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quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Cobra e o Castelinho: marcas do novo tempo

A pandemia está nos trazendo uma incrível descoberta: a importância do contexto histórico para uma marca ganhar um novo significado, muitas vezes sem alterar sua imagem ou mix de produtos ou serviços. O momento histórico trata de jogar luz sobre o que estava oculto, seja por falta de demanda ou valorização cultural.

É o caso daquela cobra estilizada na letra B, que forma a logomarca do Instituto Butantan, e do castelinho mourisco símbolo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Embora as duas marcas sejam centenárias, passaram a fazer parte do dia a dia dos brasileiros apenas há pouco mais de um ano, com o início da pandemia.


Na infância paulistana, o Butantan era o lugar da cidade onde cobras, que pareciam aterrorizantes, moravam e o soro antiofídico era a salvação de vida para os brasileiros picados por esse réptil, em todos os cantos do país. Foi uma das primeiras experiências que aprendemos: a cura pode estar no próprio veneno.


Já o castelinho da Fiocruz aparecia, de vez em quando, no Jornal Nacional quando o assunto era vacina para malária. Causava estranhamento aquela construção europeia, em meio a um resquício de Mata Atlântica, em plena Avenida Brasil, no Rio de Janeiro. Uma construção peculiar e misteriosa, onde cientistas incansavelmente zelam pela saúde e buscam a cura.


Estes dois símbolos da ciência nacional emergiram no início da pandemia, embora sejam instituições centenárias e tenham papel fundamental para a política de saúde pública no Brasil. O Instituto Butantan completa 120 anos este ano. Nasceu de uma iniciativa do governo de São Paulo para combater a peste bubônica. Com o mesmo propósito, a Fiocruz foi criada em 1900 pelo governo fluminense. Até hoje, as logomarcas de ambos praticamente não mudaram, o que dificilmente acontece com uma instituição.


Paralelamente, seguiram inovando na forma de encarar a ciência – cada vez mais conectada com a realidade brasileira. Tradição e inovação andam lado a lado, fazendo de ambas referências mundiais em saúde pública. Representam também casos em que os produtos e serviços prestados à sociedade se sobrepuseram à marca, até antes da pandemia. Poucos cidadãos, provavelmente, conheciam imagens das instalações e as logomarcas de ambos. É o que chamamos de marketing quando o nome que está por trás, por sua história de credibilidade, chancela a marca. Neste caso, marketing é fundamental para valorizar e trazer reconhecimento do serviço da saúde pública brasileira.


Outro aprendizado dessa história toda foi descobrir que muitos cientistas brasileiros trabalham nas melhores universidades do mundo, não apenas em pesquisas sobre o Covid-19, mas em várias áreas que praticam a ciência de ponta. Ou seja, essa “indústria” nacional exporta mão de obra de primeira linha. São cientistas executivos porque, de fato, executam um árduo trabalho nos laboratórios, comandam equipes, buscam obstinadamente resultados e têm o devido respeito ao tempo de cada projeto.


Tanto o Butantan como a Fiocruz sempre tiveram um papel crucial na vida dos brasileiros. O que faltava era um olhar apurado sobre sua importância social e econômica. O que nos ensinou muito. Às vezes, a novidade está no olhar sobre as coisas, e não no objeto ou ser visto. Ah, e vamos torcer para que a vacina chegue logo a todos por aqui! 

 




 

Alexandre Mutran - head de marketing da AON Brasil. 

 

O advogado Sérgio Vieira orienta sobre o que não se deve fazer em casos de extorsão

A chantagem é uma pressão emocional que o agressor encontra para pressionar a sua vítima para se conseguir dinheiro ou outros benefícios e muitas vezes, são feitas ameaças de revelação de fatos, áudios ou fotos que dizem respeito à vítima. 

Recentemente, a funkeira Jojo Toddynho passou por uma situação desagradável. Ela teve que abrir um boletim de ocorrência contra o rapaz com quem ela teve um affair, pois ele a extorquiu em R$50 mil para não vazar fotos íntimas da cantora. 

E segundo informações da SaferNet Brasil, associação civil de direito privado com foco na promoção e defesa dos Direitos Humanos na Internet no país, 69% das vítimas que sofrem extorsão são mulheres, estatística que inclui menores de idade. 

É preciso ficar atento, por isso o advogado Sergio Rodrigo Russo Vieira, sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que também é especializado em crimes virtuais, explica o que pode ser feito nesta situação. "Ao primeiro sinal, já é preciso manter sério o tom da conversa e não ceder a pressão, pois se isso acontecer existe grande chance do crime ser contínuo e de tempo em tempo o agressor vai voltar a fazer", alerta. 

Mas caso o agressor comprometa e viole o direito da vítima, a expondo nas redes, isso configura outro crime, o de internet que está configurado na Lei Geral de Proteção de Dados ou no código penal vigente. 

