Depois
de muitas consultas feitas por candidatos a prefeito e a vereador,
achei que é uma boa hora para falar sobre os custos de uma campanha
política na internet. A maior parte dos políticos sequer faz ideia do
que está abrindo mão ao contratar serviços de comunicação digital de
agências ou profissionais que prometem o “bom e barato”.
Não sei ao certo até que ponto os candidatos são ingênuos ou pouco acreditam na eficácia da internet
na obtenção de votos, mas é fato que são raros os que contratam bons
profissionais e ferramentas pensando em explorar todo o potencial das
ferramentas digitais.
Trabalhei em diversas campanhas tradicionais e digitais, com essa experiência posso afirmar que, no Brasil, nenhum
político ganhará qualquer eleição através da internet, contudo, ao não
trabalhar o meio direito colocará em risco a sua vitória.
Não existe almoço grátis
Os custos de uma boa estrutura
varia de acordo com a região do país, na cidade de São Paulo temos o
maior custo de mão de obra do Brasil. Em cidades das regiões
centro-oeste, norte e nordeste os salários ficam próximos a um terço do
que os praticados na capital paulista. No sul e demais cidades do
sudeste, ficam em torno de metade.
Profissionais
Calculei o custo médio da hora dos profissionais mais utilizados em campanhas, já colocando os encargos para contratação, como mostra a tabela abaixo:
Custo/hora com encargos
| |||
Profissional
|
SP
|
Outras Capitais
|
Interior
|
Analista de pesquisa
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Analista de monitoramento
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Analista de relacionamento
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Analista de CRM
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Designer
|
R$34,09
|
R$20,45
|
R$13,64
|
Programador front-end (interface)
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Programador back-end
|
R$45,45
|
R$27,27
|
R$18,18
|
Captador/editor de imagens
|
R$34,09
|
R$20,45
|
R$13,64
|
Conteúdista Sênior
|
R$39,77
|
R$23,86
|
R$15,91
|
Conteúdista Pleno (redator publicitário)
|
R$28,41
|
R$17,05
|
R$11,36
|
Coordenador
|
R$45,45
|
R$27,27
|
R$18,18
|
Estrategista
|
R$113,64
|
R$68,18
|
R$45,45
|
Os valores cobrados pelos profissionais não diferem para uma campanha em grande ou pequena
escala, o que varia é a quantidade de pessoas envolvidas. Em São Paulo,
um bom time custa cerca de R$ 100 mil mensais, em outras capitais algo
próximo de R$ 50 mil e em cidades do interior por volta de R$ 30 mil.
A tamanho da experiência dos profissionais em campanhas políticas pode fazer os valores subir em até 100%.
Plataforma
Teoricamente,
uma campanha deve ter um site para agrupar o conteúdo, podendo ser um
CMS baseado em plataforma WordPress, sem problema algum.
É
no desenvolvimento da ferramenta que os valores destoam mais, começam
em torno de R$ 5 mil e chegam a R$ 30 mil, dependendo da complexidade e
do prazo para realização da tarefa.
Um
site razoável toma, ao menos, 4 dias de um designer competente, 3 dias
de um programador front-end e 3 dias de um programador back-end. O
conteúdo toma até uma semana de um conteúdista. Considerando os valores
cobrados por cada profissional, o custo da plataforma muito simples seria algo próximo a R$ 5 mil.
Agora, faça uma conta de padeiro:
Descrição
|
%
|
Valor
|
Mão de obra
|
R$ 5.000,00
| |
Administrativo
|
20%
|
R$ 1.000,00
|
Mark-up
|
32%
|
R$ 1.920,00
|
Impostos
|
20%
|
R$ 1.584,00
|
Valor cobrado pela agência
|
R$ 9.504,00
| |
Lucro líquido
|
20%
|
R$ 1.920,00
|
O
valor cobrado por uma agência, para ter 20% de margem líquida,
considerando os custos e impostos acima, ficaria em R$ 9.504,00.
O
problema é que neste modelo simplificado não estão aplicações de
segurança, conexões com redes sociais e otimizações para mecanismos de
busca, o que elevaria o valor cobrado para algo próximo de R$ 20 mil.
Sendo assim, vale a pena ter muito cuidado com as ofertas de baixo valor, provavelmente o desenvolvimento será feito por profissionais com pouco conhecimento e deixará o site aberto para ataques ou com pouca utilidade como ferramenta de propagação da campanha.
Infraestrutura
Não se faz campanha sem infraestrutura adequada, principalmente, no meio digital.
Um
bom servidor deve ser alocado para hospedar o site e também os arquivos
utilizados pela equipe de trabalho, recomendo utilizar algum dedicado.
A
equipe deve ser conectada em rede, porém o armazenamento de tudo que é
produzido não deve ficar apenas nos equipamentos dos profissionais,
devendo também ser replicado em uma unidade de backup confiável.
Infelizmente,
no Brasil, não há um fornecedor de banda larga confiável e por esse
motivo é necessário contratar duas empresas para evitar o apagão
digital. Se a região não oferecer mais do que uma empresa, modens 3G
podem ser uma saída.
Somando
os serviços de hospedagem, equipamentos, alimentação, transporte e o
fornecimento de banda larga aos custos da base onde os profissionais
ficarão, chegamos a um valor próximo de R$ 10 mil mensais.
Resumo da operação digital
Como
se pode notar ao confrontar os números que expliquei com o que é
ofertado pela maior parte das agências que se propõem a fazer campanha,
fica claro que alguém sairá no prejuízo.
Uma
campanha razoável na capital paulista custaria: R$ 50 mil (infra) + R$
300 mil (equipe) + R$ 30 mil (site) = R$ 380 mil (três meses de
operação). Devemos lembrar que pode haver segundo turno e o número pode
ficar ainda maior.
Em
outras capitais, um montante aproximado de R$ 200 mil (sem considerar
segundo turno) e em cidades do interior não fica abaixo de R$ 140 mil.
Todos os valores acima não contemplam ações presenciais de engajamento como, por exemplo, treinamento de militantes virtuais ou ferramentas aprimoradas para CRM.
Os
valores podem parecer expressivos, mas são ínfimos quando comparados
aos demais investimentos envolvidos em uma campanha, a maior parte das
campanhas não chega a 5% do total. Televisão e mobilização de rua são os
grandes consumidores de recursos.
Mesmo
não tomando muito do orçamento, políticos e partidos ainda não
entenderam os benefícios que um trabalho profissional pode trazer e
continuam recorrendo ao “bom e barato”. O que, obviamente, só existe no mundo dos sonhos…
Até mais!
Marcelo Vitorino - Marcelo
Vitorino, estrategista em comunicação digital, trabalha como consultor
para o mercado corporativo. Palestrante sobre diversos temas
relacionados a comunicação e marketing digital. Siga no Twitter: http://twitter.com/mvitorino.
Fonte: http://presencaonline.com/marketing-digital/