Tanto a pele do rosto quanto a pele do corpo estão sujeitas ao ressecamento nos dias mais frios. “Com a umidade do ar mais baixa, as temperaturas mais amenas e a diminuição da transpiração, a pele tende a ficar mais seca”, explica a enfermeira estomaterapeuta Michele Neves Brajão Rocha, integrante da Diretoria Nacional da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências. O clima frio e seco pode deixar a pele com um aspecto esbranquiçado, que indica o ressecamento. Para evitar esses sintomas, é importante fazer hidratações mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas, antioxidantes, que pode trazer benefícios no longo prazo. E, principalmente, garantir a ingestão de líquidos. “É comum que as pessoas bebam menos água e outros líquidos nos dias mais frios, mas é importante manter a hidratação, tanto para a pele como para todo o organismo”, reforça Michele.
Outro inimigo da saúde da pele no frio é o banho quente. “Ele provoca a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele”, explica Michele Brajão Rocha. Uma sugestão importante é evitar o uso do sabonete em barra, porque ele geralmente tem um pH muito elevado, e acaba prejudicando a defesa da pele. Dê preferência aos sabonetes líquidos. “Se a pessoa não conseguir tomar banho morno, algo que pode ajudar é tomar uma ducha de água fria logo após o banho quente. É uma dica para recuperar um pouco da hidratação natural com essa ducha fria rápida”, sugere a enfermeira estomaterapeuta. Uma orientação importante é utilizar apenas as mãos para passar o sabonete na pele. Evite ensaboar com buchas, que acabam colaborando para alterar a composição desse manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo organismo e que protege a pele.
Um bom hidratante deve ter na sua formulação emolientes, umectantes e substâncias hidratantes. Pode ser aplicado duas vezes ao dia. “Uma boa dica é que uma dessas aplicações seja feita depois do banho, pois isso auxilia a penetração do creme”, explica Michele.
Para as peles oleosas e com muita acne, o ideal é evitar o uso do hidratante comum no rosto. Os lábios também costumam ficar bastante ressecados no inverno. Então é importante usar hidratantes específicos para eles e evitar as rachaduras. E sempre usar o filtro solar.
A pele dos idosos merece atenção redobrada, já que são
mais sensíveis e normalmente mais ressecadas. A ingestão de líquidos pelos mais
idosos costuma ser ainda menor nos dias mais frios. Então, uma boa sugestão
nesta época é oferecer chás, que hidratam e aquecem, por exemplo. Para o corpo,
a melhor opção é passar loções em vez de cremes, com técnicas de cima para
baixa na hora de espalhar, para evitar a fricção da pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário