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quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Fila de espera do SUS chega a dez anos em cidades no sertão nordestino

Com modelo de atuação integrado, startup social SAS Brasil foca em soluções de acesso à saúde especializada

Triagem de pacientes durante as Expedições nos Sertões, da SAS Brasil, em Bananeiras (PB).
Foto: SAS Brasil

 

Maria Aparecida, 57, moradora de Bananeiras, na Paraíba, estava há dois anos na fila de espera do SUS aguardando um procedimento dermatológico e mal acreditou quando recebeu a ligação dizendo que finalmente seria atendida. A história dessa senhora se repete inúmeras vezes no território brasileiro .

Segundo dados da Demografia Médica do Brasil de 2020, 65 milhões de pessoas vivem em regiões sem acesso a médicos especialistas no país. Em cidades como Tibau do Sul (RN), Bananeiras (PB), Araripina (PE) e Tamandaré (PE), atendidas pela SAS Brasil durante a Expedição Sertões (ação que aconteceu durante o maior rally das Américas), a taxa é de menos de dois médicos para cada mil habitantes. Num comparativo, em São Paulo, são 5,6 médicos para a mesma quantidade de pessoas .

Em cada uma dessas cidades, os desafios para ter acesso à saúde especializada se repetem. Quando um morador precisa ser atendido em alguma especialidade que a cidade não possui atendimento, ele entra na fila de regulação do SUS e passa a competir por uma vaga em um dos centros de referência com todos que estão na mesma situação em outros municípios.

A espera por uma simples consulta, exame ou procedimento pode durar anos, como em Tamandaré (PE), onde uma paciente aguardava há 10 anos um atendimento para urologia. Quando a pessoa finalmente consegue uma vaga, o município precisa arcar com o transporte daquele paciente até o centro de referência. Em algumas cidades, como Araripina, também em Pernambuco, a viagem pode chegar a 1.400 quilômetros (ida e volta).

Para isso, é preciso se programar. A viagem desses pacientes normalmente começa antes do dia clarear e só termina com o pôr do sol. Idosos e crianças precisam da disponibilidade de alguém da família, que muitas vezes precisa faltar no trabalho para conseguir acompanhá-los

Isso sem falar dos pacientes que precisam de um tratamento contínuo, como o caso de Milene, moradora de Tamandaré. Aos 32 anos, mãe de 4 filhos, ela não só precisa de acompanhamento periódico devido uma doença genética, mas precisa de exames recorrentes em Recife, distante 100km, para garantir sua elegibilidade para tomar uma medicação.

Trazer o médico especialista para perto, seja presencialmente ou com a telessaúde, é uma das premissas do modelo de atuação da startup SAS Brasil, que desde 2013 atua com soluções para o acesso à saúde especializada no país.

Com um modelo de atuação integrado ao SUS, definido pela equipe da SAS Brasil como modelo e atenção de Saúde 1.5, a organização age como uma engrenagem entre a atenção primária e secundária e tem o objetivo de aumentar a resolutividade das demandas reprimidas, reduzindo as filas de espera do Sistema Único de Saúde.

Bananeiras, na Paraíba, colhe os resultados dessa ação. Por lá, em dois dias de expedição, a SAS Brasil foi responsável por zerar a fila de espera do SUS para cinco especialidades médicas: odontopediatria, oftalmopediatria, ortopedia, urologia e dermatologia.

"Na prática, são mais de dois anos de atendimentos realizados em dois dias. Para muitas dessas especialidades, nossa cota mensal era de duas ou três consultas, apenas", afirma Ledna Jeronimo, secretária de saúde de Bananeiras, ao contar o impacto da SAS Brasil para a Saúde do município.

No ritmo atual da fila da regulação, a espera desses pacientes poderia chegar a mais de 30 meses. Na prática, se não existissem novas demandas, pelos próximos dois anos o município não precisaria se preocupar com a fila de regulação para essas cinco especialidades.

"Cerca de 80% desses pacientes que estão na fila precisam de uma simples consulta e orientação. Os outros 20% que realmente precisam de algo mais complexo, se atendidos num período menor de tempo, podem ter um tratamento mais rápido, barato e simples", afirma a médica e CEO da SAS Brasil, Adriana Mallet.

O resto é pura matemática. Se as 10 pessoas que esperavam na fila têm acesso mais rápido a um especialista e 8 podem ter o problema resolvido apenas com uma consulta ou orientação, os 2 restantes, que realmente precisam continuar na fila para um atendimento mais complexo (cirurgias, quimioterapias etc), serão atendidos mais rapidamente, aumentando a taxa de resolução. Mais economia para o SUS. Menos sofrimento para o paciente.

Confira: https://bit.ly/relatorio_Sertoes2021

 

 

Ana Beatriz Arruda e Marina Cardoso
Da SAS Brasil

 

SAS Brasil

https://sasbrasil.org.br/


Campanha alerta para os estigmas da saúde mental com ativação inédita no Cristo Redentor

Para abrir o mês de conscientização da Saúde Mental, a farmacêutica Lundbeck vai iluminar o Cristo Redentor de verde no dia 1º de outubro


Focada no tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos, empresa se dedica a restaurar a saúde do cérebro


Estima-se que 970 milhões de pessoas no mundo vivem com pelo menos um transtorno de saúde mental, de acordo com dado de 2019. Visando conscientizar a população sobre a relevância dos transtornos mentais, o dia 10 de outubro é marcado no calendário como o Dia Mundial da Saúde Mental, data criada para trazer visibilidade à causa, que segundo pesquisa do Instituto Ipsos, afetou cerca de 53% dos brasileiros no último ano, o que foi potencializado devido à pandemia. Apesar da importância de se debater um tema tão relevante, segundo a Rede Brasil do Pacto Global da Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 18% das empresas abordam o tema da saúde mental no país.

