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quarta-feira, 26 de abril de 2023

Doação para projetos sociais pode ser deduzida do Imposto de Renda


O contribuinte tem até o dia 31 de maio para entregar a declaração do Imposto de Renda 2023 e através dela destinar uma parte do valor a pagar ou a receber para instituições que trabalham com crianças e adolescentes, como é o caso do Instituto Ramacrisna, através do FDCA – Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente. O valor destinado às organizações sociais no ato da emissão do IR pode ser retirado da quantia a ser restituída ou devida, ou seja, de um dinheiro que já seria pago à Receita Federal de qualquer forma, não comprometendo seu orçamento. 

Esta oportunidade de praticar o bem esbarra no desconhecimento. Segundo dados da Receita Federal, em 2022, as doações de parte do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para projetos sociais totalizaram apenas R$ 250,25 milhões e o volume doado poderia chegar a R$ 5 bilhões caso todos os contribuintes utilizassem o mecanismo, indica levantamento feito pelo Itaú Social. 

Para fazer a destinação de parte do Imposto de Renda é preciso fazer a opção pela declaração no formato completo. Segundo a vice-presidente do Instituto Ramacrisna, Solange Bottaro, a destinação de Imposto de Renda é bem mais simples do que a maioria das pessoas pensam e é muito útil. “Ajudar organizações sociais significa apoiar o crescimento de ações desenvolvidas por elas, melhorando indicadores sociais em territórios com grandes desafios no país”, enfatiza. 

No Instituto Ramacrisna, em 2022, de todo o valor captado de doações, 24% foram oriundos de destinações do Imposto de Renda, tanto de pessoa física quanto jurídica. Os recursos captados foram em sua totalidade aplicados nos projetos que apoiam as atividades ligadas a criança e adolescente. “Os projetos apoiados, atenderam o CAER - Centro de Apoio Educacional Ramacrisna, onde são desenvolvidas várias oficinas no contraturno escolar, a Orquestra Jovem e os adolescentes que participam dos cursos de qualificação profissional”, informa a vice-presidente.   

Abaixo seguem as respostas às principais dúvidas sobre doação através do IR:


1. Fazer doação pelo programa do Imposto de Renda é muito complicado?

Não. Desde 2013, uma adequação no programa da Receita Federal passou a facilitar a doação, incorporando essa possibilidade dentro do processo do sistema, onde o valor é calculado automaticamente. Com essa facilidade, ficou mais prático entender e efetuar sua contribuição.


2. Toda ONG pode receber doação de Imposto de Renda?

Nem toda organização social está credenciada a receber esse tipo de doação. Antes de decidir doar o valor, é importante certificar-se quais instituições atendem aos pré-requisitos, como por exemplo estar registrada e ter projetos aprovados no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.


3. Qualquer pessoa pode doar?

Sim. A doação por pessoa física pode ser feita por qualquer pessoa que faça a declaração no formato completo, tendo imposto a pagar ou a restituir. No primeiro caso, o valor doado para a instituição beneficente será abatido da quantia que você teria de pagar. Caso haja restituição do IR, o valor será acrescido no ato da restituição sendo este, corrigido pela taxa Selic.


Instituto Ramacrisna


Saiba como realizar a declaração de imóveis no Imposto de Renda 2023

Paulo César, professor do curso de Ciências Contábeis do Unipê, orienta quem perdeu os documentos e como declarar venda, compra e atualizações de valor de propriedades ao leão; Todo contribuinte deve informar a posse ou transações feitas com bens de imóveis


O momento de declarar o imposto de renda começou há pouco mais de um mês e vai até o dia 31 de maio. Por conta disso, é importante lembrar que contribuintes obrigados a entregar a declaração precisam informar seus imóveis, assim como eventuais transações envolvendo esses bens, como financiamento, compra, venda e atualizações do valor da propriedade. 

O contador Paulo César, professor mestre do curso de Ciências Contábeis do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), explica como realizar a declaração correta da compra de imóveis. “Se ele foi comprado à vista e a prazo, o preço do financiamento e o valor do imóvel está descrito na escritura ou no contrato que tem validade de documento. Então o número que deverá ser formado ao imposto de renda são esses valores constantes na escritura pública ou nesse contrato.” 

“Os imóveis financiados, você deve declarar o valor na guia de bens e do financiamento na guia de dívidas e ônus, assim como o empréstimo consignado, que é uma obrigação sua para um terceiro que emprestou um dinheiro”, completa o docente, se referindo a declaração de imóveis financiados e crédito consignado. 

Caso os bens estejam no nome de duas pessoas como imóvel, a forma de declarar é por meio das cotas de participação em empresa. Cada pessoa declara as suas cotas de participação. Na declaração da propriedade desse bem, é preciso informar como está descrito no documento oficial, como uma escritura ou um contrato de participação. Por exemplo, se uma pessoa detém 50% da propriedade de um bem, então ela deve declarar os 50%, equivalente também em recursos financeiros. 

Nesse sentido, vale lembrar sobre a atualização do valor dos imóveis na declaração do imposto de renda, a qual não pode ser feita pelos contribuintes sem que haja um documento comprobatório de valorização da propriedade, como uma escritura ou um laudo técnico elaborado por um engenheiro civil. 

Paulo César salienta que, caso a pessoa perca os documentos para realizar a declaração, pode repetir valores que já tenham sido informados em declarações anteriores. Ou, então, recorrer ao cartório. “Indo ao cartório, ela pode pegar uma cópia da escritura ou então uma certidão de inteiro teor, onde deverá constar os valores de percentagem, por exemplo, de propriedade, e fazer a declaração.”  

