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terça-feira, 2 de abril de 2019

TIRA-DÚVIDAS: Coordenadora do Ministério da Saúde esclarece mitos e verdades sobre a hanseníase

O objetivo é fazer com que os brasileiros saibam reconhecer os sinais e sintomas da doença e buscar os serviços para o diagnóstico e tratamento


Anualmente, o governo federal lança a campanha do “Janeiro Roxo”, que busca informar a população acerca da hanseníase e estimular os profissionais de saúde com a busca ativa de casos. O objetivo é fazer com que os brasileiros saibam reconhecer os sinais e sintomas da doença e buscar os serviços para o diagnóstico e tratamento. Isso porque o Brasil consta em segundo lugar no ranking de países com casos novos registrados, de acordo o último levantamento da Organização Mundial da Saúde, realizado em 2017. Os dados reúnem casos dede 150 países, que somaram 210.617 notificações no mundo. Desse total, 26.875 foram diagnosticados no Brasil. A boa notícia é que a doença pode ser medicada e curada. Quem explica o que é a infecção é a coordenadora geral da Hanseníase e das Doenças em Eliminação da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro.
“A Hanseníase é uma doença que tem manifestação em pele, mas é primariamente neurológica. Ela acomete os nervos periféricos, que são os responsáveis pela sensação de dor, de calor e de frio. Por isso que as pessoas que têm sinais de Hanseníase podem ter uma mancha com alteração da sensibilidade e pode ter um pé dormente e não ter mancha”.


Com quais sinais e sintomas as pessoas devem procurar ajuda médica e possível diagnóstico?

“O que é mais frequente seriam essas manchas no corpo esbranquiçadas, avermelhadas e amarronzadas. Geralmente, essas manchas têm alteração de sensibilidade. Também podem ser áreas que não suam. Além disso, pode ter uma mão que tenha a sensibilidade diminuída na palma, ou que deixa cair as coisas, por ter uma diminuição da força muscular”.


E como é o diagnóstico? É preciso tirar sangue ou fazer algum tipo de biópsia?

“É muito comum as pessoas acharem que para diagnosticar a hanseníase é preciso exame de sangue ou de urina. Não precisa, o diagnóstico é clínico. É o médico examinar a pele, e fazer avaliação neurológica da face, das mãos e dos pés para ver se tem comprometimento neurológico pela doença.” 


Uma dúvida para aqueles que têm medo do tratamento. Ele pode afetar o paciente de alguma forma? 

“O tratamento da hanseníase é a poliquimioterapia, e ela é aceitável por 99% das pessoas. Existem os efeitos adversos do medicamento. Então, se essa pessoa tiver alguma intolerância a algum dos medicamentos da poliquimioterapia, ela deve referir isso ao médico O médico vai fazer o diagnóstico, possivelmente substituindo o serviço onde ela está sendo acompanhada”. 


Quando o paciente em tratamento passa a interromper a transmissão da doença?

“Logo no primeiro mês de tratamento, ela já perde essa capacidade de transmissão. Então, o ideal é que o mais rápido possível seja feito o diagnóstico e o tratamento”.


Quando o paciente termina o tratamento, existe o risco de pegar a hanseníase novamente?

“Digamos que uma pessoa fez o tratamento, curou, mas ela continua em um ambiente onde tem circulação de bacilo, então essa pessoa pode adoecer. O importante é que o serviço examine todos os contatos da pessoa que recebeu o diagnóstico, principalmente os familiares, buscando essa fonte de infecção para quebrar a cadeia de transmissão. Talvez alguém próximo a ela está transmitindo e não recebeu ainda o tratamento.”


Falando sobre transmissão, muitas pessoas acreditam que podem pegar hanseníase por contato com objetos supostamente infectados, beijos e até por animais. Isso é verdade?

“Precisa separar roupa, talheres, precisa ter medo de compartilhar banheiro, coisas íntimas? Não precisa, porque a transmissão ocorre por vias aéreas superiores. Segundo algumas crendices, o peixe de couro transmite a hanseníase, outros dizem que o tatu transmite a hanseníase. É preciso reforçar que o único reservatório do bacilo da hanseníase é a pessoa, só é transmitida de pessoa para pessoa.”


Para finalizar, como a Hanseníase é uma doença contagiosa, é recomendável que as pessoas evitem áreas ou regiões em que os números de casos são altos?

“Não, porque o processo de adoecimento da hanseníase é um processo longo. Eu preciso conviver com essa pessoa que esteja doente, sem tratamento, e na classificação multibacilar. Centro-Oeste, Norte e Nordeste são as regiões que têm uma incidência maior da doença, mas em todas as regiões têm paciente com hanseníase. Então, se tem doente, é porque tem transmissão naquele local.”

O atendimento para a Hanseníase é oferecido pela rede pública de saúde de todo o Brasil. Todos os postos médicos do País têm pelo menos um profissional preparado para o diagnóstico, e a única forma de receber a medicação para o tratamento é pelo Sistema Único de Saúde. A doença tem cura, então fique atento aos sintomas em si mesmo e nos conhecidos. É possível extinguir a infecção. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/hanseniase.





segunda-feira, 1 de abril de 2019

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ViaQuatro promove campanha para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo


De 2 a 30 abril, estação Paulista recebe a exposição fotográfica Meu Super-Herói, além de sediar ações de sensibilização


A ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, promoverá a partir de 2 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, campanha em parceria com o Instituto PENSI - Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil. A estação Paulista contará com a exposição fotográfica Meu Super-Herói, com registros de crianças que possuem esta condição e suas famílias.
 