Mesmo com o assunto ganhando mais espaço nos últimos anos, é importante informar as pessoas sobre as doenças e seus impactos, o que inclui aspectos sociais e econômicos, uma vez que o estigma associado às mesmas ainda é muito relevante.

Nesse contexto, a farmacêutica Lundbeck, de origem Dinamarquesa, com mais de 100 anos de história e focada no desenvolvimento de medicamentos inovadores para o tratamento de transtornos psiquiátricos e neurológicos, promove uma campanha sobre saúde mental durante todo o mês de outubro e convida a todos para esta ação de conscientização. Para dar início à inciativa em 2021, um ano tão simbólico para todos, após tantos desafios no que tange a saúde mental que foram agravados pela situação de pandemia na qual vivemos, a empresa fará uma ação inédita e vai iluminar o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais famosos do mundo, de verde - cor da campanha - no dia 1º de outubro, a partir das 19h.

Segundo a Dra. Juliana Bancovsky, médica psiquiatra e diretora da área médica e regulatória da Lundbeck, esse tema tem se tornado cada vez mais relevante: "A pandemia da COVID-19 trouxe também para discussão problemas relacionados à saúde mental, um assunto de grande importância para nós como sociedade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já era um dos países com maiores prevalências de ansiedade e depressão na América Latina. O medo, as incertezas, o distanciamento social e a solidão a ele associada, as perdas e as experiências traumáticas que vieram com o cenário da pandemia foram estressores e gatilhos importantes para o surgimento de transtornos mentais", afirma.

Uma pesquisa conduzida durante a pandemia - entre junho e agosto de 2020 - que envolveu 11 países, dentre eles o Brasil, e que teve por objetivo avaliar a incidência de sintomas ansiosos e depressivos na população adulta durante o período de distanciamento social na pandemia, evidenciou a maior incidência de sintomas de ansiedade (63%) e depressão (59%) no nosso país.

Além desses impactos trazidos pelo cenário no qual vivemos, há outros impactos na saúde mental da população que estão associados às consequências da doença COVID-19, com os quais

também teremos que lidar como sociedade. Sabe-se que dentre os sintomas presentes na síndrome pós-COVID estão alguns dos sintomas depressivos, como tristeza, apatia, falta de interesse, falta de motivação e de energia. A Lundbeck irá distribuir materiais informativos em todo o Brasil com dados sobre o impacto dos transtornos mentais, criará peças digitais nas suas redes sociais dedicadas ao compartilhamento de informações científicas sobre doenças do cérebro, a Progress in Mind Brazil , bem como dois filtros para o Instagram, com o intuito de engajar o público.

A hashtag #OutubroPelaSaudeMental também foi criada para que o tema ganhe ainda mais alcance. O objetivo é desmistificar os transtornos mentais, orientando sobre a importância de falar sobre o tema, buscar por ajuda profissional e tratamento adequado. Assim, no mês de outubro a Lundbeck trará à luz a importância da saúde mental, e para simbolizar e iniciar a campanha, o Cristo Redentor será iluminado, em uma ação que pintará a cidade de verde, cor escolhida para ilustrar o Dia da Saúde Mental mundialmente.

Dra Juliana complementa: "Precisamos falar sobre os transtornos mentais para que as pessoas compreendam melhor o que pode estar acontecendo com elas ou com alguém próximo, para que saibam que são doenças muito prevalentes, com impactos importantes, para as quais existem tratamentos. As barreiras impostas pelo preconceito fazem com que muitos não busquem auxílio ou demorem muito para fazê-lo. Nosso propósito como empresa é sermos incansavelmente dedicados a restaurar a saúde do cérebro para que cada pessoa possa ser o seu melhor. Conscientizar é um passo fundamental nesse processo."


SERVIÇO

Data: 1º de outubro de 2021

Horário: 19h

 

Lundbeck 


Países reabrem fronteiras e o retorno de buscas por viagens aumenta em Agências de Intercâmbio

Alemanha permite a entrada de brasileiros vacinados pela Coronavac apenas para viagens emergenciais ou de negócios

Alemanha / Imagem: Unsplash

A retomada de viagens para o exterior está entre os principais temas nas editorias de Turismo e Viagens. Com a fase flexível da pandemia, a volta às atividades de lazer e acadêmicas estão trazendo novas oportunidades às famílias, aos grupos de amigos, aos profissionais e aos intercambistas de plantão.

A boa notícia é que muitos países estão abrindo as fronteiras para receber turistas. De acordo com a estatística de vacinação Our World In Data, até o dia 20 de setembro de 2021, os dados apresentavam mais de 6 bilhões de doses aplicadas em todo o mundo. Somente no Brasil, há um registro de 225 mil doses. Com esse avanço do número de pessoas vacinadas, os Consulados de todos os países estão autorizando receber estrangeiros, bem como disponibilizando à sociedade realizar viagens para outros países. Mas é importante ressaltar que diante da pandemia são necessárias seguir algumas medidas para certificar a segurança do país com relação a Covid-19.