"Caso seja violada, minha orientação é a vítima, preferencialmente acompanhada de um advogado, procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e digitais e registrar um boletim de ocorrência. A pessoa que está extorquindo será chamada para prestar esclarecimento. Caso não tenha uma delegacia especializada, pode ir à delegacia mais próxima de sua residência", finalizou. 

5 dicas do que fazer para não cair em chantagem 

1) Não entre em pânico 

2) Compartilhe o assunto com alguém de sua confiança 

3) Peça ajuda de uma equipe especializada no assunto 

4) Salve todas as conversas em um lugar seguro 

5) Denuncie

 


Sergio Rodrigo Russo Vieira - Formado em Direito em 2006 na Universidade Salvador, assumiu o cargo de Sócio Diretor do escritório Nelson Wilians Advogados em Manaus, que é atualmente é o maior escritório do país e conta com filiais em todos os Estados da Federação, empregando cerca de 2.000 colaboradores e com 450.000 processos ativos em sua base.


O que devo saber antes de fazer uma entrevista de emprego?

Quando entrevistado, é importante tomar alguns cuidados que podem te fazer bem sucedido na hora da contratação


Após as Revoluções Industriais, é de comum acordo entre todos que o mundo sofreu um gigantesco marco. Seja no meio ambiente, no seio familiar ou no meio profissional, o modo como as coisas eram antes desse período foi bruscamente mudado.

No meio profissional, hoje em dia, após essas revoluções, vemos situações que acontecem em decorrência da grande expansão e difusão do conhecimento: muitos profissionais capacitados para vagas específicas de emprego, o que acarreta em várias pessoas, mesmo que cheias de habilidades, desempregadas.

Quando se dedica tempo em uma carreira, é difícil pensar em fazer outra coisa a não ser trabalhar na sua profissão. Todavia, em tempos onde tudo acontece muito rápido e as pessoas se apegam ao mesmo passo que se desapegam, o desemprego é uma situação que é condizente a todos, sem exceção. Em empresas de grande ou pequeno porte, o desemprego pode atingir qualquer profissional.

Visando a facilidade que é estar afastado da área de trabalho, como também a quantidade de pessoas que já estão nessa condição, a gestora de carreiras Madalena Feliciano, dá dicas do que é importante saber antes de fazer uma entrevista de emprego. “A entrevista de emprego é a porta de entrada para a sua contratação. Como a primeira impressão é a que fica, é de vital importância para a sua carreira a realização de uma boa reunião”, comenta a especialista.

  • Conheça a empresa: Não apenas saber qual o ramo de serviço, é importante também se atentar aos valores, missões e objetivos da empresa.  “Sabendo quais os seus objetivos, você poderá oferecer soluções para possíveis problemas, desse modo, vendendo qualidades suas que são pertinentes à empresa em questão”, explica a gestora. 
  • Se prepare emocionalmente: Assim como ninguém casa buscando se divorciar, ninguém vai a uma entrevista de emprego esperando que dê errado. Para Madalena, “É normal criar expectativas quanto ao sucesso da reunião, entretanto é essencial que o candidato esteja preparado para um ‘sim’ e um ‘não’. Nessas horas, se deve sempre tentar controlar a ansiedade e euforia.”
  • Tenha em mente o que dirá: Não adianta somente se preparar emocionalmente e na hora de responder as perguntas e discorrer sobre si mesmo se sair mal. Antes de qualquer entrevista, veja o que é pertinente a ser dito sobre você que gerará lucros à empresa. “Dizer que você é formado em marketing digital, mas não está buscando uma vaga nesse ramo, não será de interesse ao entrevistador. Por isso, foque nas suas qualidades que são de relevância para esse emprego”, explana Madalena.
  • Seja direto: Na hora de responder as perguntas, não fique contornando a ponto de acabar se perdendo sobre o que foi perguntado. Responda ao que foi perguntado de forma direta, sem rodeios, para que não se prolongue mais o que não é necessário. Segundo Madalena, “Não há nada pior do que esperar uma resposta e não receber.  Quando solicitado, responda exatamente o que lhe fora pedido”.

Na hora da entrevista de emprego, é necessário se atentar aos detalhes, pois o entrevistador fará a devida observação. “Se planeje da maneira correta para ter as maiores chances possíveis de contratação”, finaliza Madalena.

 



Madalena Feliciano - Gestora de Carreira e Hipnoterapeuta

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O que os produtos que você tem dentro de casa dizem sobre o planeta?

No Dia da Terra, selecionamos 5 fatores para levar em consideração na hora de escolher os produtos que entram em sua rotina para garantir um consumo sustentável


O que te faz escolher uma marca para chamar de "sua"? Qualidade, praticidade e valor são tópicos que pesam na hora de escolher o que colocar no carrinho de compras, mas cada escolha carrega em si impactos positivos ou negativos para o mundo e para o planeta. A diferença entre causar impacto positivo e negativo pode estar em cada escolha e em cada um dos itens que levamos ao caixa.

