Pesquisar no Blog

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Cuidado na hora de aproveitar as grandes promoções da Black Friday




Nesta sexta-feira (25/11), acontece a Black Friday, datam em que muitas lojas do país proporcionarão grandes descontos para os consumidores. Assim, é uma ótima dica para quem já sabe o que quer comprar para o natal e pode antecipar esta compra. Mas, cuidado, para que o impulso das promoções não se tornem em dívidas.

“Comprar adequadamente e com bons descontos é um dos principais segredos da educação financeira e da arte de poupar. Mas, cuidado, não recomendo que comprem coisas que não estejam dentro de seu planejamento, pois, normalmente são nos impulsos das promoções e do consumismo descontrolados que as pessoas se endividam”, alerta Reinaldo Domingos, educador financeiro e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros) Educação Financeira e autor dos livros Livre-se das Dívidas e Terapia Financeira.

E para quem já se planejo e quer encarar uma maratona de compra é importante algumas dicas, roupas confortáveis e uma dose extra de paciência são fundamentais. “Muitas vezes por estarem estressadas as pessoas compram por impulso, sem pesquisar e em função disto pagam mais”, lembra Domingos, que preparou dicas de compras para presentear as pessoas sem que isso reflita em um ano de 2017 cheio de dívidas.

“As pessoas são estimuladas ao consumo e acham que é fundamental gastar mais do que possuem. Assim, para poder arcar com estes gastos utilizam de linha de créditos, como parcelamentos, que nada mais são do que forma de formas de endividamentos, isto, em conjunto com outros compromissos já firmados se torna uma ‘bola de neve’ que leva a inadimplência. Assim, é fundamental educação financeira para que a aquisição de um bem tenha significado e aconteça por meio de reflexão e dentro das reais condições financeiras”, explica Reinaldo Domingos.

Veja dicas da Abefin para economizar na hora de comprar na Black Friday:


1) Não compre produtos caros se para isso precisar se endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que cabe no orçamento.

2) Analise se a compra não trará custos extras para a família ou para a pessoa posteriormente.

3) Negocie sempre. Na maioria dos casos existem folgas para abaixar o preço, mesmo na Black Friday.

4) Faça uma lista de do que pretente comprar e quanto pretende gastar com cada item, estabelecendo  limite de gastos.

5) Só parta para realizar as compras com o valor total a ser gasto pré-definido, busque ajustar os gastos a estes. Não se deixe levar por promoções.

6) Não compre por impulso e tenha tempo para pesquisas mais aprofundadas. Errar nesses pontos fazem com que as pessoas comprem pagando mais caro

7) Se o orçamento familiar pede cautela, aproveite para iniciar a família na educação financeira. Peça para ela dar alternativas de compras dentro de faixas de valores que você possa assumir. Envolva a criança na pesquisa de preço. Mostre a ela as opções que cabem no bolso.

8) Comece a poupar desde já para aproveitar oportunidades como essas, pois poderá comprar sem preocupação.


9) Procure, por meio de conversas, saber quais são as reais necessidades da família, na maioria das vezes as compras são apenas para realizar desejos imediato, não agregando real importância para as pessoas.



DSOP Educação Financeira
Av. Paulista, 726 - 12º andar - cj. 1205 - São Paulo - SP Telefone: (11) 3177-7800




Serasa dá dicas para comprar online com segurança durante a Black Friday




Prepare-se para aproveitar as ofertas na internet sem correr o risco de sofrer fraude


Há menos de um mês da Black Friday, que acontece no dia 25 de novembro, a Serasa Experian preparou dicas para os consumidores se prepararem para a data e aproveitarem as ofertas online sem risco de sofrer fraude. De acordo com os especialistas, precauções simples podem evitar que dados bancários e/ou pessoais sejam roubados online durante o período em que as lojas oferecem descontos atrativos.

