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segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Agenda Parque Ibirapuera: confira a programação da primeira semana do ano

Última semana para conferir a decoração natalina do Ibirapuera e Projeto Científico no Planetário são alguns dos destaques do período

Para quem começou o ano em busca de opções culturais ou de lazer na capital paulista, a Urbia, gestora do Parque Ibirapuera, acaba de anunciar a programação para o período entre 3 e 9 de janeiro. Aberto diariamente, das 5h à 0h, o Parque segue todos os protocolos de segurança do Plano São Paulo. Confira a agenda abaixo:


Natal no Parque Ibirapuera

Esta é a última semana para conferir a decoração natalina do Ibirapuera. Inaugurada na primeira semana de dezembro de 2021, o Natal do Parque ressalta a importância da conservação ambiental e tem o intuito de ampliar o conhecimento dos frequentadores sobre a temática.

Com o mote “Natal no Parque Ibirapuera: a festa da natureza”, até o dia 6 de janeiro de 2022, os visitantes do Parque poderão conferir um circuito formado por quatro árvores natalinas que ficarão expostas ao redor do lago. Já a projeção holográfica da fonte do lago poderá ser vista em qualquer ponto da grande margem de 1,5 km. O objetivo é evitar aglomerações por conta da pandemia da Covid-19. Para complementar a decoração, diversas esculturas iluminadas e flutuantes, nos formatos de plantas aquáticas e borboletas, foram adicionadas ao lago.


Planetário Ibirapuera

O Planetário Ibirapuera vai exibir o espetáculo “Da Terra Ao Universo”, uma viagem deslumbrante através do espaço e do tempo que transmite, por meio de imagens e sons, o universo revelado pela ciência. Além de inundar a cúpula em projeção fulldome, cada sessão tem aproximadamente 35 minutos e é recomendada para público acima de 5 anos. As sessões ocorrerão na sexta-feira, sábado e domingo (7,8 e 9 de janeiro), em três horários em cada dia: às 13h, às 15h e às 17h. Os ingressos custam entre R$ 15,00 e R$ 30,00 e podem ser adquiridos pelo site.

Ainda na sexta-feira (7), às 19h, o Planetário exibirá “Planetas do Universo”, espetáculo que faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo? Com duração de até 50 minutos, Planetas do Universo é gratuito e livre para todas as idades. Já no sábado (8), às 19h, o Planetário Ibirapuera apresentará “Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez”, que destaca o céu de São Paulo, que há muito não se vê por causa da poluição luminosa e crescimento desenfreado da cidade.

No domingo (9), às 11h, a Urbia traz novamente o espetáculo infantil “Projeto Científico”. A atração tem 35 minutos de duração e, embora seja uma sessão infantil, é livre para todas as idades. A transmissão mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia-entrada), com agendamento pelo mesmo site.

Vale ressaltar que o Planetário Ibirapuera segue todos os protocolos de segurança do Plano São Paulo contra a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório durante toda a sessão e não será permitida a entrada de visitantes com alimentos e/ou bebidas para evitar a necessidade de retirada da máscara. É necessário chegar com antecedência de 30 minutos e não é permitida a entrada após a abertura da sessão.

Em atendimento ao Decreto nº 60.488, de 27 de agosto de 2021, para acesso ao local do evento é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19, com no mínimo a primeira dose. O comprovante pode ser físico ou digital (disponível nos aplicativos conecte SUS, Poupatempo Digital e E-saúde SP).


Arte/Exposições no Parque

Museus: o Museu de Arte Moderna (MAM) está aberto com entrada gratuita de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até 17h30). Com contribuição sugerida, o visitante poderá escolher se prefere entrar gratuitamente ou se quer colaborar com algum valor. Esse formato vai até 12 de dezembro de 2021 e os ingressos poderão ser adquiridos por agendamento via site do MAM. Já o Museu Afro Brasil abre das 11h às 16h (com permanência até às 17h) e a entrada custa R$15 (inteira) e R$7,50 (meia). Para adquirir os ingressos é necessário acessar a página do Museu Afro Brasil.


Visita Guiada – IbiraTour

Para quem deseja conhecer a história e as curiosidades arquitetônicas por trás de um dos principais parques da capital paulista, a Urbia disponibiliza o IbiraTour, um circuito guiado realizado com apoio de carrinhos elétricos. Com duração de 45 minutos, os carrinhos têm capacidade para transportar até quatro pessoas por vez em um circuito sem pausas ou descidas durante o trajeto. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. O passeio custa R$30, com opções de pagamento em dinheiro, crédito e débito. O ponto de embarque e desembarque fica no Portão 4.


Centro de Visitantes

Para obter informações sobre a programação cultural do Ibirapuera, bem como as atividades esportivas e de lazer, basta comparecer ao Centro de Visitantes do Parque Ibirapuera. Com horário de funcionamento das 8h às 18h, o espaço fica localizado no térreo da Escola Municipal de Astrofísica, no salão de exposições temporárias, e conta com uma maquete com os principais pontos de interesse, painéis informativos e monitores prestando informações.


Alimentação

Vendedores autônomos de bebidas, água de coco, alimentos e brinquedos:  atendimento das 5h às 23h. 

Lanchonetes: Sabor Ibira e Madureira estão abertos das 7h às 20h. O Sabor Ibira, agora, oferece cervejas em seu menu, mas não é permitida a saída com garrafas de bebidas alcoólicas do espaço.

Quiosques: Casa do Pão de Queijo, das 7h às 19h; Nutty Bavarian, das 7h30 às 20h; Oakberry, das 8h às 22h; Bacio di Latte e Pipoca no Parque, das 8h às 20h.

Restaurante: Prêt MAM (Restaurante) funciona de terça a sexta-feira, das 12h às 16h, e aos sábados, domingo e feriados, das 12h30 às 17h.

Cafés: Pão Bienal, funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, e de sexta a domingo, das 8h às 18h, e Prêt MAM (Café) atende todos os dias, das 10h às 16h.

Área Gastronômica iFood: sábados e domingos, das 9h às 18h.

Outros serviços

Quadras Poliesportivas: funcionam todos os dias, das 5h às 23h.

Estacionamento: Portão 7 funciona diariamente, das 6h às 20h, com saída de veículos até às 23h. Já o Portão 3 opera das 5h às 23h.

Posto de Atendimento em Primeiros Socorros: atendimento diário das 7h às 19h.

Banheiros: 1,2 e 3 abrem das 6h às 18h. Já os banheiros 5,6,7 e 8 abrem das 5h às 23h

Para mais informações acesse as redes sociais do Parque Ibirapuera. Instagram: @ibirapueraoficial. Facebook: Parque Ibirapuera.

  

Urbia Gestão de Parques de São Paulo


MAIS SHOPPING RECEBE PEÇAS TEATRAIS INFANTIS e GRATUITAS AOS DOMINGOS

 

Clássicos das histórias para crianças chegam ao Shopping, na zona sul de São Paulo, para tornar os domingos de janeiro ainda mais especiais

 

Muita cultura, entretenimento e diversão nas peças de teatro infantil do Mais Shopping durante o mês de janeiro. Totalmente gratuitas, as apresentações garantem a diversão dos pequenos numa programação muito especial.

 

Com o propósito de interagir com as crianças e proporcionar um momento cultural, com a magia das peças teatrais, o Mais Shopping promoverá sessões de 09 a 30 de janeiro, às 15h. Ao todo serão quatro peças diferentes que acontecem na praça de alimentação do mall aos domingos, como Branca de Neve, João e Maria, O Pequeno Príncipe e João e o Pé de Feijão. Para garantir o distanciamento, as vagas para assistir as peças são limitadas. Os ingressos são gratuitos e estão disponíveis no aplicativo do Mais Shopping.

 

“A ação “Domingo Encantado”, sempre, foi um sucesso. Um espetáculo que as crianças amam e que garante diversão e cultura para toda a família. Continuaremos com a programação em 2022 e estamos ansiosos para promover essa ação para nossos clientes.”, explica Rodrigo Móyses, superintendente do Mais Shopping.

 

As peças contam com atores caracterizados como os principais personagens, além de um mini cenário para completar a fantasia. Todas as informações sobre a peça e as atrações do Mais Shopping podem ser encontradas no site www.maisshopping.com.br. O Shopping fica na Rua Amador Bueno, 229 – Santo Amaro, zona sul (SP).