A pesquisa "Who Cares, Who Does", da Kantar, feita em 2020, mostra que 67% dos consumidores têm intenção de comprar de modo ambientalmente responsável. O público está mais exigente tanto com a qualidade dos produtos e serviços quanto com a procedência deles.

Sustentabilidade, especialmente na esfera ambiental, é uma necessidade urgente e depende de todos nós: empresas, governos e sociedade. Mudar hábitos não é fácil. Mudar sistemas e cadeias inteiras também não é. Mas podemos começar fazendo escolhas mais conscientes no dia a dia, mudando pequenas atitudes para fazer a nossa parte e contribuir com o todo. A mudança está à distância de um clique, de um "enviar para o carrinho". Em comemoração ao Dia da Terra, selecionamos 5 critérios para levar em consideração no momento de montar a lista de compras, garantindo um consumo responsável. Vamos lá?



#1 - Propósito da marca vs propósito pessoal


Se o seu propósito é cuidar do meio ambiente, para um futuro mais seguro e limpo para as próximas gerações, é necessário escolher marcas que sigam o mesmo caminho, os mesmos princípios. É possível ter a casa e as roupas limpas e bem cuidadas, por exemplo, sem prejudicar o Planeta. Por isso, escolha marcas que tenham preocupação com o meio ambiente no centro das suas estratégias de negócios. Pesquise, busque informações, e tome decisões de forma consciente!


#2 - Escolha produtos com embalagem sustentável


O plástico tem o seu lugar e este lugar não é o meio ambiente. Por isso, escolha produtos que tragam em sua embalagem materiais que possam ser reutilizados, reciclados e/ou compostáveis. Um exemplo disso são os produtos da marca Sétima Geração - Lançada em 2019, com um portfólio de sabão líquido, limpadores e lava-louças, seus produtos são biodegradáveis e fabricados com 99% de matérias-primas vegetais e nenhum ativo petroquímico. Todas as embalagens são feitas de plástico reciclado e plástico verde proveniente da cana-de-açúcar.


#3 - Escolha produtos com fórmulas inteligentes


Grande parte dos consumidores têm hábitos fundamentais para evitar o desperdício de água, como fechar as torneiras enquanto escova os dentes, enquanto ensaboa o corpo ou o cabelo no banho, durante a lavagem da louça etc, mas você sabe quanto de água se utiliza no desenvolvimento dos produtos que consome? É fundamental escolher produtos que proporcionem os benefícios funcionais necessários ao consumidor, enquanto beneficia o planeta. Um exemplo disso é a marca Love Beauty and Planet, que utiliza a tecnologia de enxágue rápido em seus condicionadores, ajudando as pessoas a evitar o desperdício, pois precisam de menos água para funcionar de maneira eficaz.


#4 - Carbono Zero


Você sabia que produtos químicos fabricados a partir de combustíveis fósseis representam 12% da demanda global de petróleo, e respondem por mais de 1/3 do crescimento da demanda do mesmo até 2030, e quase 50% até 2050 (Fonte: International Energy Agency)? Por essa razão, a indústria deve, urgentemente, acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima nos produtos. OMO, por exemplo, marca presente em 8 de cada 10 lares brasileiros, está em processo de transição para ingredientes biodegradáveis, reduzindo as emissões de carbono de seu processo produtivo, além de reduzir o plástico de suas embalagens. Com OMO para Diluir, por exemplo, a marca entrega uma fórmula 6X mais concentrada, ativo biodegradável e embalagens com 72% menos plástico na comparação com o Omo Líquido 3L, por exemplo.


#5 - Marcas que pensam a longo prazo

Por último, mas não menos importante, os consumidores devem apostar em empresas e marcas com compromissos ambientais a curto, médio e longo prazo, para que mudanças consistentes e estruturais possam ocorrer. A Unilever, uma das maiores fabricantes de bens de consumo, presente em 100% dos lares brasileiros, anunciou recentemente dois compromissos importantes para o meio ambiente, consumidores, indústria e cadeia dos negócios em que atua.

"Os problemas ambientais são urgentes e complexos. Queremos que, ao comprar nossos produtos, os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e consequentemente para a sociedade. Um dos nossos objetivos é conscientizar a população a fazer escolhas mais sustentáveis no momento do consumo, mostrando que nossas marcas impactam positivamente a sociedade. Queremos que todos façam parte de um projeto de transformação que começa dentro de casa, no cotidiano, na gôndola do supermercado. Afinal, quando um consumidor escolhe um de nossos produtos, ele não compra apenas um produto. Ele apoia iniciativas", conta Juliana Marra da Unilever.