Já quando a venda e compra de imóvel, existe uma regra específica na qual a legislação faculta o direito do contribuinte de não parar o imposto devido sobre o ganho de capital quando, dentro de um prazo de 180 dias (ou seis meses), ele vende um imóvel residencial e compra outro. 

“Sabemos que o ganho de capital será a diferença entre o valor de custo e o valor de venda desse imóvel. Essa diferença vai ser aplicada à alíquota do imposto de renda. O que seria cobrado de imposto seria sobre o ganho de capital. Mas, ao vende e comprar outro imóvel residencial no prazo de 180 dias, você deve informar isso na declaração de imposto de renda”, finaliza Paulo. 

 

Centro Universitário de João Pessoa – Unipê
www.unipe.edu.br

Combate ao bullying e à violência na escola

Recentemente, os episódios de ataques e agressividade em colégios vêm alertando a urgência em se debater sobre bullying e violência na comunidade escolar. É considerado bullying qualquer perseguição, agressão e/ou violência, seja física, verbal ou psicológica, realizada com frequência. Casos pontuais, ou seja, que foram realizados apenas uma vez, apesar de graves, não são classificados como bullying por não apresentarem uma recorrência.

No final de março, um relatório da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) apontou que 48% dos estudantes e 19% dos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo afirmam ter sofrido algum tipo de violência. Um número muito alto como este reforça a necessidade de se tratar e combater as causas para que o ambiente escolar consiga inibir a prática. 

Quando acontece uma situação de bullying na escola, é preciso reconhecer a raiz da situação. Aproximar as famílias dos envolvidos e dialogar com os alunos contribui para criação de um espaço aberto e acolhedor. Os estudantes se sentem confortáveis e protegidos ao buscarem ajuda, criando por sua vez uma relação de confiança e acolhimento, algo que é fundamental para atender estudantes que precisam de um espaço de escuta atenta e ativa.

Com a intenção de prevenir o bullying no ambiente escolar, a conduta é trazer esse assunto e notícias relacionadas em todos os ciclos de ensino. Nos anos iniciais do Fundamental, por exemplo, pode-se debater sobre o que é; já nos anos finais, deixar os estudantes terem acesso a notícias ligadas ao tema e promover rodas de conversas entre eles. No Ensino Médio, a sugestão é estimular debates nas aulas e compartilhar com os adolescentes todas as consequências, tanto para quem causa, quanto para a vítima. Para além dos muros da escola, convidar e aproximar as famílias e os responsáveis por meio de debates e esclarecimento de situações também é válido. Vale lembrar que, para muitas pessoas, ainda é preciso ensinar o que é e como configura o bullying. 

Portanto, se alguma prática for identificada dentro da escola, a conversa tem que ser aberta imediatamente às famílias dos envolvidos para que o gatilho e os motivos que levaram o estudante a tomar determinada atitude seja revelada e logo tratada. Há situações em que se pode consultar especialistas, se for preciso, para solucionar os casos mais complexos. A correção do agressor deve ser feita com educação e as medidas de prevenção passam por ações que buscam manter um ambiente respeitoso, que começam por sua vez com a criação de uma cultura de comunicação não-violenta. O caminho para isso é ensinar sobre diversidade, respeito e principalmente ser uma comunidade escolar inclusiva.

 

Carla Lyra Jubilut - Arte-educadora, Comunicadora Social e Pedagoga. Especialista em Metodologias Ativas e Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades, Coordenadora Pedagógica na Escola Luminova Vila Prudente,  no Ensino Fundamental I, 6ºs e 7ºs anos, e  Advocate e Mentora do Global Schools Program - First Cohort - um programa da Unesco que defende a implementação dos ODS na comunidade escolar.

 

Canadá oferece bolsas de estudos de até 50% em cursos de TI

Descontos são válidos em instituições de ensino de Vancouver e Toronto

 

A demanda por profissionais de TI no Canadá está elevada. Diversas oportunidades estão abertas para estrangeiros por um dos salários mais atrativos do mercado – e, quem quiser alcançar esse sonho já pode começar a arrumar a mala. A SEDA Intercâmbios, agência que já levou mais de 5 mil estudantes ao exterior, fechou uma parceria com instituições de ensino de Vancouver e Toronto para oferecer bolsas de até 50% para cursos técnicos, especialização, MBA e muitos outros nesta área. O estudante ainda pode financiar até 90% do curso por meio de crédito estudantil em até 24 vezes. As informações estão disponíveis em: http://bit.ly/seda-canada-2023.

Não é de hoje que a busca por mão de obra estrangeira no país é acentuada. Apenas em 2021, como exemplo, país recebeu mais de 620 mil estudantes estrangeiros, quantia três vezes maior do que a registrada nos últimos 20 anos. Acompanhando essa demanda, as opções de programas abrangem os mais diversos perfis de estudantes, oferecendo suas próprias condições e descontos, assim como exigências relacionadas à proficiência do idioma para acompanhar as aulas.

É preciso analisar cada opção a fim de identificar aquela que mais se aproxima dos objetivos de cada um. Por isso, confira os programas disponíveis:


Toronto School of Management - TSOM

Situada na maior cidade canadense, a Toronto School of Management (TSOM) está oferecendo bolsas de estudo em cursos técnicos de Data Analytics, Cyber Security, Digital Marketing, Hospitality and Tourism e Customer Service. As bolsas podem chegar a até CAD$ 8.500. O aluno pode começar o projeto pagando apenas CAD$ 500 de matrícula, quando já pode solicitar o visto. A instituição oferece cursos noturnos com preços ainda mais atrativos e que permitem que os estudantes trabalhem em período integral. Há opções a partir de CAD$ 5.750.

Essa instituição é recomendada para jovens que estão indo sozinhos ao país e procuram por opções com menor investimento. Muitas delas podem abrir portas para seguir carreiras nestas determinadas áreas, o que atrai ainda mais estudantes devido à ampla oportunidade profissional na região.

Aos casais que desejam viajar juntos, a promoção é ainda maior, com descontos de até 50% para a segunda pessoa, dependendo do curso escolhido. Todos dão direito a trabalho e, após o curso, existem diversas maneiras de o aluno estender sua permanência. Contudo, é exigido um nível intermediário de inglês para acompanhar as aulas.

Após concluir o curso, o aluno pode utilizar os créditos adquiridos no programa para continuar seus estudos em instituições como Fleming College Toronto e Niagara College Toronto, com preços e condições bem atrativas, além de serem elegíveis para permissão de trabalho ao final do curso (o PGWP - Post-graduation Work Permit).


Canadian College Technology and Business - CCTB

Localizada em Vancouver, na costa oeste do país, a Canadian College Technology and Business (CCTB) está com bolsas nos cursos de UX, Data engineering and analytics, Business Management, Digital Marketing e pós-graduação em Security Operations Analyst. As bolsas podem chegar a até CAD$ 11.200 e o aluno também pode começar o projeto pagando apenas CAD$ 500 de entrada. Há cursos a partir de CAD$ 7.700.

Os cursos são recomendados para jovens que irão viajar sozinhos, buscam por opções mais econômicas e tem conhecimento intermediário no inglês. A CCTB possuiu diversas parcerias com empresas da região que oferecem oportunidades de trabalho nas áreas dos cursos disponíveis. A mesma promoção de 50% para a segunda pessoa nos casais também é válida para esses programas.


University Canada West - UCW

Também em Vancouver, a UCW é considerada uma renomada instituição de negócios inovadora e orientada tecnologicamente, tendo conquistado cinco estrelas no QS Top Universidades do Mundo. Os programas de MBA custam CAD$ 38.700 pelo período de dois anos, porém, o aluno pode iniciar o programa pagando apenas CAD 7.900 de entrada e o restante enquanto estuda e já trabalha no país, ganhando em dólar.

Há, ainda, opções ideais para jovens que terminaram o ensino médio e buscam uma graduação no exterior. O investimento padrão para cursos de dois anos é de CAD$ 38.400. Com a bolsa, esse valor pode cair para CAD$ 24.000. Os programas com início em julho e setembro de 2023, são elegíveis à permissão de trabalho ao final do curso (o PGWP - Post-graduation Work Permit).

Seja qual for a instituição ou programa escolhido, os alunos contam com diversas opções de pagamento – indo desde o financiamento de até 90% destes valores, carência de 90 dias e parcelamento em até 24 vezes. Assim, os estudantes não precisam pagar toda a quantia antes de viajar ou apresentar comprovação de renda para tal, por se tratar de um crédito estudantil. Os interessados em adquirir alguma destas bolsas podem acessar o link a seguir: http://bit.ly/seda-canada-2023.

 

Serviço:
Bolsas de estudo na TSOM, CCTB e UCW.
Mais informações em: http://bit.ly/seda-canada-2023

SEDA Intercâmbios
https://www.sedaintercambios.com.br/


A Contabilidade muito além da declaração do Imposto de Renda

Profissionais contribuem para análise e tomada de decisões na vida financeira das pessoas


Uma dúvida comum a qualquer empreendedor ou trabalhador de carteira assinada refere-se à necessidade de contratar ou não um profissional da contabilidade para organizar a sua vida financeira e lidar com questões burocráticas, como, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda.

Em 2023, a Receita Federal espera receber cerca de 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda. Trata-se de um documento muito importante, no qual qualquer erro ou equívoco pode gerar multas, causar problemas jurídicos no futuro e, eventualmente, impossibilitar o recebimento de restituição. 

Segundo o conselheiro Haroldo Santos Filho, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), mesmo pessoas com boa educação financeira e conhecimento adequado sobre as suas obrigações fiscais podem cometer erros comprometedores. 

“Ao contratar um contador, você garante que tudo seja feito em tempo hábil e sem que você se preocupe com o processo. O profissional tem entendimento profundo das regras estabelecidas pela Receita Federal e está acostumado, no seu dia a dia, com as obrigações que entrega, a todo momento, para o Fisco, o que traz mais segurança ao contribuinte nas informações fornecidas”, diz o conselheiro. 

Acima de tudo, com o auxílio de um contador, o cidadão pode evitar a temida “malha fina”, pois dificilmente sofrerá com problemas junto ao fisco, mesmo nos modelos mais completos do Imposto de Renda. Quem declara por conta própria pode cometer equívocos e não conseguir corrigir as falhas a tempo, o que gera lançamentos por ofícios, que podem chegar a 125% do valor do imposto.


Além do Imposto de Renda

A Contabilidade pode contribuir muito para um novo panorama financeiro do indivíduo, ao organizar, controlar, estudar e avaliar o patrimônio de uma entidade (pessoa física ou jurídica) permanentemente. Também pode ser entendida como um sistema de informação e avaliação que registra os eventos que alteram o capital e os bens dos usuários com demonstrações e análises de natureza patrimonial, econômica e financeira que podem ser estratégicos o tempo todo, seja para vender um bem ou valorizar o que se tem.

Assim, as técnicas e os conceitos contábeis utilizados para administrar e controlar as finanças de empresas podem ser adaptados para a análise e tomada de decisões na vida financeira, o que interfere na organização da própria administração pessoal. E quais seriam os benefícios de ter esse auxílio contábil na vida pessoal? A contabilidade pode ajudar pessoas no ordenamento da sua vida financeira, auxiliando na utilização de seus recursos da melhor maneira possível.