 

“Domingo Encantado” Peças Teatrais Infantis

Local: Praça de Alimentação

Datas e Horários:

 

  • 09/01/22- Branca de Neve – 15h
  • 16/01/22- João e Maria – 15h
  • 23/01/22- O Pequeno Príncipe – 15h
  • 30/01/22- João e o Pé de Feijão – 15h

 

Entrada Gratuita – Vagas limitadas com inscrições através do APP do Mais Shopping


Caixa Cultural São Paulo abre a programação 2022 com individual Barroco Sertanejo, do cearense Stênio Burgos

 

Ensaio sobre a cegueira, 2020, óleo sobre tela, 97 x 130 cm.  
Divulgação

A Caixa Cultural inaugura, no sábado, 15 de janeiro de 2022, a exposição Barroco Sertanejo, mostra individual do artista cearense Stênio Burgos, com curadoria de Denise Mattar. Elaborada para a Caixa Cultural de São Paulo, com itinerância prevista para Salvador, Recife e Fortaleza, a exposição reúne imagens, poemas e textos, um conjunto de obras que cria uma visão caleidoscópica do pensamento e do percurso do artista, assim como a ressonância de seu trabalho junto ao circuito de arte. 

O título da exposição Barroco Sertanejo surgiu de uma conversa entre o artista e a curadora, uma síntese precisa da dualidade de Burgos, criado entre o calor da baianidade de sua mãe e a severidade do sertão cearense. Nas palavras de Mattar: “Seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso.” 

Embora apresente majoritariamente obras realizadas entre 2020 e 2021, a exposição se reveste de um caráter retrospectivo, pois alinha em conjuntos as principais pesquisas do artista. Assim, podem ser vistas suas paisagens de 2003 a 2021, elaboradas através de uma pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos, construídos com espessa materialidade. São riscos e rabiscos saídos do tubo de tinta, que se projetam sobre o fundo, criando uma espécie de baixo-relevo, dando à paisagem dinamismo e leveza. 

Outra vertente de sua produção é a pesquisa sobre a linguagem da cor, que resulta em intrigantes escalas cromáticas, quase instalações, constituídas por conjuntos de pequenas pinturas ou grandes painéis de tecido, formando graduações colorísticas precisas ou acasos que se transformam em constelações. 

A forte influência da Holanda, país no qual Stênio morou por longos períodos entre 2004 a 2019, também se faz presente na mostra, através do desafio que o artista fez para si mesmo de pintar buquês de flores da estação, um a cada semana, mês a mês, uma pesquisa que se transformou numa  constante de sua produção. A esses buquês, Stênio acrescenta, com frequência, os símbolos de fé da nossa gente: imagens devocionais e santos protetores, Jesus e Maria, São Jorge e Iemanjá, deuses ibéricos e africanos. Uma mistura improvável do sincretismo brasileiro e o colorido floral europeu, com traços de nostalgia e lirismo. 

A exposição se encerra com as Cartas do Confinamento, produzidas em 2020, quando Stênio se isolou na sua casa na praia de Amontada. Um forte momento de reflexão sobre a solidão e a finitude humanas, que podem ser vistas nas séries A Invenção da Solidão e Ensaio sobre a Cegueira.

 

SOBRE O ARTISTA

José Stênio Burgos de Macedo nasceu em Crateús, Ceará, em 11 de abril de 1954, filho do médico cearense Francisco Sales de Macedo e da baiana Sonia Belo Burgos. Desde criança, gostava de desenhar, vindo daí sua opção por estudar Arquitetura, que cursou na Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza. Ainda como estudante, viajou para Paris, onde visitou os museus, impregnando-se de arte. Na volta, começou a trabalhar no Banco Central e, após sua formatura, em 1978, conseguiu uma transferência para o Rio de Janeiro. 

Nesse período, teve intensa convivência com artistas como Paulo Roberto Leal e Alex Vallauri, entre outros. Assistiu à luta pela mudança política, a agitação, o frenesi e a festa da Geração 80, mas nada daquilo combinava com seu trabalho. Pediu demissão em 1982 e voltou para o sertão. Foi um momento de recolhimento, de busca interior. Um movimento de solitude que repetiria algumas vezes em sua vida, como um recurso de renovação. 

De volta ao Rio, participou, como arquiteto, de um grupo de estudos prospectivos sobre futuros possíveis, organizado pelo Clube de Roma. Na contramão das formulações acadêmicas, Stênio Burgos apresentou suas reflexões sob a forma de um caderno contendo desenhos, poemas e pensamentos, ao qual deu o nome de Realtopia. Uma proposta de unir realidade e utopia, sem ocultar fatos ou criar fantasias. Nas páginas do caderno, estão contidas observações afetivas, diagnósticos sensíveis e considerações sobre a sociedade de consumo, que é vista como um circo e descrita com humor rascante. A proposta lhe rendeu um convite para estudar em Barcelona, onde permaneceu por três anos. 