Muitos são os países onde a permissão de entrada depende da marca do imunizante que o turista foi vacinado. A Coronovac em processo de análise e aprovação, atualmente é considerada como emergencial, precisando somente de um licenciamento para ser aprovada em todos os países, conforme comunicado da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Apesar de muitos países ainda não terem aceito a Coronovac como válida, a Alemanha, além de aceitar pessoas vacinadas com as duas doses de Pfizer, Moderna e AstraZeneca e a dose única da Janssen, passou a considerar a vacina Coronavac e alguns casos de urgência ou negócios. Segundo o Instituto Robert Koch da Alemanha, o Brasil não está mais na lista das áreas consideradas de alto risco.

Segundo o diretor da TravelMate , Eduardo Heidemann, com essa mudança da Alemanha permitir as pessoas vacinadas com a Coronavac, mesmo em casos específicos, as chances de expandir a liberação em outros países são maiores. "Isso gera uma motivação para que, futuramente, outros países passem a flexibilizar a liberação da entrada de viajantes que tomaram a dose da Coronavac. É um primeiro passo para que, na medida do possível, tudo volte ao normal. E com todos vacinados possam realizar as suas viagens como antes", diz Eduardo.

As buscas por viagens nas Agências de Intercâmbio estão aumentando. O número mensal de buscas por viagens cresceu mais de 70% no segundo trimestre de 2021, em relação ao trimestre anterior, conforme o Relatório de Tendências de Recuperação de Viagens 2T21 da Expedia Group Media Solutions.

Por enquanto, países da União Europeia aceitam visitantes vacinados com fórmulas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), sendo: Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Moderna e Janssen.

Portugal / Imagem: Unsplash

Em Portugal não precisa apresentar comprovação de vacinação contra a Covid-19, mas o país exige um teste PCR negativo feito até 72 horas antes do embarque, ou um teste rápido de antígeno, com no máximo 48 horas de antecedência.


Na Irlanda, os turistas podem entrar sem quarentena se tiverem sido completamente vacinados com Pfizer, sete dias antes da viagem; pela Moderna e Janssen, há 14 dias; e pela AstraZeneca, 15 dias.

Irlanda / Imagem: Unsplash


Nos países da América do Norte como Canadá e Estados Unidos, estão liberando também a entrada, mas com as seguintes restrições:


No Canadá, desde 07 de setembro de 2021, brasileiros totalmente vacinados com AstraZeneca (incluindo Covishield e Fiocruz), Pfizer, Janssen e Moderna podem entrar no país. Com a Cornonavac ainda não é permitida a entrada.

Canadá / Imagem: Unsplash


Nos Estados Unidos, atualmente, podem entrar apenas estudantes e alguns profissionais brasileiros com vistos específicos. A partir de novembro deste ano as medidas serão flexibilizadas ao público brasileiro, mas as regras exatas ainda não foram determinadas pelo governo americano. As vacinas aceitas e aplicadas no momento no país, são Pfizer, Moderna e Janssen.

Estados Unidos / Imagem: Unsplash


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Como atrair profissionais concorridos?

Embora profissionais sejam atraídos por razões diferentes, é possível identificar alguns atributos comuns que candidatos procuram em uma organização.


Encontrar estratégias para recrutar profissionais de alta performance é uma preocupação muito presente nas empresas atualmente. Em todas as áreas existem profissionais concorridos. Em TI, por exemplo, estima-se que o mercado contratará 420 mil profissionais nos próximos três anos. O Brasil, por sua vez, só forma 46 mil profissionais desse meio anualmente e muitos aceitam propostas internacionais.

Segundo Vitor Cassio, Gerente Nacional de Negócios Corporativos da Thomas Case & Associados, “para uma organização atrair bons candidatos, é essencial conhecer e entender as particularidades que influenciam estes trabalhadores a se interessarem por uma empresa. Instituições que incentivam profissionais a buscarem um nível superior de conhecimento, que oferecem suporte e oportunidades em novas áreas têm mais chances de chamar a atenção desse público qualificado”.

Outro dos quesitos mais comentados pelos profissionais atualmente são os modelos flexíveis de contratação. Por conta da pandemia da Covid-19, muitas vagas que disponibilizam a opção de regimes de trabalho híbridos (parte presencial e parte home office) surgiram. Nesse período, grande parcela das organizações estabeleceram o trabalho remoto, o que resultou em um crescente aprimoramento dos ambientes digitais, tornando-os cada vez mais seguros e naturais. “Profissionais mais experientes preferem exercer suas funções de forma prática. A tendência é que, apesar do aumento no número de imunizações, apenas parte das operações retornem ao modo presencial futuramente”, explica o gerente.

Principalmente para as empresas voltadas ao campo tecnológico, atrair os melhores candidatos é uma tarefa complexa. Ao mesmo tempo que a área da tecnologia possui uma demanda excessiva de trabalho, o número de profissionais no mercado é escasso. Hoje, atuantes desse segmento escolhem aonde e como querem exercer sua função laboral, seja ela presencial ou remota. Para Cassio, “Atualmente, a maioria dos profissionais sabem o valor de seu ‘passe’ e negociam, ao máximo, exigências que só víamos 10 anos atrás quando o processo de hunting acontecia com as demais áreas. Os atuantes de tecnologia, programadores, por exemplo, percebem que o diferencial não é só sua formação e sim suas certificações para atuar neste mercado”.