“Um contador de pessoa física ajuda o indivíduo na análise de dados para que ele entenda seus bens e direitos, bem como as suas obrigações e deveres com a lei. Por meio de um planejamento, é possível que o contador contribua para que essa pessoa comece a gerir melhor o seu patrimônio de forma a ampliá-lo e crescer”, ressalta Haroldo Santos Filho. 



Conselho Federal de Contabilidade (CFC)
cfc@apexagencia.com.br

 

Aquecido: mesmo após 35 mil layoffs, mercado de TI segue contratando e pede por mais desenvolvimento educacional

Formações rápidas, imersivas e acessíveis. Conheça 4 escolas para ampliar os conhecimentos em tecnologia e deslanchar na carreira


Segundo mapeamento da plataforma Layoffs Brasil, o número de demissões no país gira em torno de 35 mil. Apesar dos desafios da desaceleração global, estudo conduzido pela Cortex aponta que em janeiro de 2023 havia 33 mil vagas em aberto para cargos de tecnologia, um crescimento de 38% em relação ao mesmo período de 2022. Diante do cenário, empresas têm repensado estratégias de otimização de recursos financeiros e tecnológicos e ambos perpassam também por investimentos, principalmente o de educação em tecnologia como apoio para o aumento da eficiência operacional das organizações.

Por meio da capacitação profissional em talentos de tecnologia é possível acelerar o aprendizado dos times com foco na redução dos custos, aumento da performance e potencialização dos resultados. Na corrida pela busca de mão de obra qualificada, profissionais que possuem mais experiência e domínio saem na frente, uma vez que são esses talentos que apoiam diretamente o crescimento dos negócios.

“Em outras palavras, as empresas procuram profissionais que estejam atualizados tecnicamente com as novas tendências digitais e, ao mesmo tempo, tenham conhecimentos em comunicação, colaboração, liderança e solução de problemas complexos. Atualmente, existem diversos cursos que trazem essa gama de aprendizados em formatos rápidos, intensivos e acessíveis”, explica Marcell Almeida, CEO da PM3, escola referência na educação de Produtos e Negócios Digitais.

Conheça abaixo 4 escolas para ampliar os conhecimento em tecnologia e deslanchar na carreira:

 

Sprints: cursos rápidos para dominar a área de Produtos e Negócios Digitais 

Com mais de 25 mil alunos capacitados nos últimos 5 anos, a PM3 acaba de lançar a PM3 Sprints, nova unidade de negócios que visa impactar profissionais que atuam em empresas de tecnologia, mas não necessariamente na área de Produtos Digitais. 

Os cursos têm até quatro semanas de duração, com uma abordagem objetiva e direcionada à prática. Dentre os conteúdos estão: “Gestão de Resultados com OKRs”; “Go-to-market: lançamento de Produtos Digitais”; “Gerando Insights com Análise de Dados”; e “Roadmap e Priorização”, englobando profissionais das áreas de Marketing, Analytics, Engenharia, Customer Success, Negócios, entre outras. 

“Esse é um formato que ajuda as pessoas a conhecerem as melhores práticas diretamente dos profissionais que as usam, e depois aplicar imediatamente o conhecimento nas suas empresas. Assim, qualquer negócio pode trabalhar como os melhores”, afirma Rodrigo Iannuzzi, Head da PM3 Sprints. 

Os interessados podem acessar o site da PM3 Sprints para mais informações. 

 

Imersivos: cursos que te preparam para o mercado de trabalho e ainda oferecem suporte de carreira 

A Ironhack, escola global de tecnologia, oferece bootcamps imersivos de Desenvolvimento Web, Análise de Dados, UX/UI Design e Cibersegurança. Os cursos da edtech são indicados para pessoas que almejam migrar de área, profissionais em busca ascensão na carreira e para aqueles que desejam entrar no mercado de tecnologia.

Os bootcamps da Ironhack são eficazes no aprendizado, pois aliam todos os dias conteúdo teórico com exercícios práticos, além disso as aulas são ministradas por um professor principal com o apoio de um professor assistente - que auxilia os alunos com dúvidas pontuais.

Além disso, a edtech oferece suporte de carreira durante e ao final dos bootcamps. “Encontrar um novo trabalho é um exercício que fazemos em conjunto com o aluno. É uma jornada que começa logo na primeira semana do curso”, explica Alexandre Tibechrani, General Manager Americas da Ironhack. Vale lembrar ainda que a instituição oferece diversas opções de financiamento aos interessados.

Para a realização das inscrições ou consultar detalhes adicionais sobre os cursos, acesse: https://www.ironhack.com/br/sao-paulo

 

Aceleração de carreira: Full lança curso gratuito para desenvolvedores integrarem ChatGPT com WhatsApp

Principal edtech focada na capacitação de desenvolvedores do Brasil, a Full Cycle irá promover uma nova edição do Full Cycle Learning Experience, evento online 100% gratuito que visa trazer experiências reais de desafios encontrados em grandes organizações. Nesta edição, o curso ocorre entre os dias 17 e 24 de abril e irá abordar a integração do ChatGPT com o WhatsApp, aproveitando o sucesso do lançamento da plataforma que utiliza Inteligência Artificial.

De acordo com Wesley Willians, CEO da Full Cycle, a escolha pelo tema foi feita para contextualizar os participantes com o recém-lançado ChatGPT, que se popularizou fortemente no mundo todo por promover e aprimorar as tecnologias voltadas à IA. “Hoje, as empresas querem mais do que nunca pessoas que já tenham capacidade de trabalhar e dominar o ChatGPT. Por isso, intensificamos nosso conteúdo para que em sete dias os profissionais saiam mais qualificados sobre essa questão”, comenta.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas a partir deste link.