De volta ao Ceará, em 1987, conviveu estreitamente com a arte através do olhar sensível da amiga Myra Eliane.  Nesse período, sua criatividade se expressava na arquitetura, na criação de interiores, no garimpo de objetos e na seleção de obras de arte. A busca pelo raro e exclusivo o leva ao extremo sul do país, onde teve fundamental encontro com o mestre Iberê Camargo e sua pintura forte, densa, carregada de presságios, prenhe da energia das tintas que se acumulam jorrando diretamente do tubo. Em 1998, aconteceu a ruptura e a epifania. Stênio saiu da cidade e isolou-se na praia. Levado por uma paixão, mal sabia que viria a ser subjugado por outra, mais poderosa, mais absorvente e mais imperativa: a pintura. 

Em 2004, o artista apresentou sua primeira grande exposição individual, “Terras e Céus”, na Galeria Tina Zappoli, em Porto Alegre. Desde então, participa do circuito cultural cearense e holandês. Entre suas exposições individuais, destacam-se “Os Jardins de Nice por Stênio Burgos”, Museu do Ceará, 2006; “Stênio Burgos (Brazilië)”,Centre for Latin American Research and Documentation, Amsterdã,  2009; “Colorido Rozengracht”, Galerie Overstrom, Amsterdã, 2015; “Sertão Holandês”, Museu do Ceará, 2017; “Manuale di Calligrafia e Pittura, Centrum Sete Sóis Sete Luas, Pontedera, Itália, 2018; “À Flor da Pele”,  Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, MAUC, 2019; Realtopia – exposição individual retrospectiva, Espaço Cultural Unifor, Fortaleza, 2020.

 

STÊNIO BURGOS - BARROCO SERTANEJO

Caixa Cultural São Paulo

Abertura: 15 de janeiro

Período expositivo: de 15 de janeiro até 3 de Abril de 2022

Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro Histórico, São Paulo

Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h

Informações: (55) 11 3321-4400


Itinerância:

- Caixa Cultural Salvador – de 18 de abril a 19 de junho

- Caixa Cultural Recife – de 4 de julho a 11 de setembro

- Caixa Cultural Fortaleza – de 26 de setembro a 20 de novembro


SESC BELENZINHO RECEBE TEMPORADA DE ESTREIA DA PEÇA MEDUSA IN.CONSERTO

Fotos Mariana Chama e Cacá Bernardes

Temporada com a Cia. Les Commediens Tropicales e quarteto À Deriva revisita o mito grego de Medusa por meio do teatro e da música

 

De 7 a 23 de janeiro de 2022, o Sesc Belenzinho recebe a Cia. Les Commediens Tropicales (Cia. LCT) e quarteto À Deriva (ADV) para a estreia da peça Medusa in.conSerto. As apresentações ocorrem na Sala de Espetáculos I da unidade, sextas e sábados, às 21h30, e domingos às 18h30, respeitando os protocolos de segurança, por meio da exigência do uso de máscaras e apresentação do comprovante de vacinação com esquema vacinal completo para acessar o espaço. 

A partir das poucas linhas que o poeta Ovídio usou em sua obra clássica Metaformoses para apresentar Medusa, uma das figuras mais temidas da mitologia grega, a Cia. LCT e o quarteto ADV reinventam a narrativa da “mulher monstra” com olhar petrificante e serpentes no cabelo. No mito, Medusa é uma sacerdotisa do templo de Atena que tem o seu corpo violado por Poseidon, o rei dos mares, e ainda é castigada pela própria Atena, deusa da justiça e da sabedoria. Em Medusa in.conSerto o texto e a música constroem uma peça que busca contrariar o papel imposto pelos caprichos divinos a Medusa e que lança novos olhares (e novas pedras) à cultura de culpabilização da vítima. 

Medusa in.conSerto revisita as experiências das apresentações públicas em 2018 no Vale do Anhangabaú da obra MEDUSA concreta (também da Cia. LCT e quarteto ADV), reformula o seu material cênico e discursivo para convidar o público a dividir o mesmo espaço da cena. O espectador pode decidir de onde prefere olhar as cenas e escutar as diversas canções da peça, estando livre para caminhar num jardim de estátuas de pedra, por entre músicos, atrizes e atores.

