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sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

AGENDA DE ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM JANEIRO NO SESC BELENZINHO

Temporada de Maria e os Insetos e recreações do Sesc Verão são destaque do mês


Em janeiro, o Sesc Belenzinho oferece diversas atividades para crianças, desde oficinas de tecnologias, como Meu Primeiro Game (16/1) e Experiências Animadas: Holografia (dias 15 e 19), recreações esportivas, como Ginástica Rítmica (de terça a domingo), exibições dos filmes Divertidamente, Viva – A Vida é Uma Festa e Os Incríveis 2 (dias 18, 19 e 20) e temporada de teatro Maria e os Insetos (aos sábados e domingos, até o dia 30), entre outras programações. 

Para acesso e permanência na unidade é obrigatório a todos os públicos o uso correto de máscaras (cobrindo nariz e boca) e, para pessoas acima de 12 anos, apresentação do comprovante de vacinação físico ou virtual, com o esquema vacinal completo. 

Confira a programação completa.

 

TEATRO

 

MARIA E OS INSETOS

Até 30 de janeiro de 2022. Sábados e domingos, 12h
Local: Teatro (374 lugares)

Ingressos: R$ 24,00 (inteira); R$12,00 (meia entrada/ Credencial Plena do Sesc). Grátis (crianças até 12 anos).
Venda online em sescsp.org.br/belenzinho. Venda presencial, nas bilheterias de todas as unidades da rede Sesc
Recomendação etária: livre
Duração: 60 minutos


No início do século 17, uma mulher decide explorar sozinha as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e... insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.


FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Thaís Medeiros 
Dramaturgia: Companhia Delas de Teatro 
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld 
Direção de Arte: Mira Haar 
Trilha Sonora Original: Arthur Decloedt
Iluminação: Wagner Freire 
Produção Geral: Companhia Delas de Teatro

 

CINEMA E VÍDEO 

DIVERTIDAMENTE
Dia 18 de janeiro de 2022. Terça, 15h30

Local: Teatro (374 lugares)
Grátis, com retirada de ingressos com 1h antes
Livre

(Dir.  Pete Docter, EUA, 2015, 1h35min)
Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco.

Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local.

Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle - e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

 

VIVA - A VIDA É UMA FESTA!
Dia 19 de janeiro de 2022. Quarta, 15h30

Local: Teatro (374 lugares)
Grátis, com retirada de ingressos com 1h antes
Livre

 

(Dir.  Adrian Molina, Lee Unkrich, EUA, 2017, 1h45min)
Miguel é um menino de 12 anos que quer muito ser um músico famoso, mas ele precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Determinado a virar o jogo, ele acaba desencadeando uma série de eventos ligados a um mistério de 100 anos. A aventura, com inspiração no feriado mexicano do Dia dos Mortos, acaba gerando uma extraordinária reunião familiar.

 


OS INCRÍVEIS 2
Dia 20 de janeiro de 2022. Quinta, 15h30

Local: Teatro (374 lugares)
Grátis, com retirada de ingressos com 1h antes
Livre

(Dir. Brad Bird, 2018, EUA, 1h58 min)
Quando Helena Pêra é chamada para voltar a lutar contra o crime como a super-heroína Mulher-Elástica, cabe ao seu marido, Roberto, a tarefa de cuidar das crianças, especialmente o bebê Zezé. O que ele não esperava era que o caçula da família também tivesse superpoderes, que surgem sem qualquer controle.

 

 

TECNOLOGIAS E ARTES 

EXPERIÊNCIAS ANIMADAS: HOLOGRAFIA
Dias 15 e 19 de janeiro de 2022. Sábado e quarta, das 10h30 às 12h30

Local: Espaço de Tecnologias e Artes – 1º andar

Grátis, com retirada de ingressos 1h antes
Livre
Com educadores Sesc

 

Criação de um experimento animado que simula um holograma. Através de ilusão de ótica e projeção, utilizando materiais acessíveis e aplicativos gratuitos, é possível ver diferentes imagens flutuando no ar em 3D. Apesar da holografia ser uma tecnologia utilizada para representar imagens com a utilização de raios laser, é possível simular seu efeito visual utilizando celulares, tablets ou TVs.
 

 

MEU PRIMEIRO GAME
Dia 16 de janeiro de 2022. Domingo, das 14h às 16h

Local: Espaço de Tecnologias e Artes – 1º andar

Grátis, com retirada de ingressos 1h antes
Livre
Com educadores Sesc

 

Por meio da ferramenta Scratch, os participantes criam e imaginam jogos 2D de modo fácil e lúdico. São apresentados conceitos básicos sobre animação, interatividade, programação e o funcionamento colaborativo da plataforma.

 

BRINQUEDOS RECICLÁVEIS
Dias 21 de janeiro de 2022. Sexta, das 10h30 às 12h30

Local: Espaço de Tecnologias e Artes – 1º andar

Grátis, com retirada de ingressos 1h antes
Livre
Com educadores Sesc

 

Como reaproveitar materiais recicláveis que presentes diariamente nas residências? No estilo "faça você mesmo", atividade traz à tona a criatividade para a construções de brinquedos a partir de materiais recicláveis como papelão, isopor, plásticos entre outros.

 

 

SESC VERÃO
ESPORTE E ATIVIDADE FÍSICA


GINÁSTICA RÍTMICA
Até 30 de janeiro de 2022. Terça a domingo

10h às 10h50 – para crianças de 3 a 6 anos

15h às 15h50 – para crianças de 6 a 12 anos
Local: Sala Ginástica para todos – 2º andar

Grátis, com distribuição de senhas 30 minutos antes
Com a Cia GR

 

A Ginástica Rítmica é uma modalidade esportiva e olímpica, praticada com os seguintes aparelhos: bola, corda, arco, maças e fita, através dos quais são obtidas harmoniosas combinações e várias formas de trajetórias e ritmos.
Um esporte tanto emocionante quanto belo, não requer somente
habilidades, mas também graça e domínio corporal.

 

Durante a aula, crianças poderão experimentar a modalidade por meio do brincar, explorando diferentes objetos e espaços que envolvem a modalidade esportiva.

 

JOGOS DE REBATER
Até 30 de janeiro de 2022. Terça a domingo, das 10h às 16h

Local: Galpão Multiuso
Grátis. Acesso livre

Com educadores Sesc


Recreação esportiva em família de jogos de rebater como Badminton, mini tênis e tênis de mesa.

 

BRINCADEIRAS GINÁSTICAS
Até 30 de janeiro de 2022. Terça a domingo, das 11h às 14h

Local: Sala Ginástica para todos – 2º andar

Grátis. Acesso livre

Com educadores Sesc

Voltado para crianças de 3 a 12 anos

 

Durante a recreação, as crianças poderão experimentar as modalidades de Ginásticas (Ginástica Artísticas, Ginásticas, Rítmica, Ginástica para Todos, Ginástica de Trampolim) por meio da interação e vivência das habilidades, explorando diferentes objetos e gestos esportivos que integram a modalidade.


 

ROPE SKIPPING
Até 30 de janeiro de 2022. Sábados e domingos, das 14h às 17h

Local: Praça

Grátis. Acesso livre

Livre

Com  Equipe Pé de Mola


Modalidade esportiva com diversidades de saltos, manejos e elementos acrobáticos utilizando cordas. A modalidade inova a maneira de pular corda, buscando sincronia entre corpo, ritmo e espaço, de forma individual ou em grupo.

 

K-POP
Dias 15, 22 e 29 de janeiro de 2022. Sábados, às 16h

Local: Praça

Grátis. Acesso Livre

Livre

Com Thiago Tang


O K-Pop é a uma febre musical! Embora o estilo de música pop da Coreia do Sul já tenha mais de 20 anos de existência, o estilo vem ganhando ainda mais espaço. Para o fã de K-Pop não é importante só conhecer os integrantes dos grupos ou as letras das músicas, as coreografias também são marcantes e muito contagiantes! Durante as aulas abertas, o público aprenderá as coreografias mais recentes e divertidas dos artistas mais famosos da Coreia.

Thiago Tang já está dentro do universo do K-Pop desde 2012, sendo cover de K-Pop, professor de K-Dance, coreógrafo, jurado de competições e MC de vários eventos de cultura coreana pela Grande São Paulo, e já em outros estados do Brasil. Entre os seus últimos trabalhos estão a participação no grupo All G, pela KO Entertainment; dono do projeto e hashtag #projetorefraokpop, onde publica vídeos de refrões de coreografias; e participação convidada no vídeo cover de Alcohol Free, pelo grupo B2.


 

AGENDA POR DATA


15 |SAB

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h30 – tecnologias e artes - Experiências Animadas: holografia
11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos

14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

16h – esporte e atividade física – K-Pop

 

16 | DOM

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos

14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

14h – tecnologias e artes – Meu primeiro Game

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

18| TER

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

15h30 – cinema e vídeo - Divertidamente
 

19| QUA
10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h30 – tecnologias e artes - Experiências Animadas: holografia
11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

15h30  cinema e vídeo - Viva - a vida é uma festa!
 

20| QUI

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

15h30 – cinema e vídeo - Os incríveis 2
 

21| SEX

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

10h30 – tecnologias e artes – Brinquedos recicláveis

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

22| SAB

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos
14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

16h – esporte e atividade física – K-Pop

 

 

23 | DOM

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos

14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

25| TER

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

26| QUA

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

27| QUI

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

28| SEX

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

29 | SAB

10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos

14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

16h – esporte e atividade física – K-Pop

 

30 | DOM
10h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (3 a 6 anos)

10h – esporte e atividade física – Jogos de Rebater

11h – esporte e atividade física – Brincadeiras Ginásticas

12h – teatro – Maria e os Insetos

14h – esporte e atividade física – Rope Skipping

15h – esporte e atividade física – Ginástica Rítmica (6 a 12 anos)

 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIDADE

Máscaras
Permanece obrigatório o uso de máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz.

Apresentação do comprovante de vacina
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Desde 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.


 

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
sescsp.org.br/Belenzinho

Facebook | Instagram | YouTube: @sescbelenzinho

 

Estacionamento
De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.
Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional.

Para espetáculos pagos, após as 17h: R$ 7,50 (Credencial Plena do Sesc - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo). R$ 15,00 (não credenciados).

Transporte Público
Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)


O musical A COR PÚRPURA reestreia nos palcos cariocas em 20 de janeiro

Foto: Cyntia Salles

Com cinco atores testados positivamente para Covid-19, o musical A COR PÚRPURA teve sua estreia adiada para 20 de janeiro, às 20h, no Teatro Riachuelo. A curta temporada seguirá até 20 de fevereiro, sempre de quinta a domingo. 

 

Para garantir os bilhetes, é só acessar o site: www.sympla.com.br

 

O Teatro Riachuelo Rio cumpre todas as medidas sanitárias e orientações dos órgãos responsáveis, com a supervisão geral do infectologista Rodrigo Lins, vice-presidente da Sociedade de Infectologia do Estado do Rio de Janeiro.


Miguel Falabella volta a SP com a peça A Mentira

APÓS TEMPORADA DE SUCESSO EM 2019, A MENTIRA VOLTA AOS PALCOS A PARTIR DE MARÇO 

A aclamada peça teatral dirigida por Miguel Falabella volta a São Paulo em curta temporada a partir de 4 de março. As apresentações acontecem no Teatro Claro com grande elenco

 

A Mentira é uma comédia deliciosa do aclamado escritor Florian Zeller, que cria uma dramaturgia engenhosa e com tempos desafiadores para o público, trazendo de forma leve e divertida uma reflexão sobre os limites da fraqueza e da lealdade nas relações pessoais. 

Na história, Alice surpreende o marido de sua melhor amiga com outra mulher, criando, assim, um conflito para si: contar ou não à amiga o que viu? Seu marido, Paulo, tenta convencê-la a esconder a verdade, defendendo assim a mentira. É só para proteger seu amigo? Ou ele também tem algo a esconder? 

A peça tem uma narrativa brilhante e abre um diálogo instigante sobre a verdade, em um momento em que estamos sendo bombardeados por fake news, traçando um paralelo com a realidade onde não se sabe mais o que é verdade e o que é mentira. 

Traduzida, dirigida e estrelada por Miguel Falabella, A Mentira é uma comédia sobre a arte de esconder para proteger aqueles que amamos ou não. A nova temporada conta com grande elenco e Falabella divide o palco com Danielle Winits, Alessandra Verney e Fred Reuter. 

A temporada paulistana acontece a partir de 4 de março no Teatro Claro, localizado dentro do Shopping Vila Olímpia. Os ingressos já estão disponíveis para venda na bilheteria do teatro e pelo site da Sympla. Mais informações no serviço. 

A Mentira é apresentada por Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, tem patrocínio de Claro e apoio de Sonda. A realização é da Bárbaro! e Atual Produções.

 

Sobre o autor

Florian Zeller escreveu seu primeiro romance, Neve Artificial, quando tinha vinte e dois anos de idade. Mas foi sua terceira obra, A Fascinação pelo Pior (o vencedor do Prix Interallié de 2004), que fez dele um nome conhecido na França. O livro, que explora a relação do Ocidente com o Islã, causou alguma controvérsia. Foi selecionado para o Prix Goncourt. 

Sua comédia, O Pai, é um dos sucessos mais notáveis dos últimos anos, estreando no West End londrino com críticas de cinco estrelas e excelentes listagens nas Melhores Peças do Ano. Foi considerada como "A nova Peça mais aclamada da última década". Foi adaptada para o cinema com atuação de Anthony Hopkins e teve indicação a seis Oscars, ganhando dois deles, Melhor ator e Oscar de melhor argumento/ roteiro adaptado.

 

Ficha Técnica

Texto: Florian Zeller

Versão e Direção: Miguel Falabella

Elenco: Miguel Falabella, Danielle Winits, Alessandra Verney e Frederico Reuter

Cenário: Zezinho Santos e Turíbio Santos

Iluminação: Guillermo Herrero

Designer de som e trilha: Leandro Lapagese

Figurino: Ligia Rocha e Marco Pacheco

Visagismo: Andreson Bueno

Fotos: Caio Galucci

Gerente de Produção: Fabio Campos

Produtores: Antonio Ranieri e Robert Litig

Iluminador: Jukyara Felipe

Técnico de Som: Carlos Ferreyra

Chefe de Palco: Sidney Felippe

Técnico de palco / Maquinista: Marlon Bandarz

Camareira: Nieta Costa

Financeiro: Natalia Oliveira

Elaboração e prestação de lei de incentivo: Patricia Figueiredo

Coordenadora de Marketing: Dani Bon

Atendimento: Talita Trevisani

 

Produção Geral: Julio César e Bárbara Guerra

Realização e Produção: ATUAL PRODUÇÕES, BÁRBARO! PRODUÇÕES e AVEIA CÔMICA

 

 

Teatro Claro SP – Shopping Vila Olímpia

R. Olimpíadas, 360 - Vila Olímpia, São Paulo - SP, 04551-000

http://teatroclarosp.com.br/

Temporada a partir de 4 de março de 2022

Sextas e Sábados às 21h

Domingos às 19h

Ingressos - de R$ 70,00 a R$ 180,00

Obs.: Confira legislação vigente para meia-entrada

CANAIS DE VENDAS OFICIAIS:

 https://bileto.sympla.com.br/event/71127/d/123278 – com taxa de serviço

 Bilheteria física – sem taxa de serviço

Teatro Claro (Shopping Vila Olímpia – 5º piso) - de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h, inclusive feriados.

Telefone: (11) 3448-5061 

Classificação: 10 anos

Acessibilidade (em18 de março, haverá sessão com audiodescrição e libras)

Ar-condicionado

 

Paulo Goulart Filho encena o monólogo Francesco em temporada no Sesc Santo André

Paulo Goulart no espetáculo Francesco.
 Foto: Rodrigo Veneziano 


Com texto de Dario Fo e direção de Neyde Veneziano, ator interpreta São Francisco de Assis e outros 20 personagens na peça, entre eles, um lobo.  

A característica do espetáculo é dada pela música, cenário e figurino, que ajudam a contar as histórias de forma intrigante e performática. 

Sextas e sábados, de 21 de janeiro a 12 de fevereiro.


Francesco  

A peça estreou em 2019, com temporadas no Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo e Belo Horizonte e agora, num período de retomada das atividades culturais, retorna aos palcos nos meses de janeiro e fevereiro no Sesc Santo André. “Ao propormos a volta de Francesco aos palcos brasileiros, em um momento tão triste e difícil, lembramos que Francesco viveu entre os séculos XII e XIII, quando a lepra invadiu a Europa no rastro das Cruzadas, enquanto a Peste Negra se aproximava e dizimaria o continente no século seguinte. Desafiando epidemias, cuidando de leprosos, dando lições sobre como cuidar da vida e da natureza, Francesco deixou sua mensagem de amor genuíno a todos os que tiveram acesso às suas palavras e sua história”, comenta a diretora Neyde Veneziano.   

O italiano Dario Fo publicou Francesco com o nome original de Lu Santo Jullàre Françesco, no ano 2000, mostrando a verdadeira história de São Francisco de Assis, que teve sua vida marcada pela solidariedade com os marginalizados e discriminados. A diretora Neyde Veneziano é autora do único livro sobre Dario Fo publicado no Brasil. Ela fez doutorado na Itália e chegou a conviver com o autor durante seus estudos sobre ele. Quando Fo morreu, em 2016, Veneziano já havia traduzido o texto e estava com os direitos de montagem da peça.   

O bailarino, ator e cantor Paulo Goulart Filho reúne as habilidades e características desejadas para o papel. Em cena, além do próprio Francisco, interpreta todos os outros personagens que contracenam com ele. Além dos sete personagens principais – Francesco, Cardeal, Narrador, o Lobo, o Papa (o antagonista), o Colona e o Padre – Paulo interpreta o pai, a mãe, as pessoas da igreja e os amigos, num total de 25 tipos diferentes.   

O monólogo conta a vida de São Francisco de Assis, baseado nas histórias que o povo contava e não na biografia criada pela igreja. A diretora, Neyde Veneziano, comemora a volta aos palcos: “Hoje, somos nós os gratos sobreviventes de mais uma cruel e trágica crise sanitária.  Também por isso queremos voltar a contar esta história verdadeira. “Francesco, o espetáculo” celebra todas as formas de vida, celebra o planeta e, sobretudo, traz de volta o amor que salva a humanidade”.  


Ficha Técnica

Texto: Dario Fo. Tradução: Sérgio Casoy.