 

ProTalents: capacitação profissional gratuita com conexão ao mercado de trabalho

A iTalents, primeira aceleradora de carreiras tech do Brasil, está com inscrições abertas para os cursos de Desenvolvedor Full Stack, Fundamentos de UX e Desenvolvimento de Aplicações de Mobile Android. As formações são direcionadas para profissionais que buscam oportunidades no mercado de tecnologia, primeiro emprego ou migração de carreira.

Os cursos são disponibilizados por meio do programa ProTalents e contemplam toda a jornada do estudante, passando por uma formação completa e atualizada das necessidades do setor, possibilitando que o aluno entre no mercado atuando como estagiário, trainee ou analista.

O programa contempla toda a formação, mentorias com profissionais de renome do setor e alocação de talentos no mercado. “Acreditamos na responsabilidade social que temos enquanto formadores de profissionais e conhecemos as dificuldades de entrar no mercado de trabalho. Queremos empoderar os estudantes com conhecimentos, habilidades e experiências de nível básico a especialistas, de modo que a pessoa possa iniciar sua carreira digital trabalhando como um estagiário, trainee ou analista”, detalha Paulo Camargo, CRO da ITalents. 

Os interessados podem acessar o site da iTalents para inscrições e mais informações.

 

Por que o embedded insurance é uma das maiores tendências do mercado de seguros?


A expressão ‘embedded Insurance’ (seguro conectado) tem sido vista com frequência em diversas notícias e se tornou tema frequente dos eventos do mercado segurador. Ele envolve diversos elementos em sua estratégia comercial, permitindo que qualquer empresa possa se conectar às ofertas de seguros e oferecê-las dentro da jornada de consumo de produtos e serviços dos seus clientes. 

Entre os motivos que levam o embedded insurance a ser considerado uma tendência crescente no setor está a conveniência e simplicidade para o seu consumo. Em vez de comprar um produto de seguro separadamente, os consumidores podem adquiri-lo como parte de outro produto ou serviço, como uma compra online, um empréstimo, um cartão de crédito ou até mesmo um carro novo. 

Isso torna o processo de aquisição de seguro mais fácil e menos demorado para os consumidores, que muitas vezes preferem evitar a burocracia e a complexidade de contar com uma cobertura separadamente. Além disso, o embedded insurance pode ser uma fonte de receita adicional para empresas que oferecem esses produtos e serviços, o que pode ser benéfico para o crescimento dos negócios. 

Outro motivo pelo qual esse modelo de oferta é uma das maiores tendências do mercado de seguros está relacionado ao crescente uso da tecnologia pelas empresas para personalizar produtos e serviços (como, por exemplo, no nicho de varejo), de forma que estes possam atender às necessidades individuais dos seus clientes. Assim, ele pode ser customizado para se adequar a diferentes perfis de risco, tornando-o mais atraente para os consumidores que buscam soluções personalizadas e adaptadas às suas necessidades. 

Por fim, o embedded insurance pode ajudar a aumentar a conscientização sobre a importância do seguro, tornando-o mais acessível e fácil de adquirir. Isso pode levar a uma maior adoção do seguro, o que pode ser benéfico tanto para os consumidores quanto para as empresas que oferecem esses produtos e serviços.

 

 Weliton Costa - diretor de Desenvolvimento de Negócios LATAM da eBaoTech, e palestrante do ITC Miami 2023


Estação Santa Cruz recebe feira de adoção de cães nesta quarta

Olga foi encontrada em uma caixa de papelão e hoje espera por um novo lar


Seis cachorros estarão à espera de um novo lar ao lado da Linha 5-Lilás, por meio de parceria entre a ViaMobilidade e a ONG Cão Sem Dono 

 

Quem observa a cachorrinha Olga talvez não imagine que, no início do ano, foi encontrada desnutrida e abandonada com oito filhotes, em uma caixa de papelão no Grajaú, zona Sul de São Paulo. Agora cuidada pela ONG Cão Sem Dono, ela busca uma nova família para amá-la. Olga é um dos seis cachorros que estarão na feira de adoção, que acontece hoje (26), das 11h às 16h, na Estação Santa Cruz, em parceria com a ViaMobilidade, operadora da Linha 5-Lilás do metrô.

Todos os filhotes encontrados agora têm um lar e Olga espera a sua vez. A pet é um dos exemplos de histórias de superação de cachorros que foram abandonados ou até passaram por crueldades. Ela estará ao lado de Quinzinho, Juninho, Paty, Estopinha e Amora, próxima da praça da estação, que também atende à Linha 1-Azul do Metrô.

Para adoção, a pessoa interessada precisa ter idade a partir de 25 anos e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Os voluntários da ONG fazem uma entrevista para atestar se o interessado reúne condições de espaço e financeira para avançar com a adoção. O grupo pode levar o bichinho de carro até a nova casa, se for necessário.

Segundo Aline Silva, bióloga e voluntária da ONG Cão Sem Dono, a adoção possibilita ao animal um sentimento de gratidão aos responsáveis, que têm direito a 30 dias de veterinário gratuito disponibilizado pela entidade sem fins lucrativos, castrado e com vermífugo já aplicado. “A adoção faz com que o cachorro se torne parte da família e as pessoas também mudam. Há estudos que falam dos benefícios da saúde mental após o acolhimento”, diz.

É o caso do casal Fábio Augusto e Karine Carlos da Silva, que adotaram dois cães por meio da ONG. Um deles é o Jucilei, que foi encontrado em um bueiro em Parelheiros, zona sul da Capital, com duas balas alojadas no corpo. O outro foi o Jimi, que tinha o nome de BR, visto que foi achado à beira da BR-116, no trecho da Rodovia Régis Bittencourt.