Um dos anúncios foi referente ao movimento Beleza Positiva, sua nova visão e estratégia para a categoria de beleza e cuidados pessoais ao redor do mundo para os próximos dez anos. Os compromissos que se dividem em dois pilares - Pessoas e Planeta - e estabelece metas e ações progressivas para marcas como Dove, Seda, Lux, Rexona e Love Beauty and Planet em prol de uma indústria mais inclusiva. Outra iniciativa é o Programa Futuro Limpo, que teve investimento global de 1 bilhão de euros para promover, entre outras mudanças, o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis até 2030. O Programa adota como estratégia os princípios da economia circular nas fórmulas e embalagens dos produtos para reduzir a pegada de carbono.

Vamos juntos tomar decisões de consumo mais responsáveis, tornando a sustentabilidade algo comum nas nossas vidas e carrinhos de compras?

 

O DNA da vertical educação acelera a criação de ambientes digitais seguros

Desde março de 2020 o ensino a distância tornou-se a principal opção de estudo para milhões de estudantes brasileiros. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED) realizada no segundo semestre do ano passado com 5580 alunos, professores, gestores educacionais e pais, 60,5% acessam remotamente aulas, laboratórios e reuniões. As deficiências na entrega de Internet a todo o universo educacional brasileiro, porém, continuam. Levantamento realizado em maio de 2020 pelo Datafolha/Fundação Lemann com um universo de 1005 professores de escolas públicas de todo o Brasil confirma essa realidade: 29% das unidades educacionais das redes públicas não têm nenhum acesso à Internet. 

O quadro se agrava quando se pensa que não basta ter um acesso de qualidade para que a atividade educacional aconteça de forma estável e segura. Escolas e universidades do todo o Brasil estão no grupo das empresas mais atacadas pelos criminosos digitais. 

Os cibercriminosos identificam a instituição educacional como um alvo fácil: um contexto em que, apesar de trabalhar com dados sensíveis e privados, os controles de segurança e os recursos tecnológicos nem sempre são robustos. A falta de experiência dos usuários, combinada com a tendência de usar senhas simples em vários serviços, torna a vertical educação propensa a ataques de coleta de credenciais e de pulverização de senhas. 

Em junho do ano passado, por exemplo, a Universidade Anhembi Morumbi sofreu ataques que expuseram dados pessoais de cerca de 1,3 milhão de alunos e professores.  No vazamento, dados como nome, RG, CPF, data de nascimento e endereço de e-mail ficaram à disposição de criminosos na dark web.

 

LGPD aumenta os riscos enfrentados pela entidade educacional 

Com a regulamentação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), vazamentos como estes irão muito além do dano à marca da universidade atacada: a escola poderá pagar 2% de seu faturamento em multas, em valores que podem chegar até 50 milhões de Reais. O alinhamento com a LGPD exige novas tecnologias e profundas mudanças nos processos de governança e jurídicos da escola.  

Num mundo cada vez mais híbrido, crescem, também, as vulnerabilidades causadas pelos dispositivos IoT implementados no campus. Parte das atividades escolares seguem sendo realizadas em espaços físicos - é o caso de aulas em laboratórios, em que professores e assistentes estão presentes no ambiente de testes. O IDC acredita que, até 2024, haverá mais de 41 bilhões de sensores IoT em atividade, gerando cerca de 80 zetta bytes de dados. São dispositivos com pouquíssimos recursos de segurança, com milhares de vulnerabilidades. 

Os ataques são reais. Segundo o Relatório de Ameaças SonicWall de março deste ano, o Brasil é o nono país do mundo a mais sofrer com ataques de ransomware.

 

Roubo de credenciais, phishing e ransomware

Para se chegar a uma realidade como essa, é necessário que o ecossistema de segurança digital apresente várias vulnerabilidades. O roubo de credenciais como o que aconteceu na Universidade Anhembi Morumbi, por exemplo, é uma etapa crítica para que os criminosos sejam bem-sucedidos em seus ataques. De posse de credenciais de usuários, fica mais fácil burlar defesas e realizar um phishing bem-sucedido - phishing que fatalmente abrirá espaço para o ransomware. Com o império do ensino a distância, as soluções de segurança para o perímetro da escola deixam de ser suficientes. É necessário levar a segurança a pontos remotos, de difícil controle. 

É nesse contexto que entram em cena novas ofertas de firewalls e de outras tecnologias que se destacam, justamente, por levar para as pontas da rede educacional brasileira a segurança que, antes, era comum encontrar no data center da entidade educativa. São soluções escaláveis - muito delas oferecidas como serviço, na nuvem - que protegem simultaneamente uma grande quantidade de dispositivos e conexões. Essas tecnologias realizam o scan de links criptografados sem que isso afete o desempenho da aplicação de EAD ou de gestão da escola. Isso garante uma excelente UX, algo essencial para o rendimento do aluno ou do colaborador.

 

Inteligência artificial e machine learning: luta contra ameaças Zero Day 

Essas novas tecnologias utilizam inteligência artificial e machine learning para funcionarem num modelo de aprendizagem contínua. É isso que permite às novas gerações de firewalls identificarem ameaças Zero Day e protegerem o ambiente escolar contra malware cada vez mais focados e eficazes. 