Por fim, durante um processo de recrutamento, promover ativamente os valores, uma cultura organizacional mais livre e apresentar planos de meritocracia ajuda os candidatos almejados a ganharem uma visão mais ampla sobre como pode ser benéfico trabalhar em sua empresa. A Thomas Case & Associados oferece o Tech Recruiter em sua equipe de seleção. Hoje, esse profissional é capacitado em encontrar especificamente profissionais de tecnologia no mercado nacional e internacional, além de apresentar os finalistas dentro do perfil apresentado pelas empresas que contratantes, com menor prazo possível de entrega.

 


Thomas Case & Associados


Contratações de final de ano: dicas para preparar um currículo e conquistar um novo emprego

Montar um CV de destaque aumenta significativamente suas chances de ser chamado para uma entrevista. Confira dicas e informações que não podem faltar em um currículo de qualidade

 

Possuir um currículo bem estruturado é um dos primeiros passos para chamar a atenção de recrutadores e alcançar a tão esperada oportunidade no mercado de trabalho. Em temporadas de final de ano, as contratações reaquecem no setor de varejo e é uma boa oportunidade para quem busca uma recolocação.

Mas, como destacar o currículo em meio a tantos? Erros de ortografia, falta (ou excesso) de informações e fontes inadequadas são apenas alguns dos fatores que podem diminuir a qualidade de um CV.

É inegável que cada empregador busca um perfil para a vaga que disponibiliza. Nesse sentido, dizer que existe um modelo ideal para um currículo certeiro seria errôneo. No entanto, segundo Bruno Gallucci Melo, Gerente de Negócios Corporativos da Thomas Case & Associados, existem algumas dicas que podem te ajudar a se sobressair entre seus concorrentes.


1) Clareza e objetividade

“Um CV bem feito apresenta todas as informações necessárias de forma objetiva. Currículos muitos extensos podem cansar os recrutadores e não abrem a oportunidade de se apresentar devidamente. Escolha sempre ser breve, organizado e sucinto, evitando ultrapassar duas páginas de escrita”, explica Melo.


2) Reforçar as últimas experiências

Na hora de descrever suas experiências anteriores, opte por detalhar mais precisamente as funções exercidas recentemente. O que você fez há muitos anos pode ser citado apenas de forma superficial.

 

3) Não se candidate para qualquer vaga

Segundo o gerente, focar em oportunidades nas empresas que se alinham aos seus objetivos profissionais te proporciona chances maiores de conquistar a vaga desejada. “Por exemplo, se você já trabalhou em empresas de tecnologia, é bem possível que seu nível de conhecimento nesse mercado seja elevado em comparação ao de outros candidatos”.


4) Destaque suas conquistas

Nunca esqueça de trazer suas principais conquistas obtidas em funções anteriores. Competências, números e fluência em idiomas agregam significativamente nesse momento.


5) Não tenha medo de inovar

Se você permaneceu muito tempo em uma mesma empresa, as chances de seu currículo ser antigo são grandes. “Um novo modelo de CV pode ser de grande ajuda na recolocação de um profissional que permaneceu muitos anos no mesmo emprego. Atualmente, por exemplo, os vídeo-currículos estão cada vez mais em alta”, destaca Melo.

Por último, mas não menos importante, conhecer bem a empresa onde quer trabalhar e estruturar seus dados de acordo com o perfil do lugar pode ser um fator decisivo para o sucesso. Além disso, mentir no CV nunca é uma boa ideia.

 


Thomas Case & Associados


Projeto de lei para regularização de imigrantes ilegais nos Estados Unidos é barrado no Senado

No último domingo, os democratas viram o seu sonho de regularizar alguns imigrantes indocumentados e ilegais dentro dos Estados Unidos descer por água abaixo. Pessoalmente, não acredito que essa seja uma vontade genuína do partido, eu acho que o mundo gira em torno de política e mercado.

No país, existe uma demanda para a regulamentação de imigrantes e certamente os democratas utilizaram essa demanda durante a eleição. Atualmente existem coisas acontecendo em função dessa promessa, como a venda de lugares em uma fila imaginária, advogados utilizando esse propósito como uma forma de vender serviços etc.

A proposta, no entanto, é muito abrangente e deixa muitas hipóteses em aberto. Ao tentar fazer uma proposição deste tamanho em um país como os Estados Unidos e com um orçamento de trilhões, é necessário deixar o menor espaço para interpretação possível.

Segundo as notícias, os democratas não poderão utilizar o pacote de 3.5 trilhões de dólares para apoiar as agendas sociais e climáticas, nem para ajudar milhões de imigrantes a conseguirem a chance de se tornarem cidadãos ou residentes permanentes do país.  Trata-se de uma decisão de Elizabeth Mcdonald, uma senadora apartidária. A parlamentar decidiu que a linguagem da imigração não poderia ser incluída em um projeto imenso como esse, uma vez que da forma como foi escrito poderia blindar as obstruções republicanas, deixando o partido e seus eleitores totalmente fora do projeto de lei.