Direção e adaptação: Neyde Veneziano.

Elenco: Paulo Goulart Filho.

Assistente de direção: Tony Germano e Mariana Mantovani.

 Iluminação: André Lemes.

 Trilha sonora: Daniel Maia.

Cenário e figurinos: Fábio Namatame.

 Fotografia e Vídeo: Rodrigo Veneziano.

Produção executiva: Michelle Gabriel. 


Protocolos - Para adentrar as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovação das duas doses da vacina, ou dose única, contra a Covid-19 junto com um documento com foto. O público pode apresentar o comprovante de vacinação físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e ConectSUS ou pelo aplicativo e-saúdeSP. Mais informações em: www.sescsp.org.br/voltagradual. O uso de máscaras cobrindo nariz e boca é obrigatório durante o tempo de permanência nos espaços. 

 

Teatros - Os teatros do Sesc operam, neste momento, com capacidade reduzida de público. Com distanciamento seguro entre fileiras e cadeiras e uso obrigatório de máscaras cobrindo nariz e boca durante todo tempo de permanência, a unidade segue rigorosamente os protocolos para contenção do coronavírus. Os shows, peças teatrais, espetáculos de dança e circo tem ingressos marcados, que podem ser adquiridos online, pelo Portal Sesc SP, ou presencialmente nas bilheterias das unidades que integram a Rede Sesc SP. 



TEATRO– SESC SANTO ANDRÉ   

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar - Santo André   

Informações: (11) 4469-1200  

De 21 de janeiro a 12 de fevereiro, sextas às 21h e sábados às 20h  

Classificação etária: 14 anos.  

Venda de ingressos – Estreia

Online: a partir das 14h de 18/01, no Portal Sesc SP.     

Presencial:  a partir das 17h de 19/01, nas bilheterias da Rede Sesc SP.     

A entrada nas unidades para compra de ingressos segue os protocolos de segurança contra Covid-19.  

Importante: para as demais sessões da temporada, a venda de ingressos segue a mesma dinâmica e abre na terça e quarta-feira da semana de realização dos espetáculos. 


INTELIGÊNCIA EMOCIONAL AJUDA A MELHORAR OS RELACIONAMENTOS, NO TRABALHO, COM O PARCEIRO E COM OS FILHOS

A Inteligência emocional é algo que pode ser desenvolvida. Crianças que são estimuladas desde cedo, tendem a ser adultos menos agressivos, mais flexíveis e sociáveis.


Você já disse coisas que machucou, mesmo que não tivesse a intenção, e saiu magoado da conversa? Ou ao contrário, sem querer, você falou de uma forma que machucou as pessoas?

Se você respondeu que sim, tudo bem. Que bom! Isto faz de você um ser humano. Somos imperfeitos e gerenciar emoções, expectativas das pessoas e as nossas não é algo simples.

A boa notícia é de que o mais importante vem depois desta conversa. A psicóloga, Shana Eleve, CEO e Fundadora da Eleve Consulting - Empresa que desenvolve pessoas e times em comunicação, produtividade, liderança, inteligência emocional e team building - explica: “Isso pode separar quem tem, de fato, a famosa inteligência emocional, pois exige humildade, percepção, autoconhecimento para entender o que aconteceu naquele diálogo e como irá contornar para resolver o conflito e não perder o relacionamento, seja de trabalho, amoroso, amigos ou mesmo filhos." 

Inteligência emocional, segundo a psicologia, é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. É uma habilidade que permite que as pessoas gerenciem melhor seus sentimentos e a forma que agirão com base neles, e é algo que pode ser desenvolvido. “A inteligência emocional não só pode como deve ser desenvolvida. E é aplicada em tudo na vida.” Explica a psicóloga Shana Eleve - CEO e Fundadora da Eleve Consulting - “Quando nos desentendemos com alguém, o caminho mais natural e quase instantâneo é querer, em primeiro lugar, nos afastarmos rápido daquela pessoa. Só que nem sempre é a melhor estratégia, ou nem sempre podemos, pois pode ser um colega de trabalho, um irmão ou até a sua esposa. Por isso, não é sobre nunca ter conflitos ou sobre ser impecável em todas as conversas. É sobre reconhecer as suas emoções, as suas ações, ter traquejo para conversar e dar limites, quando necessário.” complementa Shana Eleve.
 

Em relação à educação, todo pai e mãe cuidadoso costuma colocar o filho em variadas atividades extracurriculares, de idiomas a aritmética mental, mas são raros os que dão atenção para o desenvolvimento do mundo emocional de seus filhos. A maioria acredita que estes processos se desenvolvem automaticamente na mente da criança sem nenhuma ajuda externa.