 

SOBRE A CIA LES COMMEDIENS TROPICALES (Cia. LCT)

Criada em 2003, dentro do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, a Cia. LCT está radicada na capital paulista desde 2005. Ao longo da trajetória do grupo são diversas as peças realizadas: Galvez Imperador do Acre (2005); CHALAÇA a peça (2006); A Última Quimera (2007); 2º D.Pedro 2º (2009); O Pato Selvagem (2010); (ver[ ]ter) (2011); Concílio da Destruição (2012); GUERRA sem Batalha (2013); (ver[ ]ter) à deriva (2015); MAUSER de garagem (2016); BAAL.material (2016); MEDUSA concreta (2018); OMUROREVERORUMO (2019). Desde 2010 a Cia. LCT trabalha com o quarteto musical À Deriva e todas as peças foram criadas em conjunto. As criações desde 2012 fazem parte do repertório e evidenciam o interesse da Cia. LCT na interseção de linguagens: teatro, dança, música, videoarte e intervenção urbana.
 

SOBRE QUARTETO À DERIVA (quarteto ADV)

O grupo de música contemporânea improvisada foca seu trabalho na elaboração de situações musicais com potencial criativo, baseadas na improvisação e interação livre entre os músicos. Formado por Daniel Muller, Guilherme Marques, Rui Barossi e Beto Sporleder, o À Deriva consolidou seu estilo em seis álbuns autorais: À Deriva (2006), À Deriva II (2008), Suíte do Náufrago (2010), Móbile (2013), De Senhores, Baronesas, Botos, Urubus, Cabritos e Ovelhas (com Cau Karam, em 2013) e O Muro Rever o Muro (2016).
 

FICHA TÉCNICA

Concepção, Dramaturgia e Encenação: Cia. LCT e quarteto À Deriva | Beto Sporleder, Carlos Canhameiro, Daniel Müller, Guilherme Marques, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini, Rui Barossi e Tetembua Dandara
Elenco : Beto Sporleder, Carlos Canhameiro, Guilherme Marques, Gustavo Boni, Michele Navarro, Paula Mirhan, Rodrigo Bianchini, Tetembua Dandara e Vicente Falek

Textos: Carlos Canhameiro e Michele Navarro (a partir do mito de Medusa)
Música: quarteto ADV e Paula Mirhan
Pensamento visual : José Valdir e Renan Marcondes
Iluminação: Daniel Gonzalez
Técnicos: Cauê Gouveia, Lilla Stipp e Matias Arce
Adereços: Bira
Pensamento corporal: Núcleo Cinematográfico de Dança | Maristela Estela e Mariana Sucupira
Vídeos: Bruta Flor Filmes | Bruna Lessa e Cacá Bernardes

 

 

PROTOCOLOS DE SEGURANÇA PARA ACESSO E PERMANÊNCIA NA UNIDADE

Máscaras
Permanece obrigatório o uso de máscaras, cobrindo adequadamente boca e nariz.

Apresentação do comprovante de vacina
Em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19. Desde 1⁰ de dezembro, o acesso às unidades passa a ser realizado mediante comprovação de duas doses da vacina ou da dose única, e um documento oficial com foto. O público pode apresentar o comprovante físico, recebido no ato da vacinação, ou o comprovante digital, disponibilizado pelas plataformas VaciVida e Conecte SUS, ou pelo aplicativo e-saúdeSP.

Teatro
MEDUSA IN.CONSERTO
Com a Cia. LCT e quarteto À Deriva
De 7 a 23 de janeiro de 2022. Sexta e sábado, 21h30. Domingo, 18h30
Local: Sala de Espetáculos I (80 lugares)

Acesso somente com uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação com esquema vacinal completo
Ingressos: R$ 30,00 (inteira); R$15,00 (meia entrada/ Credencial Plena do Sesc).

Venda online em sescsp.org.br/belenzinho. Venda presencial, nas bilheterias de todas as unidades da rede Sesc
Recomendação etária: 14 anos
Duração: 70 minutos

 

Sesc Belenzinho
Endereço: Rua Padre Adelino, 1000.
Belenzinho – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2076-9700
sescsp.org.br/belenzinho

 

Estacionamento
De terça a sábado, das 9h às 21h. Domingos e feriados, das 9h às 18h.
Valores: Credenciados plenos do Sesc: R$ 5,50 a primeira hora e R$ 2,00 por hora adicional. Não credenciados no Sesc: R$ 12,00 a primeira hora e R$ 3,00 por hora adicional.

Para espetáculos pagos, após as 17h: R$ 7,50 (Credencial Plena do Sesc - trabalhador no comércio de bens, serviços e turismo). R$ 15,00 (não credenciados).