Vale ressaltar que são necessários pelo menos 60 votos no Senado para o projeto ser aprovado ou não. Atualmente o senado, bem como a estrutura política americana, está bem dividido. Isso não significa que os democratas aprovarão qualquer projeto do partido e o mesmo vale para os republicanos.

Foi possível perceber esse fator quando houve a intenção de aprovar o desarmamento nos Estados Unidos, quando senadores e deputados democratas votaram contra o projeto, afinal eles são a favor da segunda emenda constitucional. Aqueles que imaginam que democratas e republicanos sempre votam em desfavor um do outro estão equivocados.

Eu acredito que essa é uma questão de tamanha importância e relevância, que pode impactar em muitas outras questões, como na arrecadação. Muitos acreditam que todo imigrante ilegal recolhe impostos, quando na verdade apenas uma minoria deles faz isso, os demais, além de não pagar impostos, eles utilizam benefícios como o ObamaCare, tickets de auxílio, entre outros.

O governo entende que esses benefícios necessitam de grandes recursos e muitos imigrantes também entendem que a regulamentação terá um custo. Alguns deles não vão querer participar desta ação, uma vez que não pagam impostos, podem utilizar programas de auxílio e recebem dinheiro sem precisar se preocupar com esses fatores.

As notícias também apontam que os democratas e aliados pró-imigração devem oferecer abordagens alternativas para a proposta. Isso significa que as pessoas continuam colocando expectativas sobre essa situação, o que não é ideal.

Muitas pessoas deixaram de aplicar o processo de visto correto, na hora correta, na expectativa de que esse projeto fosse aprovado. Quantas pessoas estão desde dezembro do ano passado aguardando a efetivação de Biden para a tentativa de se regularizar, quando já poderiam ter feito algum processo? Esses continuam esperando que isso aconteça e não é possível saber quando ou se vai acontecer de fato.



Daniel Toledo - advogado da Toledo e Advogados Associados especializado em Direito Internacional, consultor de negócios internacionais, palestrante e sócio da LeeToledo LLC. Para mais informações, acesse: http://www.toledoeassociados.com.br. Toledo também possui um canal no YouTube com quase 110 mil seguidores https://www.youtube.com/danieltoledoeassociados com dicas para quem deseja morar, trabalhar ou empreender internacionalmente. Ele também é membro efetivo da Comissão de Relações Internacionais da OAB São Paulo e Membro da Comissão de Direito Internacional da OAB Santos.

 

Toledo e Advogados Associados

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Youjin Law Group

https://leetoledolaw.com/


SAC proativo pode aumentar as vendas: saiba como usar a ferramenta a favor dos resultados

O crescimento das vendas online reforça a necessidade de um Serviço de Atendimento ao Cliente cada vez mais resolutivo e eficiente para encantamento e fidelização dos consumidores

 

Impulsionado pela pandemia do coronavírus, o rápido avanço do e-commerce no Brasil, acentuou a necessidade dos negócios investirem em um Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) eficiente e cada vez mais robusto. Grandes varejistas como Magazine Luiza, Americanas e Casas Bahia estão aumentando o número de funcionários nesse setor, para atenderem o aumento das demandas. Em 2020, por exemplo, o Magalu alcançou a marca de 2 mil colaboradores em seu SAC, sendo que em 2016, eram apenas 347.

As Americanas também já possuem mais de 2 mil atendentes no setor, com expectativa de contratar mais algumas centenas ainda neste ano. Esse movimento, de investir no SAC para garantir sucesso nas vendas, não é exclusivo dos gigantes. Os donos de micro e pequenos negócios precisam investir em um SAC proativo, resolutivo e, caso ainda não tenham o serviço, precisam lançar o quanto antes.

De acordo com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, o SAC pós-pandemia ganhou uma nova roupagem e, consequentemente, novas funções na empresa. “No passado, o SAC era muito focado somente no pós-venda, em reclamações, trocas de produtos e cancelamentos. Agora, as empresas mais vanguardistas sabem que esse canal pode ser usado de forma proativa, fazendo dele um espaço para assegurar o sucesso da experiência do cliente. Nesse contexto, o SAC tem essa nova atribuição de checar o nível de satisfação do público e garantir a fidelização”, observa.

Enio exemplifica alguns casos em que os micro e pequenos negócios podem fazer o uso proativo do SAC. “Quem disse que a pessoa que comprou um produto no comércio do bairro não quer saber se o item já saiu para entrega? Ou se aquela pizza pedida no jantar de domingo estava realmente boa?”, questiona.

Para o especialista, o funcionamento do SAC de uma micro ou pequena empresa pode ser feito pelo próprio empreendedor, com auxílio de seus colaboradores, caso tenha. “É uma ferramenta de relacionamento com o cliente que pode ser estruturada através do Whatsapp ou mesmo outros aplicativos especializados nesses fluxos. O importante é que a pessoa que faça a comunicação seja organizada, resolutiva e cordial. É interessante que a empresa tenha um responsável por sua carteira de clientes e que os processos de pré e pós-venda sejam bem definidos”, acrescenta Enio. 


O SAC que turbinou as vendas

O Espaço Bianka Brandão (@biankabrandaooficial), idealizado e administrado pela empreendedora que deu nome ao negócio, nasceu durante a pandemia já com o SAC em funcionamento. A esteticista, especialista em alisamento capilares, trabalhava com atendimentos em domicílio quando decidiu abrir sua loja física com foco na excelência do atendimento. “Mesmo atendendo sozinha na casa das minhas clientes, eu sempre fazia esse acompanhamento de pré e pós-venda, estava aberta às críticas, sugestões e tinha uma postura de resolver as questões colocadas ali”, afirma Bianka.