Em 2021, escolas e universidades devem deixar para trás modelos convencionais de segurança e adotar estratégias que vão além do perímetro. 

É essencial que, em paralelo a esses avanços tecnológicos, a escola invista em programas educativos para alunos, pais e colaboradores. A inovação e os recursos dos criminosos digitais são de tal monta que, além de tecnologia, é necessário promover a mudança de processos, com novos controles e a interiorização, por parte dos usuários, de novas posturas de segurança digital. Por causa de seu DNA único - expertise em transmissão de conhecimento -, entidades educacionais podem dar uma aula sobre essa transformação, atuando como um benchmark para outros setores da nossa economia. 

 



Arley Brogiato - Diretor da SonicWall América Latina e Caribe.


Pandemia e educação: como a tecnologia transformou a rotina escola

No Dia Nacional da Família na Escola, uma realidade chama atenção: estudar em casa fortaleceu ainda mais a relação de pais de filhos e impactou positivamente a jornada de conhecimento de estudantes Brasil afora

 

Instituído pelo Ministério da Educação, o Dia Nacional da Família na Escola é uma das celebrações mais importantes no calendário estudantil. Comemorado no próximo sábado, 24, o Dia lança luz à uma realidade cada vez mais comum nos lares brasileiros: com a pandemia e implementação das medidas de distanciamento físico, estudantes saíram das salas de aula e fizeram das salas de casa seu espaço de estudo. Enquanto isso, mães e pais mudaram suas rotinas para melhorar a jornada dos filhos frente aos desafios do ensino à distância.

Foi o que aconteceu com a família de Ana Claudia Borges, que conta como a mudança na rotina com as filhas Eloah e a pequena Maria Luiza, aos poucos se tornou mais feliz e produtiva. "Minhas filhas precisaram se adaptar à uma nova rotina de estudos e foi uma oportunidade de ficarmos mais tempo juntas e aprender em família. Criamos novos hábitos e estabelecemos horários para os estudos. Percebi que em casa elas desenvolveram mais autonomia. A parte mais difícil é perder o vínculo com os colegas de turma. E, de uma forma geral, a tecnologia foi nossa grande aliada em todos os aspectos. Conseguimos manter a aprendizagem e o contato com os professores, ao mesmo tempo, elas também desenvolveram novas habilidades tecnológicas. Elas aprendem como alunas e nós também aprendemos com eles", declara.

"De pais nos tornamos também educadores e, ao mesmo tempo, éramos alunos, assistindo as aulas", declara a atendente que precisou se desdobrar para dividir as 24 horas do dia entre o trabalho, o ensino remoto e as tarefas de casa, explica. "Para que tudo isso desse certo sempre tivemos ajuda e apoio dos professores e toda equipe da escola sempre que alguma dúvida surgia. Isso nos deu segurança e nos mostrou que não estávamos sozinhos nesta jornada", afirma.

Esse impacto social positivo foi possível graças às soluções fornecidas pela tecnologia, como relata Andreia Galvan, Diretora do Colégio e Curso Acesso. "Foram muitos os desafios que superamos para atender as necessidades de nossos colaboradores e manter educadores e alunos conectados e, mais que isso, inspirados nesta jornada. A Plataforma A+, foi uma grande aliada da escola. Por meio de ferramentas pedagógicas desenvolvidas pela edtech, conseguimos desenvolver uma rotina assertiva para formar nossos alunos tanto da educação infantil, quanto ensinos fundamental e médio, além do pré-vestibular. Essa contribuição tecnológica foi inquestionável para que o nosso compromisso com o resultado tivesses saldo positivo", declara a Diretora.

Com a Plataforma A+, os alunos e professores do Colégio e Curso Acesso ficam inseridos em um ecossistema educacional que aprimora a formação dos estudantes e promove um ensino completo e global. "Foi um parceiro imprescindível principalmente com os menores, da educação infantil e do ensino fundamental I, onde houve maior participação dos pais nas aulas online, o que foi fundamental para o desenvolvimento das crianças. Os alunos demonstravam muita segurança nas aulas, só pelo fato de terem o pai, a mãe ou a tia por perto. Tivemos várias famílias que se dedicaram mais à educação dos seus filhos neste período e entraram de cabeça nas atividades, brincadeiras e interações", declara a gestora.

"Vimos pais participando com os filhos em atividades como dança das cadeiras, torta na cara e até ajudando os pequenos nos conteúdos mais difíceis. As aulas em casa não só estreitaram os vínculos familiares, mas também contribuíram para um envolvimento maior dos pais com a educação de seus filhos. Os pais relataram que, depois das aulas online, passaram a valorizar muito mais a escola, pois descobriram tamanha dedicação e responsabilidade dos professores para com o ensino dos seus filhos", conclui.


