Além da capacidade de superar os desafios diários,
um negócio de sucesso exige competência para adaptar-se às mudanças que
acontecem no mercado. Nesse contexto, o marketing empreendedor se apresenta
como uma resposta à necessidade do marketing tradicional de se reinventar e
obter fontes eficientes e menos onerosas para interação com o público.
O que o torna ainda mais interessante é que o termo
não reúne apenas características de publicidade — divulgação de produtos ou
serviços — , mas também noções de empreendedorismo.
Para inteirá-lo sobre essa nova realidade,
elaboramos este guia sobre a importância do marketing empreendedor para os
negócios de um modo geral. Quer garantir o sucesso das suas estratégias de
comunicação? Continue a leitura deste post e confira!
O que é marketing empreendedor?
O marketing empreendedor é um conceito que surgiu
diante das dificuldades dos pequenos e microempreendedores em ter acesso às
noções e ferramentas do marketing tradicional, desenvolvido sob a perspectiva
das grande corporações.
Esse é um cenário formado por pessoas com
necessidade de saber de tudo um pouco — liderança, marketing, gestão etc.
Para tanto, recorrem a recursos mais intuitivos, de fácil utilização e,
sobretudo, que demandem menos tempo e dinheiro.
O objetivo do marketing empreendedor é auxiliar os
pequenos negócios a conquistar seu espaço em um mercado tão competitivo, mesmo
com um orçamento limitado e menos recursos disponíveis, se comparados aos
grandes players.
As campanhas de comunicação do marketing
empreendedor são construídas de modo a destacar os maiores pontos fortes e
diferenciais da empresa, enfatizando o seu valor para o cliente.
Muito desse trabalho foi facilitado com a popularização da internet — hoje, é
possível divulgar a sua marca pelas mais variadas mídias:
- Facebook;
- Instagram;
- YouTube;
- E-mail
marketing
- LinkedIn,
entre outras.
Ao contrário do marketing tradicional, que se
inicia com a identificação das carência do mercado, o marketing empreendedor
atua primeiramente com a inovação — com uma postura proativa e sem medo de
correr riscos. O segredo é usar um conjunto de técnicas assertivas e a
criatividade para estabelecer um atendimento de excelência para o
público-alvo.
No marketing empreendedor, as ações são planejadas
em pequenos passos, baseadas em metas, pessoas e estratégias montadas com
metodologias de sucesso. Nesse modelo, o que determina a velocidade de cada
procedimento são as exigências dos clientes — algumas vezes, a dinâmica
precisará de agilidade, enquanto em outras, será necessário um trabalho de
longo prazo.
Quais são os princípios do marketing empreendedor?
O marketing empreendedor está associado
a empresas buscam melhorias e atualização de posicionamento. Independentemente
de qual seja o plano adotado, existem alguns princípios que abrangem todos os
tipos de empreendimentos. A seguir, veja quais são eles.
Ter criatividade e inovação
Criatividade e inovação estão entre os
principais pilares do marketing empreendedor. É preciso alinhar as suas
campanhas com a linguagem do público-alvo, de modo que elas despertem a
curiosidade e atraia as pessoas para um envolvimento mais próximo.
Outro aspecto relevante para esses quesitos é a
importância de saber direcionar as ações de marketing para os canais de
comunicação certos, desenvolvendo ações inteligentes e apropriadas para
a mídia na qual elas serão direcionadas. Por exemplo, as campanhas
projetadas para o Facebook têm uma dinâmica diferente daquelas estruturadas para
o Instagram. É fundamental se atentar a esses detalhes.
Atingir potenciais clientes
Um projeto de marketing só pode ser desenvolvido
depois que uma empresa determina vários aspectos sobre seu modelo de negócios,
sobretudo as estratégias mais eficientes para atingir potenciais clientes. É
preciso deixar muito claro quais clientes serão o alvo e quem são os seus
concorrentes.
A partir de uma auto-análise criteriosa, as
empresas emergentes são capazes de definir o seu lugar no mercado e estabelecer
metas realistas. Isso porque o tipo de negócio que a sua companhia busca
afetará diretamente as decisões de marketing. Assim, uma companhia que atua no
formato B2B não deve investir em vídeos virais e engraçados no Youtube para
atrair clientes profissionais, por exemplo.
Usar a rede de relacionamentos
O marketing por meio de redes de relacionamento
nada mais é do que entregar experiências únicas de consumo, a fim de que seus
clientes se transformem em verdadeiros embaixadores da marca — uma estratégia
de extrema relevância para a prosperidade e sobrevivência de qualquer negócio.
Nesse cenário, a ideia principal é desenvolver
ações que ajudem na construção de uma identidade para a marca, criando uma
percepção de como ela contribui para a vida das pessoas. E a melhor forma de
desenvolver esse objetivo é proporcionando boas experiências de consumo.