“Todos querem, na verdade, que seus filhos sejam capazes de enfrentar os problemas e que saiam bem na vida, ou seja, que tenham resiliência e inteligência emocional. E essa competência pode começar a ser desenvolvida em casa. Inclusive crianças que desenvolvem essa competência desde cedo, tendem a ser adultos menos agressivos, mais flexíveis, sociáveis e conseguem encontrar mais soluções para os desafios que a vida coloca.” ressalta a psicóloga, Shana. “Mas, como fazer na prática? Para educar um filho emocionalmente inteligente, é preciso reconhecer, sem ignorar ou repreender as emoções. Os pais precisam ajudar seus filhos a identificar suas próprias emoções e impor limites, quando necessário.” complementa Shana, que é especialista em desenvolver líderes e times para aumentar o resultado das empresas e das pessoas, mas ensina também a usar essas técnicas no dia a dia.

Shana explica que não existe fórmula única e receita de bolo, por isso observar, perceber o seu filho ou filha, é o primeiro passo, que inclusive é uma das premissas da inteligência emocional. Na sequência, tratando-se de educação, agir com empatia assertiva é o indicado.
 

A EMPATIA ASSERTIVA

Empatia é a capacidade intencional de se colocar no lugar de uma outra pessoa para entender como ela enxerga, pensa ou age a partir do ponto de vista dela, não do seu. Considerando a definição, já é possível perceber que nem sempre a nossa empatia funciona. Assim sendo, nem sempre conseguimos ser empáticos efetivamente pois não somos assertivos ao empatizar com alguém. "A empatia assertiva implica em dois movimentos: nos importar genuinamente com as pessoas e o segundo trata-se de dar limites, entrar em conflito, ou seja, ser humano e assertivo.” esclarece Shana.

Para a psicóloga Eleve - CEO e Fundadora da Eleve Consulting - o grande desafio é como os pais podem controlar as emoções nestas conversas, sendo exemplos, em meio ao dia a dia corrido e, sobretudo, quando estão estressados. “Uma equação difícil, mas com autoconhecimento, diálogo e humildade de que nem sempre sabemos tudo, é possível alcançar bons resultados.” finaliza Shana.

 

Shana Wajntraub - mais conhecida como Shana Eleve, é psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM, palestrante da HSM expo em 2021. também palestrou no CBTD em 2020 e 2021 e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, Vivo, Amil, Magazine Luiza, Camil.

 

Avaliação física auxilia no monitoramento dos resultados e metas em treinos da academia

Ingressar e se dedicar na academia são tarefas que nem todos conseguem levar adiante e um dos principais motivos para isso acontecer é a falta de motivação. Segundo especialistas, a melhor estratégia para gerar motivação na hora dos exercícios é a avaliação física feita de forma periódica e, principalmente, no começo do ano, quando se pode mensurar resultados do ano anterior e projetar as metas dos próximos doze meses.

“Começo de ano geralmente é o período em que as pessoas mais buscam a academia. Entrar em forma e cuidar do corpo são os campeões nas promessas de ano novo, mas, às vezes, falta motivação. Com a avaliação física, os profissionais podem conhecer melhor o aluno e traçar a melhor estratégia para obter resultados, porque a gente sabe que a maior fonte de motivação é o resultado”, explica o prof. mestre Júlio César Nunes, coordenador técnico da AYO Fitness Club.

A avaliação física consiste em uma série de testes realizados pelo profissional de educação física no aluno com o objetivo de avaliar as condições de saúde do indivíduo para perceber quais métodos e exercícios se encaixam mais no dia a dia de cada pessoa. “Depois da avaliação, conseguimos ver o que o aluno precisa e o que ele pode ou não pode fazer. A partir daí, personalizamos sua rotina de exercícios físicos”, comenta Júlio César.

Alguns métodos utilizados pelos profissionais para realizar as avaliações são questionários para investigar possíveis problemas de saúde e hábitos diários; monitoramento de atividade cardiorrespiratória; medição de Índice de Massa Corporal (IMC); gordura corporal; massa magra; massa adiposa; flexibilidade; força; níveis pressóricos, glicemia capilar, frequência cardíaca de repouso, além de avaliação postural.

“Antes de começar qualquer atividade, o ideal é fazer uma avaliação médica, e, após a física, manter uma periodicidade entre 2 e 3 meses. As avaliações físicas devem ser realizadas em locais adequados, por profissionais de educação física habilitados, com registro no CREF. Assim, o aluno terá certeza que o treinamento passado estará adequado a sua realidade, de uma forma eficiente e segura”, finaliza o coordenador técnico da AYO Fitness Club.