Educação e tecnologia de mãos dadas para garantir aprendizado e engajamento

O exemplo do Acesso acontece também nas outras 56 instituições de ensino que apostaram nas ferramentas de gestão escolar e de ensino-aprendizagem desenvolvidos pela Plataforma A+ para conectar estudantes por meio da inovação, com metodologias individualizadas, para atender necessidades do ensino híbrido, sala de aula invertida e aprendizagem adaptativa. Alexandre Sayão, CEO da Plataforma A+, destaca que a startup tem atuação diferenciada no mercado nacional e hoje já impacta diretamente a jornada de mais de 31 mil estudantes. "A Plataforma A+ dispõe de soluções integradas de ensino e gestão não apenas para aprofundar o conhecimento, mas também para ampliar de forma efetiva o aprendizado. Diante da pandemia, foi preciso entrar nas casas dos nossos alunos, gestores e professores para transmitir conhecimento com qualidade e de forma eficiente", explica.

 

Verdadeira aliada do conhecimento, a startup já ofereceu mais de 15 mil horas de aulas. "Desenvolvemos a Plataforma A+ para preencher as lacunas e atender as necessidades do mercado de educação, que já vinha dando sinais de necessidade de evolução. Com a pandemia, essa necessidade virou urgência e assim aceleramos para oferecer um serviço personalizado e pensado para ser um facilitador da jornada, tanto para estudantes, como para gestores e educadores", explica.

O CEO destaca ainda que a edtech oferece um modelo estruturado para as diferentes realidades dos alunos brasileiros. "Nosso papel é garantir que os estudantes se mantenham inspirados e preparados com conteúdos que de fato atendam suas necessidades. Seguimos investindo para que nosso modelo de negócio seja cada vez mais eficiente e assertivo. É um desafio e é o que nos provoca a continuarmos melhorando e evoluindo. Assim, estaremos sempre um passo a frente", conclui.

 


Plataforma A+

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Detran.SP volta a realizar exames práticos e teóricos a partir deste sábado (24/4)

Atendimento presencial ao público será retomado a partir desta data em todo o Estado

 

As unidades do Detran.SP retomarão neste sábado (24/4) o atendimento presencial ao público, incluindo a realização de provas teóricas e práticas. A volta destes serviços atende os cidadãos que estão em andamento com o processo para a primeira habilitação e que a partir de agora poderão concluí-lo na unidade de sua cidade. 

 

O atendimento nas 340 unidades do Detran, tanto nas que estão integradas com o Poupatempo quanto nas Ciretrans, retornará integralmente a partir deste sábado seguindo as diretrizes do Plano de Transição do Plano São Paulo. O atendimento será limitado a 25% da capacidade de acordo com as normas sanitárias em função da pandemia de Covid-19. 

 

Além das mais de 70 opções de serviços online que continuaram sendo oferecidos nesta fase por meio da plataforma digital, todos os serviços presenciais serão retomados como as aulas práticas e teóricas, as atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), as empresas credenciadas de vistoria (ECVs) e as estampadoras.

 

É importante lembrar que para ser atendido nas unidades é obrigatório que o cidadão agende um horário pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo Poupatempo Digital. O agendamento das aulas teóricas já estão abertos; para outros serviços poderão ser feitos a partir desta sexta-feira (23/4).


 

Serviços digitais 


Nos portais do Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), além do aplicativo Poupatempo Digital, o cidadão pode acessar mais de 70 opções de serviços online do departamento estadual de trânsito de São Paulo.

 

O Detran.SP ampliou em 72% a quantidade de serviços digitais disponíveis, saindo de 43 para 74, na comparação com 2019. O objetivo é oferecer ao cidadão, tecnologia e soluções inovadoras que tragam comodidade e autonomia. Entre os mais solicitados, estão a renovação simplificada e segunda via de CNH, licenciamento e transferência de veículo.


 

Tutoriais

O Detran.SP possui um hotsite com conteúdo simples e didático para que o cidadão possa, por meio de vídeos tutoriais disponibilizados, aprender a realizar serviços que antes necessitavam de agendamento presencial e agora podem ser efetuados pela internet, com poucos cliques no aplicativo do Poupatempo Digital. Conheça aqui.

 

Os alicerces da comunidade científica para a construção de um mundo mais justo e saudável

A atual pandemia do novo coronavírus abriu uma verdadeira cortina sobre o panorama da saúde mundial, colocando em evidência a difícil realidade vivida por milhões de pessoas. Infelizmente tivemos que atravessar uma grave crise sanitária para refletirmos o quão injusto é o nosso mundo em termos de direitos básicos à sobrevivência, levando-se em conta o acesso à saúde, higiene, educação, moradia e alimentação dignos. Fatores estes que, juntos, impactam diretamente no desenvolvimento social e econômico de todos os países.