Com a abertura do salão, a empreendedora contratou uma pessoa para realizar os agendamentos e atendimentos online. “Vi minha agenda lotar. Foi a melhor decisão. Quando só eu respondia, às vezes demorava mais de 24h e as pessoas podiam perder o interesse. Hoje, eu consigo fechar agendas trimestralmente, com todos os horários preenchidos”, comenta.

Segundo Bianka, muito do sucesso que ela experimenta hoje se dá por ter investido na atenção às clientes via SAC. “O consumidor é o foco de qualquer negócio. Hoje, com as redes sociais muitos se tornam nossas vitrines, nossa propaganda viva. No entanto, eu ainda acredito muito na recomendação, na indicação boca a boca, especialmente com serviços de beleza e estética. Por isso, eu faço com todas as pessoas que são atendidas no meu espaço: mando mensagem, pergunto se o que ela buscava foi alcançado, se o alisamento ficou bom, se ela deseja algo mais”, finaliza.


Decisões compartilhadas: por que elas ainda não saíram do papel?

Principal incentivo tem que vir de lideranças das empresas para estimular colaboradores a assumirem responsabilidades no futuro da organização


 

A cada ano, os empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas têm ouvido e discutido sobre o sistema de decisão horizontal e de decisões compartilhadas. Não é uma novidade no mundo corporativo, mas está bem longe de ter uma representatividade real, por muitas vezes. Isso porque a evolução de uma empresa depende de diversos fatores, como soluções inovadoras e um atendimento diferenciado, porém, é a mudança de mentalidade um dos principais agentes para se ter um crescimento exponencial.

 

Ano após ano, empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas têm ouvido a importância de envolver suas equipes em processos de tomadas de decisão, como forma de aumentar a inovação e o engajamento. Gestão horizontal não é uma novidade no mundo corporativo, mas sabemos que sua representatividade ainda é muito pequena comparada à do predominante modelo hierárquico de tomada de decisão.

 

“Essa mudança de mentalidade tem de vir, necessariamente, de cima para baixo. Antigamente, as maiores decisões pertenciam a um grupo minoritário da companhia ou lideranças, que eram capazes de capturar as oportunidades, analisar as opções e tomar as decisões. Mas hoje, as empresas mais inovadoras são aquelas que reconhecem que vivemos em um mundo tão complexo que é um erro pressupor que os líderes saibam de tudo, e dividir os problemas, obstáculos e próximos passos, com colaboradores aumentam a capacidade de uma empresa de tomar boas decisões. ”, afirma Pedro Nascimento, Chief Operating Officer do Grupo Anga&Din4mo, holding de serviços de implementação de cultura humanizada, capitalismo consciente e inclusão social.

 

Basicamente, é fazer com que o funcionário tenha um senso próximo ao de “dono” da organização. Empresas com gestão horizontal e decisões compartilhadas dão mais autonomia para os colaboradores criarem propostas e tomarem decisões. “Eles são incentivados a se posicionar, expressar opiniões, usar a criatividade e assumir riscos. E de se fazerem ouvidos quando não concordam com uma decisão que os afeta. É um grau de responsabilidade que os fazem se sentir empreendedores do negócio, dando o melhor de si para produzirem e obterem o sucesso almejado”, explica.

 

Justamente por esse olhar do todo e de dentro da empresa, que possibilitasse ter um melhor entendimento dos problemas e dos obstáculos enfrentados e das maiores dores das partes envolvidas, que se cria um diálogo que é essencial para gerenciar qualquer tipo de negócio, não apenas do ponto de vista do capital, mas também humano. Cabem às direções e principais lideranças da organização começarem esse exercício de dentro para fora, promovendo não apenas uma maior capacidade de tomada de decisão da organização, mas um maior engajamento dos colaboradores com processos democráticos de forma geral: elemento fundamental para tornar a sociedade mais integrada, conectada e justa.

 

 

Grupo Anga e Grupo Din4mo


Presença Digital: saiba como utilizá-la para ampliar conexões e gerar novos negócios para seu escritório contábil

 Aproveitar o potencial das redes sociais para atrair clientes e fazer seu negócio crescer é uma das principais ações a se tomar para a evolução em todos os segmentos, inclusive, no contábil.


Em um mundo cada vez mais conectado, estar por dentro do que acontece no mundo virtual é essencial para garantir um lugar na memória de possíveis clientes.

Já parou para pensar por que grandes marcas consolidadas no mercado continuam investindo esforço e capital em publicidade?

Um bom exemplo disso é a uma grande empresa de refrigerantes, que está presente no imaginário de grande parte da população mundial com todas as suas campanhas, sua logo característica, sua cor vermelha e seu urso polar no natal, e ainda assim investe pesado em marketing para manter sua marca viva na memória de todos.

Se manter no mercado utilizando estratégias de divulgação é muito importante, então não adianta utilizar ferramentas de marketing apenas inicialmente, para tornar um negócio conhecido, e depois abandoná-las.