 

Estudo mostra que SARS-CoV-2 pode ficar no organismo por tempo superior ao recomendado para quarentena

Pesquisadores acompanharam 38 contaminados e constataram que, em média, levou cerca de um mês para o teste diagnóstico se tornar negativo. Em três voluntários, o vírus permaneceu detectável por mais de 70 dias (imagem: Pixabay)

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Um homem de 38 anos, que apresentou durante 20 dias sintomas leves de COVID-19, permaneceu por 232 dias com o novo coronavírus sendo detectado no organismo e sofrendo mutações. Se não tivesse recebido acompanhamento médico constante, mantido distanciamento social e usado máscara, poderia ter disseminado o patógeno por mais de sete meses.

O caso atípico de infecção pelo SARS-CoV-2 faz parte de um grupo de 38 pacientes acompanhados semanalmente, no início da pandemia, por pesquisadores da Plataforma Científica Pasteur-USP (PCPU). Os pacientes foram seguidos até que dois ou três testes consecutivos de RT-qPCR dessem negativo.

O estudo, apoiado pela FAPESP e publicado na revista Frontiers in Medicine, é um alerta sobre o risco de liberar pacientes com COVID-19 após sete, dez ou mesmo 14 dias do teste positivo, como previam os protocolos iniciais de combate à COVID-19. Além disso, reforça a necessidade da vacinação e de se manter o distanciamento social e o uso de máscaras.

“Dos 38 casos que acompanhamos, dois homens e uma mulher foram atípicos, permanecendo mais de 70 dias com o vírus detectável no organismo. Baseados nesse resultado, podemos dizer que cerca de 8% dos infectados pelo SARS-COV-2 podem apresentar capacidade de transmissão do vírus por mais de dois meses, sem necessariamente apresentar qualquer sintoma durante a fase final da infecção”, explica Marielton dos Passos Cunha, primeiro autor do estudo, realizado durante estágio de pós-doutorado na PCPU.

“Queríamos saber se 14 dias eram realmente suficientes para que o vírus deixasse de ser detectável. Verificamos que não. Em média, pode demorar um mês para que o teste dê negativo e, em alguns casos desse estudo, a positividade se estendeu de 71 a 232 dias”, conta Paola Minoprio, uma das coordenadoras da PCPU e líder do estudo.

Esta não é a primeira evidência de que mesmo em pacientes com sintomas leves o vírus pode permanecer ativo no organismo por mais tempo do que o esperado. No início de 2021, pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) analisaram 29 amostras de secreção nasofaríngea de pessoas que testaram positivo para COVID-19. O material foi coletado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no décimo dia após o início dos sintomas e, em laboratório, inoculado em culturas de células. Em 25% dos casos, o vírus presente nas amostras se mostrou capaz de infectar as células e de se replicar in vitro. Em teoria, portanto, pessoas que tivessem contato com gotículas de saliva expelidas por 25% desses pacientes no período em que o material foi coletado ainda poderiam ser contaminadas (leia mais em: agencia.fapesp.br/35216/).

O risco parece ser ainda maior no caso de indivíduos com algum tipo de comprometimento do sistema imune. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP descreveram, em junho do ano passado, um caso de infecção que durou ao menos 218 dias. O paciente, de aproximadamente 40 anos, havia passado por um tratamento agressivo contra o câncer antes de contrair a COVID-19 (leia mais em: agencia.fapesp.br/36173/). Em novembro de 2020, foi descrito no New England Journal of Medicine o caso de um portador de doença hematológica autoimune – também do sexo masculino e na faixa dos 40 anos – que albergou o vírus replicante em seu organismo durante 143 dias. E em artigo publicado na Cell, foi relatado o caso de uma mulher com leucemia em cujo organismo o SARS-CoV-2 continuou se replicando por ao menos 70 dias, embora ela não manifestasse mais sintomas de COVID-19.

Ainda assim, o Ministério da Saúde reduziu nesta semana o tempo de isolamento de dez para sete dias no caso de pessoas com sintomas leves a moderados. O período de quarentena pode ser reduzido para cinco dias caso o paciente esteja sem sintomas e faça um novo teste com resultado negativo. No fim de 2021, o Centro de Controle de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, reduziu de dez para cinco dias o tempo recomendado de isolamento para assintomáticos, desde que prossigam com o uso de máscara e testem negativo para a doença

Mutações no hospedeiro

No estudo liderado por Minoprio, a diferença de tempo de atividade viral entre mulheres e homens não foi significativa, sendo de 22 dias em média para o primeiro grupo e 33 para o segundo. Dos três casos atípicos, uma mulher permaneceu 71 dias com o vírus detectável, e um homem, 81 dias. Esses pacientes não tinham nenhuma comorbidade e tiveram quadros leves da COVID-19.