Transporte Público

Metro Belém (550m) | Estação Tatuapé (1400m)


Theatro Municipal do Rio de Janeiro lança programação educativa no mês de janeiro

Foto: Gui Maia


Visitas guiadas pelos bastidores, colônia de férias e oficinas de desenho gratuitas serão as atrações durante as férias de verão


O ano começa com novidades no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A tradicional visita guiada vai mostrar uma nova faceta. Que tal conhecer os bastidores do Municipal? Saber onde ficam os camarins, como funciona a estrutura do palco, entender a mágica da iluminação, do cenário, e do que está por trás da cortina? Quem vai comandar este passeio é Manoel Puoci, coordenador de palco do Municipal, desde 2010. Serão apenas duas turmas no dia 12 de janeiro (quarta-feira).

Foto: Daniel A. Rodrigues

Programação:

Visita Guiada pelos Bastidores do Theatro Municipal

Data: 12 de Janeiro – quarta-feira

Horários: 11h e 15h

Duração: 1 hora e 30 min

Valor: R$ 20,00 ( inteira) e R$10,00 (meia – entrada)

Turmas: 15 participantes em cada

Ingressos: o link estará disponível nas redes oficiais do Theatro a partir do dia 06 de janeiro

 

Visitas Guiadas tradicionais do Theatro Municipal

As visitas guiadas tradicionais também estarão funcionando ao público nas quartas, quintas, sextas e sábados.

Quarta-16h

Quinta e sexta- 11h, 14h e 16h

Sábado – 10h e 12h

Duração: 1 hora

Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia – entrada)

Ingressos: o link estará disponível nas redes oficiais a partir do dia 03 de janeiro e também haverá venda na bilheteria do Theatro no dia da visita guiada. 

Foto: Daniel A. Rodrigues

Outra atração será dedicada aos jovens. Uma Colônia de Férias dentro do Theatro vai permitir que os participantes, além de conhecerem a história e o conteúdo deste importante equipamento cultural, vão exercitar a criatividade e realizar a montagem de um espetáculo, no mesmo dia. No fim, eles poderão levar para casa um livreto com o resultado da experiência.

 

Programação:

Colônia de Férias TMRJ - Montando um Espetáculo em um dia

Datas: 19 e 26 de Janeiro – quartas-feiras

Duração: 4 horas

Idade: 11-15 anos

Participantes: 20 jovens por grupo, acompanhados de seus responsáveis. Cada um deve trazer seu lanche.

Materiais: Etiqueta para nomes; caixas de papelão para criação do cenário; acessórios de fantasia.

Valor: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia – entrada)

Ingressos: o link estará disponível nas redes oficiais a partir do dia 10 de janeiro


Foto: Acervo TMRJ

 

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro promove oficinas de desenho gratuitas para adultos em toda última sexta do mês 

 

Uma parceria entre o Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a Escola Superior de Propaganda e Marketing oferece oficinas de desenho gratuitas, para adultos, com o professor de Design da ESPM, André Beltrão. Durante todo o ano, sempre no fim do mês, serão disponibilizadas vagas para quem quiser viver esta experiência. A proposta é entrar no mundo mágico do Theatro, observar, entender e desenhar. Noções de perspectiva, de luz e sombra fazem parte da aula. 


Programação:

Oficinas de desenho gratuitas para adultos toda última sexta do mês.

Data: 28/01/2021 – 14h às 17h – sexta-feira

Atividade gratuita

Materiais: cada participante deve levar seu bloco de desenho e materiais que quiser utilizar.

Valor: gratuito

Ingressos: o link estará disponível nas redes oficiais a partir do dia 19 de janeiro

 

Atendendo ao Decreto Municipal, terá como obrigatoriedade de entrada a comprovação da vacinação contra o Covid-19. Será aceita como comprovação a caderneta de vacinação com a data de aplicação ou o certificado digital do aplicativo Conecte SUS, mostrando que o visitante tenha tomado, pelo menos, a primeira dose. Para jovens, a comprovação será realizada de acordo com a faixa etária.

Redes Oficiais TMRJ

Site

http://theatromunicipal.rj.gov.br/

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Instagram

https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br


Mudanças no ICMS pleiteadas pela FAESP são atendidas pelo governo paulista

Presidente da Federação, Fábio de Salles Meirelles, acredita que, com as mudanças, a agropecuária do Estado fica mais competitiva

 

Os decretos do governo paulista com mudanças no Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) atenderam aos pedidos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP) e reverteram, em sua maioria, os efeitos do ajuste fiscal efetuados em outubro de 2020. “O governo estadual foi sensível aos nossos pedidos e encampou as medidas apontadas pela FAESP. Acreditamos que, com as mudanças, a agropecuária paulista passa ser mais competitiva”, diz Meirelles. 