Fábio afirma que, ao ouvir as histórias da Jucilei e Jimi, seus olhos encheram de lágrimas ao lado da esposa. Em seguida, a adoção mudou não só a vida dos cães, como do casal também. “O que mais mudou foi sentir a casa mais cheia, um lar mais ameno. Até a nossa relação, Karine e eu, foi melhorada. Eles são muito carinhosos, dóceis e trouxeram mais alegria”, cita.

Segundo o responsável, a dupla gosta de passear e, Jimi, o mais velho, é o mais “elétrico” de casa, embora ambos sejam bem brincalhões. “Já estávamos pensando em adotar cachorros mais velhos e grandes, que são mais difíceis de serem adotados e a gente tem espaço em casa. Hoje, percebemos que eles têm um sentimento de gratidão. Não destroem nada e são muito bonzinhos”, conta..


Sudeste é maioria em ranking de destinos mais reservados por brasileiros no feriado do Dia do Trabalhador, aponta Booking.com

 Para a alegria de quem não perde uma oportunidade para viajar, o mês de maio já começa com um feriado em plena segunda-feira: o Dia do Trabalhador (ou Dia do Trabalho). E com as temperaturas começando a baixar em muitas partes do país, o brasileiro vai aproveitar o clima ameno de outono em algumas cidades famosas para curtir o friozinho. É o que aponta um levantamento de dados* da Booking.com, que revelou os destinos mais reservados pelos turistas do país no feriado de 1º de maio.

De acordo com Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com no Brasil, “é interessante observar que, nas cidades mais reservadas pelos brasileiros para o período, apenas o Rio de Janeiro é um destino de praia, o que difere do último feriado de Tiradentes, quando observamos três destinos litorâneos no top 5. O brasileiro vai começar o mês aproveitando lugares tradicionais de inverno, como Gramado e Campos do Jordão, além do agito de grandes capitais”.

No ranking, as cidades da região Sudeste são maioria, mas há também há representantes do Sul e do Centro-Oeste.

 

5 destinos mais reservados pelos viajantes brasileiros, na plataforma da Booking.com, para o feriado do Dia do Trabalhador*:

1) Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

2) São Paulo, São Paulo

3) Gramado, Rio Grande do Sul

4) Campos do Jordão, São Paulo

5) Campo Grande, Mato Grosso do Sul

 

*Reservas efetuadas até o dia 18 de abril de 2023 por viajantes brasileiros, na plataforma da Booking.com, para o período de 29 de abril a 1º de maio de 2023. Por se tratar de reservas para data futura, o ranking está sujeito a alteração devido a cancelamentos e novas reservas.

 

Booking.com 

A geração Z e a busca pelo "Santo Graal" da sustentabilidade: como as marcas podem acompanhar essa Jornada

Jovens, conectados e engajados: essa é a Geração Z, aqueles nascidos entre meados dos anos 1990 e 2010. Essa turma está crescendo e, aparentemente, sua missão de vida é transformar o mundo em um lugar mais sustentável e com propósito. Então, atenção, marcas! Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada épica para conquistar o coração dessa geração, que espera nada menos do que a luta incessante por um mundo mais verde e justo. Peguem seus casacos de couro vegano e preparem-se, porque a aventura está apenas começando!


O Chamado da Geração Z: Propósito e Sustentabilidade

O primeiro passo para entender a Geração Z é compreender que, para eles, propósito e sustentabilidade são praticamente sinônimos de água e ar. Essa turma se preocupa com o futuro do planeta e exige que as marcas façam o mesmo. O greenwashing e as falsas promessas não vão funcionar aqui – a Geração Z tem um radar poderoso para detectar marcas que não estão realmente comprometidas com a causa.

Então, o que isso significa para as marcas? Simples: se vocês querem conquistar a Geração Z, precisam estar verdadeiramente comprometidos com a sustentabilidade e o propósito. Isso implica em repensar a cadeia de produção, as embalagens e até mesmo a própria essência das empresas. A boa notícia é que, ao fazer isso, vocês não apenas ganharão o coração da Geração Z, mas também contribuirão para um mundo melhor. Todo mundo sai ganhando!


As três armas mágicas das marcas na jornada da sustentabilidade

1 - Transparência: A Geração Z valoriza a honestidade e a transparência. Para conquistar a confiança desses jovens, as marcas devem ser abertas sobre seus processos, impactos ambientais e sociais e as medidas que estão tomando para minimizá-los. Então, não tenham medo de compartilhar informações e dados: quanto mais transparência, melhor.

2 - Inovação: Essa geração cresceu em um mundo em constante transformação, e a inovação faz parte de seu DNA. Portanto, as marcas que desejam cativar a Geração Z precisam investir em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos e serviços mais sustentáveis. Pensem em embalagens biodegradáveis, produtos recicláveis e processos de produção mais limpos. A criatividade é a chave!

3 - Empatia e engajamento social: A Geração Z busca marcas que se preocupam com as pessoas e o meio ambiente. Ações de responsabilidade social e ambiental, como projetos de educação e conservação, podem ser uma maneira eficaz de mostrar que a marca está comprometida com a causa. Além disso, promover o diálogo e ouvir as preocupações e ideias dos jovens é fundamental para criar um relacionamento duradouro com essa geração.