O terceiro paciente atípico, do sexo masculino, permaneceu 232 dias com diagnóstico positivo para o vírus, de abril a novembro de 2020, até que três testes de RT-qPCR revelaram-se negativos. O homem é portador de HIV, vírus causador da Aids, desde 2018, mas mantém a carga viral indetectável com tratamento.

“A positividade para HIV não quer dizer que ele seja mais suscetível a outras infecções, uma vez que mantém tratamento desde o diagnóstico. Sua capacidade de responder a uma infecção por outro agente é comparável com a de qualquer pessoa, tanto que ele respondeu ao coronavírus desde o início da infecção. Não se trata de um indivíduo imunossuprimido [como pessoas em tratamentos de câncer, doenças autoimunes ou transplantados, por exemplo]”, informa Minoprio.

Segundo os pesquisadores, o fato de conviver com o HIV não explica ainda o tempo prolongado de infecção. Seria preciso avaliar muitos outros pacientes que tivessem simultaneamente HIV e SARS-CoV-2 e compará-los com um grupo controle apropriado para entender, por exemplo, se existe alguma característica genética ou imunológica do hospedeiro que estaria ligada à eliminação tardia do vírus.

Além dos testes semanais que detectaram a persistência da infecção, o paciente teve amostras do vírus sequenciadas regularmente. As análises permitiram verificar que não foi um caso de reinfecção. Além disso, mostraram que o vírus seguia não apenas se replicando como sofrendo mutações.

Durante a infecção, pôde-se mapear as estratégias do vírus para se livrar do sistema imune. Quando havia mais anticorpos neutralizantes, a carga viral diminuía. O vírus então conseguia driblar as defesas e elevava sua concentração e o ciclo então se repetia, forçando a produção de novos anticorpos e a diminuição dos vírus circulantes.

“É importante observar pacientes como esse porque podemos aprender mais sobre como o coronavírus sofre mutações, inclusive aquelas que podem dar origem a variantes de preocupação”, afirma Cunha.

O paciente do estudo foi infectado com a linhagem B.1.1.28, que entrou no Brasil no começo de 2020. Os pesquisadores não verificaram mutações nos vírus isolados do paciente que os caracterizassem como uma variante mais transmissível ou mais resistente ao sistema imune.

Esses e outros casos seguem sendo investigados pela equipe da Plataforma Científica Pasteur-USP. Os 38 pacientes analisados para esse estudo fazem parte de um banco de amostras de sangue e secreção nasofaríngea coletadas de 721 pessoas que apresentaram sintomas relacionados ao vírus.

“Novos dados vão surgir dessa amostragem e possivelmente teremos explicações mais palpáveis a respeito desses quadros atípicos”, estima Cunha.

“Esses casos são mais uma evidência de que a melhor maneira de controlar o novo coronavírus é usando máscara e evitando aglomerações. Se depois de 14 dias do teste positivo o indivíduo não é testado novamente, ele pode ter ainda vírus ativos e ser capaz de infectar outros, contribuindo para a transmissão comunitária. O acompanhamento de infectados é fundamental para o melhor conhecimento de mutações, novas variantes e da capacidade de transmissão do SARS-CoV-2”, alerta Minoprio.

O artigo Atypical Prolonged Viral Shedding With Intra-Host SARS-CoV-2 Evolution in a Mildly Affected Symptomatic Patient pode ser lido em: www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmed.2021.760170/.

 

 

André Julião

Agência FAPESP 

https://agencia.fapesp.br/estudo-mostra-que-sars-cov-2-pode-ficar-no-organismo-por-tempo-superior-ao-recomendado-para-quarentena/37715/

 

Com onda de calor, dica é evitar troca repentina de temperatura

Freepik
Ambientes com ar-condicionado e em temperatura muito baixa podem ser prejudiciais para nossa saúde

 

A oscilação na temperatura, exige cuidados com a saúde e o cenário atual não ajuda para isso. Com o calor elevado, é frequente a troca de ambiente da rua para o ambiente interno climatizado. Porém, é possível amenizar esse choque térmico com alguns cuidados.

Uma primeira dica é hidratar-se muito bem. Além disso, optar por uma temperatura confortável mas sem exagerar no resfriamento de ambientes.

“ A troca repentina para ambientes de temperatura muito diferenciada pode gerar sintomas respiratórios, especialmente em pacientes portadores de doenças respiratórias crônicas. Deve-se evitar exposição a ar condicionado em temperaturas muito baixas, porque o ar frio costuma irritar mais o trato respiratório”, explica o pneumologista do Hospital Sapiranga, Leonardo Gilberto Haas Signori.

Quando há alteração repentina da temperatura, do quente para o frio, a pressão aumenta e pode ocorrer uma crise hipertensiva. Já no cenário oposto, do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, as artérias se contraem e a pressão tende a cair.

 

Marcelo Matusiak

 

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