Segundo o último indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, referente ao mês de agosto, o mês registrou 5,1 mil tentativas de fraude por dia, nas quais os dados pessoais são usados por criminosos para firmar negócios sob falsidade ideológica ou obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos. No total, foram 158.563 tentativas, número é 6,6% superior ao apresentado em julho. Proteja seus dados com as dicas abaixo:
 

Confira as dicas abaixo:

1. Veja se o site é seguro: antes de inserir seus dados ou efetuar uma compra, verifique se o site possui um certificado de segurança, que criptografa os dados enviados para o servidor. Para garantir que a página visitada usa este sistema, é só observar o endereço na caixa de texto: os endereços protegidos iniciam com https. Em alguns casos, a barra de navegação fica verde.

2. Verifique se seu computador está protegido: faça uma avaliação online para constatar se o seu PC é uma porta de entrada para possíveis roubos de dados. Os especialistas da Serasa desenvolveram um teste fácil e rápido, basta clicar neste link e responder as questões.

3. Atenção com e-mails: nessa época do ano é comum receber mensagens que pedem para clicar em uma oferta de produto com valor abaixo do mercado. No entanto, pode ser uma tentativa de roubo de dados para serem utilizados em fraudes de identidade. Na dúvida, entre direto na loja virtual e verifique se o site é seguro, conforme a dica 1.

4. Cuidado ao se conectar: seja via smartphone, tablet ou notebook, cuidado ao se conectar a uma rede wi-fi aberta. Evitar realizar qualquer tipo de transação financeira utilizando computadores conectados em redes públicas de Internet.

5. Sempre faça log off: ao usar computadores compartilhados, verifique se fez o log off das suas contas (email, internet banking, etc.) para evitar que seus dados sejam acessados por terceiros.




Sobre o Protectweb
Os Certificados de Servidor SSL Protectweb são voltados para a segurança de transações feitas na internet. A solução é voltada para lojas virtuais ou sites que queiram garantir que seus clientes naveguem seguros no ambiente virtual. Os certificados estão disponíveis em três versões: Protectweb, Protectweb Pro e Protectweb Pro EV, que variam de acordo com o nível de validação para obtenção do certificado.


Serasa Experian


Black Friday e os direitos do consumidor



 Momento de oportunidade que requer cuidados básicos para não se tornar em problema e insatisfação. Este ano o evento acontecerá oficialmente no dia 25 de novembro e a legislação consumerista entende que apenas as compras realizadas fora do estabelecimento comercial, seja por meio eletrônico, catálogos ou por telefone, são influenciadas pelo impulso. 
A situação é mais comum do que se imagina, mas poucos consumidores conhecem os seus direitos diante de uma compra mal sucedida. O Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 49 prevê  o direito do Arrependimento e os consumidores tem um prazo de até sete dias corridos do ato da aquisição ou recebimento da compra para se arrepender e conseguir o reembolso, sem a necessidade de justificativa.
De acordo com a advogada, Sivone da Silva, o consumidor deve ficar atento. Algumas lojas garantem que não efetuam trocas ou devoluções de produtos com valor promocional, no entanto, a prática é contraria ao Código de Defesa do Consumidor. "Um cliente arrependido tem o direito de cancelar a compra em até sete dias independentemente do que a empresa alegar" afirma a advogada.
Mesmo quem comprou em lojas físicas possui seus direitos assegurados pela lei, nesse caso o cliente pode solicitar a troca apenas quando a mercadoria apresentar algum defeito, a empresa tem um prazo de até 30 dias, a partir da data da reclamação, para solucionar o conserto do produto. Se não houver a reparação no prazo previsto, o consumidor terá direito à substituição do produto por outro em perfeita condição de uso ou à restituição dos valores, se valendo do que prevê o artigo 18 do Código do Consumidor.
A advogada explica ainda que o estabelecimento não pode determinar nem cobrar nada do comprador para fazer a devolução e a loja também não pode exigir que a embalagem esteja intacta. Porém o cliente, não pode agir de má fé, sendo que nestes casos quem arca com as despesas de entrega e devolução do produto é o comerciante, sem qualquer prejuízo ao consumidor. 
Segundo Sivone da Silva, muitas lojas concedem um prazo para troca, mesmo sem a existência de um defeito no produto, contudo, o consumidor deve estar ciente, que este é um benefício oferecido pelo lojista. "Essa ação é muito comum entre os empreendimentos, se trata de uma estratégia de marketing, para fidelizar o cliente", garante.


Posts mais acessados