Avaliando essa perspectiva e buscando o engajamento de grandes empresas e lideranças globais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou agora em abril, Mês Internacional da Saúde, a nova campanha "Construir um mundo mais justo, equitativo e saudável". Esse chamado, sem dúvida, desperta a consciência dos que ainda não haviam se perguntado sobre qual seria sua contribuição para esta nova realidade que viveremos após vencermos a COVID-19. Um mundo mais justo, humano, empático e unido. Utópico? Não, se cada um fizer a sua parte, como já estamos vendo acontecer.

Diversos setores da área da saúde têm trabalhado incansavelmente, tanto na linha de frente de combate ao SARS-CoV-2, tratando os infectados e criando ações de conscientização, quanto na base e retaguarda das pesquisas e desenvolvimento de soluções aliadas à tecnologia, que possam contribuir como um todo.

Imagine poder mensurar, por meio de testes, o potencial de imunização da população que recebeu as diferentes vacinas disponíveis e saber se estamos no caminho certo ou qual delas é a mais eficaz e por qual motivo. Ou então, poder avaliar o potencial prognóstico da COVID-19 nas pessoas infectadas, se elas terão um quadro leve ou grave, e então, direcioná-las para o melhor tratamento. Imagine chegar a um pronto-atendimento com sintomas comuns a várias doenças respiratórias, como febre, tosse e dor de cabeça e por meio de uma ferramenta laboratorial, em menos de uma hora, saber exatamente qual o patógeno que está presente no organismo do paciente, causando o quadro infeccioso, e partir disso direcionar para o tratamento preciso e eficaz, diminuindo, inclusive, seu tempo no hospital, internações e medicamentos desnecessários.

Imaginou? Pois isso já é uma realidade e é por ela que as empresas de pesquisa, que desenvolvem soluções aliadas à tecnologia, têm trabalhado desde o começo. Muitas atenderam ao chamado da OMS antes mesmo de ser anunciado e estão nessa missão desde o início, pois sabem que somente a ciência é capaz de dar o respaldo para, juntos, vencermos essa crise e os demais desafios que ainda estão por vir.




Paulo Gropp - vice-presidente da multinacional alemã especialista em tecnologia para diagnósticos moleculares QIAGEN, na América Latina.

 

Dia do Livro: saber escolher o livro correto pode ser a chave do sucesso para os negócios

Frederico Flores, @orealempreendedor, é empresário e influenciador digital e dá dicas de como dar um “up” nos negócios com a ajuda de uma boa leitura

 

Abrir o próprio negócio não é uma tarefa fácil, mas mantê-lo requer ainda mais dedicação e estudo, principalmente em tempos desafiadores como estamos vivendo atualmente com a pandemia do coronavírus. Para Frederico Flores, CEO da Scaleup e dono do perfil @orealempreendedor, alguns livros podem ser grandes aliados no caminho para o sucesso nos negócios e também representam uma oportunidade de aprender com grandes nomes do universo empreendedor.

“É necessário que empreendedores usem todo o tempo disponível para aprimorar talentos e habilidades, seja qual for sua área de atuação. Empreender exige domínio do seu negócio e capacidade para driblar os problemas que aparecem”, afirma o @orealempreendedor, que começou a empreender aos 19 anos, vendendo cursos de DJ no Rio Grande do Sul, e hoje, aos 33, já vendeu duas empresas por mais de R$ 70 milhões, uma delas para o Mercado Livre. “São inúmeros os livros disponíveis com histórias de empreendedores de sucesso, que podem fazer com que você abra a cabeça, tenha novas ideias e crie oportunidades. O restante, é só na prática”, completa.

Para celebrar o Dia do Livro, Frederico Flores listou algumas opções que não podem deixar de marcar presença na cabeceira de quem quer ter o próprio negócio ou já está empreendendo. Confira:


1- O Lado Difícil das Situações Difíceis - Ben Horowitz

Ben Horowitz conta sua trajetória nos negócios, desde sua fundação, direção, gestão e investimento nas empresas de tecnologia. No livro, ele aconselha e dita regras práticas para ajudar empreendedores a solucionar e encarar as maiores dificuldades que surgem nos negócios. O livro é ideal para quem quer encontrar soluções práticas para problemas em seus negócios.


2- Hipercrescimento - Aaron Ross

O livro tem como objetivo fazer com que seu negócio saia da estagnação e cresça. Além de propor uma análise do porquê das empresas não alcançarem um crescimento rápido, também recomenda procedimentos para que o empresário atinja o hipercrescimento, expondo dificuldades que muitos empreendedores têm encarado durante muito tempo.   


3 - A Startup Enxuta - Eric Ries

O livro mostra como a inovação em produtos e processos podem criar empresas bem-sucedidas e fazer com que empreendedores, gestores e líderes possam obter ótimos resultados poupando recursos e tempo.


4 - Os Segredos da Mente Milionária - T. Harv Eker

O livro fala sobre a história de superação do autor, com as fases de altos e baixos em relação ao dinheiro. O autor também ensina a substituir a mentalidade destrutiva criada desde a infância, para criar hábitos de administração das finanças, mostrando métodos eficientes que as pessoas bem sucedidas utilizam.