Segundo Bruna Maretti, Diretora de Comunicação e Marketing da Express CTB – accountech de contabilidade, “Devemos usar as redes sociais para permitir um bom relacionamento entre seu negócio e os clientes, para se colocar no mercado como uma opção ao público, para fortalecer sua marca e, principalmente, para ampliar suas conexões profissionais”.

O comportamento padrão do brasileiro é estar na internet fazendo uso constante dos seus canais, e de acordo com um estudo realizado pela agência eMarketer, o Brasil é o país que mais acessa redes sociais na América Latina. Nesse sentido, nada mais assertivo do que também marcar presença nas redes e, portanto, na mente dos consumidores.


Como explorar as principais redes sociais?

Para garantir um melhor aproveitamento do uso das redes sociais é muito importante conhecer a persona, ou seja, a pessoa cujas necessidades seu produto/serviço está buscando atender. Assim, cada rede social poderá gerar bons resultados para seu escritório de contabilidade.

São elas:


Instagram

Por se tratar de uma rede social que se baseia mais na apresentação de imagens, e agora muito mais em vídeos, do que textos, essa é uma ótima ferramenta para desvincular o contador de uma imagem que geralmente apresenta uma maior seriedade.

Muito importante para aqueles que preferem esse tipo de abordagem, ela permite que você demonstre um lado mais leve do dia a dia de um escritório de contabilidade para os clientes, contribuindo assim para a criação de uma maior aproximação com o público. Além de mostrar o que realmente um contador faz e as vantagens que trazem para os mais diversos negócios.


Facebook

Conhecida como a maior rede social do mundo, o Facebook permite que seu espaço seja utilizado principalmente para ajudar na divulgação dos conteúdos voltados a temáticas da área importantes para o público, apresentados nos seus sites ou blogs através da demonstração de uma prévia deles. Dessa forma, seus clientes e potenciais consumidores dos serviços poderão conhecer mais sobre a sua empresa.

Outro ponto importante a se destacar é que a rede permite que clientes sejam parabenizados, datas importantes sejam marcadas e informações gerais estejam disponíveis de maneira facilitada para o público.

Além disso, ele oferece uma ferramenta chamada gerenciador de negócios que permite que você faça anúncios pagos e atinja o público que deseja.


Whatsapp

Esse aplicativo pode ter diversos usos para um escritório de contabilidade por permitir que seja realizada uma troca de mensagens instantâneas. 

De maneira geral, a ferramenta permite que o contato entre o cliente e o escritório seja facilitado e as demandas sejam atendidas de forma mais rápida, como, por exemplo, a resposta para possíveis dúvidas. Outro uso interessante é que ela viabiliza uma maior interação entre as pessoas e, assim, grupos de contadores podem ser criados para trocar ideias e informações sobre a área.


Twitter

Atualmente conhecida como a rede social onde as informações circulam de maneira mais rápida (“real time”) e que permite uma boa interação com o público de maneira geral, o Twitter tem o diálogo como sua marca.

A ferramenta permite apenas 280 caracteres, mas geralmente eles são mais que suficientes para repassar notícias rápidas sobre o negócio e também para trocar ideias.


YouTube

Uma tendência mundial que tem se destacado cada vez mais entre as estratégias de marketing, o YouTube permite o compartilhamento de conteúdos por meio de vídeos.

A ferramenta pode ser utilizada para passar qualquer tipo de mensagem que o seu escritório possa ter para o público, e é muito importante garantir que os vídeos sejam bem feitos, com boa qualidade de imagem e áudio para atrair seguidores.


Bônus: LinkedIn

Lançada com o objetivo de auxiliar profissionais das mais diversas áreas a encontrar oportunidades de emprego, buscar talentos para as empresas, fortalecer o nome dos negócios e permitir que as pessoas compartilhem experiências profissionais e pessoais com o mundo, atualmente o LinkedIn é uma das maiores redes sociais do mundo quando se trata de negócios para prospectar clientes, gerar oportunidades de negócios e contatos profissionais.

No setor contábil, a rede pode ser uma excelente ferramenta para você se destacar como profissional da área e, caso possua um escritório de contabilidade, permitir que ele ganhe notoriedade no mercado.

Nela você pode:

  • Criar um perfil pessoal e disponibilizar todas as experiências acadêmicas e profissionais que vivenciou, como cursos, certificados etc.;
  • Acompanhar os assuntos mais comentados da área;
  • Conectar-se com colegas da área, empresários e possíveis clientes;
  • Compartilhar seus próprios artigos;
  • Criar uma Company Page para seu escritório;
  • Recrutar profissionais para a sua empresa;
  • Compartilhar informações do escritório
  • Compartilhar a cultura e valores da empresa;
  • Entre outras oportunidades para fortalecimento da marca.

Esses são apenas alguns exemplos do vasto mundo dessa rede social, que conta com diversas outras possibilidades.


Dicas para um bom uso das redes

#1. Leve a estratégia a sério

“Utilizar as redes não deve ser apenas um passatempo do dia a dia para a empresa, mas sim uma atividade muito bem planejada, com escopos e temas definidos para garantir um bom gerenciamento e engajamento”, explica Maretti.


#2. Crie conteúdos voltados a seu público

Saiba quem é o público-alvo de sua estratégia e mobilize esforços para que seus conteúdos sejam voltados a atingi-lo.

Tenha em mente que é preciso oferecer informações que serão úteis para esses clientes, então busque conhecer quais são seus interesses e hábitos antes de sair postando.