Oferecer serviços excepcionais
Nada melhor para promover uma marca do que oferecer
serviços excepcionais. Afinal, não adianta ter os melhores recursos de
marketing e levar conteúdo de valor à sua audiência, se os produtos ou serviços
não refletem a qualidade prometida. Lembre-se de que, em um
mercado tão competitivo, os mínimos detalhes podem fazer toda a diferença na
fidelização de um consumidor, e o atendimento de qualidade é uma peça-chave
para obter sucesso nessa missão.
Quais são os cases de sucesso de empresas que
apostaram no marketing empreendedor?
Hubspot
A Hubspot é uma plataforma que ajuda os negócios
pelo mundo todo a desenvolverem estratégias de marketing. Fundada em 2006, a
empresa oferece recursos valiosos para gerar leads no seu mercado-alvo com
ferramentas online.
Dentre as vantagens oferecidas, vale destacar a
criação do Website Grader, que fornece uma análise de um site com base em seus
recursos de desempenho, SEO e segurança — ou seja, uma espécie de assessoria
gratuita para que os empreendimentos tenham uma visão da variedade e qualidade
dos serviços que eles fornecem ao seu público.
Paytrail
A Paytrail é uma startup finlandesa que
tem como objetivo ajudar os clientes a controlar, de forma eficiente, os seus
processos de compra. Para isso, ela trabalha com soluções de software baseadas
em nuvem.
O segredo do sucesso do marketing de entrada
desenvolvido pela Paytrail está na escolha das ferramentas certas. Oferecer
conteúdo de alta qualidade é um ponto essencial para que suas ações sejam
bem-sucedidas. Contudo, se você não conseguir distribuí-lo nos canais certos e
acompanhá-lo, não será possível medir os resultados e verificar a sua
efetividade.
Isso foi exatamente o que aconteceu com a Paytrail:
apesar de contar com boas ferramentas, havia um problema de comunicação.
Somente depois de alinhar o seu conjunto, foi possível automatizar as
estratégias de marketing e expandir o negócio.
Buffer
O salto do Buffer em direção ao marketing
empreendedor teve início quando seus fundadores perceberam que podiam
transformar a organização por meio das mídias sociais, implementando um
programa dedicado ao desenvolvimento de conteúdo e aliado à criação de uma
estratégia coesa.
A execução da ideia começou em parceria com
publicações influentes e na oferta de postagens de convidados, o que
transformou a empresa em uma referência de credibilidade para o seu público.
Isso, graças às postagens de blogs convidados, que foram muito compartilhadas
em todas as mídias sociais — e especialmente no Twitter.
Warby Parker
A Warby Parker é uma empresa de design de óculos
que provou existir uma maneira mais eficiente de crescimento, conseguindo um
aumento de 500% nas vendas de seus produtos em um único ano, sem ter gastos com
marketing e publicidade durante o seu lançamento.
Para tanto, a marca — que desejava atingir o mundo
da elite da moda — começou a publicar o seu conteúdo editorial em revistas de
destaque, como Vogue e GQ. Em poucas semanas, foi gerada uma lista de espera de
20.000 pessoas para seus produtos.
Scriver
A Scrive é uma startup sueca que fornece serviços
de dados de assinatura eletrônica premium para clientes em 21 países. Seu
sucesso de marketing empreendedor foi alcançado depois que ela enxergou a
necessidade de manter as coisas simples, criando uma estratégia que eliminasse
a necessidade de atender aos requisitos complexos de seus clientes em
potencial.
Ao otimizar seus processos e fluxos de trabalho, a
Scrive conseguiu fornecer a seus clientes as informações corretas para
orientá-los na direção certa. Além da simplificação de seus processos, essa
metodologia também ofereceu uma imagem mais clara da jornada dos seus clientes,
influenciando na obtenção de resultados positivos.
Como o mercado reage a empresas que investem em
marketing?
Empresas que valorizam o planejamento de marketing
têm plena consciência do quão relevante as interações bem executadas são para
os resultados do seu negócio e posicionamento da marca no mercado.
O perfil do consumidor está em um processo de
constante evolução. Com isso, quanto mais modernos forem os recursos à
disposição da empresa e mais flexíveis as metodologias aplicadas às suas
campanhas, maiores serão as chances de se manter alinhado com as expectativas
da sua audiência e o potencial de crescimento
A cultura do marketing empreendedor se baseia,
acima de tudo, em uma comunicação mais simples, intuitiva e próxima ao cliente,
que está sempre em busca de recursos inovadores. Por esse motivo, é de grande
importância investir em conhecimento e acompanhar as mudanças do mercado — isso
vai auxiliá-lo a aplicar melhorias no seu negócio de forma bem-sucedida.
Afinal, as ações de marketing devem refletir as circunstâncias reais do cenário
enfrentado pela empresa.
Georgia
Roncon - Empresária e empreendedora com mais de 13 anos de
experiência em gerenciamento comercial, marketing, desenvolvimento de equipes,
criação de produtos e implementação de cultura organizacional e inovação,
atualmente é Co- Founder do ECQ Lifelong Learning. É formada em Letras Inglês e
possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. Apaixonada por educação,
marketing e tecnologias é co- fundadora da AGE GROUP, que atua em
seguimentos como: Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e
Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.
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