Os pleitos da FAESP foram encaminhados e acompanhados pelo vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. Foram restabelecidos os patamares anteriores de tributação do ICMS para o leite pasteurizado, energia elétrica, carnes, sêmens e embriões, amendoim e malte. Suco de laranja e biodiesel também tiveram ajustes que podem elevar a competitividade dessas cadeias em relação a situação tributária existente até outubro de 2020. 

“Realizamos diversos estudos apontando a necessidade das mudanças. Todos foram encaminhados ao governo estadual”, destaca Fábio de Salles Meirelles. 

As mudanças passaram a valer a partir de ontem (1° de janeiro de 2022), uma vez que os decretos publicados estão respaldados na aprovação dos benefícios pela Assembleia Legislativa e na aprovação da Lei Orçamentária Anual (PL 663/21). 

Segundo o presidente, ainda restam ainda algumas pendências que a Federação havia mapeado em seus estudos, como: isenção de borracha natural, vendas de mudas de plantas jovens, queijos (mussarela, prato e Minas) e o crédito outorgado de feijão, mandioca e alho. 

“A FAESP acredita que contribui, com estudos e sugestões, para engrandecer ainda mais a agropecuária paulista, gerando empregos, investimentos e divisas para o Brasil. Continuaremos a defender, junto ao governo paulista, os interesses dos agropecuaristas paulistas, com o objetivo fortalecer cada vez mais o setor”, afirma o presidente.


A seguir, um resumo das principais mudanças anunciadas pelo governo paulista, anteriormente propostas pela FAESP: 

Leite pasteurizado: restabelecida a isenção integral do ICMS para vendas internas do varejo com destino a consumidor final, para além do prazo previamente delimitado de 31 de dezembro de 2021. Não há mais a restrição de prazo para o benefício. 

Sêmens e embriões bovinos e outros animais, reprodutores e matrizes: retorno da isenção integral do ICMS nas vendas internas, interestaduais e importação. 

Amendoim: restabelecido o crédito outorgado de 60%, que o adquirente de amendoim em casca ou em grão pode optar, na primeira saída do produto em operação interna, que havia sido reduzido para 47,3%. 
Ovos intregral, intregral pausterizado e pausterizado desidratado : saídas internas, para 7%. 

Biodiesel: concedido um crédito outorgado, a fim de se atingir uma tributação final de 3,33% na saída de biodiesel, no exercício de 2022, e de 3%, a partir do exercício de 2023, bem como dada a concessão de diferimento e suspensão do imposto na aquisição de matérias-primas, insumos e bens destinados ao ativo imobilizado do fabricante. Até 14 de janeiro de 2021, as vendas internas de biodiesel foram tributadas em 12%; a partir de 15 de janeiro a 31 de dezembro de 2021, passou para 13,33%.

Óleo diesel e etanol hidratado: alíquota interna de 12%.

Malte: a indústria voltará a se creditar do percentual de 6,5% sobre o valor da saída interna do malte, de modo que a carga tributária final da operação será reduzida de 12,9% para 11,5%. 

Suco de laranja e misturas de sucos de frutas: concessão de crédito outorgado de ICMS de forma que a carga tributária corresponda ao percentual de 3% nas saídas de sucos de frutas e sucos mistos, promovidas pelo estabelecimento fabricante, ante a atual de 13,3%. O ICMS do suco havia sido majorado de 12% para 13,3%. 

Segundo estudo da FAESP, neste caso o ajuste realizado se traduz em uma redução mais acentuada da carga tributária, pois a alíquota final resultante será inferior a que vigorava antes dos decretos de 2020. 

Carnes: três importantes mudanças foram realizadas para minimizar o aumento da tributação sobre as vendas internas:

 

1) Complemento de 1,3% ao qual a alíquota interna de 12% do ICMS está sujeita, totalizando 13,3%, com vigência estabelecida até 15 de janeiro de 2023. Depois, vendas internas voltam a ser tributadas em 12%, com a ressalva de que se mantém vigente o benefício de redução da base de cálculo, de modo que a carga tributária final nas vendas da indústria se mantém em 7% e nas vendas do varejo em 12%.
 

2) Todas as vendas da indústria continuarão pagando 7% de ICMS independente do comprador, ou seja, não haverá diferença de alíquota em função do estabelecimento comprador estar enquadrado no Simples (indústria recolheria 13,3%) ou não estar enquadrado no regime do Simples Nacional (recolheria 7%).
 