O caminho do sucesso: casos de marcas que estão fazendo a diferença

Algumas marcas já estão trilhando o caminho do sucesso na busca pela conquista da Geração Z, abraçando a sustentabilidade e o propósito como parte de seu DNA. Vamos conhecer alguns desses heróis corporativos:

  • Patagonia: Essa marca de roupas outdoor é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e a justiça social. A Patagonia utiliza materiais reciclados e orgânicos em seus produtos e apoia diversas causas ambientais e sociais. Além disso, a empresa incentiva a reparação de roupas e equipamentos, prolongando sua vida útil e reduzindo o impacto no meio ambiente. A Geração Z adora a transparência e o comprometimento da Patagonia com um mundo melhor. 
  • Lush: Essa empresa de cosméticos é famosa por seus produtos "nus" (sem embalagem) e por seu ativismo em prol de causas sociais e ambientais. A Lush utiliza ingredientes naturais e não testa seus produtos em animais. A empresa também investe em projetos de conservação e em campanhas de conscientização sobre questões ambientais e sociais. A Geração Z se identifica com os valores e a postura ética da Lush. 
  • Beyond Meat: A fabricante de alimentos à base de vegetais tem como objetivo fornecer alternativas sustentáveis e saudáveis à carne. A Beyond Meat é transparente sobre seu processo de produção e os benefícios ambientais de seus produtos. A empresa também colabora com instituições de pesquisa para aprimorar seus produtos e diminuir ainda mais seu impacto no planeta. A Geração Z se sente atraída pela inovação e o compromisso com a sustentabilidade da Beyond Meat.

 

A chave do tesouro: como as marcas podem atrair a geração Z e construir um futuro sustentável

Conquistar a Geração Z e alcançar a sustentabilidade pode parecer uma jornada épica, mas, com as atitudes e estratégias corretas, é possível alcançar o tão almejado tesouro. Aqui estão algumas dicas para as marcas que desejam se conectar com essa geração e construir um futuro mais sustentável: 

  • Sejam autênticos: A Geração Z valoriza a autenticidade. Não tentem disfarçar ou criar uma imagem falsa de sustentabilidade. Sejam honestos sobre seus esforços e progresso nessa área. 
  • Invistam na comunicação: A Geração Z é altamente conectada e se informa principalmente por meio de redes sociais e outras plataformas digitais. Invistam em uma comunicação eficiente e criativa que transmita os valores e o propósito da marca nesses canais. 
  • Ouçam e dialoguem: A Geração Z quer ser ouvida e participar das decisões que afetam seu futuro. Promovam o diálogo, valorizem suas opiniões e ideias e mostrem que a marca está disposta a aprender e evoluir junto com eles. 
  • Estejam preparados para mudar: A Geração Z é exigente e espera que as marcas sejam capazes de se adaptar rapidamente às mudanças. Estejam dispostos a repensar processos, modelos de negócio e até mesmo a cultura organizacional para atender às expectativas dessa geração e às demandas por um futuro mais sustentável. 
  • Celebrem as conquistas: Quando alcançarem marcos importantes na jornada da sustentabilidade, compartilhem e celebrem esses momentos com a Geração Z. Essas conquistas ajudam a fortalecer a conexão com essa geração e mostram que a marca está comprometida com a causa. 
  • Colaborem com outras empresas e organizações: A busca pela sustentabilidade é uma missão coletiva. Estabeleçam parcerias com outras empresas, ONGs e instituições que compartilham dos mesmos valores e objetivos. Juntos, é mais fácil promover mudanças significativas e duradouras. 

Em resumo, a Geração Z espera que as marcas sejam verdadeiras agentes de mudança no mundo e estejam genuinamente comprometidas com a sustentabilidade e o propósito. Aqueles que aceitarem esse desafio e se dedicarem a essa causa não apenas conquistarão o coração dessa geração, mas também ajudarão a construir um futuro mais justo, verde e próspero para todos. A jornada pode ser longa e desafiadora, mas o resultado valerá a pena. Então, marcas, preparem-se e sigam em frente! O futuro está em suas mãos.

 

 João Fernando Saddock - apaixonado por inovação e Growth Hacking, com vasta experiência em marketing, implementação e avaliação de estratégias de marca e comunicação de alta performance. Trabalhando com uma ampla variedade de clientes internacionais em empresas renomadas como Bedouin CC, Publicis, Leo Burnett, CCZ e Competence, gerou valor para marcas como Heineken, General Motors/Chevrolet, Carrefour, Fiat, Samsung, Kellogg's, Disney, Volkswagen, KiCofee, Fly Emirates, entre outras. Recentemente, o especialista deixou sua posição de Head de Marketing na Zharta.io, uma empresa de empréstimo de criptoativos com sede em Portugal que utiliza NFTs como colateral, para se tornar Marketing Manager na divisão de educação da H-Farm, hub de educação internacional, inovação e empreendedorismo que apoia startups em diversos setores, localizada na Itália. https://www.linkedin.com/in/jsaddock/?locale=en_US


terça-feira, 25 de abril de 2023

Mitos e verdades sobre a vacina contra a gripe: o que você precisa saber para se proteger

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, promovida pelo Ministério da Saúde, tem como meta imunizar pelo menos 90% do público prioritário até o dia 31 de maio. São cerca de 81,8 milhões de pessoas, incluindo idosos, crianças, profissionais de saúde, professores, gestantes e pessoas com comorbidades.

A gripe é uma doença infectocontagiosa que pode afetar as vias respiratórias e levar a complicações sérias, especialmente em grupos mais vulneráveis. Como se sabe, a vacinação é um método de prevenção amplamente reconhecido para diversas doenças, incluindo a gripe.

A infectologista, Dra. Rebecca Saad, coordenadora do SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) do CEJAM, destaca a importância da imunização como medida de proteção individual e coletiva. “A vacina é segura e protege não apenas quem a recebe, mas também a comunidade como um todo, pois reduz a circulação do vírus", ressalta.

Com o intuito de esclarecer alguns mitos e verdades frequentemente relacionados à vacinação, a especialista compartilhou informações relevantes sobre o assunto.

 

A vacina contra a gripe apresenta riscos à saúde?