5 - Do Zero a Um - Peter Thiel.

No livro o autor fala sobre a importância da inovação e a necessidade de construir coisas novas para alcançar o reconhecimento profissional e o crescimento da sua empresa. Ainda diz que copiar algo já existente não é o caminho para ser reconhecido e sim criar algo exclusivo e tornar o seu negócio único no mercado.

 



Frederico Flores - dono do perfil “O Real Empreendedor” - CEO da Scaleup, plataforma de empreendedorismo 100% digital, que tem como objetivo popularizar a educação para empreendedores. Palestrante e especialista em comércio eletrônico e marketplaces, é formado em Direito e Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com grande atuação e expertise no mercado de e-commerce no Brasil e América Latina. Durante sua carreira, desenvolveu diversos projetos relacionados às áreas de tecnologia e empreendedorismo e, em 2012, criou a Becommerce, empresa de tecnologia que ajuda empresários a vender pela internet por meio de um software de gestão de vendas, adquirido pelo Mercado Livre em 2017 por R$ 36,5 milhões de reais.

 

Educação financeira para jovens: menos foco no dinheiro e mais no propósito de vida

Em uma sociedade com jovens que desejam tudo o que o mundo capitalista pode oferecer, falar de educação financeira para estudantes torna-se um desafio cada vez maior. Os longos corredores nos supermercados repletos de rótulos sedutores, o e-commerce a um clique a qualquer hora e o estímulo desenfreado ao consumismo só pioram a situação. A consciência que leva à educação financeira deve ser uma luta travada em conjunto por família e escola, e iniciada o mais cedo possível. 

Alguns fatores são importantes para o sucesso da educação financeira com crianças e adolescentes. Um deles é ter em mente que não se pode querer falar aos jovens sobre o tema utilizando o mesmo discurso voltado para os mais velhos ou às gerações anteriores. Nenhum educador vai ganhar a atenção de um estudante usando palavras como patrimônio, aposentadoria ou metas financeiras. A mensagem que vai chegar ao coração desse aluno deve ser carregada de conexão emocional e traduzida para o cotidiano dele.

Segundo o consultor pedagógico da Conquista Solução Educacional, Fernando Venegas Vargas, é preciso enxergar quem é o jovem de hoje e o que o move. "A geração atual tem sua base nos ídolos do individualismo. São jovens que buscam estabelecer metas em função do exemplo de influenciadores digitais. O que a escola precisa fazer é adotar um olhar que a leve a se comunicar de forma eficiente com o aluno, a ponto de conseguir guiá-lo em sua jornada de formação e transformação", destaca.

O primeiro passo é começar o mais cedo possível, ainda na Educação Infantil. O educador destaca que desde cedo é preciso desenvolver essa consciência financeira a partir de exemplos e estímulos, sendo um trabalho que deve ser realizado em conjunto entre família e escola. "Orientações sobre a importância de poupar, conversas que explicam a importância do trabalho e da remuneração, os cuidados para se evitar o desperdício de água ou energia elétrica que impactam na conta mensal são exemplos de práticas que pais e professores podem adotar na hora de estimular a consciência financeira das crianças", reforça Vargas. 

Dessa forma, à medida que as crianças crescem mais atentas a tudo isso, a escola terá jovens mais propensos a considerar valores fundamentais, como dar valor ao que se tem, estímulo ao consumo consciente e à prática do desapego - que minimiza o exagero do ter e acumular, além do autocontrole em relação ao que se quer e o que realmente precisa. Vargas ainda ressalta um pilar muito importante: o planejamento. "É ele que vai tornar um sonho possível. Precisamos fazer o jovem refletir sobre o que ele precisa ou deseja e relacionar isso com o uso do dinheiro que ele tem ou pode vir a ter. É isso que mostra para os jovens que eles são capazes de realizar sonhos", garante.

Essas ações aproximam a educação financeira do universo dos jovens e fornecem elementos que os ajudam a refletir sobre os seus desejos e a importância de construir planejamentos para realizá-los. Com as mudanças realizadas no Ensino Médio, a escola ganhou a missão de ajudar os alunos a definirem e criarem seus projetos de vida. Trata-se de um trabalho que aborda diversos aspectos importantes, começando pela definição do objetivo final: emancipação e engajamento. "O trabalho da escola, fundamentalmente, é tirar o foco do 'ter dinheiro a qualquer custo' e focar no propósito de vida. Para que o jovem construa o seu projeto de vida, ele precisa descobrir qual é o seu propósito na vida. Essa busca deve ser orientada pela escola, que deve ajudá-lo a explorar o erro, a se comunicar com o meio, a buscar conhecimento e a ser produtivo. Assim sendo, é muito importante a promoção da autoestima e da autonomia, pois, sem as duas, o estudante não realizará nada. Essa é a educação financeira mais ampla, eficiente e definitiva que pode haver", finaliza.

 


Conquista Solução Educacional

 

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