3) Crédito outorgado da indústria foi corrigido de 5,6% para 5,9% e, agora, para 6,7%

Adubos e fertilizantes: retomada a tributação interestadual nos termos previstos no Convênio 26/21 (Convênio n° 100/97), ou seja, o Estado reviu a majoração que seria aplicada, harmonizando as alíquotas de SP com as demais Unidades da Federação, sobretudo nas operações interestaduais. Entretanto, o aproveitamento de crédito de ICMS de insumos agropecuários permanece como um desafio para o setor, conforme a FAESP.

“A FAESP tem preocupação particular com o aproveitamento e uso de créditos de ICMS por produtores rurais, a partir da tributação escalonada de ICMS sobre fertilizantes a partir de 2022. É preciso que a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo facilite e viabilize essas operações, a fim de evitar que os produtores fiquem com esse crédito, seja por não creditação e/ou impossibilidade de transferência/comercialização”, ressalta Fábio de Salles Meirelles. 

Além disso, outras questões apresentadas ao Governo do Estado e também seguem as demandas da Federação:
 

• A revisão tributária do ICMS incidente sobre a venda de produtos artesanais de origem animal realizadas por produtor rural. As vendas para o varejo ou para o consumidor final de queijos, incluindo os artesanais, são tributadas em 18%. A adesão do Estado de São Paulo ao Convênio ICMS 181/19 é uma sugestão da Federação para propiciar a melhoria do ambiente econômico.

• Revisão da carga tributária de 25% de serviços de telecomunicações e operações de conectividade rural, de maneira a contribuir com a ampliação da disponibilidade da internet a preços acessíveis e com boa qualidade às propriedades rurais.

• Normalizar o fluxo de análise dos pedidos de autorização para impressão do talonário de nota fiscal e retomar o atendimento presencial nos Postos Fiscais e Delegacias Regionais.


Virando energia, 31 mil toneladas de casca de arroz deixaram de ser descartadas em 2021

Foto: Francine Ferreira 
 Superando os números de 2020, usina termelétrica própria da Fumacense Alimentos gerou 6.720Mw/h de energia no ano passado


Durante todo o ano, a usina termelétrica própria da Fumacense Alimentos foi responsável pela geração de energia da unidade matriz da indústria cerealista, localizada em Morro da Fumaça (SC). Com o fim de 2021 e o balanço dos números finais da estrutura durante os últimos doze meses, pôde-se observar que um número expressivo de casca de arroz deixou de ser descartado no meio ambiente e foi reutilizado para o funcionamento do equipamento e, consequentemente, da empresa.


Superando números registrados em 2020, no ano passado a usina termelétrica transformou mais de 31 mil toneladas da casca do grão em energia elétrica, gerando 6.720Mw/h. Mas o que esse montante significa? Conforme o coordenador da Central Termelétrica da Fumacense Alimentos, Lucas Tezza, em um comparativo, essa mesma quantidade seria suficiente para abastecer mais de cinco mil residências de até três pessoas durante um ano.


“A empresa sempre possuiu esse viés sustentável, que tem se fortalecido e ampliado ao longo dos últimos anos. E além de reaproveitar a casca de arroz, as cinzas geradas no processo de queima da nossa usina termelétrica também são encaminhadas para empresas ceramistas, siderúrgica e cimenteiras de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, que reutilizam o resíduo em seus processos produtivos”, ressalta Tezza.

 

Das cinzas, novos tijolos

 

No ano que passou, a queima da casca de arroz gerou 6.130 toneladas de cinzas. Desse número, mais da metade – 3.700 toneladas – virou matéria-prima para a composição e fabricação de tijolos.


A iniciativa, originada de um projeto piloto no Sul catarinense, uniu as indústrias de arroz e cerâmica e tem registrado resultados muito positivos para ambos os setores, bem como contribuído diretamente com a redução de impactos no meio ambiente.

“Essa parceria acontece há quase dois anos e foi iniciada por um objetivo que a Fumacense Alimentos possuía, de reutilizar também as cinzas que ficavam como resíduo, para evitar ao máximo o descarte desses materiais. Essa cinza apresenta uma grande quantidade de sílica, que contribui consideravelmente no resultado do produto. Juntamente com a argila, 15% do resíduo é utilizado na mistura, deixando os tijolos mais leves e com a mesma resistência”, conta o coordenador da Central Termelétrica.

 

Catarina Bortolotto


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