento, não é? Apesar disso, ainda é uma soma de muita paixão, intensidade e paciência. É perfeito para casais mais emotivos.

 


Astrocentro

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