A mostra, que irá até 30 de abril, apresentará fotos que retratam sete famílias e jovens diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante a produção, cada criança identificou qual o herói preferido, e os pais apontaram os 'superpoderes" dos filhos. O resultado é leve e divertido, para eliminar qualquer estigma sobre a condição. O espaço contará ainda com um painel para os interessados que queiram deixar suas dúvidas sobre autismo, com o endereço de e-mail, para que o Instituto PENSI possa responder posteriormente.

Durante todo o mês também haverá ação de sensibilização, nas estações Paulista, Butantã e Luz, com distribuição de 2 mil cartilhas didáticas "Autismo: uma Realidade", ilustradas por Ziraldo, que estarão acompanhadas de um voucher para acesso gratuito a cursos online sobre autismo na plataforma de Educação a Distância do Instituo Pensi.



Serviço:

Exposição "Meu Super-Herói"
Local: Estação Paulista, piso intermediário
Data: 2 a 30 de abril
Ações de sensibilização
Local: Estação Paulista
Data: 2 de abril, das 10h às 14h e das 14h às 16h, e 30 de abril, das 14h às 16h
Local: Estação Butantã
Data: 9 de abril, das 14h às 16h
Local: Estação Luz
Data: 16 de abril, das 14h às 16h


Popeye é o novo aliado da Fundação do Câncer nas campanhas pela prevenção e controle da doença


O estilo de vida saudável e a memória afetiva do público aproximaram a Instituição do marinheiro mais famoso dos desenhos animados


Há 90 anos, Popeye é responsável por convencer crianças do mundo todo a comer espinafre. Agora, além de aliado dos pais e mães que querem dar aos filhos uma boa alimentação, o personagem também é parceiro da Fundação do Câncer pela prevenção e controle da doença. A Instituição firmou um acordo com a King Features Syndicate, empresa detentora dos direitos sobre o desenho, por intermédio da Vertical Licensing, agente oficial no Brasil. A parceria estabelece que o marinheiro e sua turma façam parte das campanhas de conscientização e promoção da saúde da Fundação do Câncer, reforçando para todas as gerações a importância de um estilo de vida saudável.

A gerente de marketing da Fundação do Câncer, Suely Guimarães, comemora a parceria. “O Popeye é um símbolo de vida saudável há várias gerações. Um marinheiro forte, que vive ao ar livre, se exercita e se alimenta bem. Queremos relacionar este estilo de vida saudável necessário à prevenção ao câncer e falar sobre o assunto de forma lúdica e bem-humorada. Acreditamos no potencial do personagem para levar informação de qualidade a públicos de todas as faixas-etárias, classes sociais e níveis de conscientização”.

E com o objetivo de ampliar ainda mais o alcance do marinheiro, em comemoração ao seu nonagésimo aniversário, foi lançada uma nova série de animação, “Popeye’s Island Adventures”, com 25 episódios, exclusiva para o Youtube e direcionada para crianças.

Carla Silva, vice-presidente e head de licenciamento global da King Features,  destaca a importância social da parceria selada com a Fundação, que remete também a uma causa da empresa, “Elzie Crisler Segar, o criador do Popeye, morreu de leucemia em 1938, mas deixou um legado muito importante ao divulgar hábitos saudáveis para todas as gerações por meio do seu mais famoso personagem. Acreditamos que a parceria com a Fundação do Câncer, uma Instituição que trabalha há mais de 28 anos pelo combate e controle da doença, está alinhada com esses valores. É também uma homenagem mais do que merecida a Segar”, destaca a executiva.

Sobre a Fundação do Câncer

A Fundação do Câncer é uma instituição privada e sem fins lucrativos que há mais de 28 anos atua na pesquisa, prevenção e controle da doença. Algumas das principais iniciativas da Fundação são o desenvolvimento do Programa Nacional de Formação em Radioterapia, em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Instituto Nacional de Câncer (Inca); o apoio ao Programa de Oncobiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a gestão operacional do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Sobre a King Features

A King Features é uma unidade da Hearst – uma empresa global e líder em mídia diversificada, informações e serviços, com mais de 360 áreas de negócios – e parte da Hearst Entertainment and Syndication Group, que inclui parcerias com redes de TVs a cabo, atividades de programação em canais de TV, além de distribuição de jornais e operações de licenciamento de produtos. A King Features é uma das empresas mais experientes em licenciamento e entretenimento do mundo. É também a principal distribuidora mundial de histórias em quadrinhos, desenhos animados, quebra-cabeças e jogos para jornais, revistas, portais e pontos de vendas móveis, além de organizações de notícias. A King Features representa algumas das marcas globais mais reconhecidas no setor de entretenimento como: Betty Boop™, Popeye®, Cuphead, Flash Gordon™, The Phantom™, Hägar the Horrible, Prince Valiant® and Mandrake the Magician.

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