Mito. A vacina contra a gripe passa por rigorosos testes antes de ser aprovada para uso, garantindo sua qualidade e eficácia. É importante lembrar que a vacinação não só protege a si mesmo, mas também ajuda a proteger todos ao seu redor, reduzindo a disseminação do vírus. É válido ressaltar que os efeitos colaterais da vacina são geralmente leves e temporários, sendo extremamente raros os casos de eventos adversos mais graves.

 

Pessoas saudáveis precisam se vacinar?

Verdade. A vacinação é uma medida preventiva importante para evitar a propagação da doença e diminuir a chance de complicações graves, como pneumonia e hospitalização. Além disso, ao se vacinar, as pessoas saudáveis também contribuem para a proteção de grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas.

 

É seguro para mulheres grávidas receberem a vacina?

Verdade. A vacinação contra a gripe durante a gravidez e a amamentação é uma opção segura para as mulheres, além de ser benéfica para a saúde da mãe e do bebê, reduzindo o risco de complicações associadas à doença.

 

A vacina da gripe pode me deixar gripado?

Mito. A vacina contra a gripe é feita com fragmentos do vírus (antígenos), que não são capazes de causar a doença. No entanto, é possível que algumas pessoas sintam reações leves após a vacinação, que desaparecem em um ou dois dias.

 

Fui vacinado no ano passado, então não é necessário receber a vacina novamente este ano?

Mito. A vacinação anual contra a gripe é recomendada porque a composição da vacina é atualizada anualmente para se adaptar aos novos tipos de vírus da gripe. A imunidade fornecida pela vacina pode diminuir com o tempo e, portanto, é fundamental se vacinar todos os anos.

 

A vacina contra a gripe pode beneficiar pessoas com doenças crônicas e cardiovasculares?

Verdade. Isso ocorre porque a gripe pode ser um fator de agravamento de doenças crônicas e eventos cardiovasculares. Sendo assim, a vacinação beneficia esses grupos de forma indireta. 

Como destacado pela especialista, a vacinação contra a gripe é uma medida de saúde pública eficaz e comprovada para proteger a si mesmo e a comunidade ao seu redor. Ao se vacinar, você reduz a chance de contrair a doença e, consequentemente, de transmiti-la para outras pessoas, especialmente as mais vulneráveis.

 

Como evitar a hipertensão adotando 5 hábitos simples

Doença que mata um brasileiro a cada 2 minutos, pode ser evitada com práticas cotidianas, de acordo com o cardiologista

 

Instituído em 2002 pelo então Governo Federal do Brasil — por meio da Lei 10.439 — o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é comemorado anualmente em 26 de abril e tem como objetivo a conscientização da sociedade brasileira acerca da importância de prevenir e tratar a hipertensão, doença causada pela elevação da pressão arterial a níveis atípicos, ou seja, acima de 140×90 mmHg.

 

No Brasil, a hipertensão atinge mais de 30% da população adulta, de acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, e é a principal causa de mortes no país, vitimando cerca de 300 mil brasileiros por ano, segundo dados da Universidade Federal de Pelotas. A alta incidência de mortes em decorrência da hipertensão é motivada pelas graves consequências da doença sobre o corpo, podendo causar desde dores de cabeça leves até um Acidente Vascular Cerebral (AVC), conforme ressalta o Dr. Marcelo Pinho, cardiologista da maior rede de clínicas médicas do país, a AmorSaúde.

 

“A hipertensão arterial sistêmica, é uma das doenças mais prevalentes no mundo. Nesse sentido, os impactos dela podem variar desde uma dor de cabeça leve até problemas renais, problemas cardíacos, AVC e sequelas de outras patologias, como insuficiência venosa e arterial. Além disso, cabe destacar que ela também predispõe o acontecimento de diversas outras doenças cardíacas como o infarto e uma série de complicações que podem ocorrer caso a doença não seja diagnosticada e nem tratada corretamente”, aponta o cardiologista da rede que é parceira do Cartão de TODOS.

 

Frente ao risco representado pela doença, o Dr. Marcelo explica que a prevenção é simples e pode ser realizada com base em pequenas ações do cotidiano. Confira os cinco hábitos capazes de contribuir para evitar o desenvolvimento da hipertensão, de acordo com o cardiologista:


 

Meça a sua pressão com frequência

 

É importante que você faça seus exames e desenvolva o hábito de aferir a sua pressão, o que atualmente é possível até mesmo por aplicativos de smartphones. Se você identificar que a sua pressão arterial está alta e se elevou acima do nível máximo, busque um profissional para verificar como anda a sua saúde arterial. Além disso, cabe lembrar que, a depender da sua idade, é recomendado que ao menos uma vez por ano você consulte um cardiologista. 


 

Adote uma alimentação balanceada, com menos sódio e conservantes 

 

É recomendável também que, para evitar a hipertensão, o paciente ingira o mínimo possível de sódio e conservantes. Comer “comida” natural ao invés de processados, faz muito bem ao organismo e pode evitar o desenvolvimento de doenças de alto risco como a hipertensão. 


 

Faça atividades físicas, mesmo que de baixa intensidade 

 

Ao menos 30 minutos de movimento por dia podem ter um grande impacto positivo sobre a saúde dos pacientes, contribuindo para evitar a hipertensão e, inclusive, para reduzir níveis de estresse. 


 

Evite cigarros e bebidas alcoólicas

 

Não é segredo que estes dois fatores possuem um impacto negativo sobre o organismo. Mas ao contrário do que muitos pensam, além do impacto do cigarro sobre o sistema respiratório e da bebida alcoólica sobre o fígado, ambos podem causar e agravar a hipertensão, por isso é fundamental evitá-los.


 

Reduza o estresse  

Por fim, a calma também pode ser um grande aliado contra essa doença que não tem cura. Meditar, evitar conflitos e buscar estabelecer mais contato com a natureza podem ajudar a evitar o desenvolvimento da hipertensão.

 

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