 

#3. Marque presença

O fluxo de comunicação nas redes sociais pode ser muito intenso, então é importante utilizá-las como uma via de mão dupla e estar sempre disponível para interagir com o público.

É muito importante não deixar ninguém sem resposta e estar sempre atento a comentários com reclamações, perguntas ou sugestões.


#4. Mensure os resultados

Após realizar todas as ações voltadas para a criação e postagem de conteúdo é muito importante mensurar os resultados.

Saber quem seu conteúdo está atingindo e qual o grau de satisfação desse público com as informações repassadas é um dado muito importante para direcionar as estratégias.

“Vale destacar que não é preciso estar presente em todos os canais. Avalie o que faz sentido para o seu segmento e quais redes você conseguirá manter constância e presença”, ressalta a diretora de comunicação e marketing.

 


Express CTB

http://www.expressctb.com.br

 

terça-feira, 28 de setembro de 2021

Ponte Estaiada será iluminada em prol do Setembro Roxo

 


A Ponte Octávio Frias de Oliveira, conhecida como ponte estaiada de São Paulo, será iluminada de roxo, nesta quinta-feira (30), em homenagem ao “Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística”. 

 

A ação é promovida pelo Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística em parceria com voluntários, associações e apoiadores no Brasil. Neste ano, a campanha trouxe como tema a importância de respirar, com o mote "Respira fundo, pela frente tem muito mundo", com ações informativas em diversas plataformas: foi realizada uma exposição na estação do metrô Higienópolis-Mackenzie, em São Paulo; houve projeção mapeada na fachada do prédio da FIESP; podcasts nas plataformas de áudio e programas em vídeo no Youtube; entrevistas com profissionais da saúde e pessoas diagnosticadas com fibrose cística.

O Setembro Roxo deste ano acaba, mas as atividades de conscientização promovidas pelo Instituto Unidos pela Vida não param por aí. Até o dia 22 de novembro, por exemplo, acontece o desafio internacional Volta ao Mundo pela Fibrose Cística, com o objetivo de completar um percurso total de 40 mil km — que corresponde a um giro pelo globo terrestre —, convocando pessoas para praticar atividades esportivas, com os devidos cuidados (máscara, evitando aglomeração, ao ar livre, entre outros).  A ação é organizada pela Equipe de Fibra, que faz parte do Programa de Incentivo à Atividade Física do Unidos pela Vida e visa a incentivar a prática de exercícios físicos entre pessoas com fibrose cística e público geral. Todas as informações estão disponíveis no hotsite do desafio, em suas versões em português (www.voltaaomundofc.org.br) inglês (www.aroundtheworldcf.org) e espanhol (www.vueltaalmundofq.org), e no aplicativo da Equipe de Fibra, por meio do qual os participantes podem registrar suas atividades e contabilizar quilometragem para a meta final.


O que é fibrose cística?

Genética e não contagiosa, é uma doença ainda desconhecida de muitos cujas manifestações clínicas resultam da disfunção de uma proteína denominada condutor transmembranar de fibrose cística (CFTR). É recessiva - deve-se herdar um gene do pai e um da mãe, obrigatoriamente - e acomete homens e mulheres na mesma proporção. A secreção do organismo torna-se mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação. No Brasil, estima-se que 1 a cada 10 mil nascidos vivos tenham fibrose cística, mas somente cerca de 6 mil pessoas estão diagnosticadas e em tratamento. 

Os sintomas mais comuns são pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, suor mais salgado que o normal, pólipos nasais, baqueteamento digital. O diagnóstico começa pelo teste do pezinho, logo que a criança nasce, e deve ser realizado entre o 3º e 7º dia de vida. Para confirmar ou descartar o resultado, o teste do suor deve ser realizado, e pode ser feito em qualquer fase da vida, em crianças, adolescentes, jovens e adultos que apresentem sintomas. O diagnóstico também pode ser confirmado por meio de exames genéticos.

O acompanhamento deve ser feito por uma equipe multidisciplinar e o tratamento é  composto por fisioterapia respiratória diária, que contempla exercícios para ajudar na expectoração e limpeza do pulmão, evitando assim infecções; atividade física para fortalecimento e aumento da capacidade respiratória; ingestão de medicamentos como enzimas pancreáticas para absorção de gorduras e nutrientes; antibióticos; polivitamínicos; inalação com mucolíticos, que também auxiliam na expectoração e limpeza do pulmão, entre outros.


Sobre o Unidos pela Vida - Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística

O Instituto Unidos pela Vida foi fundado em 2011 pela psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, diagnosticada com fibrose cística aos 23 anos. Sua missão é fortalecer e desenvolver o ecossistema da doença por meio de ações que impactem na melhora da qualidade de vida dos pacientes, familiares e demais envolvidos. Em 2020, pelo terceiro ano consecutivo, foi eleito entre as 10 Melhores ONGs de Pequeno Porte do Brasil pelo Instituto Doar, da Rede Filantropia, e do O Mundo que Queremos. Em 2019, também foi eleito como a melhor prática do Terceiro Setor do Paraná pelo Instituto GRPCOM, além de já ter recebido mais de 25 prêmios que destacam sua transparência e profissionalismo ao longo dos 10 anos de existência.

www.unidospelavida.org.br

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